Cidades

Vale do Pinhão terá espaço sustentável e de realidade virtual no Smart City Expo

Publicado

em

Coração do Smart City Expo Curitiba 2018, evento de cidades inteligentes que ocorre na capital nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, o espaço Smart Plaza Vale do Pinhão será inovador tanto na programação como na estrutura. Quem visitar o ambiente de 200 metros quadrados, uma espécie de praça idealizada pela Prefeitura para mostrar o ecossistema de inovação da capital, será surpreendido com mobiliário sustentável, realidade virtual e iniciativas pioneiras da gestão municipal e de empreendedores voltados à Nova Economia.

Interligando as áreas de exposição e de congresso do evento, que ocorrerá no Expo Renault Barigui, o Smart Plaza Vale do Pinhão terá 55 palestras e pitches (apresentação de cinco minutos), além de dez expositores voltados à inovação, com a participação de startups, aceleradoras, empresas e órgãos da Prefeitura.

Entre os expositores e participantes dos pitches estão as startups curitibanas HydroBytes Tecnhologies, que torna “inteligente” os postes de iluminação pública; e a Favo Tecnologia, que desenvolveu hortas verticais para pequenos espaços com auto irrigação via aplicativo de smartphone.

A empresa Prevention, também da capital, irá expor o Adam Robô, que faz o pré-diagnóstico de doenças oculares e até a pequena montadora paranaense Hitech Electric estará apresentando seus carros elétricos urbanos no Smart Plaza Vale do Pinhão.

Outra atração será a Curitiba do Futuro, uma área de realidade estendida, que une as realidades virtual e ampliada, com interação de visão, audição e tato. No espaço futurista, criado pela startup curitibana Beenoculus, especializada em realidade virtual na educação, os visitantes serão convidados a usar óculos especiais, controles intuitivos e um computador em forma de mochila para vivenciar como seria acordar na capital daqui a 60 anos, em uma casa totalmente conectada, inclusive, com a Prefeitura.

Ecossistema

“Durante os dois dias do Smart City, estaremos mostrando que o Vale do Pinhão é uma rede fomentada pela Prefeitura e formada por empreendedores, startups, universidades, poder público, grandes empresas e o terceiro setor, que está atuando em conjunto para fortalecer o desenvolvimento sustentável na capital”, destaca Frederico Lacerda, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, órgão ligado à Prefeitura responsável pelo espaço no evento.

Segundo ele, serão expostas no Smart Plaza Vale do Pinhão as ações integradas do ecossistema para o incentivo à tecnologia, de revitalização de regiões com emprego e renda, de criação de startups, de educação conectada à cultura da inovação e da gestão pública voltada à eficiência dos serviços. Serão apresentadas iniciativas inovadoras da Prefeitura, como o Curitiba, Cidade das Startups, programa criado pela Agência Curitiba para capacitar e promover conexões entre empreendedores e a rede de inovação da cidade; os Faróis do Saber e Inovação, espaços públicos makers, em que as crianças podem construir protótipos com impressora 3D; o aplicativo Saúde Já, que reduziu as filas para o pré-atendimento médico nas unidades de saúde do município; o Worktiba Barigui, primeiro coworking público do país; e o Centro de Agricultura Urbana, que está sendo implantado em uma área dentro do Vale do Pinhão.

Pallets

A preocupação com a sustentabilidade em Curitiba estará presente, inclusive, na estrutura do espaço do Vale do Pinhão no Smart Ciy Expo. Pallets de pinus e eucalipto reflorestado, que seriam descartados e foram transformados em cadeiras, mesas e bancos para o Worktiba Barigui, primeiro coworking público do Brasil, serão usados como mobiliário do Smart Plaza Vale do Pinhão. “Desenvolvemos móveis de baixo custo, sustentáveis e de alta resistência para equipar espaços públicos e que serão exposto no Smart City Expo”, explica Alexandre Jarschel de Oliveira, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), responsável pelos coworkings públicos do município (o Worktiba Barigui e o futuro Worktiba São Francisco) e pela capacitação dos servidores, gestão do seguro e dos estágios da Prefeitura, além de incorporar o acompanhamento do plano de governo, marcos e metas.

FOTO: Detalhes dos equipamentos de realidade virtual da empresa Beenoculus que serão apresentados no Smart City Vale do Pinhão, o espaço do programa da Prefeitura que será o coração do Smart City Expo Curitiba 2018 – Curitiba, 21/02/2018 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Cursinho pré-vestibular Mais Pinhais está com vagas abertas para inscrições

Publicado

em

A Prefeitura de Pinhais está com vagas abertas para o cursinho pré-vestibular Mais Pinhais, que prepara para o vestibular da UFPR, Enem e as principais instituições de ensino superior no Brasil. As vagas são limitadas e a inscrição vai até o dia 16 de fevereiro. As aulas acontecerão presencialmente das 19h às 22h40, de segunda a sexta-feira, e nos finais de semana acontecerão revisões, simulados e assistências, conforme o calendário divulgado. O curso é exclusivo para moradores de Pinhais e gratuito.

Confira a programação 

Inscrições – até o dia 16 de fevereiro de 2024

Validação do login e senha pelo candidato – de 20 a 23 de fevereiro

Aplicação do teste seletivo; online – 25 de fevereiro

Entrega de resultado do teste seletivo – 26 de fevereiro

Divulgação da 1ª chamada – 27 de fevereiro a partir das 19h, no site da prefeitura

Serviço 

Cursinho Pré-vestibular Mais Pinhais – Gratuito

Inscrições até o dia 16 de fevereiro através

(Foto: Yuri Martinez/SCP)

Continuar Lendo

Cidades

Feiras Natalinas reforçam a programação Piraquara Encantada 2023

Publicado

em

As tradicionais feiras de Piraquara ganham um toque encantado neste final de ano, com a magia do Natal se aproximando, nossos feirantes em parceria com a Prefeitura de Piraquara, prepararam uma programação especial para o público.

Confira a programação das Feiras Natalinas:

13/12:
15h às 22h – Feira Natalina
Local: Calçadão da Av. Getúlio Vargas, próximo ao Conselho Tutelar

14, 15 e 16/12:
10h às 21h – Feira Natalina da Regional do Guarituba
Local: Estacionamento da Regional do Guarituba.

17 a 24/12:
10h às 21h – Feira Natalina
Local: Calçadão da Av. Getúlio Vargas, próximo a Escola Manoel Eufrásio.

Continuar Lendo

Cidades

Problemas operacionais afetam abastecimento de água em bairros de Curitiba

Publicado

em

A Sanepar informa que, nesta segunda-feira (16), devido a problemas operacionais na ETA Iguaçu, em Curitiba, pode ocorrer desabastecimento temporário nos bairros Água Verde, Capão Raso, Novo Mundo, Portão, Santa Quitéria, Vila Izabel, Boqueirão, Cidade Industrial, Fanny, Fazendinha, Guaíra, Hauer, Lindóia, Seminário e Xaxim. Técnicos trabalham para resolver o problema e a normalização do fornecimento está prevista para ocorrer no início da manhã desta terça-feira (17).

Em situações como esta, a água tratada dever ser priorizada para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. É imprescindível que todos colaborem, adotando o uso racional da água.

Só ficarão sem água os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) recomenda que todos possuam o reservatório. A Sanepar sugere uma capacidade de menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. AEN

Continuar Lendo

Tendência