Cidades

Vale do Pinhão terá espaço sustentável e de realidade virtual no Smart City Expo

Publicado

em

Coração do Smart City Expo Curitiba 2018, evento de cidades inteligentes que ocorre na capital nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, o espaço Smart Plaza Vale do Pinhão será inovador tanto na programação como na estrutura. Quem visitar o ambiente de 200 metros quadrados, uma espécie de praça idealizada pela Prefeitura para mostrar o ecossistema de inovação da capital, será surpreendido com mobiliário sustentável, realidade virtual e iniciativas pioneiras da gestão municipal e de empreendedores voltados à Nova Economia.

Interligando as áreas de exposição e de congresso do evento, que ocorrerá no Expo Renault Barigui, o Smart Plaza Vale do Pinhão terá 55 palestras e pitches (apresentação de cinco minutos), além de dez expositores voltados à inovação, com a participação de startups, aceleradoras, empresas e órgãos da Prefeitura.

Entre os expositores e participantes dos pitches estão as startups curitibanas HydroBytes Tecnhologies, que torna “inteligente” os postes de iluminação pública; e a Favo Tecnologia, que desenvolveu hortas verticais para pequenos espaços com auto irrigação via aplicativo de smartphone.

A empresa Prevention, também da capital, irá expor o Adam Robô, que faz o pré-diagnóstico de doenças oculares e até a pequena montadora paranaense Hitech Electric estará apresentando seus carros elétricos urbanos no Smart Plaza Vale do Pinhão.

Outra atração será a Curitiba do Futuro, uma área de realidade estendida, que une as realidades virtual e ampliada, com interação de visão, audição e tato. No espaço futurista, criado pela startup curitibana Beenoculus, especializada em realidade virtual na educação, os visitantes serão convidados a usar óculos especiais, controles intuitivos e um computador em forma de mochila para vivenciar como seria acordar na capital daqui a 60 anos, em uma casa totalmente conectada, inclusive, com a Prefeitura.

Ecossistema

“Durante os dois dias do Smart City, estaremos mostrando que o Vale do Pinhão é uma rede fomentada pela Prefeitura e formada por empreendedores, startups, universidades, poder público, grandes empresas e o terceiro setor, que está atuando em conjunto para fortalecer o desenvolvimento sustentável na capital”, destaca Frederico Lacerda, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, órgão ligado à Prefeitura responsável pelo espaço no evento.

Segundo ele, serão expostas no Smart Plaza Vale do Pinhão as ações integradas do ecossistema para o incentivo à tecnologia, de revitalização de regiões com emprego e renda, de criação de startups, de educação conectada à cultura da inovação e da gestão pública voltada à eficiência dos serviços. Serão apresentadas iniciativas inovadoras da Prefeitura, como o Curitiba, Cidade das Startups, programa criado pela Agência Curitiba para capacitar e promover conexões entre empreendedores e a rede de inovação da cidade; os Faróis do Saber e Inovação, espaços públicos makers, em que as crianças podem construir protótipos com impressora 3D; o aplicativo Saúde Já, que reduziu as filas para o pré-atendimento médico nas unidades de saúde do município; o Worktiba Barigui, primeiro coworking público do país; e o Centro de Agricultura Urbana, que está sendo implantado em uma área dentro do Vale do Pinhão.

Pallets

A preocupação com a sustentabilidade em Curitiba estará presente, inclusive, na estrutura do espaço do Vale do Pinhão no Smart Ciy Expo. Pallets de pinus e eucalipto reflorestado, que seriam descartados e foram transformados em cadeiras, mesas e bancos para o Worktiba Barigui, primeiro coworking público do Brasil, serão usados como mobiliário do Smart Plaza Vale do Pinhão. “Desenvolvemos móveis de baixo custo, sustentáveis e de alta resistência para equipar espaços públicos e que serão exposto no Smart City Expo”, explica Alexandre Jarschel de Oliveira, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), responsável pelos coworkings públicos do município (o Worktiba Barigui e o futuro Worktiba São Francisco) e pela capacitação dos servidores, gestão do seguro e dos estágios da Prefeitura, além de incorporar o acompanhamento do plano de governo, marcos e metas.

FOTO: Detalhes dos equipamentos de realidade virtual da empresa Beenoculus que serão apresentados no Smart City Vale do Pinhão, o espaço do programa da Prefeitura que será o coração do Smart City Expo Curitiba 2018 – Curitiba, 21/02/2018 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Luizão Goulart confirma pré-candidatura a deputado federal pelo PSD e reforça trajetória marcada por gestão, resultados e forte apoio popular

Publicado

em

Com uma trajetória consolidada na administração pública e reconhecido pelos resultados obtidos ao longo da vida política, Luizão Goulart, confirmou sua pré-candidatura a deputado federal pelo PSD nas eleições de 2026. O anúncio marca o retorno de um nome experiente ao cenário eleitoral federal, após passagem pela Câmara dos Deputados entre 2019 e 2022, com mais de 140 mil votos. E, após esse período, esteve à frente da Secretaria de Administração e da Previdência do Paraná.

Aliado do governador Ratinho Junior e integrante do grupo político responsável por transformar o Paraná em referência nacional em transparência, eficiência e qualidade de gestão, Luizão promete ser um dos nomes destaques da chapa do PSD, respaldado por uma trajetória construída na prática administrativa. Professor, ex-vereador, ex-prefeito de Pinhais, ex-deputado estadual e federal, ele ficou conhecido nacionalmente pela gestão histórica à frente da Prefeitura de Pinhais, onde alcançou 94% de aprovação popular, um dos maiores índices do Brasil.

Recentemente, Luizão esteve à frente da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, uma das áreas mais estratégicas do Governo do Paraná. Durante sua gestão, o Estado avançou em projetos de modernização administrativa, transparência pública, capacitação de servidores e economia de recursos. Entre os resultados de destaque estão a maior regularização em massa de imóveis públicos do país, leilões de veículos e a ampliação de programas voltados à valorização do funcionalismo estadual.

A experiência administrativa se refletiu nas urnas. Em sua última disputa para deputado federal, Luizão conquistou uma votação expressiva e esteve entre os candidatos mais votados do Paraná. Mas não alcançou a reeleição devido a legenda partidária.

Agora no PSD, Luizão afirma que retorna à disputa ainda mais preparado para representar o Paraná em Brasília. A proposta é ampliar o trabalho municipalista já desenvolvido anteriormente, fortalecendo pautas ligadas à saúde, educação, infraestrutura, transparência e eficiência da gestão pública.

“Minha vida sempre foi pautada pelo trabalho, diálogo e compromisso com as pessoas. Quero continuar ajudando o Paraná a crescer, retornando para Brasília a experiência de quem conhece a administração pública na prática, para transformar projetos em resultados”, afirmou Luizão.

A pré-candidatura também reforça o movimento do PSD de fortalecer sua bancada federal com nomes ligados à gestão técnica, experiência administrativa e boa avaliação popular, alinhados ao modelo de desenvolvimento implantado no Paraná nos últimos anos.

Continuar Lendo

Cidades

Deputada Marli Paulino acompanha ações do Instituto Águias em Colombo

Publicado

em

A deputada estadual Marli Paulino esteve nesta quinta-feira (14) no Instituto Águias, em Colombo, para conhecer o projeto e acompanhar a entrega de um novo parquinho infantil destinado às crianças atendidas pela instituição.
Durante a visita, a parlamentar destacou a importância de investir em espaços de lazer e convivência para o desenvolvimento infantil. “É uma felicidade poder destinar recursos que incentivem a brincadeira, contribuam para o desenvolvimento das crianças, promovam benefícios à saúde e fortaleçam a interação social dos pequenos”, afirmou Marli Paulino.
Com trajetória política consolidada na Região Metropolitana de Curitiba, Marli Paulino — ex-prefeita de Pinhais — tem direcionado recursos para entidades sociais e organizações não governamentais, entre elas o Instituto Águias, de Colombo.
Ao longo do mandato, a deputada já encaminhou mais de R$ 4,5 milhões para municípios paranaenses, especialmente da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Os investimentos contemplam instituições como APAEs, casas de repouso, associações beneficentes e centros de amparo social em cidades como Curitiba, Colombo, Piraquara, São José dos Pinhais, Campo Largo, Pinhais, Almirante Tamandaré, Quatro Barras, Campina Grande do Sul, Bocaiuva do Sul, Mandirituba, além de municípios do litoral e do interior do estado.
“Tenho um olhar carinhoso voltado para a minha querida Região Metropolitana, pois com nossa experiência e contato com as pessoas conhecemos as necessidades e podemos trabalhar direcionando recursos para ações que transformem a vida da população”, destacou a deputada.
Na ocasião, Marli Paulino foi recebida pela diretora do Instituto Águias, Brenda Dumont, que agradeceu em nome da instituição os recursos encaminhados. “Temos mais de 60 crianças atendidas diariamente e que brincavam em um parquinho improvisado, então ter essa oportunidade de oferecer melhores condições a elas através da deputada é uma alegria muito grande”, disse a diretora.
Em Colombo, Marli Paulino está entre as parlamentares que mais destinaram recursos ao município, somando mais de R$ 7 milhões para áreas como saúde, educação, infraestrutura e assistência social. “Colombo e sua população têm um espaço muito especial no meu coração”, completou a deputada. (Da Assessoria)

Continuar Lendo

Cidades

Comércio do Paraná cresce 4,9% no 1º trimestre e tem melhor desempenho da região Sul

Publicado

em

O comércio varejista do Paraná cresceu 4,9% no primeiro trimestre de 2026, em relação ao mesmo período do ano passado, ficando acima da média nacional (2,4%) e tendo o melhor desempenho da Região Sul. Os dados são relativos ao volume de vendas da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Santa Catarina e Rio Grande do Sul aparecem na lista com 4,4% e 0,4%, respectivamente. O desempenho paranaense superou ainda o de estados tradicionalmente fortes no setor como Rio de Janeiro (2,9%), Minas Gerais (2,2%) e São Paulo (0%). No mesmo intervalo de três meses, a receita nominal do varejo no Paraná também demonstrou vigor, com um avanço de 6,8%, ocupando também o primeiro lugar entre os vizinhos do Sul – a média nacional ficou em 4,2%.

A força do setor no Paraná, e o destaque como líder regional, se reflete também no confronto direto com o ano anterior. Em março de 2026, o volume de vendas no comércio do Estado saltou 7,9% na comparação com o mesmo mês de 2025. É quase o dobro da média nacional, de 4%. Esse crescimento nas vendas impulsionou o faturamento das empresas paranaenses, resultando em um incremento de 10,2% na receita nominal para o período.

No primeiro trimestre do ano, o avanço do comércio no Estado foi puxado pelo setor de artigos de uso pessoal e doméstico, com alta de 17,4% na comparação com igual período de 2025. Também tiveram contribuição importante para o resultado os artigos farmacêuticos (5,3%), móveis (5,1%) e hipermercados/supermercados (4,7%).

COMÉRCIO AMPLIADO – O Paraná teve ainda um aumento de 4% entre fevereiro e março de 2026 no volume de vendas do comércio varejista ampliado, que inclui na conta setores de bens duráveis como veículos/peças, materiais de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo. O desempenho foi o terceiro maior do País, atrás de Amazonas (8,4%) e Roraima (5,6%), e bem acima dos números do país: 0,3%.

SOBRE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) acompanha o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, cuja atividade principal é o comércio varejista. Os resultados podem ser consultados no Sidra. A próxima divulgação da PMC, referente a abril de 2026, será em 16 de junho de 2026. (Foto: Albari Rosa arquivo/AEN)

Continuar Lendo

Tendência