Agenda de Eventos

Veja como será o Natal de Curitiba

Publicado

em

A segunda edição do Luz dos Pinhais – Natal de Curitiba, a temporada natalina da capital paranaense, começa no dia 22 de novembro e estará entre as maiores programações gratuitas de fim de ano do País. Serão mais de 70 atrações, entre autos, corais, exposições de presépios, paradas, concertos e feiras temáticas, promovidos pela Prefeitura e empresas privadas.

A capital ganhará também uma decoração repleta de luz, cor e brilho, que levará a festividade do Centro para os bairros. Estrelas de Belém iluminadas indicarão e valorizarão as atrações históricas de Curitiba.

Os espetáculos vão até 23 de dezembro. Já a decoração natalina ficará montada até 6 de janeiro. “A programação do Luz dos Pinhais – Natal de Curitiba foi concebida para espalhar um clima de renovação de esperanças, de espírito de paz e de união entre as pessoas, transformando nossa cidade também em uma ótima opção turística para desfrutar das festas de fim de ano”, afirmou o prefeito Rafael Greca no lançamento do Luz dos Pinhais – Natal de Curitiba, nesta quinta-feira (8/11).

Inspirações para renovar esperanças não faltarão no Natal de Curitiba. Grandes árvores de Natal vão tomar o calçadão da Rua XV de Novembro e os principais parques e jardins da capital. Paradas e espetáculos por toda a cidade prometem encantar crianças e adultos. Uma Vila de Natal, em pleno coração de Curitiba, terá como maior atração uma roda gigante. Além disso, haverá um buggy elétrico, com o Papai Noel a bordo, que irá parar o Centro da capital ao cruzar toda a Rua XV. Já a nostálgica Maria Fumaça anunciará com seu apito a passagem por vários bairros de Curitiba.

Greca salientou que, como na primeira edição do Luz dos Pinhais, Curitiba celebrará o Natal com criatividade e de maneira inovadora, com uma programação descentralizada, contemplando todos os bairros, uma rede de voluntários e apoio financeiro de patrocinadores, como a Caixa Econômica Federal, a Electrolux e os Supermercados Condor. O Instituto Municipal de Turismo, responsável pela organização da programação, promoveu vários editais de chamamento para realização dos eventos da Prefeitura, sempre procurando unir qualidade e preço competitivo.

“Estamos consolidando Curitiba no roteiro nacional natalino e mostrando que uma cidade inteligente, como é a nossa capital, consegue recriar, com parcerias público-privadas, cenários mágicos que retratam o caráter lúdico do nascimento de Jesus Cristo”, completou Greca, acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone.

Prefeito Rafael Greca, apresenta a programação do Natal de Curitiba Luz dos Pinhais. Curitiba, 08/11/2018. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Economia

A temporada natalina deverá estimular a economia local em diversos setores, como hotelaria, gastronomia, transporte, prestação de serviços e o comércio em geral.

Levantamento do Instituto Municipal de Turismo (IMT) aponta que, no ano passado, os principais espetáculos natalinos reuniram cerca de 300 mil pessoas. Somente os turistas, 20 deste total (60 mil), ajudaram a movimentar R$ 53 milhões na cidade. A expectativa do município é que haja incremento nesses números, já que festa está maior e com mais atrativos.

Núcleo central

As apresentações de Natal começam no dia 22 de novembro, com o Auto de Natal – Espírito de Amor e Confraternização, uma celebração ao ar livre, no Largo da Ordem (Centro Histórico), em que os sinos tocarão e “anjos” anunciarão a chegada do espírito natalino. A cerimônia de lançamento, inclusive, contou com a participação de atores, que recepcionaram os convidados com trajes usados no espetáculo de abertura.

A programação continua até 22 de dezembro, quando será realizado o Auto de Natal de encerramento, no Parque Tanguá. Já as feiras natalinas funcionam até 23 de dezembro e a decoração especial embelezará a cidade até 6 de janeiro.

A ornamentação da capital estará nos parques Barigui e Tanguá, que receberão árvores de Natal. No Parque Lago Azul, no Ganchinho, um presépio iluminado celebrará o nascimento de Jesus. O Jardim Botânico, por sua vez, terá decoração especial, com a iluminação da estufa e a Árvore da Vida, composta por flores.

A Árvore da Vida também poderá ser vista na Rua XV de Novembro, que receberá até dezembro um buggy elétrico com o Papai Noel a bordo. O Memorial de Curitiba, no Centro Histórico, terá uma bela árvore de luz de nove metros e espetáculos.

Entre as apresentações privadas, destaque para o consagrado Natal do Palácio Avenida, e novidades, como a Parada de Natal do Batel, além de atrações como a Maria Fumaça da concessionária de trens Rumo e o Natal do Paço 2018.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, contou que as calçadas do Centro Histórico e da Rua XV de Novembro, entre as praças Osório e Santos Andrade, serão o núcleo da programação. Na Santos Andrade, inclusive, a tradicional feira de artesanato de fim de ano irá se transformar na Vila de Natal Electrolux, com direito a uma inédita roda gigante, com entrada gratuita.

Mas a celebração vai envolver toda a cidade. “Todas as regionais terão atrações para a população e visitantes. As Ruas da Cidadania, por exemplo, ganharão rosáceas e árvores de luz e estão programados espetáculos musicais”, exemplificou Tatiana.  De acordo com ela, a atuação da equipe municipal e o apoio de diversas pessoas e instituições estão possibilitando que a celebração natalina de Curitiba seja ainda maior este ano.

Participaram do lançamento da programação de Natal de Curitiba a presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro; o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gusi; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; a assessora especial da Prefeitura Cynthia Juraszek Maia Batista; o tenente-coronel Samuel Prestes, sub-comandante do 1.º Grupamento do Corpo de Bombeiros; o presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto; os vereadores Thiago Ferro e Pier Petruzziello, líder do Governo na Câmara; o superintendente da Caixa Econômica Federal, Pascoal Zani; e Heloisa Cunha, da área de Marketing da Electrolux.

Toda a agenda de Natal está disponível no site oficial: http://natal.curitiba.pr.gov.br/.


Algumas atrações da segunda edição do Luz dos Pinhais – Natal de Curitiba

Auto de Natal – Espírito de Amor e Confraternização – Abertura oficial da programação

O Natal começa em Curitiba com um show gratuito de luzes, música e teatro onde a plateia acompanha caminhando pelo cenário do Largo da Ordem. Traga os filhos para este criativo espetáculo ao ar livre, onde a plateia segue caminhando pelas atrações teatrais e musicais desde a Igreja do Rosário até a Igreja da Ordem, passando pelo Memorial de Curitiba.

Espetáculo de abertura: 22/11, às 20h30

Demais espetáculos: 28 e 29/11 e 5, 6, 12 e 13/12, às 20h30

Local: Início no Palacete Wolff (Praça Garibaldi, s/n), no Centro Histórico

Entrada: gratuita

Feira Especial de Natal da Praça Osório

A chegada do Natal lembra as comidas gostosas e enfeites artesanais que nossas avós faziam e tanto nos encantavam na infância. A Feira Especial de Natal da Praça Osório tem tudo isso e muitas sugestões de presentes. Enquanto faz as compras da sua lista e prestigia os artesãos, delicie-se com as comidas típicas de diversos países no setor gastronômico da feira. O local também receberá a Casa do Papai Noel.

Datas: de 23/11 a 23/12, todos os dias (das 10h às 22h, de segunda a sábado; e, aos domingos, das 14h às 19h)

Local: Praça Osório

Entrada: gratuita

Vila de Natal Electrolux da Praça Santos Andrade

A Praça Santos Andrade, no Centro, vai ganhar a Vila de Natal Electrolux, uma feira com artesanato, gastronomia e uma espetacular roda gigante iluminada (que começará a funcionar no dia 30/11). Todas as atrações serão gratuitas.

Datas: 23/11 a 23/12, todos os dias (das 10h às 22h, de segunda a sábado; e, aos domingos, das 14h às 19h)

Local: Praça Santos Andrade

Entrada: gratuita

Coral Palácio Avenida – Natal do Bradesco 2018

Quando as luzes do Palácio Avenida se acendem, as janelas se abrem e as mais de 100 crianças de escolas municipais e de instituições de acolhimento apoiadas pelo Bradesco começam a cantar. Há quase 30 anos, a emoção toma conta das milhares de pessoas que assistem a um dos maiores espetáculos musicais natalinos do país. O show desse ano tem como tema Tempo de Sonhar e termina com uma queima de fogos de artifício.

Datas: 30/11 e 1, 2, 7, 8, 9, 14, 15 e 16/12 (sextas, sábados e domingos), das 20h20 até às 21h05.

Local: Palácio Avenida, calçadão da Rua XV de Novembro esquina com Travessa Oliveira Belo

Entrada: gratuita

Natal do Paço 2018 – O Chefe da Fábrica

A fachada do Paço da Liberdade, primeira sede da Prefeitura e que atualmente abriga a unidade cultural do Sesc, ganha vida em mais um evento grátis. Através de projeção computadorizada, luzes, teatro e música, o espetáculo O Chefe da Fábrica conta a história do encontro do Papai Noel e a Fada Lia, que o apresenta ao Karambólis, um serelepe morador do relógio da torre do Paço da Liberdade. O espetáculo também terá a apresentação da Banda Lyra.

Datas: 11, 12, 13/12 (das 20h30 até às 21h35)

Local: Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, Centro)

Entrada: Gratuita

Parada de Natal do Batel

A Avenida Batel vai ganhar sua primeira Parada de Natal com carros alegóricos, figurinos exclusivos, trilha sonora gravada pela Orquestra Filarmônica de São Petersburgo (Rússia), centenas de personagens encenando o sonho natalino em alas grandiosas e todos interagindo com o público. Promovida pelo Shopping Pátio Batel, a celebração gratuita terá bailarinas, soldadinhos de chumbo, renas, brinquedos e uma linda festa na neve.

Datas: 27/11 e 4, 11 e 18/12, às 21h

Local: Avenida Batel (início na frente do Castelo do Batel e término em frente ao Shopping Pátio Batel)

Entrada: gratuita

Maria Fumaça do Natal

O inconfundível e nostálgico apito da Maria Fumaça Mallet 204 voltará a ser ouvido em vários bairros da capital a partir de 1º de dezembro e, neste ano, ela terá uma novidade: paradas para a apresentação de pequenos espetáculos gratuitos. A histórica locomotiva da concessionária de trens Rumo, toda iluminada e ornamentada com adereços natalinos, irá passar por bairros como Capão da Imbuia, Cajuru, Cachoeira, Barreirinha e Centro.

Datas: de 1º a 15/12, diariamente (entre 17h e 19h)

Locais: ao longo da linha férrea entre a Rodoferroviária, no Centro, e a garagem da Concessionária Rumo, no Cajuru

Entrada: Gratuita

Nataleluia 2018

Espetáculo da Primeira Igreja Batista de Curitiba, o Nataleluia resgata o cunho religioso da verdadeira mensagem do Natal. Com performances ao vivo e a participação de mais de mil voluntários da congregação religiosa, este evento reúne orquestra, teatro, dança, um grande coral e efeitos especiais garantidos por três painéis de LED e um grandioso show de luzes que emocionará toda a família.

Datas: 20, 21, 22, e 25/12, às 20h

Local: Primeira Igreja Batista de Curitiba (Avenida Batel esquina com Bento Viana, Batel)

Entrada: R$ 10 (venda pelo site nataleluia.com.br)

Bach na Capela Santa Maria

Muita música sacra vai ecoar no palco da Capela Santa Maria. O Concerto de Encerramento da Temporada da Camerata Antiqua de Curitiba apresenta a obra Weihnachts Oratorium (Oratório de Natal) de Johann Sebastian Bach, composta para celebrar o nascimento de Jesus Cristo.

Datas: 14/12, às 20h; e 15/12, 18h30

Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro)

Entrada: R$ 30 (inteira)

36ª Feira de Santa Rita

A 36ª Feira de Santa Rita é promovida pela Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia. São 145 estandes de artesanato, presentes e uma grande praça de alimentação com variadas atrações folclóricas e musicais. A entrada é franca e toda a renda obtida é revertida para as 168 entidades beneficentes cadastradas.

Datas e horários: 30/11, das 14h às 22h; e 1º e 2/12, das 10h às 22h

Local: Pavilhão da Expo Renault Barigui, no Parque Barigui

Entrada: gratuita

Orquestra UniCesumar no Parque Barigui

A Orquestra da UniCesumar apresenta músicas natalinas, grandes sucessos populares e trilhas sonoras que marcaram a história do cinema. Regida pelo maestro e diretor artístico Davi Oliveira, a orquestra prepara um espetáculo ao ar livre inesquecível que começa ao pôr do sol. Assim que escurecer, o público poderá se encantar com a maravilhosa árvore de Natal iluminada de 22 metros que a Volvo patrocina no local.

Data: 25/11, às 18h

Horário: 18h

Local: Parque Barigui

Entrada: gratuita

Foto: Natal Palácio Avenida/V.Lentcsh/arquivo-Face da Notícia

 

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Setor de serviços do Paraná cresceu 1,1% nos últimos 12 meses, aponta IBGE

Publicado

em

O setor de serviços do Paraná cresceu 1,1% no acumulado de 12 meses, entre setembro de 2025 e agosto de 2026, na comparação com o mesmo período anterior, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado paranaense foi o segundo melhor do Sul do Brasil, logo atrás de Santa Catarina, com 1,2%, e à frente do Rio Grande do Sul, que registrou saldo negativo de -0,5%. No País, a média foi de 2,2%.

Em relação a passagem de julho para agosto deste ano, o setor de serviços do Paraná cresceu acima da média nacional, com 1%, o 7º melhor resultado dentre os 26 estados e o Distrito Federal. A média brasileira foi de -0,1%, com 12 unidades da federação com retração no volume de serviços. Segundo o IBGE, o Paraná, Distrito Federal (3,7%), Minas Gerais (0,8%) e Rio de Janeiro (0,5%) tiveram as principais contribuições positivas do mês.

Na comparação de agosto de 2026 com o mesmo mês de 2025, o movimento no setor de serviços também cresceu acima da média, com 0,8% de alta, contra 0,6% do Brasil. Neste recorte, foi o melhor resultado da Região Sul, uma vez que Santa Catarina (-0,2%) e Rio Grande do Sul (-1,6%) tiveram retração no período. O Paraná também ficou muito próximo de São Paulo, que registrou 0,9%.

SETORES – No Paraná, os setores que mais impactaram no resultado positivo do acumulado de 12 meses foram o de serviços de informação e comunicação, com 3,5%; e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com 1,9%.

Já em relação à comparação de agosto de 2026 com agosto do ano passado, serviços de informação e comunicação (5,4%), serviços prestados às famílias (3%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,2%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (0,6%) puxaram o resultado positivo de 0,8%.

RECEITA – A variação da receita nominal de serviços foi positiva em todos os recortes da pesquisa do IBGE. Em 12 meses, a alta foi de 6,2%. No acumulado de 2026, 5,4%; na comparação entre os meses de agosto de 2026 com o de 2025, 6,2%; e na passagem de julho para agosto, 1%.

PESQUISA – A PMS permite o acompanhamento conjuntural do setor de serviços no País, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que tenham serviços não financeiros como sua principal atividade, excluídas as áreas de saúde e educação.  (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

Continuar Lendo

Política

Com votação expressiva, o ex-prefeito de Pinhais foi eleito deputado federal pela segunda vez nas eleições deste domingo

Publicado

em

Com 63.480 votos, o ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart foi eleito ao cargo de deputado federal nas eleições deste domingo. A vitória nas urnas veio em uma disputa acirrada e foi celebrada com muita festa que começou pelas ruas de Pinhais e foi compartilhada em vídeo por apoiadores em diversas regiões do Paraná. Esse será o segundo mandato de Luizão como deputado federal, cargo que havia ocupado entre 2019 e 2022.

“A vitória não é apenas minha, mas de todos que acreditaram em nossas propostas e confiam no nosso trabalho. Uma alegria enorme que vem junto com a responsabilidade de retribuir toda essa votação. E todos os dias vamos trabalhar para honrar esse compromisso”, disse o deputado eleito que agradeceu a equipe de apoiadores, os vereadores e lideranças pelo trabalho positivo que foi confirmado apenas quando 100% das urnas haviam sido apuradas.

“Nós fizemos um trabalho para ter uma boa votação e eu considero que nessa campanha fizemos tudo que tinha que ser feito, em Curitiba, Pinhais, Colombo, Bocaiúva, litoral e cidades do interior. Cada pessoa que foi atrás de voto, que fomos buscar o apoio, fez a diferença. Cada um de vocês vai lembrar que aquele voto que conquistou, fez a diferença. Quero agradecer o empenho de cada um.

Vou honrar esse mandato, para ajudar quem mais precisa”, disse Luizão.

O sonoro recado das urnas sinaliza o reconhecimento e a credibilidade construída por Luizão ao longo de mais de 30 anos de vida pública e o trabalho transformador realizado em Pinhais, quando foi prefeito. “Acompanhei o parto de Pinhais. Ajudei na emancipação, acreditando que seria bom para Piraquara e Pinhais. Ajudamos na construção e temos muito orgulho do trabalho que fizemos em tirar as pessoas das barrancas dos rios e ajudar a morar em um lugar com mais dignidade, de criar escola em tempo integral, do Centro de Convivência do Idoso, de implantar a Guarda Municipal, do Centro da Juventude, de Artes, de espaço para lazer e esportes, do combate às enchentes e de tantas conquistas que fizemos com a ajuda de uma equipe comprometida. E fico feliz por esse reconhecimento, uma renovação do apoio que nos fortalece para cumprir o mandato”, disse.

Campanha intensa e apoio de lideranças locais e regionais

Luizão Goulart teve um forte apoio político e popular ao longo de toda a campanha eleitoral, incluindo as principais autoridades governamentais do Paraná, além de prefeitos e vice-prefeitos, secretários municipais, professores, vereadores e líderes comunitários; empresários, representantes de classes empresariais e população em geral. A receptividade positiva indicava o que as urnas confirmaram neste domingo.

Histórico – Nascido em Jandaia do Sul, no Norte do Paraná, Luizão Goulart morou em Piraquara e ainda hoje sua família reside na cidade que escolheu após se transferir para a Região Metropolitana de Curitiba na década de 70.

Como prefeito de Pinhais, liderou uma das maiores transformações da história do município, com investimentos que mudaram a realidade da cidade e o reconhecimento da população, onde teve 94% de aprovação, a maior do Brasil, ao fim de seu mandato.

Sua caminhada também passou pela Câmara em Brasília, como deputado federal pelo Paraná, com uma atuação de excelência, quando destinou mais de R$ 200 milhões em recursos para 77 municípios. Recentemente, como Secretário de Administração e Previdência, ajudou a modernizar a gestão pública e valorizar os servidores.

A partir de 2027, Luizão Goulart volta a ocupar uma cadeira na Câmara Federal com a certeza, de novamente, trabalhar em prol de Pinhais, da Região Metropolitana de Curitiba e de todo o Paraná.

Continuar Lendo

Notícias

Prefeitura de Curitiba lança plataforma que digitaliza gestão de imóveis

Publicado

em

O prefeito Eduardo Pimentel lançou, na terça-feira (22/9), no Palácio 29 de Março, uma plataforma de gestão que moderniza o atendimento às imobiliárias conveniadas da capital. A nova ferramenta adota um modelo de autosserviço, permitindo que usuários autorizados pelas imobiliárias façam diretamente, pela internet, uma série de operações relacionadas aos imóveis administrados.

A iniciativa busca reduzir a burocracia, dar mais autonomia às empresas e diminuir a necessidade de intermediação dos servidores municipais. Na prática, o fluxo deixa de seguir o modelo anterior, em que a imobiliária precisava acionar um funcionário da Prefeitura para acessar o sistema interno e concluir procedimentos. O tempo de atendimento, que era de 48 horas, passa a ser imediato.

Entre os serviços disponíveis estão a administração online das carteiras de imóveis, consulta de débitos de IPTU, emissão de guias de recolhimento (DAMs), acompanhamento de pagamentos, consulta de imóveis cadastrados, emissão de comprovantes de quitação e acesso à segunda via do IPTU. Autorizações e permissões também passam a ser controladas digitalmente.

A plataforma deve entrar no ar em 19 de outubro, após treinamento promovido pela Prefeitura e o Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi) para as imobiliárias.

“Hoje lançamos mais uma medida para desburocratizar, facilitar a vida de quem gera desenvolvimento e emprego na nossa cidade. Eu costumo dizer que os municípios têm sempre pouca margem para trabalhar com isenção fiscal para atrair investimentos e ajudar o fomento das cidades. E isso diminui ainda mais com a Reforma Tributária. Então estamos trabalhando em duas frentes, na desburocratização e na qualificação profissional”, disse Pimentel.

Já aumentamos o número de atividades com alvará automático de 606 para 1,2 mil, com o programa Facilita Mais. Agora, lançamos a plataforma que torna mais simples a gestão da carteira das imobiliárias, que administram centenas, milhares de imóveis na nossa cidade”, explicou o prefeito.

Solidez fiscal

Com a nova plataforma, a operação passa a ser feita diretamente pela imobiliária. Para o secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi, a plataforma é um grande avanço que possibilita, por exemplo, checar se o IPTU do imóvel foi pago.

A ideia é usar a tecnologia para ajudar a cidade e esse investimento é também resultado de uma cidade resiliente do ponto de vista fiscal. Sem solidez fiscal, se nós não temos os nossos compromissos fiscais sérios, honrados, esse tipo de investimento é o primeiro que fica para trás. Nós conseguimos evoluir porque estamos promovendo uma gestão séria, responsável e dentro dos nossos mais altos níveis de responsabilidade fiscal”, disse Puppi.

400 imobiliárias beneficiadas

O objetivo é criar um fluxo 100% digital, integrado e rastreável, com maior segurança jurídica e atenção às regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A mudança beneficiará as 400 imobiliárias de Curitiba conveniadas, responsáveis por aproximadamente 90 mil indicações fiscais ativas e pagantes, além de outras 20 mil sem geração de pagamento. Somente em 2025, o IPTU recolhido por meio do convênio chegou a R$ 135,68 milhões. Entre os conveniados, o que possui a maior carteira apresentada no material administra 4.746 imóveis.

“Essa é uma plataforma em que todos ganham. É muito bom quando administração municipal entende as necessidades dos segmentos econômicos e esse é um exemplo. A plataforma é simples, intuitiva e o primeiro passo para que possamos desenvolver e aprimorar o serviço prestado”, disse o superintendente fiscal da secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, Eduardo Makowski.

Competência técnica

Para o vice-presidente do Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi), Carlos Eduardo Manzochi, Curitiba reafirma seu DNA de vanguarda urbana com o lançamento da plataforma.

“O que vocês entregam hoje não é apenas um sistema de gestão, é um exemplo vivo de competência técnica. Curitiba sempre liderou planejamento urbano no Brasil e nós, como representantes do mercado, acreditamos que o próximo salto de maturidade da capital está na democratização da inteligência de dados. No Brasil, a assimetria de informações faz com que um imóvel leve, em média, 16 meses para ser comercializado. Nos Estados Unidos, onde há plena publicidade de dados, cadastrais e transações, esse tempo cai para apenas 2,5 meses. A transparência é o motor da velocidade dos negócios”, afirmou.

Homenagem

Durante o lançamento, o servidor aposentado da secretaria de Finanças Sérgio Luiz França recebeu uma homenagem pelos 46 anos dedicados ao atendimento às imobiliárias de Curitiba. “Quando comecei, a comunicação com as imobiliárias era via fax, depois veio o email. É muito bom ver essa evolução do serviço agora com a nova plataforma”, afirmou.

Treinamento

A Prefeitura e o Secovi promovem o treinamento para as imobiliárias em 15 de outubro, às 14h, na Rua Dr. Pedrosa, 475, Batel, auditório térreo. Como o espaço tem capacidade para apenas 120 lugares, o treinamento ficará gravado para que possa ser acessado por todas as imobiliárias conveniadas.

Presenças

Também estiveram no evento o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sergio Bento; a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; o diretor de Assuntos Econômico e Tributários da Secretaria da Fazendo do Paraná, Francisco Inocêncio, o presidente do ICI, Alexandre Gedanken;  o presidente do Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR), Carlos Ribas Tavarnaro; o presidente da Confraria Imobiliária de Curitiba, Carlos Eduardo Canto; a presidente da Rede Una Imóveis Conectados, Elza Rocha Loures.

Da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, também estavam o superintendente executivo, Vinicios Borio; o diretor do Departamento de Rendas Imobiliárias, Sérgio Primo; a diretora do Controle Financeiro, Viviane Galdino; o coordenador de Projetos de informação, Ivonei Carlos Koakoski; o diretor do departamento de Orçamento, Carlos Eduardo Kukolj; o diretor do departamento de Contabilidade, Claudinei Nogueira; o auditor fiscal Toniel Mocelin Ceccon; e o diretor executivo da Pars, Mario Nakatani Júnior. (Foto: Pedro Ribas/SECOM)

Continuar Lendo

Tendência