Notícias

13ª Primavera dos Museus começa nesta segunda-feira

Publicado

em

Palestras, oficinas, lançamentos de livros, monitorias e outras atrações estão na programação dos museus estaduais do Paraná nesta 13ª Primavera dos Museus — a ação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) ocorre em instituições de todo o país a partir desta segunda-feira (23) e segue até o dia 29.

Com o tema ‘Museus por dentro, por dentro dos museus’, este ano as ações se concentram em explorar os aspectos do cotidiano museológico, envolvendo todos os processos de conservação e organização dos acervos.

Confira a programação completa.

PROGRAMAÇÃO – Nas instituições estaduais a programação inicia no Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA). De 23 a 27 de setembro, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30, o museu terá monitoria, palestras sobre curadoria e prática de montagem, apresentação de materiais, fotografias e vídeos dos processos de restauro, além de visitas pelos bastidores do museu, como setor de pesquisa, educativo e ateliês de arte. É necessário se inscrever para as atividades no Setor Educativo pelo telefone (41) 3222-8262.

Também no dia 23, às 14h30, o MCAA inaugura a exposição Sobre aqueles, com fotografias e uma grande instalação do artista paranaense Geraldo Zamproni. A entrada é franca para todas as atividades do espaço.

O Museu do Expedicionário terá visitas mediadas nos dias 24 (voltada para crianças), 25 e 26 em horários pela manhã e à tarde, mediante agendamento. No dia 25 o espaço também vai exibir filmes e um documentário sobre a Força Expedicionária Brasileira.

AÇÕES EDUCATIVAS – O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) foca sua ação na formação de professores na Permanência MAC-PR, com atividades em 25 de setembro (quarta-feira) pela exposição Ero Ee: negras conexões, em cartaz na sala 8.

A ação atividade ocorre em dois horários: pela manhã, das 9h30 às 11h30, e à tarde, das 14h às 16h30. Nos dois períodos, o Educativo promoverá visita mediada pela mostra. Na parte da manhã, os professores poderão conhecer mais sobre a história e também aprender a fazer as bonecas abayomis com as artistas Kênia Coqueiro e Eliana Brasil. À tarde, Kênia e a artista Lourdes Duarte vão desenvolver a oficina de criação de livros de artista, partindo de materiais comuns no artesanato, como bordado e costura, para ressignificá-los no contexto da arte.

PALESTRAS – O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) e o Museu Paranaense vão promover uma série de conversas a partir de quarta (25). No Paranaense, a técnica em Conservação e Bens Móveis Aline Pestana falará sobre os primeiros passos para fazer uma exposição. O espaço vai ofertar ainda uma oficina de restauro de obras sacras. Os dois eventos precisam de inscrição prévia no site do museu.

No MIS-PR as palestras ocorrem na sexta-feira (27) a partir das 9 horas. Temas como fotografia urbana e digitalização de documentação histórica estão entre os assuntos. O funcionário do MIS-PR Gefferson Ferreira Vaz, que trabalha há 30 anos na instituição, também falará sobre sua experiência em museus estaduais.

MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) inicia as suas ações na terça-feira (24) com o lançamento do livro O Olho de Curitiba, do fotógrafo Nani Góis. Até o dia 29 o museu promove palestras, oficinas no setor educativo e uma visita guiada a espaços geralmente de acesso restrito aos visitantes. Mais informações sobre os agendamentos no site do MON.

Serviço
13ª Primavera dos Museus
De 23 a 29 de setembro de 2019, nos museus estaduais do Paraná.
Confira AQUI a programação completa, os endereços dos espaços e informações para agendamento.

(Museu da Imagem e do Som do Paraná(MIS-PR).Foto: Kraw Penas/SEEC)

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Astro do heavy metal é recebido pelo prefeito de Curitiba em um dos principais projetos de esgrima do país

Publicado

em

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recebeu nesta terça-feira (23/4) no Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho um dos maiores vocalistas do heavy metal de todos os tempos: Bruce Dickinson. Ele retorna a Curitiba em sua turnê “The Mandrake Project Tour” que percorrerá sete cidades brasileiras.

Dickinson, que também é esgrimista de ponta, foi conhecer um dos principais projetos de esgrima realizados no país, em uma parceria da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude com o Instituto Mais Esporte.

“É uma alegria para Curitiba poder receber um artista da envergadura de Bruce Dickinson aqui em nosso Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho. Assim como Bruce, que já foi até convocado para representar a Grã-Bretanha no esporte, esperamos que nossos curitibinhas que estão começando na esgrima cheguem lá”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

Durante a visita o vocalista do Iron Maiden também jogou um combate de esgrima com o atleta curitibano e da seleção brasileira, Alexandre Camargo.

“Para nós da esgrima é muito importante ter o Bruce aqui. Essa visibilidade atrai muitas pessoas, muita gente pra saber esgrima, tem a criançada que gosta, o pessoal mais velho também que acompanha o Bruce, isso acaba promovendo muito o esporte. A esgrima ainda não é um esporte muito conhecido no Brasil e são nesses momentos que a gente aproveita para ganhar mais fãs”, disse Camargo.

Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho

Na capital nacional do esporte, o Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho, no Água Verde, é casa de um dos principais projetos de esgrima realizados no país, em uma parceria da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude com o Instituto Mais Esporte.

Este foi o primeiro Centro de Esporte e Lazer curitibano a incorporar o esporte, em 2018. O espaço conta com uma sala criada para a prática da esgrima com arma branca, máscara e roupa adequadas disponibilizadas gratuitamente, e atletas que se destacam em habilidade e força de vontade.

Segundo Giocondo Cabral, técnico e vice-presidente da Federação Paranaense de Esgrima, Curitiba em breve vai se tornar um celeiro de atletas do esporte.

“Eu acredito que seja um caminho para nós termos futuros campeões, ou pelo menos desenvolver bastante a prática. Nós saímos na frente! Porque os outros têm vários tipos de projetos, né? Em escolas, clubes e Curitiba também tem. Nas praças, só a capital do esporte proporciona, e isso faz a diferença”, afirmou o treinador.

Podem se inscrever alunos a partir de 7 anos, sem limite de idade. Além do Afonso Botelho, Curitiba oferece aulas de esgrima em mais quatro regionais de forma totalmente gratuita: Cajuru, Cidade Industrial, Santa Felicidade e Portão, todas com técnica da espada. Mas no Portão, das nove turmas, sete utilizam o sabre e duas a espada. Para se inscrever basta entrar no Portal Curitiba em Movimento. 


Prefeito Rafael Greca, recebe o vocalista Bruce Dickinson, da banda Iron Maiden, Foto: Pedro Ribas/SMCS

Continuar Lendo

Notícias

Agências do Trabalhador têm 17,4 mil vagas em todas as regiões do Paraná

Publicado

em

As Agências do Trabalhador e postos avançados do Paraná começam a semana pós-Tiradentes com a oferta de 17.425 vagas de emprego com carteira assinada. A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 4.207 oportunidades. Na sequência, aparecem as de abatedor de porco, com 655 vagas, vendedor de comércio varejista, com 609, e repositor de mercadorias, com 593.

A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (4.551). São 370 vagas para alimentador de linha de produção, 302 para operador de telemarketing ativo, 300 para operador de telemarketing receptivo e 293 para vendedor de comércio varejista.

Agência do Trabalhador Central, na Capital, oferta 100 vagas para profissionais com ensino superior e técnico em diversas áreas, com destaque para as funções de operador bilíngue, com 30 vagas, soldador (com curso técnico na área), com 20, agente administrativo (com curso técnico em administração), com 10. Há ainda ofertas para personal training, desenhista técnico, supervisor de almoxarifado, nutricionista, professor de jardim de infância e confeiteiro.

A Região de Cascavel concentra 4.461 nesta semana. São 1.147 oportunidades para alimentador de linha de produção, 446 para abatedor, 165 para magarefe e 153 para servente de obras.

Londrina (1.695), Campo Mourão (1.613), Foz do Iguaçu (1.365) e Pato Branco (1.181) têm mais de mil ofertas cada. Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são alimentador de linha de produção, com 445 vagas, trabalhador da cultura de cana de açúcar, com 100, motorista de caminhão, com 60, e operador de caixa, com 63 oportunidades.

Em Campo Mourão, os destaques são para alimentador de linha de produção (613), trabalhador da manutenção de edificações (123), abatedor (108) e magarefe (82). Na região de Foz do Iguaçu, há oferta de emprego para as funções de alimentador de linha de produção, com 497 oportunidades, repositor de mercadorias, com 91, operador de caixa, com 74, e servente de obras, com 58.

Em Pato Branco, são ofertadas 361 vagas para alimentador de linha de produção, 60 para trabalhador da avicultura de corte, 57 para operador de caixa e 47 para servente de obras.

Em Ponta Grossa, com 92 vagas, os destaques são as buscas por montador de equipamentos elétricos (30) e armador de estrutura de concreto (5). Em Maringá, há oferta para soldador e vendedor do comércio. Em Jacarezinho são 101 oportunidades para trabalhador volante da agricultura. (AEN/Foto: Geraldo Bubniak)

Continuar Lendo

Notícias

Setor de serviços cresceu 8,5% no 1º bimestre de 2024; turismo teve alta de 2,1%

Publicado

em

As empresas paranaenses ligadas ao setor de prestação de serviços tiveram um crescimento de 8,5% no volume de suas atividades nos dois primeiros meses de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado. O desempenho do Paraná ficou bem acima da média nacional, que foi de 3,3%, e consta nos resultados da mais recente Pesquisa Mensal de Serviços ,divulgada na sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No acumulado dos últimos 12 meses analisados, o crescimento registrado para o segmento em nível estadual é de 10,9%, o maior do Sul do País. No mesmo recorte de tempo as empresas catarinenses tiveram uma variação positiva de 8,1% no volume das suas atividades, enquanto as gaúchas registraram uma alta de 3,8%. Na média nacional, houve crescimento de 2,2%.

Os dados do levantamento também apontam uma alta de 6,3% no volume de serviços no Paraná em fevereiro quando comparado ao mesmo mês de 2023. O índice é mais do que o dobro do Brasil neste comparativo, que foi de 2,5%.

Todos os segmentos analisados pelo IBGE tiveram resultado positivo no Paraná no acumulado do 1º bimestre. Os serviços prestados a família aumentaram 3,5% em relação a janeiro e fevereiro de 2023. Os serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram 5,9% no mesmo período, enquanto os transportes, serviços auxiliares e correio variaram 9,4%.

As maiores altas, no entanto, aconteceram nas empresas que prestam serviços de informação e comunicação (10,6%) e outros serviços (10,8%).

TURISMO – Analisado de forma separada pelo IBGE, o setor de Turismo também dá mostras de que continua aquecido no Paraná. Entre janeiro e fevereiro, o setor teve alta de 0,5% nas atividades, em um movimento contrário ao nacional, que caiu 0,8% neste intervalo de tempo. Apenas cinco estados registraram variação mensal positiva.

No ano, as atividades turísticas acumulam 2,1% de crescimento quando comparadas ao primeiro bimestre de 2023. O resultado foi o melhor do Sul do Brasil, à frente de Santa Catarina (1,3%) e do Rio Grande do Sul (-4,8%), e sete vezes maior do que a média nacional (0,3%). O aumento também se refletiu na melhora do caixa das empresas do ramo, que viram a sua receita ser ampliada em 10% no primeiro bimestre de 2024.

ECONOMIA DINÂMICA – Os resultado do segmento de serviços e do turismo acompanham uma tendência que já havia sido comprovada pelas mais recentes pesquisas do IBGE em relação a outros setores da economia estadual. No 1º bimestre, o crescimento das indústrias instaladas no Paraná foi de 4%, enquanto o comércio acumula uma alta de 6,9% nos dois primeiros meses de 2024, demonstrando o dinamismo da economia paranaense. (AEN/Foto: Gilson Abreu)

Continuar Lendo

Tendência