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Quatro Barras aos 58 anos

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Aos 58 anos, e com mais de 24 mil habitantes (dados estimados para 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE), Quatro Barras é uma das cidades da Região Metropolitana de Curitiba que se destaca pela natureza exuberante presente no município. O comércio, a indústria e a prestação de serviços presentes na cidade geram emprego e renda às famílias quatrobarrenses.

A gastronomia também é destaque no município que conta com vários restaurantes, hotéis e pousadas no centro da cidade. Para quem gosta de tranquilidade, a área rural é uma grande escolha, lá podemos encontrar várias opções como: comida caipira, costela fogo de chão, lanches, comida natural, café colonial… além de realizar passeios a cavalo, conhecer vinícola, pesque e pague, espaços para festas e confraternização, isso tudo em volta de belas e acolhedoras paisagens.  Produtos naturais e orgânicos como mel, verduras, legumes, pimentas, queijos, pães, doces, pinhão (na época de inverno) entre outros também são comercializados na região.

Quem passe por Quatro Barras se encanta com as belas paisagens e com sua gente, um povo ordeiro e acolher. O empresário, Antônio Carlos Ferreira proprietário do restaurante Dona Julia, destaca os inúmeros atrativos turísticos

Empresário, Antônio Carlos Ferreira destaca os inúmeros atrativos turísticos e gastronômicos em Quatro Barras.

e gastronômicos que Quatro Barras oferece aos visitantes. “O centro da cidade tem inúmeras opções de gastronomia com bons restaurantes, assim como na área rural. Quem vem a Quatro Barras, seja a negócio ou a passeio para conhecer os pontos turísticos da nossa região encontram boas opções. Vale a pena visitar nossa cidade, tem segurança, é bem sinalizada, é um lugar a se conhecer”.

A mais de 20 anos empreendendo em Quatro Barras, o empresário Felipe Collere, fala sobre a cidade. “Nossa cidade vem crescendo muito,

A mais de 20 anos empreendendo em Quatro Barras, o empresário Felipe Collere, fala sobre a cidade.

trabalho desde os 15 anos com minha mãe na farmácia que ela montou. Quatro Barras é um ótimo lugar para investir, trabalhar e morar. No turismo é destaque com os atrativos naturais, restaurantes rurais, bosques e a beleza da serra do mar. A proximidade com Morretes e Antonina acaba agregando ainda mais”.

A empresária Maria Goreti Jacomel, conta que escolheu Quatro Barras para empreender pela beleza da cidade e da serra do mar.

A empresária Maria Goreti Jacomel, proprietária do Café Colonial da Bisa, conta que escolheu Quatro Barras para empreender pela beleza da cidade e da serra do mar. “Escolhemos Quatro Barras para abrir nosso Café pela hospitalidade, beleza da cidade e da serra. Já se passaram 10 anos e só temos a comemorar e agradecer a cidade que nos acolheu. Com muita dedicação estamos colhendo os frutos do nosso trabalho e temos  orgulho em dizer que fizemos a escolha certa, quem por aqui passa se encanta com nosso café e também com a cidade”, declara.

 

 

 

 

 

Atrativos turísticos

Localizado em uma região serrana, Quatro Barras é rica em diversidade de espécies da fauna e da flora que compõem a mata atlântica presente no município, e inúmeras cachoeiras, córregos, montanhas, lagos e a estrada da Graciosa, são um convite para passeios, turismo rural, caminhada, montanhismo, passeio ciclístico pela Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu, passeio a cavalo e muito mais. Para preservar a biodiversidade o estado mantém em Quatro Barras unidades de conservação: Área de proteção Ambiental do Iraí, Área de Especial Interesse Turístico do Marumbi, Parques estaduais do Marumbi e a Serra da Baitaca sendo este último um dos Parques mais visitados do Paraná, onde ficam o Morro do Anhangava, Pão de Loth e o Caminho do Itupava.

Por Jane Rita DRT Pr/ 9996/Fotos: Valdir Lentcsh

Turismo Quatro Barras 

Morro do Anhangava

Considerado um dos melhores campo-escola de escalada em rocha do Brasil, possui 1.420 metros de altitude e várias vias com diversos graus de dificuldade. Excelente ponto para prática de vôo livre, escalada, rappel, caminhadas e passeios a cavalo. Está localizado no Parque Estadual Serra da Baitaca, a apenas nove quilômetros do Centro da cidade. Sua subida leva em torno de 1 hora e revela paisagens cercadas de natureza. Na face oeste da Serra da Baitaca, no Distrito da Borda do Campo em Quatro Barras, é possível encontrarmos com facilidade um conjunto de pequenas cachoeiras. Uma na estrada da Baitaca, outra no Campo do Asa delta e duas no entorno do Morro Anhangava. Uma delas fornece água Captada e Tratada pela Estação de Tratamento de Água da Borda do Campo, localizada no Pinheirinho.

CAMINHO DO ITUPAVA

Um dos caminhos mais antigos do Paraná, o Caminho do Itupava liga Quatro Barras a Morretes em um percurso preservado de 20 quilômetros que pode ser percorrido em cerca de 07 horas, exigindo bom preparo físico. É um caminho de belezas naturais e históricas, cruzando rios, riachos de águas límpidas, cachoeiras, bromélias e orquídeas, pássaros, borboletas, pequenos animais, montanhas e belas paisagens em plena floresta atlântica. Entre os atrativos estão ainda a Casa de Pedras, Casa do Ipiranga, Roda D’agua e o Santuário do Cadeado. O Caminho do Itupava foi aberto entre 1625 e 1654 por indígenas e mineradores, foi posteriormente calçada com pedras por escravos. Foi a primeira passagem entre Curitiba e o litoral do Paraná.

 

Estrada da Graciosa

Quatro Barras tem em seu território o traçado original da Estrada da Graciosa, construída entre os anos de 1854 e 1873. Atravessando o trecho mais preservado de Mata Atlântica do Brasil, a Estrada da Graciosa foi a primeira via carroçável do Paraná. Sua importância histórica está atrelada ao início do desenvolvimento do Estado, por onde circulava o fluxo econômico da época, já que era o principal acesso entre Curitiba e o litoral. Segundo registros históricos, a Estrada da Graciosa também guarda em sua tradição a passagem do imperador Dom Pedro II e sua comitiva, que em visita oficial ao Estado, em 1880, descansaram à sombra de um pinheiro.

Ao longo de suas curvas sinuosas, o visitante encontra antigos oratórios e pontes centenárias construídas entre o final do século XIX e meados do século XX, como a Ponte do Arco e a Ponte sobre o Rio Taquari, onde começa a Área de Preservação Ambiental da Serra do Mar. O trecho é visitado diariamente por ciclistas, motociclistas e visitantes adeptos das corridas e caminhadas.

 

 

História de Quatro Barras

Quatro Barras guarda em sua história e em seu território os primeiros caminhos do Paraná. Por mais de cem anos, a região esteve dividida entre Curitiba, Campina Grande do Sul e Piraquara, até que em 09 de novembro de 1961, com a Lei n° 4.338/61, o município foi oficialmente criado. O nome da cidade se refere às barras dos rios Canguiri, Timbu, Bracajuvava e Capitanduva. Com área de 169,47 km² e 37 bairros, o município conta com uma população de aproximadamente 22 mil habitantes, formada predominantemente por italianos, portugueses, poloneses e alemães.

Perfil de Quatro Barras

Quatro Barras é um dos 29 municípios que integram a Região Metropolitana de Curitiba. Sua economia é voltada ao setor produtivo e à indústria limpa, já que a cidade está localizada em Área de Preservação Ambiental. A atividade industrial de maior escala diz respeito às fábricas fornecedoras para o ramo automotivo, e as expectativas de desenvolvimento hoje concentram em um novo Parque Logístico. Outras atividades também devem ser destacadas como o setor de serviços e o turismo.

No que diz respeito à qualidade de vida, em 2013 Quatro Barras foi considerada a cidade com o melhor Índice de Bem-Estar Urbano da RMC, segundo levantamento realizado pelo Observatório das Metrópoles, que avaliou quesitos como mobilidade urbana, infraestrutura, atendimento de serviços coletivos, condições habitacionais e ambientais. (Com informações: PMQB)

Prefeitos e vice-prefeitos de Quatro Barras

Aos 58 anos, a cidade ainda jovem foi marcada pela história democrática de seus regentes. Os prefeitos, ao todo oito até agora, contribuíram com seu trabalho e dedicação para transformar a Quatro Barras do presente.

Vamos relembrar cada prefeito

REFEITOS

Aníbal Borba Cordeiro – 09 de novembro de 1961 a 1965 / 1973 a 1976

Domingos Mocelin Neto – 1966 a 1969

Carlos Milani – 1970 a 1972

João Carlos Creplive – 1977 a 1982 / 1989 a 1992 / 1997 a 2000

Edison Wilmar Repinoski – 1983 a 1988 / 1993 a 1996

Roberto Adamoski – 2001 a 2004 / 2005 a 2008

Loreno Bernardo Tolardo – 2009 a 2012 / 2013 a 2016

Angelo Andreatta (Lara) – 2017 a 2020

Da redação

 

 

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Paraná tem maior crescimento econômico do Brasil no 1º quadrimestre, diz Banco Central

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A atividade econômica do Paraná cresceu 7,5% de janeiro a abril de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024, um desempenho mais de duas vezes acima do que o resultado nacional no período, que foi de 3,5%. Os dados fazem parte do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), levantados pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social).

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança do ranking é o estado vizinho de Santa Catarina, com um crescimento de 7,1% no IBC-Br. Goiás, com alta de 6,9%, Pará (5,5%) e Bahia (5,1%) completam a lista das unidades federativas com altas acima da média nacional.

O notável crescimento da economia paranaense pode ser atribuído a um desempenho positivo em todos os segmentos econômicos analisados pelo Banco Central – agropecuária, indústria e serviços. E ele acontece logo após a divulgação do PIB do 1º trimestre, com crescimento acima da média nacional.

De acordo com as estimativas mais recentes do IBGE, a produção de cereais, oleaginosas e leguminosas deverá ter um aumento de 20% no Estado neste ano, saltando de 37,5 milhões de toneladas em 2024 para 45,2 milhões de toneladas na safra de 2025. Um dos exemplos é o milho, que apesar de condições climáticas adversas deverá ter a maior safra da história segundo projeções da Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento.

Outro resultado positivo do Estado veio da indústria, cuja produção avançou 5,3% no 1º quadrimestre de 2025, quase quatro vezes mais do que os 1,4% do setor em nível nacional. Os principais destaques foram a fabricação de produtos químicos, o refino de petróleo, a produção de máquinas e equipamentos e de veículos automotores, que contabilizaram aumentos de 16,3%, 14,1%, 10,3% e 10,1% no período, respectivamente.

De janeiro a abril deste ano, o volume das vendas do comércio varejista paranaense registrou elevação de 3,3%, ante uma ampliação de apenas 1% do setor em todo o Brasil. O índice refere-se ao comércio varejista ampliado – que inclui os setores de construção civil e automobilístico – o que confirma um cenário de crescimento econômico abrangente no Estado.

De acordo com o presidente do Ipardes, Jorge Callado, os dados mais recentes do Banco Central reafirmam a liderança do Estado no ranking nacional da atividade econômica ao longo deste ano. “O primeiro lugar do Paraná já havia sido observado no 1º trimestre de 2025, repetindo-se, agora, no quadrimestre, o que não deixa dúvida quanto ao êxito das políticas estaduais de estímulo ao desenvolvimento”, afirmou.

Para o secretário estadual do Planejamento, Ulisses Maia, os resultados econômicos derivam do ambiente favorável de negócios do Paraná. Ele cita como exemplo deste movimento os anúncios recentes de novos empreendimentos produtivos de grande porte em diferentes segmentos e regiões.

“São grandes empresas no ramo industrial, como a nova fábrica de pneus da XBRI, em Ponta Grossa, passando por empreendimentos que vão impulsionar ainda mais o turismo paranaense, como é o caso do Centro Pompidou, que será instalado em Foz do Iguaçu”, disse Maia.

Confira o ranking completo do IBC-Br no 1º quadrimestre de 2025:

Paraná: 7,5%

Santa Catarina: 7,1%

Goiás: 6,9%

Pará: 5,5%

Brasil: 3,5%

Minas Gerais: 2,9%

Ceará: 2,6%

São Paulo: 2,6%

Rio de Janeiro: 1,2%

Amapá: 1,2%

Espírito Santo: 0,6%

Pernambuco: -1,1%

Rio Grande do Sul: -1,4%

(Foto: Jonathan Campos/AEN)

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Deputadas da Bancada Feminina articulam 3ª caminhada de combate ao feminicídio

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As deputadas da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Paraná estiveram reunidas na tarde desta terça-feira (24) para discutir a realização da terceira Caminhada do Meio-Dia, marcada para o próximo dia 22 de julho. As parlamentares receberam Leandre Dal Ponte, secretária Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), que as convidou para participarem da manifestação e incentivarem a mobilização nos municípios.

“Estamos sempre atentas, trabalhando para combater a violência que maltrata, que tortura e que mata. Agora mais uma vez mobilizadas, para chamarmos a atenção de toda comunidade contra essa violência de gênero, que tira nossas mulheres do convívio profissional, familiar e que interrompe sonhos. Vamos juntas e juntos lutar pelas mulheres garantindo o direito a vida”, disse a deputada Marli Paulino.

A caminhada é realizada no Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, criado por meio da Lei 19.873/2019, de autoria da deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB). A data foi escolhida em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, em Guarapuava. Ela foi morta pelo marido em 2018, ao ser jogada da sacada do apartamento no qual o casal morava. “Apesar dos números de violência doméstica terem aumentado, fruto da mobilização para as mulheres entenderem a violência e a denunciarem, a gente também percebeu crescimento no número de feminicídios”, alertou a titular da pasta.

Mobilização que fomenta à reflexão sobre a violência contra as mulheres, a Caminhada do Meio-Dia “é importante para que a mensagem chegue naquela mulher que ainda vive em situação de quase cárcere privado. Que alcance também o agressor a mensagem de que a sociedade não está mais tolerando esse tipo de coisa. E que a violência não será mais ignorada e invisibilizada. Precisamos chegar naqueles que ainda acham que a mulher é objeto de posse”, frisou Leandre.

Segundo a pasta, o ato simbólico tem ganhado cada vez mais adesão no decorrer dos anos. Na primeira edição, em 2023, 72 municípios promoveram a mobilização. O número passou para cerca de 120 no ano seguinte. O objetivo é superar os 150 municípios participantes neste ano, ressaltou. Até esta terça-feira (24), mais de 70 cidades se comprometeram com a organização do evento. Em Curitiba, a Caminhada do Meio-Dia partirá da praça Santos Andrade e seguirá até a praça General Osório, percorrendo a Rua XV de Novembro.

As presentes discutiram formas de promover o ato, engajando grupos religiosos, órgãos públicos, imprensa e outros atores sociais. A Caminhada do Meio-Dia já ganhou apoio de instituições como o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraná (OAB-PR). (Foto: da Assessoria)

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Duplicação do Contorno Norte de Curitiba marca início do maior pacote de concessões do País

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A duplicação do Contorno Norte de Curitiba, na PR-418, começou oficialmente nesta quarta-feira (18), marcando também a primeira grande obra do novo programa de concessões rodoviárias do Paraná. Com quase 17 quilômetros de extensão, o trecho entre os quilômetros 5 e 21 será duplicado até o fim de 2027 e contará com sete novos viadutos, ampliando a segurança viária e a fluidez do trânsito em um dos principais corredores logísticos da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Apenas no Contorno Norte, serão investidos R$ 170 milhões nos próximos três anos. Ele integra o Lote 1, que contempla R$ 13,1 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos em 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais, incluindo trechos da BR-277, entre Curitiba e Guarapuava, e da PR-423, entre Araucária e Campo Largo, além dos contornos Sul e Norte da Capital. As intervenções incluem duplicações, implantação de vias marginais, passarelas, ciclovias, pontos de ônibus e sistemas inteligentes de monitoramento de tráfego.

O início das obras foi marcado por um ato com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, além de diversos outros representantes do Governo do Estado e governo federal que participaram das negociações sobre a modelagem da concessão.

Segundo Ratinho Junior, a duplicação do Contorno Norte de Curitiba, que também significa o início das obras todo o novo pacote de concessões rodoviárias do Paraná, é um marco para a infraestrutura do Estado, cujo modelo de contratação está servindo de referência para o Brasil. “A população do Paraná acompanhou com transparência todo esse processo e acreditou no modelo moderno e inovador que o Governo do Estado propôs, com muitas obras e tarifas justas, e que hoje é adotado pelo governo federal em outras concessões”, afirmou o governador.

“Com o início das obras no Contorno Norte, as pessoas passam a ver esse projeto se materializar, com essa importante duplicação, além de novos viadutos, trincheiras, melhorias da segurança que integram o maior projeto rodoviário da América Latina, com um volume de investimentos sem precedentes e impacto direto na vida das pessoas e na economia paranaense”, acrescentou Ratinho Junior.

O governador lembrou ainda que os investimentos em infraestrutura acompanham o crescimento da economia paranaense, cujo PIB cresceu 63% nos últimos seis anos – de R$ 440 bilhões em 2018 para quase R$ 719 bilhões em 2024. “Com rodovias mais modernas e seguras, o Paraná ganha eficiência logística, o que reduz custos para a indústria, melhora a competitividade dos nossos produtos e beneficia o consumidor. Além disso, uma infraestrutura de qualidade atrai novos investimentos e fortalece a nossa economia”, concluiu.

Em seu discurso, o ministro dos Transportes disse que o Paraná está no centro do maior ciclo de concessões rodoviárias da história do Brasil. “Só no Estado, estão previstos R$ 120 bilhões em investimentos, sendo que R$ 60 bilhões já foram contratados. Esse projeto do Contorno Norte de Curitiba, que hoje inicia suas obras, simboliza essa nova fase”, declarou Renan Filho.

O representante da União também destacou que o modelo defendido pelo Governo do Paraná – e que foi mantido pelo governo federal mesmo com a mudança na presidência – garante preços mais justos aos paranaenses. “Além de termos tarifas 45% menores do que no modelo anterior, as obras começaram imediatamente, com duplicações, vias marginais e um conjunto completo de melhorias. O Paraná já é uma potência na agricultura, na indústria, no turismo e nos serviços, e agora vai poder ainda mais com rodovias modernas e eficientes”, acrescentou o ministro.

IMPACTO REGIONAL – O Contorno Norte é uma via estratégica para a mobilidade urbana e logística da Grande Curitiba. Ele conecta rodovias estaduais e federais importantes, facilita o tráfego de veículos pesados fora do eixo central da capital e reduz o tempo de deslocamento entre bairros e municípios vizinhos. A duplicação e os novos viadutos vão beneficiar diretamente milhares de usuários diários, além de contribuir para o escoamento da produção industrial e agrícola da região.

Para o prefeito de Curitiba, o aspecto econômico é importante, sobretudo por fortalecer a integração dos municípios que formam a Região Metropolitana de Curitiba. Ele enfatizou, no entanto, que o principal benefício do projeto é a proteção à vida dos cerca de 20 mil motoristas que trafegam diariamente pelo Contorno Norte.

“A duplicação do Contorno Norte também representa um avanço estratégico para a mobilidade entre Curitiba e os municípios vizinhos, com impacto direto no desenvolvimento urbano e na atração de novos empreendimentos para a região, mas o mais importante é que essa obra vai salvar vidas, trazendo mais segurança e conforto a quem utiliza esse importante eixo todos os dias”, afirmou Eduardo Pimentel.

SERVIÇOS – A concessionária responsável pelo Lote 1 é a Via Araucária, que já opera desde fevereiro com a prestação de serviços de atendimento 24 horas, além da realização de obras de recuperação de toda a malha viária, incluindo reparos nos asfalto e melhorias na sinalização dos trechos.

O trabalho inclui como serviços socorro mecânico e médico, guinchos, inspeção de tráfego e atendimento ao usuário em tempo integral. De acordo com o CEO da Via Araucária, Sérgio Santillán, a concessionária está comprometida em comunicar com a população com antecedência sobre todas interdições e desvios, além de ampla sinalização local. Ele esclareceu que as obras iniciadas agora integram um pacote de cinco frentes de trabalho a serem iniciadas ao longo dos próximos dois meses.

“A duplicação do Contorno Norte é a primeira de cinco grandes obras que totalizam cerca de 70 quilômetros de duplicações a serem concluídas até 2027. Estamos trabalhando com planejamento técnico e também com foco na comunicação com os usuários, para garantir que as intervenções tragam o menor impacto possível no trânsito durante as obras”, comentou Santillán. Mais informações sobre o Lote 1 e o andamento das obras estão disponíveis no site da Via Araucária.

OUTROS LOTES  Com 604 quilômetros de rodovias entre Curitiba, Litoral e Campos Gerais, o Lote 2 foi arrematado pelo consórcio EPR Litoral Pioneiro, que já atua no trecho. A concessão prevê R$ 10,8 bilhões de investimentos em obras, incluindo 350 quilômetros de duplicações, que devem começar ainda em 2025.

Em maio, a CCR PRVias iniciou a operação nas rodovias que integram o Lote 3, onde deverá investir R$ 16 bilhões em serviços, obras de ampliação, modernização e tecnologia. O Lote 3 prevê 132 quilômetros de duplicações e a construção de contornos em Apucarana, Califórnia e Ponta Grossa. Também será concluída a duplicação da Rodovia do Café (BR-376) entre Mauá da Serra e Ponta Grossa.

No mesmo mês, a EPR Iguaçu assumiu os 662 quilômetros de rodovias do Lote 6, onde está prestando serviços de atendimento médico, socorro mecânico e inspeção de tráfego em uma área que atravessa 31 municípios das regiões Oeste e Sudoeste. Ao longo dos 30 anos de concessão, estão previstos R$ 13 bilhões de investimentos em obras de infraestrutura, o que contempla mais de 462 km de duplicações, 34 km de faixas adicionais e 87 km de vias marginais.

No fim do mês passado, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou os editais dos Lotes 4 e 5, que abrangem rodovias nas regiões Vale do Ivaí, Norte, Noroeste, Oeste e Centro-Oeste do Paraná, com investimentos previstos de R$ 29,8 bilhões entre obras de ampliação e manutenção ao longo de 30 anos de contrato.

De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o Paraná vive um novo momento com o início do maior pacote de obras rodoviárias da América Latina. “O início da duplicação do Contorno Norte marca não apenas uma obra importante para a Região Metropolitana, mas o começo do maior pacote de obras rodoviárias da história do Paraná. Estamos cumprindo o compromisso assumido com a população de oferecer um modelo transparente, com tarifas justas e muitas entregas”, pontuou.

PRESENÇAS – Também acompanharam o anúncio os secretários estaduais das Cidades, Guto Silva; Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca; Administração e Previdência, Luizão Goulart; os presidentes do Detran-PR, Santin Roveda; DER-PR, Fernando Furiatti; IAT, Everton Souza; e da Amep, Gilson Santos; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o secretário nacional dos Transportes, Marcello da Costa Vieira; o diretor-geral da ANTT, Guilherme Sampaio; o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão; o deputado federal Toninho Wandscheer; os deputados estaduais Gilberto Ribeiro, Ney Leprevost, Fábio Oliveira, Anibelli Neto e Alisson Wandscheer. (Fonte: AEN)

(Fotos Valdir Lentcsh/Face da Notícia)

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