Notícias

Adapar alerta sobre recebimento de sementes não encomendadas

Publicado

em

Pacotes de sementes como “brindes” de produtos comprados pela internet, ou até sem a solicitação de qualquer encomenda, podem trazer pragas, doenças e plantas daninhas que não existem no País, capazes de causar graves prejuízos à agricultura e ao meio ambiente.

O alerta é da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) após relatos em alguns estados brasileiros, inclusive no Paraná.

A instituição de defesa agropecuária orienta que o material não seja aberto, descartado e, muito menos, utilizado. Quem receber os pacotes deve procurar uma unidade da Adapar mais próxima, ou do Ministério da Agricultura.

Também pode entrar em contato com a Adapar pelo telefone (41) 3313-4000 ou pelo Fale Conosco, disponível em www.adapar.pr.gov.br.

Endereços e telefones das unidades podem ser consultados utilizando-se este link: http://www.adapar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=375.

Até quinta-feira (17), os fiscais da Adapar recolheram três pacotes de sementes, que serão encaminhados ao Ministério. Dois vieram da região de Curitiba, e um da região de Paranavaí.

Nos três casos, as pessoas relataram que a origem do pacote é chinesa, e não se sabe a razão do envio. Uma delas, segundo a Adapar, havia realizado uma compra pela internet no ano passado, e agora recebeu apenas as sementes, da mesma origem.

O coordenador do Programa de Certificação, Rastreabilidade e Epidemiologia Vegetal da Adapar, Juliano Farinacio Galhardo, reforça o alerta para que as sementes não sejam plantadas, mesmo que pareçam estar sadias. “Muitas das pragas e doenças que elas podem conter são invisíveis a olho nu, e somente podem ser detectadas por meio de análises laboratoriais”, afirmou. “Por isso, a importância de serem entregues à Adapar ou ao Ministério, para providenciar as análises e o descarte adequado, a fim de evitar a introdução de novas pragas no Estado”.

Os exames laboratoriais para identificar as espécies e eventuais patógenos presentes no material serão feitos pelo Ministério da Agricultura.

ORIENTAÇÃO – De acordo com Renato Rezende Young Blood, gerente de Sanidade Vegetal da Adapar, a introdução de novas pragas em áreas onde elas não ocorrem acarreta aumento nos custos de produção, maior contaminação ambiental, devido a eventual necessidade de controle com agrotóxicos, e pode trazer ainda restrições ao comércio dos produtos vegetais. “Isso gera impacto direto nas cadeias de produção vegetal e, consequentemente, na economia do Estado”, afirmou.

(Por AEN)

Foto:Adapar

Notícias

Pinhais Beer Pork acontece neste fim de semana

Publicado

em

Neste fim de semana, dias 9 e 10 de novembro, vai acontecer a 1ª edição do Pinhais Beer Pork. Organizado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semde), via Divisão de Turismo, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais (Acipi), o evento será realizado no Espaço Boulevard, do Parque das Águas, a partir das 10h.

O Pinhais Beer Pork vai receber os amantes de uma boa música, de gastronomia de qualidade (com ênfase em iguarias feitas com carne de porco, como o próprio nome do evento já sugere), de uma boa cerveja artesanal (proporcionada pelas oito cervejarias da Rota da Cerveja Artesanal), exposição de carros e motos, além de um espaço kids (com oficinas e camarim de pintura).

Serviço

Evento: Pinhais Beer Pork – Gratuito

Datas: 9 e 10 de novembro, a partir das 10h

Local: Espaço Boulevard, no Parque das Águas – Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel, esquina com a Estrada Ecológica.

(Foto: SCSPM)

Continuar Lendo

Notícias

17º Festival de Teatro de Pinhais já conhece seus premiados

Publicado

em

O Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann foi palco da entrega  da premiação do 17º Festival de Teatro de Pinhais, o evento foi realizado na sexta-feira (25) .  Já o Festival de Teatro aconteceu entre os dias 11 e 23 de outubro, a realização é da Prefeitura de Pinhais, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel).

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima, enaltece os artistas que participaram do Festival: “Espero que para vocês, artistas, tenham sido duas semanas incríveis como foi para a gente. Muito obrigado pela participação. Sem vocês nós não conseguiríamos fazer esse evento aqui na nossa cidade”.

“Como professora, eu acredito que a cultura é uma das estratégias mais poderosas para tornar a cidade um lugar melhor. Nossa cidade passa a ter uma identidade forte de que é Pinhais a partir de um trabalho forte de Cultura, então este 17º Festival de Teatro, sem dúvida nenhuma, fortaleceu ainda mais o nome de Pinhais, pois só aqui  nós temos um festival com essa qualidade, com este envolvimento, com este engajamento”, considera a prefeita Rosa Maria.

O 17º Festival de Teatro de Pinhais reafirmou seu compromisso com a inclusão, cidadania e construção de políticas públicas voltadas à cultura, trazendo uma programação diversificada que envolveu espetáculos gratuitos e debates críticos sobre a sociedade contemporânea. Dos dias 11 a 23 de outubro, o público pôde apreciar os espetáculos nos palcos do Cenforpe, do Centro Cultural e do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU).

Com 78 inscrições vindas de três estados — Paraná, Santa Catarina e Alagoas — o festival consolida sua relevância no cenário nacional, proporcionando um espaço de troca e inovação no teatro brasileiro. Este ano, a curadoria destacou a variedade de propostas que, além de expressaram as vivências locais, trouxeram importantes discussões sobre inclusão, política e a busca por uma cidadania ativa por meio da arte.

Os 29 espetáculos selecionados contemplaram temas que vão desde a inclusão de diferentes gêneros e olhares sociais até o papel do teatro como ferramenta de transformação. Com isso, o festival se posiciona como um ponto de encontro entre artistas, espectadores e a comunidade, gerando diálogos e fortalecendo o vínculo entre a arte e a vida social.

Além de contar com grupos profissionais que já seguem uma trajetória de amadurecimento artístico, o festival também promove a participação de estudantes de escolas e universidades, incentivando novos talentos e mantendo um caráter jovem e dinâmico.

As apresentações, que reuniram aproximadamente 2250 pessoas, foram de monólogos a espetáculos de stand-up comedy e vídeo-peças, estão disponíveis para o público em revista digital, uma novidade que se mostrou eficaz desde a pandemia e continua como uma opção de democratização do acesso à arte.

Conheça os vencedores desta edição:

Categoria Estudantil

Premiação de Caracterização: Alice (Grupo de Teatro Marista Paranaense)

Premiação de Tecnia: Só Sei Que Foi Assim (Companhia de Teatro Podium)

Premiação de Dramaturgia: Balancei a Cabeça Meus Pensamentos Caíram (Fátima Teatro)

Premiação de Direção: O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá (Projeto Arteiros)

Premiação de Intérprete: Gato Malhado – O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá (Projeto Arteiros)

Premiação de Espetáculo: Só Sei Que Foi Assim (Companhia de Teatro Podium)

Categoria Amadora 

Premiação de Caracterização: 3d (Companhia de Teatro Eskéte)

Premiação de Tecnia: Prometeu (Modulado de Pesquisa Teatral)

Premiação de Dramaturgia: Cara ou Coroa? (Alldeias)

Premiação de Direção: Prometeu (Modulado de Pesquisa Teatral)

Premiação de Intérprete: Victor – A Calçada (Penumbra)

Premiação de Espetáculo: Frágil (Companhia de Teatro Eskéte)

Categoria Técnico/universitária

Premiação de Caracterização: Raízes de Aiyê (Raízes de Aiyê)

Premiação de Tecnia: A Máquina (Modulado de Pesquisa Teatral)

Premiação de Dramaturgia: Entrega Tudo (Quadrilha de Piaba)

Premiação de Direção: A Máquina (Modulado de Pesquisa Teatral)

Premiação de Intérprete: Entrega Tudo (Quadrilha de Piaba)

Premiação de Espetáculo: A Máquina (Modulado de Pesquisa Teatral)

Categoria Profissional

Premiação de Caracterização: Alumia (Alameda Teatral Ltda)

Premiação de Tecnia: Chiado (Claraboia Companhia de Teatro)

Premiação de Dramaturgia: Se a Memória Não Me Falha (Cia de Teatro Autoral)

Premiação de Direção: Alumia (Alameda Teatral Ltda)

Premiação de Intérprete: Siriema – Improvisões (Cia Risas)

Premiação de Espetáculo: Se a Memória Não Me Falha (Cia de Teatro Autoral) (Fonte: SCPMP)

Continuar Lendo

Notícias

Vem aí o Pinhais Beer Pork

Publicado

em

Tem evento novo na área! O segundo fim de semana do mês de novembro vai ser movimentado em Pinhais. Nos dias 9 e 10 vai acontecer a 1ª edição do Pinhais Beer Pork. Organizado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semde), via Divisão de Turismo, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais (Acipi), o evento será realizado no Espaço Boulevard, do Parque das Águas, a partir das 10h.

O Pinhais Beer Pork vai receber os amantes de uma boa música, de gastronomia de qualidade (com ênfase em iguarias feitas com carne de porco, como o próprio nome do evento já sugere), de uma boa cerveja artesanal (proporcionada pelas cervejarias da Rota da Cerveja Artesanal), exposição de carros e motos, além de um espaço kids (com oficinas e camarim de pintura).

Confira a programação:

Sábado (9)

10h-12h: Dj Darlanzzinho

12h30-14h30: Railroad Band

15h-17h: Dr. Smith

17h30-19h30: Super Saiyajeans – Mamonas Assasinas Cover

20h-22h: Audiostrada (U2, Bon Jovi, Guns e Rock Nacional)

Domingo (10)

10h-12h: Grupo na Boca do Mato (Samba)

12h30-14h30: Brazuca Trio

15h-16h30: Banda Kayenna (Reggae)

17h-18h30: Pinhalize (Reggae)

19h-21h: Boogie Night Rider (Flash Back)

Cervejarias Participantes (Rota da Cerveja Artesanal):

Coice da Mula

Oner

Sant Pauli

Lobos

Ovelha

Rubira

Way Beer

Yellow Bird

Serviço

Evento: Pinhais Beer Pork – Gratuito

Datas: 9 e 10 de novembro, a partir das 10h

Local: Espaço Boulevard, no Parque das Águas – Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel, esquina com a Estrada Ecológica. (Fonte: SCPMP)

Continuar Lendo

Tendência