Turismo e Lazer

Inscrições para concurso de desenho terminam dia 30

Publicado

em

Continuam abertas as inscrições para o 2º Concurso Paranaense de Desenho destinado a crianças e adolescentes de 8 a 17 anos de escolas públicas de todo o Estado. A temática é “Lugares do Paraná” e tem como objetivo incentivar os estudantes a refletirem sobre a história e a geografia paranaense e expressá-las por meio da arte.

O concurso foi organizado pelo Centro Juvenil de Artes Plásticas da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, instituição estadual de ensino de artes visuais voltada a crianças e adolescentes, e se divide em duas categorias: crianças de 8 a 12 anos e adolescentes de 13 a 17 anos.

“Queremos fazer as crianças e adolescentes refletirem e viajarem neste momento que, por causa da pandemia do Covid-19, não é possível conhecer nossos pontos turísticos fisicamente. E também incentivar as crianças através da arte”, explica o diretor do Centro e idealizador do concurso, Luiz Gustavo Vardanega Vidal Pinto.

Kathellen Juliane Gonçalves da Silva, de 11 anos e estudante da Escola Estadual Ângelo Trevisan, em Curitiba, ficou em terceiro lugar na primeira edição do concurso com um desenho do portal da cidade histórica da Lapa ao lado de uma gralha azul e de uma araucária. “É muito legal porque incentiva a imaginação”, disse.

Já Miguel Taborda Ribas, de 8 anos, estudante de Curitiba e que ficou em primeiro lugar em sua categoria, incentiva outros estudantes a também participarem. O desenho dele foi sobre a folclórica dança das fitas. “Foi muito bacana e fiquei feliz em ser o vencedor’, afirmou.

EXPOSIÇÃO – Os desenhos devem ser criados de próprio punho em técnica livre, como grafite, lápis de cor, lápis aquarelado, aquarela, giz de cera, giz pastel, canetas hidrográficas, entre outras. E é importante que sejam produzidos sem suporte digital ou ajuda de terceiros. A obra também deve ser inédita e original.

Os 40 melhores desenhos irão compor uma exposição coletiva a ser realizada entre novembro e dezembro, virtualmente ou em local a ser definido, conforme os desdobramentos da pandemia do coronavírus.

Os três melhores de cada categoria receberão uma premiação especial: 1 aparelho de videogame para os primeiros colocados de cada categoria; e kits de material artístico para os segundos e terceiros colocados.

INSCRIÇÕES – As inscrições são gratuitas e devem ser enviadas até 30 de setembro por um responsável pelo estudante (familiar) ou por meio da escola em que está matriculado. A obra, que deve atender às exigências do regulamento, precisa ser digitalizada e enviada junto com a ficha de inscrição devidamente preenchida para o e-mail educativocjap@gmail.com.

SERVIÇO:

2º Concurso Paranaense de Desenho

Inscrições até 30 de setembro.

www.cjap.seec.pr.gov.br

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo e Lazer

Unidades de Conservação terão reforço de fiscalização

Publicado

em

Começa nesta sexta-feira a Operação Serra do Mar nos parques estaduais Pico Marumbi, Serra da Baitaca e Pico Paraná, abrangendo a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral do Estado. A fiscalização acontece até terça-feira (8).

O objetivo é garantir, durante o feriado prolongado da Independência e da Padroeira de Curitiba, o bom funcionamento das unidades, levando em conta a situação da pandemia do novo coronavírus e a Portaria 223/20 do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

No dia 15 de agosto, por meio de uma portaria, o IAT liberou a reabertura dos Parques Estaduais que estavam fechados devido à Covid-19, mas com a exigência de condutas aos visitantes e restrições nos espaços.

A Operação Serra do Mar é uma ação conjunta entre IAT, Guardas Municipais e Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde. Também participam a Federação Paranaense de Montanhismo (Fepam) e o grupo de montanhistas voluntários Corpo de Socorro em Montanha (Cosmo).

De acordo com o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, coronel Adilson Luiz Correia dos Santos, a recomendação é que os visitantes passem pelas entradas oficiais para receber uma senha de acesso e que mantenham distância de dois metros de outras pessoas.

“Ao se credenciarem, as pessoas recebem uma senha e comprovam que realmente passaram pelos postos de controle. Durante a vistoria, os que não possuírem senha serão convidados a se retirar da área do parque para respeitar o limite previsto em portaria”, disse.

Também é recomendado o uso de roupas confortáveis, lanternas e celulares durante a caminhada nas trilhas, especialmente à noite.

SERRA DO MAR  A Serra do Mar paranaense é uma área de relevante valor ecológico, histórico e cultural, tombada em 1.986 como Patrimônio Natural da Humanidade.

Localizada entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral do Estado, a região abriga os Parques Estaduais do Pico Marumbi, Serra da Baitaca, Pico Paraná, Graciosa e Roberto Ribas Lange, além dos caminhos históricos como o Itupava e o da Graciosa.

A região é bastante frequentada o ano todo por turistas, pesquisadores, montanhistas e praticantes de diversos esportes e atividades, especialmente no verão.

No último fim de semana, os três parques registraram um movimento grande de pessoas sem máscara nas trilhas e veículos nos estacionamentos, cujos acessos podem ter ocorrido por meio de propriedades particulares da região.

Para evitar que o mesmo ocorra neste feriado, o IAT irá distribuir senhas aos visitantes. “É necessário chegar aos parques pelo acesso oficial e não pelos acessos secundários. Isso é necessário neste momento que exige cuidados devido à pandemia”, disse o chefe do Escritório Regional do IAT em Curitiba, Luiz Fornazzari.

“O objetivo é garantir que não haja congestionamento nas trilhas, respeitando as regras de capacidade de carga, para a segurança dos próprios visitantes”, completou. As senhas serão distribuídas nos acessos oficiais e as mesmas poderão ser exigidas dentro das unidades.

RESTRIÇÕES – Os Parques Estaduais de todo o Estado estão autorizados a receber turistas, mas com controle do número de visitantes. Antes de entrar, é feito um cadastro com a medição de temperatura. Também será obrigatório o uso de máscara e haverá álcool em gel na entrada, além de outras medidas de prevenção à Covid-19.

A capacidade de público será limitada para 50% em cada unidade. O ideal é a pessoa ligar antes para certificar-se da capacidade ou até mesmo agendar presença, quando for o caso, principalmente para visitantes que vêm de longe não perderem a viagem.

Os contatos das unidades podem ser acessados AQUI.

MUNICÍPIO – Caso o município em que a Unidade de Conservação está inserida não autorize seu funcionamento, a decisão local deverá ser respeitada, de acordo com a decisão do Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito da Medida Provisória (MP) 926/2020.

Em todas as Unidades de Conservação é proibida a prática de acampamentos, atividades esportivas coletivas, eventos e fogueiras. “Estamos passando por um momento de seca e muitos incêndios na serra são provocados por focos de fogueiras que não são apagadas adequadamente ou que perdem o seu controle”, disse o diretor do Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto. (AEN)

Continuar Lendo

Turismo e Lazer

Parques e praças reabrem em Quatro Barras a partir de primeiro de setembro

Publicado

em

O Parque do Lago, Itapira e as praças em Quatro Barras irão reabrir a partir de primeiro de Setembro, o anúncio foi feito pelo prefeito Angelo Andreatta – Lara, em rede social neste domingo (30). “Estaremos reabrindo nossos parques e praças oficialmente neste dia primeiro de setembro. É importante entendermos que devemos manter os cuidados com uso de máscaras e álcool gel e evitando aglomerações. Todo cuidado é pouco”, disse Lara.

Parques e praças estão fechados a algum tempo devido a pandemia do novo coronavírus.

Por Jane Rita Lentcsh

Família de Alisson Luiz Moreira dos Santos, homenageada na inauguração do Parque Itapira

Continuar Lendo

Turismo e Lazer

MON entre as melhores atrações do mundo

Publicado

em

O Museu Oscar Niemeyer (MON) conquistou o Prêmio Travellers’ Choice de 2020 ao figurar no seleto grupo das 10% Melhores Atrações do Mundo. A classificação tem como base avaliações do público feitas em 2019.

Com base em um ano inteiro de avaliações da plataforma de viagens TripAdvisor, antes de qualquer mudança causada pela pandemia da Covid-19, os vencedores dos são conhecidos por receberem, consistentemente, ótimos comentários de seus viajantes.

O Tripadvisor é a maior plataforma de viagens do mundo, com interação mensal de 463 milhões de pessoas. Nela, há mais de 860 milhões de avaliações e opiniões sobre 8,7 milhões de estabelecimentos e atrações em todo o planeta.

“É uma satisfação enorme ver reconhecido o trabalho conjunto da equipe do MON e de todos que de alguma forma contribuem para que o museu seja o que é”, diz a diretora-presidente da instituição, Juliana Vosnika. “Sem dúvida, é um estímulo para que possamos proporcionar experiências cada vez melhores aos nossos visitantes”, comenta.

A diretora comercial da TripAdvisor, Kanika Soni, afirma que os vencedores do Travellers’ Choice Awards 2020 devem se orgulhar desse reconhecimento. “Embora tenha sido um ano desafiador queremos comemorar as conquistas de nossos parceiros. Os vencedores dos prêmios são apreciados por seu serviço e sua qualidade excepcionais. Não são apenas merecedores, mas também uma grande fonte de inspiração”, diz a diretora.

MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina.

O acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, mantidas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, 17 mil deles de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

DECRETO – O MON está temporariamente fechado para o público, atendendo ao decreto estadual nº 4.230, que determinou o fechamento dos espaços culturais do Governo do Paraná – museus, bibliotecas e teatros – e suspendeu os eventos artísticos e culturais a partir de 17 de março de 2020, como forma de evitar o contágio da Covid-19.

Continuar Lendo

Tendência