perfis de aluminio alupex pinhais

Cidades

Curitiba entra em bandeira vermelha contra covid

Publicado

em

Com o agravamento da pandemia e o aumento da sobrecarga na rede de saúde, Curitiba entra pela segunda vez ao longo desta pandemia na bandeira vermelha, a mais restritiva da escala de controle da covid-19 na cidade.

A medidas da bandeira vermelha passam a valer a partir deste sábado, 29 de maio, e vigoram até 9 de junho.

Além de restrições, a Secretaria Municipal da Saúde fez ajustes na rede de atendimento, a fim de reforçar o combate à pandemia. Até segunda-feira, todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade passam a fazer internamento de casos de covid-19.

As novas medidas foram definidas pelo Comitê de Técnica e Ética Médica e estão contempladas no Decreto Municipal 940, que vigora até o dia 9 de junho.

Circulação menor

As medidas previstas no decreto têm o objetivo de diminuir a circulação de pessoas na cidade e, assim, diminuir a disseminação do vírus entre a população. Curitiba tem hoje cerca de 10 mil pessoal com vírus ativo.

Todas atividades permitidas devem respeitar os protocolos de prevenção à covid, com uso de máscara, distanciamento mínimo de 1,5 metro e uso de álcool em gel.

A circulação de pessoas nas ruas fica restrita entre as 21 e as 5 horas.

Estabelecimentos em que será possível o atendimento presencial deve restringir o acesso a uma pessoa por família, evitando aglomerações. Também devem funcionar com um máximo de 50% de ocupação de sua capacidade.

Atividades comerciais não essenciais e lojas de material de construção podem funcionar apenas com atendimento no sistema de entrega (delivery) e drive thru; shopping centers, galerias e centros comerciais, além das lojas de plantas, na modalidade delivery; restaurantes e lanchonetes de rua, com delivery, drive-thru e retirada em balcão.

Supermercados, mercearias, distribuidoras de bebidas, açougue, feiras livres, podem funcionar com atendimento presencial de segunda à sábado, das 7 às 20 horas. No domingo, apenas com delivery.

A comercialização de alimentos de lojas de shoppings ou galerias podem operar todos os dias da semana, mas apenas por meio de delivery.

O decreto destaca que os estabelecimentos autorizados a funcionar devem adequar o expediente de seus funcionários ao horário de funcionamento e priorizar o trabalho remoto, a fim de reduzir a circulação de pessoas no transporte coletivo.

Os ônibus devem circular com até 50% de sua capacidade de passageiros.

Veja como fica o funcionamento

ATIVIDADES NÃO ESSENCIAIS SUSPENSAS

  • Estabelecimentos destinados ao entretenimento ou a eventos culturais, tais como casas de shows, circos, teatros, cinemas, museus e atividades correlatas;
  • Estabelecimentos destinados a eventos sociais e atividades correlatas, tais como casas de festas, de eventos ou recepções, incluídas aquelas com serviços de buffet, bem como parques infantis e temáticos;
  • Estabelecimentos destinados a mostras comerciais, feiras de varejo, eventos técnicos, congressos, convenções, eventos esportivos com público externo, entre outros eventos de interesse profissional, técnico e/ou científico;
  • Bares, tabacarias, casas noturnas e atividades correlatas;
  • Reuniões com aglomeração de pessoas, incluídos os concursos e processos seletivos, eventos, comemorações, assembleias, confraternizações, encontros familiares ou corporativos, em espaços de uso público, localizados em bens públicos ou privados;
  • Espaços de prática de atividades esportivas individuais e coletivas, localizados em praças e demais bens públicos ou privados, estendida a vedação às academias, clubes sociais e desportivos, condomínios e áreas residenciais;
  • Circulação de pessoas, no período das 21 às 5 horas, em espaços e vias públicas, salvo em razão de atividades ou serviços essenciais e casos de urgência;
  • Consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas.

ATIVIDADES NÃO ESSENCIAIS COM RESTRIÇÕES

  • Atividades comerciais de rua e prestação de serviços não essenciais: das 9 às 19 horas, de segunda a sábado, apenas nas modalidades delivery e drive thru, proibido o funcionamento aos domingos;
  • Galerias, centros comerciais e shopping centers: das 9 às 19 horas, de segunda a sábado, apenas na modalidade delivery, proibido o funcionamento aos domingos.
  • Restaurantes de rua: das 10 às 22 horas, em todos os dias da semana, apenas no atendimento nas modalidades delivery, drive thru e a retirada em balcão (take away), vedado o consumo no local;
  • Lanchonetes de rua:  das 6 às 22 horas, em todos os dias da semana, apenas no atendimento nas modalidades delivery, drive thru e a retirada em balcão (take away), vedado o consumo no local;
  • Panificadoras, padarias e confeitarias de rua: das 6 às 20 horas, de segunda a sábado, aos domingos das 7 às 18 horas, vedado, em todos os dias da semana, o consumo no local;
  • Lojas de conveniência em postos de combustíveis: das 6 às 20 horas, em todos os dias da semana, vedado o consumo no local;
  • Os serviços e atividades elencados neste inciso poderão funcionar das 7 às 20 horas, de segunda a sábado, sendo autorizado aos domingos apenas o atendimento na modalidade delivery até às 20 horas, vedado o consumo no local em todos os dias da semana:

– comércio varejista de hortifrutigranjeiros, quitandas, mercearias, sacolões, distribuidoras de bebidas, peixarias, açougues, feiras livres e comércio ambulante de rua de alimentos e bebidas;
– mercados, supermercados e hipermercados;
– comércio de produtos e alimentos para animais;

  • Lojas de material de construção: das 9 às 19 horas, em todos os dias da semana, apenas nos atendimentos nas modalidades delivery e drive thru;
  • Atividades de comercialização de flores e plantas: das 9 às 19 horas, em todos os dias da semana, apenas no atendimento na modalidade delivery;
  • Hotéis, resorts, pousadas e hostels: em todos os dias da semana;
  • Serviços de call center e telemarketing: a partir das 9 horas, e com até 50% (cinquenta por cento) da sua capacidade de operação.

Os locais devem funcionar com 50% da capacidade total.

Os serviços de comercialização de alimentos, localizados em shopping centers, galerias e centros comerciais estão autorizados a operar em todos os dias da semana, das 10 às 22 horas, por meio de entrega de produtos em domicílio (delivery), ficando vedada a retirada expressa sem desembarque (drive thru) e a retirada em balcão (take away).

Nos supermercados e hipermercados é permitida apenas a comercialização de produtos essenciais (alimentos, bebidas, higiene e limpeza para humanos e animais; material de construção; embalagens; lâmpadas; velas; baterias e pilhas), devendo os demais setores serem isolados.

O funcionamento dos parques e praças fica condicionado ao cumprimento de protocolo específico, conforme determinado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Nos parques e praças, fica permitida a prática de atividades individuais ao ar livre, com uso de máscara, que não envolva contato físico entre as pessoas, observado o distanciamento social.

O funcionamento das feiras livres de alimentos e bebidas fica condicionado ao cumprimento de protocolo específico, conforme determinado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – SMSAN, proibida a abertura aos domingos.

O funcionamento do comércio ambulante de rua de alimentos e bebidas fica condicionado ao cumprimento de protocolo específico, conforme determinado pela Secretaria Municipal do Urbanismo – SMU, proibida a abertura aos domingos.

ATIVIDADES ESSENCIAIS
(com funcionamento autorizado)

I – assistência à saúde, incluídos os serviços médicos, odontológicos, fisioterápicos, psicológicos, fonoaudiológicos, laboratoriais, farmacêuticos e hospitalares;

II – assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade;

III – atividades de segurança pública e privada, incluídas a vigilância, a guarda e a custódia de presos;

IV – atividades de defesa nacional e de defesa civil;

V – trânsito e transporte coletivo, inclusive serviços de taxi e transporte remunerado privado individual de passageiros;

VI – telecomunicações e internet;

VII – serviços relacionados à tecnologia da informação e processamento de dados (data center), para suporte de outras atividades essenciais previstas neste decreto;

VIII – geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, incluídos o fornecimento de suprimentos para o funcionamento e a manutenção das centrais geradoras e dos sistemas de transmissão e distribuição de energia, bem como as respectivas obras de engenharia;

IX – produção e distribuição de produtos de higiene, limpeza, embalagens, alimentos e materiais de construção, incluídos os centros de abastecimento de alimentos;

X – serviços funerários;

XI – guarda, uso e controle de substâncias, materiais e equipamentos com elementos tóxicos, inflamáveis, radioativos ou de alto risco, definidos pelo ordenamento jurídico brasileiro, em atendimento aos requisitos de segurança sanitária, metrologia, controle ambiental e prevenção contra incêndios;

XII – vigilância e certificações sanitárias e fitossanitárias;

XIII – prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais e de doença dos animais;

XIV – inspeção de alimentos, produtos e derivados de origem animal e vegetal;

XV – vigilância agropecuária;

XVI – controle de tráfego aéreo e terrestre;

XVII – serviços de pagamento, de crédito e de saque e aportes prestados pelas instituições supervisionadas pelo Banco Central do Brasil;

XVIII – serviços postais;

XIX – serviços de transporte, armazenamento, entrega e logística de cargas de produtos em geral;

XX – fiscalização tributária e aduaneira;

XXI – distribuição e transporte de numerário à população e manutenção da infraestrutura tecnológica do Sistema Financeiro Nacional e do Sistema de Pagamentos Brasileiro;

XXII – fiscalização ambiental;

XXIII – produção de petróleo, produção, distribuição e comercialização de combustíveis, biocombustíveis, gás liquefeito de petróleo e demais derivados de petróleo, vedado o funcionamento de lojas de conveniências em postos de combustíveis;

XXIV – monitoramento de construções e barragens que possam acarretar risco à segurança e obras de contenção;

XXV – levantamento e análise de dados geológicos com vistas à garantia da segurança coletiva, notadamente por meio de alerta de riscos naturais e de cheias e inundações;

XXVI – mercado de capitais e seguros;

XXVII – cuidados com animais em cativeiro;

XXVIII – atividades médico-periciais relacionadas com a seguridade social, compreendidas no artigo 194 da Constituição;

XXIX – atividades médico-periciais relacionadas com a caracterização do impedimento físico, mental, intelectual ou sensorial da pessoa com deficiência, por meio da integração de equipes multiprofissionais e interdisciplinares, para fins de reconhecimento de direitos previstos em lei, em especial na Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência;

XXX – outras prestações médico-periciais da carreira de Perito Médico indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade;

XXXI – fiscalização do trabalho;

XXXII – atividades de pesquisa, científicas, laboratoriais ou similares relacionadas com a pandemia de que trata este decreto;

XXXIII – atividades de representação judicial e extrajudicial, assessoria e consultoria jurídicas exercidas por advogados públicos e privados;

XXXIV – atividades de contabilidade, exercidas por contadores e técnicos em contabilidade e de administração de condomínios;

XXXV – unidades lotéricas;

XXXVI – atividades de desenvolvimento de produtos e serviços, incluídas aquelas realizadas por meio de start-ups, para os fins de que trata o artigo 3º da Lei Federal n.º 13.979, de 6 de fevereiro de 2020;

XXXVII – atividades de processamento do benefício do seguro-desemprego e de outros benefícios relacionados, por meio de atendimento presencial ou eletrônico;

XXXLIII – atividade de locação de veículos;

XXXIX – produção, distribuição, comercialização, manutenção, reposição, assistência técnica, monitoramento e inspeção de equipamentos de infraestrutura, instalações, máquinas, incluídas partes e peças, e equipamentos em geral, incluídos elevadores, escadas rolantes, equipamentos de refrigeração e climatização;

XL – atividades de produção, exportação, importação e transporte de insumos e produtos químicos, petroquímicos e plásticos em geral;

XLI – atividades cujo processo produtivo não possa ser interrompido sob pena de dano irreparável das instalações e dos equipamentos, tais como o processo siderúrgico e as cadeias de produção do alumínio, da cerâmica e do vidro;

XLII – atividades de lavra, beneficiamento, produção, comercialização, escoamento e suprimento de bens minerais;

XLIII – atividades de atendimento ao público em agências bancárias, cooperativas de crédito ou estabelecimentos congêneres, referentes aos programas governamentais ou privados destinados a mitigar as consequências econômicas da emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020;

XLIV – produção, transporte e distribuição de gás natural;

XLV – indústrias químicas e petroquímicas de matérias-primas ou produtos de saúde, higiene, alimentos e bebidas;

XLVI – atividades industriais em geral;

XLVII – atividades de construção civil em geral;

XLVIII- captação, tratamento e distribuição de água, e captação e tratamento de esgoto e lixo, incluídas as atividades acessórias, de suporte e disponibilização dos insumos necessários à cadeia produtiva relativa ao exercício e ao funcionamento dos serviços de saneamento, bem como as respetivas obras de engenharia;

XLIX – serviços de zeladoria urbana e limpeza pública;

L – serviços de lavanderias;

LI – serviços de limpeza;

LII – iluminação pública;

LIII – produção, armazenagem, distribuição, comercialização e entrega, realizadas presencialmente ou por meio do comércio eletrônico, de produtos de saúde, farmacêuticos, óticos, e lojas especializadas na venda de artigos médicos, odontológicos, ortopédicos e hospitalares;

LIV – produção, armazenagem, distribuição, comercialização e entrega, realizadas presencialmente ou por meio do comércio eletrônico, de produtos de saúde e farmacêuticos para animais, não incluídos os serviços de banho, tosa e estética;

LV – serviços relacionados à imprensa, por todos os meios de comunicação e divulgação disponíveis, incluídos a radiodifusão de sons e imagens, a internet, os jornais e as revistas, as bancas de jornais e as gráficas;

LVI – assistência veterinária;

LVII – compensação bancária, redes de cartões de crédito e débito, caixas bancários eletrônicos e outros serviços não presenciais de instituições financeiras;

LVIII – fretamento para transporte de funcionários de empresas e indústrias, cuja atividade esteja autorizada ao funcionamento;

LIX – transporte de profissionais da saúde e de coleta de lixo;

LX – serviços agropecuários para manter o abastecimento de insumos e alimentos necessários à manutenção da vida animal;

LXI – serviços de guincho, manutenção e reparação de veículos automotores, comercialização de peças de veículos automotores e bicicletas, incluídas oficinas e borracharias, vedada a comercialização de veículos em geral, ônibus, micro-ônibus, caminhão-trator, trator, caminhonete, camioneta, motocicleta, bicicleta;

LXII – assistência técnica de eletrodomésticos;

LXIII comercialização e assistência técnica de produtos eletrônicos, celulares e smartphones e equipamentos de informática;

LXIV – chaveiros;

LXV – serviços notariais e de registro (cartórios e tabelionatos);

LXVI – sindicatos de empregados e empregadores;

LXVII – repartições públicas em geral;

LXVIII – estacionamentos comerciais.

Também são consideradas essenciais as atividades acessórias, de suporte e a disponibilização dos insumos necessários à cadeia produtiva relativas ao exercício e ao funcionamento dos serviços e das atividades essenciais.

Nos serviços e atividades previstos neste artigo, deve ser observada a capacidade máxima de ocupação que garanta o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as pessoas, em todas as direções, considerando a área total disponível para a circulação e o número de frequentadores e funcionários presentes no local.

(Fonte: CSPMC)

Cidades

Luizão é o deputado federal que mais destinou recursos na história de Piraquara

Publicado

em

Em pouco mais de 2 anos, Luizão já encaminhou o valor total de R$8,7 milhões em emendas parlamentares. Desses, R$ 6,6 milhões foram para a saúde.

Investimentos na área da saúde têm sido desafiadores para os municípios que enfrentam a pandemia e Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, conta com um grande aliado. O deputado federal Luizão Goulart (Republicanos-PR) é o parlamentar que mais destinou recursos na história do município. Apenas para a saúde, Luizão já encaminhou emendas parlamentares no valor de R$ 6,6 milhões. Somando os recursos, em apenas dois anos e meio de mandato, Luizão já encaminhou o valor total de R$8,7 milhões em emendas parlamentares.

Nesse ano, para que o município estruturasse a saúde, Piraquara recebeu indicação por meio de emenda do deputado Luizão no valor de R$ 1,7 milhão. Ainda assim, para enfrentamento à covid-19, outro R$ 1,5 milhão foi destinado a Piraquara por meio do trabalho de emendas parlamentar de Luizão. Antes disso, toda a população foi beneficiada com recursos para a estruturação da UPA 24h e também para fortalecimento das unidades básicas de saúde, com um total de R$3,4 milhões em recursos vindos por meio do deputado Luizão Goulart.

“A saúde é uma área que demanda muita atenção e, como eu conheço Piraquara, sei das dores da população, e por isso consigo trabalhar oferecendo recursos para remédios, médicos, equipamentos”, detalha o deputado Luizão.

Para o prefeito de Piraquara, o professor Josimar, os recursos vindos por meio do deputado federal Luizão foram determinantes para a abertura da UPA 24h.

“Sem dúvidas, esses repasses vindos pelo Luizão foram determinantes para a abertura do nosso Pronto-Atendimento. Isso dá um fôlego para a saúde. Sem contar que a continuidade dos repasses também garante para a população a saúde preventiva, nas unidades de saúde”, comemora o prefeito Josimar.

Diariamente, a UPA 24h de Piraquara realiza uma média de 280 atendimentos, chegando a picos, durante a pandemia, que passam de 300 acolhimentos por dia.

“É onde a população busca um atendimento como uma referência para as pessoas, por isso é tão importante fortalecer a saúde, justamente, nesse momento tão desafiador para todos nós”, defende o deputado Luizão.

BOX

Além da saúde, áreas como agricultura e desenvolvimento regional também receberam recursos do deputado federal Luizão. Confira os valores:

– Saúde

Estruturação da UPA 24 Horas e Unidades Básicas – R$ 3,4 milhões

Combate à Covid-19 – R$1,5 milhões

Recursos para estruturar a saúde – R$1,7 milhões

TOTAL – R$ 6,6 milhões

– Agricultura

Aquisição de equipamentos: Escavadeira, empilhadeira, caminhão com reboque para máquinas – R$1 milhão

– Desenvolvimento Regional

Pavimentação no Bairro Guarituba – R$900 mil

TOTAL: R$8,7 milhões

Legenda: Luizão e o prefeito de Piraquara, professor Josimar. Foto: Divulgação

Continuar Lendo

Cidades

2ª Audiência Pública para a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano será no dia 23

Publicado

em

No dia 23 de junho, a Prefeitura de Pinhais realizará a 2ª Audiência Pública para a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano. O evento tem o objetivo de apresentar o diagnóstico técnico da realidade municipal e também os resultados das discussões dos Fóruns Comunitários, realizados no mês de abril. A audiência terá início às 19h e acontece no auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), localizado no bairro Weissópolis.

A ação também será transmitida ao vivo, pelos canais do YouTube e Facebook da Prefeitura. Quem acompanhar pela internet poderá participar por meio dos comentários dos chats das plataformas. Para garantir a segurança de todos, as vagas presenciais serão limitadas até a capacidade permitida do auditório, de acordo com as restrições impostas pelas medidas de combate à disseminação do coronavírus em vigência. Desse modo, é importante que aqueles que desejem participar presencialmente realizem inscrição prévia pelo site.

“Lembramos que, tendo em vista as medidas de distanciamento social impostas, é solicitado a todos que participarem presencialmente que evitem a aglomeração e utilizem máscaras. A contribuição de todos é fundamental para a revisão do Plano Diretor. O novo plano ditará o rumo da cidade durante 10 anos, e somente a participação ampla da sociedade pode garantir a construção de uma Pinhais mais justa, acessível e democrática. Portanto, convidamos a todos. Participem”, destaca Leonardo Batistella Favretto, do Departamento de Planejamento Urbano, da Secretaria de Urbanismo.

“Este trabalho é parte da terceira etapa para a revisão do plano e foi elaborado pelos consultores da empresa Tese, contratada para a revisão do Plano Diretor, em conjunto com a equipe técnica municipal. O diagnóstico apresenta o levantamento e a análise dos dados do município, disponibilizados pela Prefeitura e outras fontes de informação oficiais, como por exemplo, IBGE, IPARDES e pesquisas científicas. Esses dados serão separados de acordo com os aspectos regionais, ambientais, socioespaciais, socioeconômicos, institucionais e de infraestrutura e serviços públicos do município”, explica Leonardo.

A apresentação do diagnóstico seguirá o que consta no documento “Caracterização e Diagnóstico Técnico”, que está disponível no site https://www.planodiretorpinhais.com.br/ para consulta.

Serviço

Para se inscrever, o interessado deve acessar o site https://www.planodiretorpinhais.com.br/.  A organização salienta que a inscrição não garante a vaga presencial, sendo dada preferência àqueles que anteciparem a chegada ao evento.

A audiência acontece no dia 23 de junho, a partir das 19h, no auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), localizado na Avenida Iraí, 696, no bairro Weissópolis. Também será possível participar pela internet, nos links abaixo:

Continuar Lendo

Cidades

Demolição de passarela mudará trânsito na Linha Verde

Publicado

em

A partir das 7h da próxima quinta-feira (3/6), feriado de Corpus Christi, será iniciada a demolição de uma passarela de concreto sobre a Linha Verde, no Tarumã, em frente à Praça Cova da Iria e ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Para que o serviço seja feito, será necessário implantar bloqueios parciais e desvios no trânsito da via. A previsão é que o trabalho seja concluído até às 18h.

Em virtude do feriado, a tendência é que o tráfego esteja menos intenso no dia da obra. Ainda assim, a Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran) enviará agentes para a Linha Verde, reforçará a sinalização no local e orienta que os motoristas busquem rotas alternativas.

Não haverá desvio do fluxo de veículos no eixo da rodovia, de acodo com a Setran. As rotas para desvio serão feitas nas próprias pistas lentas da Linha Verde.

Nova passarela

Para que fosse possível remover a antiga estrutura, a Secretaria Municipal de Obras Públicas coordenou a construção de uma passarela metálica na mesma região, também ligando a Praça Cova da Iria e o Santuário de Nossa Senhora de Fátima com a Rua Maria Ficinska, cruzando a Linha Verde. Na próxima quinta-feira (3/6), a nova e ampla passarela já terá passagem liberada.

A passarela metálica conta com cobertura e guarda-corpo alto, oferecendo mais conforto e segurança aos pedestres. A inclinação de suas rampas de acesso segue os padrões de acessibilidade e favorecem a travessia de pessoas com limitações físicas.  (Foto: Luiz Costa/SMCS)

Continuar Lendo

Tendência