Notícias
Prefeita Marli comemora o ritmo acelerado de obras em Pinhais
Publicado
em
Por
facedanoticia
O surgimento da pandemia provocou uma situação inédita para as cidades brasileiras, afetando fortemente a questão econômica, e consequentemente, impactando a arrecadação dos municípios. Apesar das dificuldades econômicas enfrentadas no período e a necessidade de priorizar a área da saúde, Pinhais seguiu mantendo os investimentos em obras públicas.
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Semop), trabalha para a concretização de importantes obras, projetos e ações em diferentes áreas, transformando a infraestrutura do município e proporcionando maior qualidade de vida para a população.
Mesmo com um cenário desafiador para as administrações públicas, em Pinhais, os trabalhos continuaram normalmente e resultaram em avanços e realizações importantes. “A pandemia do novo Coronavírus causou problemas sérios para os municípios do país. No entanto, aqui em Pinhais, graças ao nosso planejamento, organização, e ao empenho e dedicação dos servidores, tivemos condições de amenizar as dificuldades. Desde o início demos atenção especial à saúde das pessoas, mas claro, sem esquecer as demais áreas. No setor de obras públicas, mantivemos o ritmo de trabalho pavimentando ruas, construindo calçadas, ciclovias, escolas, unidades de saúde e outras obras em diversos pontos do município para atender cada bairro e pensando nos moradores. A situação provocada pela pandemia foi bastante complexa, mas vendo a quantidade de obras realizadas e aquelas em andamento na cidade, com satisfação digo que superamos os obstáculos e que teremos muito mais para fazer, afinal o trabalho não para em Pinhais”, afirmou a prefeita Marli Paulino.
A lista de obras realizadas de janeiro a julho deste ano é expressiva. Acompanhe a seguir os resultados do trabalho promovido no período:
Vias revitalizadas e pavimentadas
Essa é uma ação que aconteceu em vias de grande relevância para o município. Um trabalho completo que executa a revisão no sistema de drenagem, retirada da atual pavimentação para colocação de uma nova, além de implantação de recuo, estacionamento, iluminação em LED, calçada, paisagismo e nova iluminação. Esse tipo de obra foi promovido na Rua Paranapanema (Weissópolis), na marginal da Rodovia João Leopoldo Jacomel (Pineville), e está em andamento na Rua Manoel Bandeira (Vargem Grande).
Além destas, várias ruas receberam nova pavimentação e melhorias: Altônia (Emiliano Perneta), Austrália (Centro), Austrália (Centro), Bernardo Oziski (Pineville), das Acácias (J. Karla), Das Laranjeiras (J. Karla), Getúlio Vargas (J. Amélia), Jeronimo Batista (Estância Pinhais), Jerônimo Busato Filho (Estância Pinhais), João Mendes Batista (Maria Antonieta), Pau Brasil (J. Karla), Primeiro de Maio (Centro), Selvino Gomes Nogueira (Alto Tarumã) e Vereador Claudinez Reginaldo (Pineville).
Calçadas
Pinhais desenvolveu uma tecnologia própria para construção de calçadas, chamada de calçada ecológica. O material usado é o concreto poroso, que é permeável e não acumula água em dias de chuva. Esse tipo de calçada tem um custo similar às tradicionais e requer pouca manutenção. Com um amplo programa de calçamento, o maior de sua história, o município tem realizado as obras em diversas vias: Adalberto de Andrade (Maria Antonieta), Afonso Pena (J. Amélia), Alto Paraná (Emiliano Perneta), Getúlio Vargas (J. Amélia), Humberto de Alencar Castelo Branco (Jardim Amélia), Rio Solimões (Weissópolis) e Rua Etiópia (Centro).
Nova Unidade de Saúde
O bairro Atuba ganhará uma nova Unidade de Saúde. Com 580 m² de área construída, o espaço contará com cinco consultórios, farmácia, sala de odontologia, escovário, salas para curativo, para aplicação de vacinas, triagem, armazenado e coleta de sangue. A Unidade está localizada entre a Av. Jacob Macanhan e as Ruas Crescêncio Batista e Manoel Lucas Evangelista Neto.
Investimento na Educação
Para melhorar ainda mais a educação do município, que é referência no estado, investimentos são realizados no setor. No bairro Weissópolis, está sendo construído o CMEI Vinicius de Moraes que ampliará o número de crianças atendidas. Já a Escola José Brunetti Gugelmin (Pineville) passou por reformas e ampliação, assim como as Escolas Clementina Cruz (Estância Pinhais) e Elis de Fátima Zem que receberam uma série de melhorias em suas estruturas.
Mais um investimento importante é a construção da nova sede da Escola Maria Capellari, no Maria Antonieta. Com o projeto já finalizado, agora está em andamento a etapa da licitação e a previsão é que o início da construção da unidade de ensino aconteça neste segundo semestre. O novo espaço educacional terá aproximadamente 3600 m² e tem um custo de 8 milhões de reais.
Melhorias no Trânsito
Com o crescimento da cidade, intervenções na área do trânsito são necessárias. Para atender a solicitação de moradores da região do bairro Atuba, que tinham dificuldades para entrar em Curitiba, pelo Bairro Alto, depois da construção da nova Trincheira do Atuba, uma nova via de acesso foi criada para melhorar e facilitar o trânsito na região.
Outra ação importante é a criação de um novo binário que ligará a região central com os bairros Vargem Grande e Weissópolis. Com o alargamento em um trecho da Av. Ayrton Senna, um novo cruzamento será criado na linha férrea ligando a Rua Cairo a Rua Manoel Bandeira.
Mais uma obra de grande valor para a cidade é a duplicação da Avenida Maringá. A via que é uma das principais do município está com os trabalhos em andamento, sendo divididas em duas etapas. Em uma delas entre as ruas Umuarama, na Praça Ayrton Senna, até a Eurípedes Morais e Silva, e a outra, até a Estrada da Graciosa. Além da duplicação e nova pavimentação, a avenida será contemplada com drenagem, estacionamento, calçada para pedestre, ciclovia, iluminação em Led e paisagismo.
Cuidado com o Meio Ambiente
Essa é uma questão que o município se preocupa bastante. Em prevenção às enchentes que aconteciam há alguns anos, quando ocorriam chuvas volumosas, a Secretaria de Obras executa o trabalho de limpeza dos rios constantemente. Mais uma medida que ajuda na prevenção é a construção de calçadas ecológicas que absorvem água, e também, o trabalho de drenagem.
Outra ação que favorece a preservação ambiental é a criação de parques lineares às margens dos rios. O Parque Linear do Rio Atuba, traz além do cuidado com o meio ambiente, um espaço com diversos atrativos para as pessoas, como academia ao ar livre, quadras poliesportivas, praça e ciclovia.
Qualidade de vida
Em Pinhais, diferentes obras são realizadas para proporcionar maior qualidade de vida para a população.
No Centro de Convivência do Idoso (CCI), uma piscina térmica está sendo construída, além de toda uma nova estrutura com vestiários, banheiros e demais dependências. Já o bairro Pineville, ganhará uma nova praça pública. Um espaço para atividade de lazer e convívio social com academia ao ar livre, pista de caminhada, quadras esportivas e toda arborizada.
Mais uma ação adotada por Pinhais é o investimento de iluminação com tecnologia LED em vias públicas. Gradualmente o município está substituindo as lâmpadas incandescentes por esta nova tecnologia, que tem maior durabilidade, são econômicas e possuem uma qualidade de luz melhor. Este é um trabalho crescente, e desde o início de 2021, já foi realizadas em várias ruas da cidade: Batista Ramos (Atuba), Carlos Pereira Canani (Vargem Grande), Jacarezinho (Alto Tarumã), marginal da Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel (PR-415), Renascença (Centro), Santa Fé (Emiliano Perneta) e trecho do Parque Linear às margens do Rio Atuba.







Você pode gostar
-
Pinhais economiza cerca de R$ 1 milhão por ano com energia solar
-
Curitiba é a capital com a melhor qualidade de vida do Brasil
-
Luizão Goulart confirma pré-candidatura a deputado federal pelo PSD e reforça trajetória marcada por gestão, resultados e forte apoio popular
-
Deputada Marli Paulino acompanha ações do Instituto Águias em Colombo
-
Após chuvas intensas, nova massa de ar frio chega ao Paraná e baixa temperaturas
-
Paraná tem 20,3 mil vagas de trabalho
Notícias
Curitiba é a capital com a melhor qualidade de vida do Brasil
Publicado
em
20 de maio de 2026Por
facedanoticia
Curitiba está novamente no topo da qualidade de vida entre as capitais brasileiras. É o que mostra o Índice de Progresso Social 2026, divulgado na quarta-feira (20/5) pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia. No comparativo com todas as cidades do país, Curitiba está na quinta posição. A cidade lidera o ranking das capitais pelo segundo ano seguido.
Obtendo nota 71,29, Curitiba está à frente de Brasília (DF), que obteve índice 70,73, São Paulo (SP), avaliada com 70,64, e Campo Grande (MS), com nota 69,77. O índice médio do Brasil é de 63,4.
A capital paranaense melhorou seus indicadores. Em 2025, a cidade ocupava a 11ª colocação entre os municípios brasileiros, com uma nota de 69,89. Neste ano, Curitiba saltou para a quinta colocação geral, com nota de 71,29 e é a única capital e única cidade com mais de um milhão de habitantes entre os 15 municípios melhor avaliados.
Crescimento em vários quesitos
Quando analisados os componentes que compõem esta nota, Curitiba avançou em diversos quesitos na comparação com o IPS 2025.
Em Acesso à Informação e Comunicação, a nota na cidade no ano passado foi 78,48, e cresceu em 2026 para 94,80. Este parâmetro avalia a cobertura de internet móvel (4G/5G), existente na cidade, assim como a densidade de internet banda larga fixa, a densidade de telefonia móvel e a qualidade de internet móvel disponíveis.
Se analisado como a cidade oferece Moradia, a nota que era 89,94, foi para 90,22. Para esta nota foram avaliadas a disponibilidade de domicílios com coleta de resíduos adequada, de domicílios com iluminação elétrica adequada e de domicílios com paredes e pisos adequados.
Também foi registrado avanço em Acesso ao Conhecimento Básico, em teve índice de 78,37 em 2025 e agora foi avaliado com 81,12. Este quesito avalia o abandono no ensino fundamental e médio, a distorção idade-série no ensino médio, evasão escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o percentual de reprovação escolar no ensino médio.
A cidade também mostra progresso em Qualidade do Meio Ambiente. Neste parâmetro são avaliados a quantidade de áreas verdes urbanas, as emissões de CO₂ por habitante, a existência de focos de calor, o Índice de Vulnerabilidade Climática dos Municípios (IVCM) e a supressão da vegetação primária e secundária. A nota de Curitiba, que foi de 73,41 no ano passado, agora é de 74,58.
Investimentos em toda a Curitiba
O prefeito Eduardo Pimentel atribui os bons resultados aos esforços realizados por toda a cidade para oferecer as melhores estruturas e serviços para o cidadão.
“Para Curitiba, esse resultado é motivo de orgulho e mostra que estamos no caminho certo. O IPS promove um pente-fino em dados e indicadores que medem a qualidade de vida nas cidades brasileiras e, entre eles, vários estão relacionados à oferta de serviços públicos municipais. Temos atuado fortemente na educação, na saúde, na geração de empregos, no investimento em meio ambiente e sustentabilidade e no maior pacote de obras da história do município. Isso é possível porque temos um forte compromisso com a responsabilidade fiscal, como demonstra a nota A+, concedida pelo Tesouro Nacional. A partir dessa saúde financeira, conseguimos realizar investimentos em toda a cidade, melhorando a vida dos curitibanos”, diz o prefeito.
Metodologia
O Índice de Progresso Social (IPS) é uma ferramenta que mede o desempenho social e ambiental de territórios em todas as geografias (países, estados, municípios e até comunidades). O IPS é um índice desenvolvido pela organização internacional Social Progress Imperative, a qual coordena a publicação anual do IPS para 170 países desde 2014. É composto por 57 indicadores sociais e ambientais oriundos de fontes públicas. Esses indicadores são agregados em um índice com pontuação de 0 a 100. Por sua vez, esse índice geral é composto por índices para três dimensões do progresso social (Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades) e 12 componentes dentro das dimensões (Nutrição e Cuidados Médicos Básicos, Água e Saneamento, Moradia, Segurança Pessoal, Acesso ao Conhecimento Básico, Acesso à Informação e Comunicação, Saúde e Bem estar, Qualidade do Meio Ambiente, Direitos Individuais, Liberdades Individuais e de Escolha, Inclusão Social e Acesso à Educação Superior. (Fonte: SECOM/Foto: Pedro Ribas)

O início da semana traz boas notícias para quem busca uma oportunidade de emprego no Paraná. As Agências do Trabalhador de todas as regiões do Estado começam a semana com 20.316 vagas com carteira assinada abertas em diversas áreas e para diferentes níveis de escolaridade e experiência.
A função com maior número de oportunidades disponíveis é para alimentador de linha de produção, com 5.701 vagas abertas em todo o Paraná. Na sequência aparecem as funções de abatedor, com 1.386 oportunidades, magarefe (profissional responsável pelo corte de carnes), com 824, e operador de caixa, com 711 vagas.
A regional com maior volume de oportunidades é a de Cascavel, com 4.404 vagas abertas. O destaque é para as áreas de alimentador de linha de produção (1.592 vagas) e abatedor (999 vagas), além de oportunidades para operador de caixa e repositor de mercadorias.
Na sequência aparece a Região Metropolitana de Curitiba, com 3.967 vagas disponíveis. Os principais postos são para alimentador de linha de produção (340), operador de telemarketing ativo e receptivo (281), atendente de lanchonete (252) e faxineiro (183). Somente a Agência do Trabalhador de Curitiba concentra 388 oportunidades.
A regional de Campo Mourão soma 3.294 vagas, com destaque para alimentador de linha de produção (940), magarefe (533) e abatedor (199). Já Foz do Iguaçu reúne 2.214 oportunidades, sendo mais de mil para alimentador de linha de produção.
Também há vagas nas regionais de Pato Branco, com 1.992 oportunidades, Maringá, com 1.326, Londrina, com 1.107, e Umuarama, com 897 postos abertos.
Em Maringá, um dos destaques é a oferta de 260 vagas para trabalhador no cultivo de árvores frutíferas, além de oportunidades para operador de caixa e magarefe. Em Londrina, há vagas para vendedor do comércio varejista e faxineiro. Já em Paranaguá, as empresas buscam profissionais para as funções de embalador à mão, carregador e operador de caixa.
As Agências do Trabalhador também concentram vagas para profissionais com formação técnica ou ensino superior. Em Curitiba, existem oportunidades para enfermeiro, técnico de enfermagem, eletricista de manutenção eletroeletrônica, analista contábil, engenheiro civil, professores de diversas disciplinas e técnico de suporte de TI.
Há ainda vagas voltadas para estudantes e estagiários, como oportunidades para preparador físico, enfermagem, marketing, engenharia mecânica e segurança do trabalho. (AEN/Foto: SECOM)
Notícias
Movimentação cresce 11% e garante melhor abril da história nos portos paranaenses
Publicado
em
13 de maio de 2026Por
facedanoticia
Com mais de 6 milhões de toneladas movimentadas, a Portos do Paraná registrou o melhor mês de abril da história, com crescimento de 11% em relação a abril de 2025 – que movimentou 5,405 milhões de toneladas. O crescimento foi puxado pelas exportações de soja, carnes e derivados de petróleo. Os dados constam em relatório elaborado pela equipe de estatísticas da Diretoria de Operações Portuárias da empresa pública.
Somente em abril, o volume das exportações cresceu 16,06% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O embarque de soja em grão aumentou 43%, os óleos vegetais 35% e os derivados de petróleo 33%. As exportações de carne de frango congelada cresceram 10,5% em relação a abril de 2025. Considerando todas as proteínas animais, o crescimento foi de 8,7%, com mais de 1,1 milhão de toneladas embarcadas, principalmente para China, África do Sul, Japão e Emirados Árabes Unidos.
No acumulado entre janeiro e abril, a soja segue em alta, com crescimento de 19%. Os óleos vegetais avançaram 33%, seguidos pelas exportações de cargas conteinerizadas, com aumento de 9%, e pelos derivados de petróleo, com alta de 2% na comparação com os quatro primeiros meses de 2025. Os embarques de carne de frango realizados em Paranaguá representam 47,5% de todas as exportações brasileiras do produto. Isso corresponde a mais de 834 mil toneladas enviadas para outros países.
IMPORTAÇÕES – Em abril, as importações cresceram 2,7% em relação ao mesmo mês de 2025. As cargas gerais — movimentadas fora de contêineres — registraram alta de 254%. O desembarque de trigo apresentou crescimento de 50%, seguido pelos fertilizantes (18%) e pelos contêineres (14%).
Já no acumulado dos quatro primeiros meses do ano, as importações apresentam retração de 5,8%. O resultado, porém, indica recuperação em relação aos meses de fevereiro e março, quando as movimentações de cargas vindas de outros países registraram índices ainda menores. A queda nas importações tem relação direta com o conflito no Oriente Médio.
Apesar disso, a diversidade de cargas movimentadas pelos portos de Paranaguá e Antonina garantiu estabilidade ao saldo acumulado do quadrimestre, que atingiu 22,7 milhões de toneladas, volume em linha ao registrado no mesmo período de 2025.
A movimentação de cargas rolantes — como veículos, maquinários e equipamentos agrícolas — também contribuiu para manter o equilíbrio operacional. Somente em abril, mais de 15,5 mil unidades foram embarcadas ou desembarcadas. Entre janeiro e abril, a movimentação totalizou 42.657 unidades. (Foto: Claudio Neves – Portos Paraná/AEN)
