Notícias
Prefeita Marli comemora o ritmo acelerado de obras em Pinhais
Publicado
em
Por
facedanoticia
O surgimento da pandemia provocou uma situação inédita para as cidades brasileiras, afetando fortemente a questão econômica, e consequentemente, impactando a arrecadação dos municípios. Apesar das dificuldades econômicas enfrentadas no período e a necessidade de priorizar a área da saúde, Pinhais seguiu mantendo os investimentos em obras públicas.
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Semop), trabalha para a concretização de importantes obras, projetos e ações em diferentes áreas, transformando a infraestrutura do município e proporcionando maior qualidade de vida para a população.
Mesmo com um cenário desafiador para as administrações públicas, em Pinhais, os trabalhos continuaram normalmente e resultaram em avanços e realizações importantes. “A pandemia do novo Coronavírus causou problemas sérios para os municípios do país. No entanto, aqui em Pinhais, graças ao nosso planejamento, organização, e ao empenho e dedicação dos servidores, tivemos condições de amenizar as dificuldades. Desde o início demos atenção especial à saúde das pessoas, mas claro, sem esquecer as demais áreas. No setor de obras públicas, mantivemos o ritmo de trabalho pavimentando ruas, construindo calçadas, ciclovias, escolas, unidades de saúde e outras obras em diversos pontos do município para atender cada bairro e pensando nos moradores. A situação provocada pela pandemia foi bastante complexa, mas vendo a quantidade de obras realizadas e aquelas em andamento na cidade, com satisfação digo que superamos os obstáculos e que teremos muito mais para fazer, afinal o trabalho não para em Pinhais”, afirmou a prefeita Marli Paulino.
A lista de obras realizadas de janeiro a julho deste ano é expressiva. Acompanhe a seguir os resultados do trabalho promovido no período:
Vias revitalizadas e pavimentadas
Essa é uma ação que aconteceu em vias de grande relevância para o município. Um trabalho completo que executa a revisão no sistema de drenagem, retirada da atual pavimentação para colocação de uma nova, além de implantação de recuo, estacionamento, iluminação em LED, calçada, paisagismo e nova iluminação. Esse tipo de obra foi promovido na Rua Paranapanema (Weissópolis), na marginal da Rodovia João Leopoldo Jacomel (Pineville), e está em andamento na Rua Manoel Bandeira (Vargem Grande).
Além destas, várias ruas receberam nova pavimentação e melhorias: Altônia (Emiliano Perneta), Austrália (Centro), Austrália (Centro), Bernardo Oziski (Pineville), das Acácias (J. Karla), Das Laranjeiras (J. Karla), Getúlio Vargas (J. Amélia), Jeronimo Batista (Estância Pinhais), Jerônimo Busato Filho (Estância Pinhais), João Mendes Batista (Maria Antonieta), Pau Brasil (J. Karla), Primeiro de Maio (Centro), Selvino Gomes Nogueira (Alto Tarumã) e Vereador Claudinez Reginaldo (Pineville).
Calçadas
Pinhais desenvolveu uma tecnologia própria para construção de calçadas, chamada de calçada ecológica. O material usado é o concreto poroso, que é permeável e não acumula água em dias de chuva. Esse tipo de calçada tem um custo similar às tradicionais e requer pouca manutenção. Com um amplo programa de calçamento, o maior de sua história, o município tem realizado as obras em diversas vias: Adalberto de Andrade (Maria Antonieta), Afonso Pena (J. Amélia), Alto Paraná (Emiliano Perneta), Getúlio Vargas (J. Amélia), Humberto de Alencar Castelo Branco (Jardim Amélia), Rio Solimões (Weissópolis) e Rua Etiópia (Centro).
Nova Unidade de Saúde
O bairro Atuba ganhará uma nova Unidade de Saúde. Com 580 m² de área construída, o espaço contará com cinco consultórios, farmácia, sala de odontologia, escovário, salas para curativo, para aplicação de vacinas, triagem, armazenado e coleta de sangue. A Unidade está localizada entre a Av. Jacob Macanhan e as Ruas Crescêncio Batista e Manoel Lucas Evangelista Neto.
Investimento na Educação
Para melhorar ainda mais a educação do município, que é referência no estado, investimentos são realizados no setor. No bairro Weissópolis, está sendo construído o CMEI Vinicius de Moraes que ampliará o número de crianças atendidas. Já a Escola José Brunetti Gugelmin (Pineville) passou por reformas e ampliação, assim como as Escolas Clementina Cruz (Estância Pinhais) e Elis de Fátima Zem que receberam uma série de melhorias em suas estruturas.
Mais um investimento importante é a construção da nova sede da Escola Maria Capellari, no Maria Antonieta. Com o projeto já finalizado, agora está em andamento a etapa da licitação e a previsão é que o início da construção da unidade de ensino aconteça neste segundo semestre. O novo espaço educacional terá aproximadamente 3600 m² e tem um custo de 8 milhões de reais.
Melhorias no Trânsito
Com o crescimento da cidade, intervenções na área do trânsito são necessárias. Para atender a solicitação de moradores da região do bairro Atuba, que tinham dificuldades para entrar em Curitiba, pelo Bairro Alto, depois da construção da nova Trincheira do Atuba, uma nova via de acesso foi criada para melhorar e facilitar o trânsito na região.
Outra ação importante é a criação de um novo binário que ligará a região central com os bairros Vargem Grande e Weissópolis. Com o alargamento em um trecho da Av. Ayrton Senna, um novo cruzamento será criado na linha férrea ligando a Rua Cairo a Rua Manoel Bandeira.
Mais uma obra de grande valor para a cidade é a duplicação da Avenida Maringá. A via que é uma das principais do município está com os trabalhos em andamento, sendo divididas em duas etapas. Em uma delas entre as ruas Umuarama, na Praça Ayrton Senna, até a Eurípedes Morais e Silva, e a outra, até a Estrada da Graciosa. Além da duplicação e nova pavimentação, a avenida será contemplada com drenagem, estacionamento, calçada para pedestre, ciclovia, iluminação em Led e paisagismo.
Cuidado com o Meio Ambiente
Essa é uma questão que o município se preocupa bastante. Em prevenção às enchentes que aconteciam há alguns anos, quando ocorriam chuvas volumosas, a Secretaria de Obras executa o trabalho de limpeza dos rios constantemente. Mais uma medida que ajuda na prevenção é a construção de calçadas ecológicas que absorvem água, e também, o trabalho de drenagem.
Outra ação que favorece a preservação ambiental é a criação de parques lineares às margens dos rios. O Parque Linear do Rio Atuba, traz além do cuidado com o meio ambiente, um espaço com diversos atrativos para as pessoas, como academia ao ar livre, quadras poliesportivas, praça e ciclovia.
Qualidade de vida
Em Pinhais, diferentes obras são realizadas para proporcionar maior qualidade de vida para a população.
No Centro de Convivência do Idoso (CCI), uma piscina térmica está sendo construída, além de toda uma nova estrutura com vestiários, banheiros e demais dependências. Já o bairro Pineville, ganhará uma nova praça pública. Um espaço para atividade de lazer e convívio social com academia ao ar livre, pista de caminhada, quadras esportivas e toda arborizada.
Mais uma ação adotada por Pinhais é o investimento de iluminação com tecnologia LED em vias públicas. Gradualmente o município está substituindo as lâmpadas incandescentes por esta nova tecnologia, que tem maior durabilidade, são econômicas e possuem uma qualidade de luz melhor. Este é um trabalho crescente, e desde o início de 2021, já foi realizadas em várias ruas da cidade: Batista Ramos (Atuba), Carlos Pereira Canani (Vargem Grande), Jacarezinho (Alto Tarumã), marginal da Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel (PR-415), Renascença (Centro), Santa Fé (Emiliano Perneta) e trecho do Parque Linear às margens do Rio Atuba.







Você pode gostar
-
Queijos do Paraná conquistam espaço entre os melhores do Brasil e do mundo
-
Setor de serviços do Paraná cresceu 1,1% nos últimos 12 meses, aponta IBGE
-
Maratona Internacional do Paraná volta à Ponte de Guaratuba em 2027
-
ACISF prepara segunda edição do Natal Felice em Santa Felicidade – Curitiba
-
Com votação expressiva, o ex-prefeito de Pinhais foi eleito deputado federal pela segunda vez nas eleições deste domingo
-
Prefeitura de Curitiba lança plataforma que digitaliza gestão de imóveis
Notícias
Setor de serviços do Paraná cresceu 1,1% nos últimos 12 meses, aponta IBGE
Publicado
em
14 de outubro de 2026Por
facedanoticia
O setor de serviços do Paraná cresceu 1,1% no acumulado de 12 meses, entre setembro de 2025 e agosto de 2026, na comparação com o mesmo período anterior, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado paranaense foi o segundo melhor do Sul do Brasil, logo atrás de Santa Catarina, com 1,2%, e à frente do Rio Grande do Sul, que registrou saldo negativo de -0,5%. No País, a média foi de 2,2%.
Em relação a passagem de julho para agosto deste ano, o setor de serviços do Paraná cresceu acima da média nacional, com 1%, o 7º melhor resultado dentre os 26 estados e o Distrito Federal. A média brasileira foi de -0,1%, com 12 unidades da federação com retração no volume de serviços. Segundo o IBGE, o Paraná, Distrito Federal (3,7%), Minas Gerais (0,8%) e Rio de Janeiro (0,5%) tiveram as principais contribuições positivas do mês.
Na comparação de agosto de 2026 com o mesmo mês de 2025, o movimento no setor de serviços também cresceu acima da média, com 0,8% de alta, contra 0,6% do Brasil. Neste recorte, foi o melhor resultado da Região Sul, uma vez que Santa Catarina (-0,2%) e Rio Grande do Sul (-1,6%) tiveram retração no período. O Paraná também ficou muito próximo de São Paulo, que registrou 0,9%.
SETORES – No Paraná, os setores que mais impactaram no resultado positivo do acumulado de 12 meses foram o de serviços de informação e comunicação, com 3,5%; e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com 1,9%.
Já em relação à comparação de agosto de 2026 com agosto do ano passado, serviços de informação e comunicação (5,4%), serviços prestados às famílias (3%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,2%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (0,6%) puxaram o resultado positivo de 0,8%.
RECEITA – A variação da receita nominal de serviços foi positiva em todos os recortes da pesquisa do IBGE. Em 12 meses, a alta foi de 6,2%. No acumulado de 2026, 5,4%; na comparação entre os meses de agosto de 2026 com o de 2025, 6,2%; e na passagem de julho para agosto, 1%.
PESQUISA – A PMS permite o acompanhamento conjuntural do setor de serviços no País, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que tenham serviços não financeiros como sua principal atividade, excluídas as áreas de saúde e educação. (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)
Notícias
Prefeitura de Curitiba lança plataforma que digitaliza gestão de imóveis
Publicado
em
24 de setembro de 2026Por
facedanoticia
O prefeito Eduardo Pimentel lançou, na terça-feira (22/9), no Palácio 29 de Março, uma plataforma de gestão que moderniza o atendimento às imobiliárias conveniadas da capital. A nova ferramenta adota um modelo de autosserviço, permitindo que usuários autorizados pelas imobiliárias façam diretamente, pela internet, uma série de operações relacionadas aos imóveis administrados.
A iniciativa busca reduzir a burocracia, dar mais autonomia às empresas e diminuir a necessidade de intermediação dos servidores municipais. Na prática, o fluxo deixa de seguir o modelo anterior, em que a imobiliária precisava acionar um funcionário da Prefeitura para acessar o sistema interno e concluir procedimentos. O tempo de atendimento, que era de 48 horas, passa a ser imediato.
Entre os serviços disponíveis estão a administração online das carteiras de imóveis, consulta de débitos de IPTU, emissão de guias de recolhimento (DAMs), acompanhamento de pagamentos, consulta de imóveis cadastrados, emissão de comprovantes de quitação e acesso à segunda via do IPTU. Autorizações e permissões também passam a ser controladas digitalmente.
A plataforma deve entrar no ar em 19 de outubro, após treinamento promovido pela Prefeitura e o Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi) para as imobiliárias.
“Hoje lançamos mais uma medida para desburocratizar, facilitar a vida de quem gera desenvolvimento e emprego na nossa cidade. Eu costumo dizer que os municípios têm sempre pouca margem para trabalhar com isenção fiscal para atrair investimentos e ajudar o fomento das cidades. E isso diminui ainda mais com a Reforma Tributária. Então estamos trabalhando em duas frentes, na desburocratização e na qualificação profissional”, disse Pimentel.
Já aumentamos o número de atividades com alvará automático de 606 para 1,2 mil, com o programa Facilita Mais. Agora, lançamos a plataforma que torna mais simples a gestão da carteira das imobiliárias, que administram centenas, milhares de imóveis na nossa cidade”, explicou o prefeito.
Solidez fiscal
Com a nova plataforma, a operação passa a ser feita diretamente pela imobiliária. Para o secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi, a plataforma é um grande avanço que possibilita, por exemplo, checar se o IPTU do imóvel foi pago.
A ideia é usar a tecnologia para ajudar a cidade e esse investimento é também resultado de uma cidade resiliente do ponto de vista fiscal. Sem solidez fiscal, se nós não temos os nossos compromissos fiscais sérios, honrados, esse tipo de investimento é o primeiro que fica para trás. Nós conseguimos evoluir porque estamos promovendo uma gestão séria, responsável e dentro dos nossos mais altos níveis de responsabilidade fiscal”, disse Puppi.
400 imobiliárias beneficiadas
O objetivo é criar um fluxo 100% digital, integrado e rastreável, com maior segurança jurídica e atenção às regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A mudança beneficiará as 400 imobiliárias de Curitiba conveniadas, responsáveis por aproximadamente 90 mil indicações fiscais ativas e pagantes, além de outras 20 mil sem geração de pagamento. Somente em 2025, o IPTU recolhido por meio do convênio chegou a R$ 135,68 milhões. Entre os conveniados, o que possui a maior carteira apresentada no material administra 4.746 imóveis.
“Essa é uma plataforma em que todos ganham. É muito bom quando administração municipal entende as necessidades dos segmentos econômicos e esse é um exemplo. A plataforma é simples, intuitiva e o primeiro passo para que possamos desenvolver e aprimorar o serviço prestado”, disse o superintendente fiscal da secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, Eduardo Makowski.
Competência técnica
Para o vice-presidente do Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi), Carlos Eduardo Manzochi, Curitiba reafirma seu DNA de vanguarda urbana com o lançamento da plataforma.
“O que vocês entregam hoje não é apenas um sistema de gestão, é um exemplo vivo de competência técnica. Curitiba sempre liderou planejamento urbano no Brasil e nós, como representantes do mercado, acreditamos que o próximo salto de maturidade da capital está na democratização da inteligência de dados. No Brasil, a assimetria de informações faz com que um imóvel leve, em média, 16 meses para ser comercializado. Nos Estados Unidos, onde há plena publicidade de dados, cadastrais e transações, esse tempo cai para apenas 2,5 meses. A transparência é o motor da velocidade dos negócios”, afirmou.
Homenagem
Durante o lançamento, o servidor aposentado da secretaria de Finanças Sérgio Luiz França recebeu uma homenagem pelos 46 anos dedicados ao atendimento às imobiliárias de Curitiba. “Quando comecei, a comunicação com as imobiliárias era via fax, depois veio o email. É muito bom ver essa evolução do serviço agora com a nova plataforma”, afirmou.
Treinamento
A Prefeitura e o Secovi promovem o treinamento para as imobiliárias em 15 de outubro, às 14h, na Rua Dr. Pedrosa, 475, Batel, auditório térreo. Como o espaço tem capacidade para apenas 120 lugares, o treinamento ficará gravado para que possa ser acessado por todas as imobiliárias conveniadas.
Presenças
Também estiveram no evento o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sergio Bento; a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; o diretor de Assuntos Econômico e Tributários da Secretaria da Fazendo do Paraná, Francisco Inocêncio, o presidente do ICI, Alexandre Gedanken; o presidente do Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR), Carlos Ribas Tavarnaro; o presidente da Confraria Imobiliária de Curitiba, Carlos Eduardo Canto; a presidente da Rede Una Imóveis Conectados, Elza Rocha Loures.
Da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, também estavam o superintendente executivo, Vinicios Borio; o diretor do Departamento de Rendas Imobiliárias, Sérgio Primo; a diretora do Controle Financeiro, Viviane Galdino; o coordenador de Projetos de informação, Ivonei Carlos Koakoski; o diretor do departamento de Orçamento, Carlos Eduardo Kukolj; o diretor do departamento de Contabilidade, Claudinei Nogueira; o auditor fiscal Toniel Mocelin Ceccon; e o diretor executivo da Pars, Mario Nakatani Júnior. (Foto: Pedro Ribas/SECOM)
Notícias
Novo Viaduto do Orleans é apresentado; obra terá R$ 80 milhões em investimentos
Publicado
em
15 de setembro de 2026Por
facedanoticia
O prefeito Eduardo Pimentel e o governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentaram nesta segunda-feira (14/9), no Palácio Iguaçu, o projeto do Novo Viaduto do Orleans, sobre a BR-277, em Curitiba. Muito aguardada pela população e considerada uma das principais obras de mobilidade para a região oeste da capital, a intervenção tem como objetivo resolver um antigo gargalo de trânsito e melhorar a ligação entre os bairros Orleans, Santa Felicidade e Campo Comprido.
O projeto prevê a construção de um segundo viaduto paralelo ao atual, com ligação entre a Avenida Toaldo Túlio e a Rua Professor João Falarz e transposição da BR-277. Também estão previstas adequações nas alças de acesso à rodovia, a continuidade da Rua Monsenhor Boleslau Falarz e a abertura de uma nova rua paralela à Avenida Vereador Toaldo Túlio, formando um sistema binário.
A obra do viaduto será executada pela Ecorodovias, como parte de um acordo judicial firmado com o Governo do Paraná. Serão destinados R$ 45,2 milhões para a construção do novo viaduto, enquanto a Prefeitura de Curitiba, pelo Programa de Requalificação e Obras, o PRO Curitiba, investirá outros R$ 40 milhões na implantação do binário – R$ 25 milhões nas obras de infraestrutura e R$ 15 milhões em desapropriações necessárias para a abertura das novas ruas.
O projeto básico do novo viaduto foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Solução para um gargalo histórico
Segundo o prefeito Eduardo Pimentel, a obra é resultado de uma articulação entre Estado, município, órgãos de controle e a iniciativa privada e representa a solução para um problema que se arrasta há décadas.
“Uma obra importante que acabará com um gargalo estrutural da cidade que será resolvido depois de pedidos de décadas”, disse o prefeito, que destacou ainda como o novo viaduto terá importância estratégica para distribuir o fluxo de veículos perto do Parque Barigui, especialmente para quem chega a Curitiba pela BR-277 vindo de Campo Largo e de outras regiões do Paraná.
Segundo Pimentel, Prefeitura e Estado trabalham para que as duas intervenções sejam concluídas em conjunto. A previsão apresentada é de 18 a 24 meses de obras, embora a execução de uma estrutura não dependa da outra.
O impacto no trânsito durante a construção deverá ser reduzido, já que o projeto foi planejado para evitar a interrupção do fluxo da BR-277. “O transtorno será o mínimo, mas o benefício será gigantesco”, disse Eduardo Pimentel.
Viabilização da obra
O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou o trabalho realizado para viabilizar financeiramente a intervenção.
“Estamos apresentando a solução para um gargalo já de anos, a questão do Viaduto do Orleans, cuja estrutura foi construída na década de 1970, quando o volume de veículos e a ocupação urbana da região eram diferentes dos atuais”, disse Ratinho.
De acordo com o governador, os estudos para encontrar uma solução começaram em 2023, em parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura e o Ippuc. A complexidade do projeto, segundo ele, está também nas limitações físicas da região, que possui pouco espaço para novas intervenções viárias.
A solução financeira foi construída a partir das discussões envolvendo antigas concessões rodoviárias. O acordo contou com a participação do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Justiça Federal, Procuradoria-Geral do Estado, órgãos técnicos, DNIT e demais instituições envolvidas.
O governador afirmou que a expectativa é de que, após a conclusão dos projetos e das etapas necessárias, as máquinas possam chegar à pista em aproximadamente já no início do próximo ano.
Viadutos com sentido único
Atualmente, o Viaduto do Orleans concentra os veículos nos dois sentidos da BR-277. Com a nova estrutura, os dois viadutos passarão a operar de maneira organizada, com três faixas em cada sentido.
O novo viaduto será construído paralelo ao existente e alinhado à Rua Monsenhor Boleslau Falarz. A mudança deverá ampliar a capacidade de tráfego e distribuir melhor os veículos que entram e saem da região.
Binário terá 2,1 quilômetros
A Prefeitura ficará responsável pela implantação de um binário de aproximadamente 2,1 quilômetros. A intervenção envolverá a abertura e requalificação de trechos viários, incluindo a extensão da Avenida Vereador Toaldo Túlio e o prolongamento da Rua Padre Paulo Warkocz até a Rua Padre Viriato Pigot de Souza.
O secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, destacou que foram realizadas diversas reuniões para encontrar uma solução que atendesse tanto às necessidades da rodovia quanto às do sistema viário de Curitiba.
“É muito importante a obra da Prefeitura de Curitiba implantando um binário de 2,1 km, possibilitando uma mobilidade muito melhor daquela região, como o prefeito colocou, uma alternativa também antes do Parque Barigui para os que vêm pela BR poderem entrar em Curitiba.”
Cooperação entre setores
Para a presidente do Ippuc, Ana Zornig Jayme, o projeto é um exemplo de articulação entre diferentes níveis de governo e a iniciativa privada.
“Precisa ser enaltecido que é uma cooperação interfederativa e com a iniciativa privada. Quando isso está bem orquestrado, todas as partes trabalharam muito, a gente consegue ganhar tempo e qualidade.” disse Ana.
Presenças
A apresentação técnica do projeto foi realizada pelo diretor-geral de Concessões da Ecovias, Rui Juarez Klein, e pelo diretor jurídico da empresa, Eduardo Jacob. Também participaram o diretor de Projetos, Rodrigo Rodrigues; o representante da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná, Gilson Santos; o vice governador, Darci Piana; o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Fernando Furiatti Saboia; o diretor-geral Concessões da Ecovias, Rui Juarez Klein; e o diretor jurídico da Ecovias, Eduardo Jacob. (Foto: Pedro Ribas/SECOM)
