Cotidiano

Quinteto de Sopro da Orquestra Sinfônica se apresenta sábado no jardim do Museu Paranaense

Publicado

em

Museu Paranaense (Mupa) recebe em seu jardim neste sábado (16), às 17h, o quinteto de sopro da Orquestra Sinfônica do Paraná, que apresentará dois temas para o público a partir da área externa da instituição. O evento faz parte da agenda de celebrações dos 145 anos do Museu, comemorados no segundo semestre de 2021 com uma série de ações especiais.

Com entrada gratuita e distanciamento social, o público poderá ocupar o gramado do jardim para assistir à apresentação. Algumas cadeiras serão disponibilizadas, mas quem quiser pode levar cangas, toalhas e cadeiras de praia para aproveitar a apresentação confortavelmente.

O quinteto vai apresentar as obras “Quinteto Para Instrumentos de Sopros”, de Mario Tavares; e Suite Belle-Époque in Süd Amerika, de Julio Medaglia. Participam os músicos Júlio Zabaleta (flauta), Paulo Barreto (oboé), Jairo Willkens (clarinete), André Vieira (trompa) e Jamil Bark (fagote), além do percussionista Leonardo Gorozito.

MUPA 145 ANOS – Uma das instituições culturais mais importantes do Paraná e o terceiro museu mais antigo do Brasil, o Museu Paranaense celebra quase um centenário e meio de intensa pesquisa científica, cuidado, conservação e formação de um acervo que hoje possui aproximadamente 800 mil itens, constituindo um dos mais importantes da América Latina.

Atualmente, além dos eixos temáticos História, Arqueologia e Antropologia, o Museu abre espaço para outras narrativas, criando conexão entre as ciências e a arte. “Buscamos transformar um museu centenário em um agente do século XXI”, afirma Gabriela Bettega, diretora do Mupa.

Serviço

Data: 16 de outubro, sábado

Horário: 17 horas

Entrada gratuita

Local: Museu Paranaense – Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba – Paraná

(Foto: MUPA/SECC)

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Programação de natal de Piraquara iniciará domingo com o acendimento das luzes do Parque das Águas

Publicado

em

A Prefeitura de Piraquara preparou uma programação especial para celebrar o Natal 2021. Com o tema “É tempo de abraçar o Natal outra vez”, o município retoma o calendário comemorativo “Piraquara Encantada”, com diferentes ações para envolver as famílias, valorizar a cidade e o comércio durante o período natalino. A abertura oficial será neste domingo, dia 28 de novembro, com o acendimento das luzes do Parque das Águas Jacob Simião e apresentação do Coral Dikaion.

As celebrações foram retomadas neste ano em razão da melhoria dos indicadores da pandemia. Além da programação de atividades, novamente a sede da Prefeitura de Piraquara, o Parque das Águas e as principais ruas estão decoradas e iluminadas com adereços natalinos. A decoração natalina, que se tornou tradição em Piraquara, valoriza toda a cidade e os espaços públicos durante o final de ano.

NATAL SOLIDÁRIO – DIKAION

Durante o evento de abertura, além de se apresentar com o coral, a Associação Beneficente Dikaion arrecadará alimentos para campanha de Natal Solidário da entidade. Os interessados em contribuir poderão levar um quilo de alimento não perecível e depositar em uma caixa de coleta que estará disponível para os visitantes.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO 

PROGRAMAÇÃO PIRAQUARA ENCANTADA

Dia 28 de novembro

Abertura oficial das celebrações de natal “Piraquara Encantada” com o acendimento das luzes do Parque das Águas e apresentação do Coral Dikaion.

Local: Parque das Águas Jacob Simião
Rua Barão do Cerro Azul, Centro.

Hora: 20h

Dia 10 de dezembro

Natal Itinerante com o Papai Noel e os Duendes

Caminhão pelos Bairros da cidade

Hora: 17h30 às 21h

Dia 11 e 12 de dezembro

Cantata do Colégio Estadual Romário Martins

Local: Colégio Estadual Romário Martins
Av. Getúlio Vargas, nº 810, Centro.

Hora 20h

De 17 a 23 de dezembro

Feira Natalina do Centro Histórico

Local: Rua Coronel Manoel Alves Cordeiro, Centro.

Hora: 17h às 21h

Obs. Nos domingos 12 e 19/12 das 9h às 16h.

De 17 a 23 de dezembro

Feira Natalina da Regional do Guarituba

Local: Regional do Guarituba
Rua Betonex, nº 2330, Guarituba.

Hora: 14h às 20h

Obs. Nos dias 18 e 19/12 das 10h às 18h

De 17 a 23 de dezembro

Exposição Natividade: Uma visita ao presépio da Colônia São Roque

Local: Casa da Memória
Av. Getúlio Vargas, nº 67, Centro

Hora: 17h às 21h

Obs. Domingos, 12/12 das 10 às 17h

Dia 18 de dezembro

Apresentação do Coral das Águas

Local: Casa da Memória Manoel Alves Pereira
Av. Getúlio Vargas, nº 67, Centro

Hora: 20h

Dia 19 de dezembro

Peça “Cordel Encantado de Natal” no Parque das Águas

Local: Parque das Águas Jacob Simião
Rua Barão do Cerro Azul, Centro.

Hora: 20h

Neste ano o Parque das Águas Jacob Simião ainda contará com som ambiente durante as noites de visitação, além do horário de funcionamento estendido.

(Foto: SCPMPiraquara)

Continuar Lendo

Cotidiano

Carrossel do Parque Tanguá começa nesta sexta para alegria da piazada

Publicado

em

O carrossel veneziano começa a receber o público, nesta sexta-feira (26/11), a partir das 14h, no Parque Tanguá (bairro Taboão). A atração do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 não precisa de agendamento e irá receber crianças de até 12 anos. Adultos poderão acompanhar crianças de 0 a 2 anos.

No sábado (27/11), às 19h, ocorre a inauguração oficial do carrossel veneziano e da decoração do Tanguá com a presença do prefeito Rafael Greca. O carrossel do Tanguá tem patrocínio da Rede de Supermercados Muffato e ficará no local até 9 de janeiro.

O brinquedo tem compartimentos que lembram as “xícaras malucas” dos parques de diversão e 34 cavalinhos, que vêm à memória de todo mundo quando se pensa em carrossel. O carrossel veneziano tem acessibilidade para crianças e adultos com dificuldade de locomoção. A atração irá funcionar, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, e, aos sábados e domingos, das 14h às 21h.

Decoração

Além de brincar no carrossel, famílias que forem ao Tanguá vão poder apreciar a decoração que toma conta do parque, com árvore de natal de 18 metros de altura e iluminação do Belvedere.

Além disso, de 21 a 23 de dezembro, será encenado o Auto de Natal do Tanguá, uma superprodução a céu aberto da Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) que irá reunir 30 atores, cantores e bailarinos para contar a história do nascimento de Jesus.

Nenhuma das atrações do Parque Tanguá precisa de agendamento.

Atrações de sexta-feira (26/11) do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021

10h – Feira Especial de Natal da Praça Osório (Praça Osório, s/n, Centro)
10h – Feira Especial de Natal da Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
10h – Vila de Natal Electrolux no Mercado Municipal (Avenida Sete de Setembro, 1.865, Centro)
10h – Atrações interativas e coreto digital do Natal Condor no Passeio Público (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Centro)
14h – Passeios do carrossel veneziano no Parque Tanguá (Rua Oswaldo Maciel, 97, Taboão)
15h – Auto Nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo na Rua da Cidadania do Portão/Fazendinha (Rua Carlos Klemtz, 1.700, Fazendinha)
17h – Voos do Balão Ademicon no Jardim Botânico (Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 690, Jardim Botânico)
18h30 – Natal Fonte de Energia Ebanx na Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
19h – Decoração do Natal O Boticário na Rua XV de Novembro (Rua XV de Novembro, s/n, Centro)
19h – Circuito drive-thru Caminho de Luz Copel Telecom no Parque Barigui (entrada pela BR-277, no Santo Inácio)
19h – Show de luzes dançantes com música na Estufa do Jardim Botânico (Rua Eng. Ostoja Roguski, 690, Jardim Botânico)
20h – Circuito drive-thru Caminho de Luz do Natal Condor no Passeio Público (entrada pela Rua Luiz Leão, ao lado da Casa do Estudante Universitário do Paraná)

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

Continuar Lendo

Cotidiano

Concurso Miss Pinhais comemorou 30 anos

Publicado

em

O Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe) recebeu no último final de semana, mais uma edição do Miss Pinhais, que em 2021 comemorou 30 anos. Além do tradicional concurso de beleza do município, nesta noite também aconteceram os concursos Miss Broto Pinhais, Mister Teen e Mister Pinhais.

Os eventos foram realizados no Cenforpe na noite de sábado (6) e contaram com a presença da prefeita Marli Paulino, a vice-prefeita Rosa Maria, o deputado Federal Luizão Goulart, o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho, os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Carlinhos do Elisa, Fabricio Souza, Fernando Santos, Filho e Renan Ceschin, além de familiares dos candidatos participantes e convidados.

O Miss Pinhais, Miss Broto e Mister Pinhais são organizados por uma coordenação municipal e têm o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Cultura, Esporte e Lazer (SEMEL) e Educação (SEMED).

A edição deste ano do Miss Pinhais contou com a participação de seis garotas que têm entre 18 a 26 anos e a vencedora foi Jaqueline Silva de Oliveira. Já o Miss Broto Pinhais 2021, teve a participação de 10 jovens, que têm entre 13 a 18 anos. A primeira colocada foi Clara Cristina da Cruz Kuchla. O título de Mister Pinhais ficou com o jovem Modesto de Almeida Barros Júnior, ele ficou com a faixa concorrendo contra seis candidatos. Já o Mister Teen, escolhido por aclamação, foi o jovem Lucas Silveira Estevam Freire.

A prefeita Marli Paulino parabenizou os organizadores e ressaltou os 30 anos do concurso. “Agradeço as candidatas e candidatos participantes. Parabenizo também aos profissionais envolvidos na organização do evento que trabalham  com muita dedicação e empenho para que estes desfiles fossem promovidos da melhor forma possível. Hoje, o Miss Pinhais completa 30 anos, é uma data especial que merece os parabéns, pois este é o concurso que evidencia a beleza das jovens do nosso município”, disse a Prefeita Marli Paulino.

Integrante da coordenação municipal, a Miss Brasil Ivana Carla, agradeceu o apoio recebido e disse que a organização trabalhou com muito carinho e dedicação para fazer um belo evento, ainda mais pela data marcante: 30 anos. ”Foi um momento muito especial. Primeiro quero destacar o apoio que recebemos da Prefeitura através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e também dos patrocinadores e apoiadores, pois mesmo num ano de pandemia, não mediram esforços para abraçar esse lindo projeto que completou 30 anos, afinal, o Miss Pinhais comemorou Bodas de Pérola”, ressaltou Ivana. (Foto: Roberto Dziura Jr)

Continuar Lendo

Tendência