O Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira (23) uma série de cartilhas educativas com assuntos relacionados à fauna. O material tem o objetivo de promover a educação ambiental e foi elaborado de maneira lúdica ao público infantojuvenil. As cartilhas são disponibilizadas pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e o Instituto Água e Terra (IAT).
O lançamento do material se dá em alusão ao Dia Mundial da Biodiversidade, celebrado no domingo (22). A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de conscientizar a população sobre a necessidade da preservação dos fatores biológicos existentes em todos os ecossistemas. Ao todo, são oito cartilhas que oferecem histórias da personagem chamada Mila, uma garotinha que adora animais e vive inúmeras aventuras com eles.
Os temas foram divididos em fauna urbana, fauna vitimada, animais de companhia, animais da fazenda, fauna ameaçada de extinção, fauna marinha, abelhas nativas sem ferrão e turismo ecológico. Com explicações simples, o material educativo pode servir de ferramenta para explicar, desde as crianças, sobre a importância da conservação da fauna e do meio ambiente. Ao final das histórias, cada cartilha apresenta, também, uma atividade para estimular a criatividade dos leitores.
“Ensinar sobre o meio ambiente às gerações que estão em sala de aula permite que as crianças ajudem na preservação da biodiversidade e se sensibilizem para que, quando crescerem, sejam protagonistas na garantia de um futuro sustentável”, destaca o secretário da Sedest, Everton Souza.
BIODIVERSIDADE – Entende-se por biodiversidade o conjunto de todas as espécies de seres vivos existentes na biosfera. Desde 2019, a manutenção da biodiversidade regional do Paraná se destaca com ações e programas realizados em conjunto com os municípios.
Um exemplo é o ICMS Ecológico, que repassa recursos financeiros aos municípios que abrigam em seus territórios Unidades de Conservação ou áreas protegidas. Também recebem ICMS Ecológico os municípios cujos mananciais para abastecimento se encontram em cidades vizinhas.
Ao longo de 30 anos, mais de R$ 7 bilhões foram destinados a 262 municípios. Outra maneira de promover a manutenção da biodiversidade é o plantio de árvores nativas, dentro do programa Paraná Mais Verde, em que mais de 5,5 milhões de mudas já foram distribuídas desde 2019.
A construção de Parques Urbanos também se caracteriza como um importante instrumento para manutenção da biodiversidade, já que protege os rios de problemas causados pela erosão, assim como a construção de galerias pluviais. Evitar que a erosão chegue aos corpos hídricos protege toda a forma de vida existente ao redor. O Paraná possui 63 Parques Urbanos em construção, com recursos na ordem de R$ 72 bilhões.
Já na proteção à fauna, o Governo do Estado contribuiu, desde 2019, para a criação de cinco Centros de Atendimento à Fauna Silvestre (Cafs) e um Centro de Triagem e Atendimento à Fauna Silvestre (Cetas). Para garantir a proteção ao meio ambiente com o importante papel das abelhas, que realizam a polinização e ajudam a manter a biodiversidade, o Poliniza Paraná incentiva a criação de abelhas nativas sem ferrão dentro das estruturas dos Parques Urbanos.
PIONEIRISMO – Em 1907, o Paraná foi o primeiro Estado do país a constituir seu Código Florestal, garantindo a legalidade em defesa da biodiversidade. A Lei Estadual nº 706/07 inovou ao determinar que as “florestas protetoras”, ou áreas de mata nativa que deveriam ser preservadas, eram consideradas “utilidade pública” para o Estado. Dessa forma, a política florestal condicionava a exploração madeireira ao posterior replantio de árvores, como forma de proteger o solo e a biodiversidade regional.
“Sabemos que as florestas ajudam a conservar as águas, a evitar a erosão do solo e servem como habitat natural de inúmeras espécies da nossa fauna. O Paraná foi pioneiro ao ter uma legislação ambiental que reconhecesse que, para além da exploração madeireira voltada ao lucro, as florestas também eram importantes para o meio ambiente”, disse o diretor-presidente do IAT, José Volnei Bisognin. (Foto: Ferreira Netto/AEN)
Paraná lança cartilhas de educação ambiental sobre fauna e turismo ecológico (Foto: Ferreira Netto/AEN)Rio Ivaí – (Foto: IAT Paraná)(Foto: Ferreira Netto/AEN)
A água caiu no alto dos 18 metros da cúpula da estufa do Jardim Botânico e os vidros de um dos principais cartões-postais de Curitiba começaram a ficar mais transparentes. Desde segunda-feira (6/4), a estufa está fechada para visitação e os funcionários contratados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente fazem a limpeza geral das 3,8 mil peças de vidro.
A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no dia 17 de abril, se as condições climáticas permitirem. Em caso de chuvas, a limpeza externa é interrompida por questões de segurança.
Na manhã desta terça-feira (7/4) os funcionários utilizaram equipamentos de rapel para a limpeza externa das cúpulas da estufa. Toda a área próxima foi isolada por medidas de segurança e a imagem dos funcionários trabalhando chamou atenção dos turistas e curitibanos que aproveitaram o bom tempo para visitar o local.
Moradoras de Balneário Camboriú, Bruna Spacov e a filha, Isabelly, comprovaram ao vivo a beleza que viam nas fotos e nas reportagens de TV sobre o Jardim Botânico de Curitiba.
“Esta é a primeira vez que visitamos o Jardim Botânico, estamos indo para Londrina e hoje paramos aqui para conhecer. A gente só via de longe pela janela do carro pela estrada”, disse Bruna.
“É lindo aqui, a natureza é bem preservada. Pretendemos voltar mais vezes e ver a estufa por dentro. Importante esse trabalho de limpeza”, disse Isabelly.
Galeria das Quatro Estações
A partir do dia 13 de abril será a vez da limpeza dos policarbonatos da parte interna da Galeria das Quatro Estações e Café do Senac. A previsão é que esse trabalho dure uma semana, até 17 de abril, período em que a Galeria das Quatro Estações fica fechada para o público.
Manutenção
Todo o espaço interno da estufa também está passando por manutenção, com pintura das estruturas metálicas e corrimãos, limpeza da cascata e cuidados com as plantas da Mata Atlântica que ficam dentro da estufa.
A água utilizada na limpeza é do poço artesiano do próprio Jardim Botânico, não havendo necessidade de usar água tratada para consumo humano.
Passeios alternativos
A estufa fechada não impede a visita ao Jardim Botânico. A unidade de conservação ambiental oferece uma série de outros atrativos. Toda a parte externa da estufa e as coleções espalhadas pela área aberta do Jardim Botânico podem ser visitadas normalmente.
Entre as opções de passeio estão o Jardim das Sensações e também os Campos Curitibanos atrás da estufa, coleção que recebeu reconhecimento da Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB) ao ficar em primeiro lugar no II Prêmio Helena Quadros.
Serviço
Jardim Botânico de Curitiba Endereço: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350, Jardim Botânico Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 19h30
Jardim das Sensações De terça-feira a domingo Das 9h às 17h – O percurso é feito em meia hora, por isso o último acesso é marcado para às 16h30
O Jardim das Sensações é fechado às segundas-feiras para manutenção. Se segunda-feira cair em um feriado, fica aberto. A visitação pode ser interrompida, em caso de chuva ou de condições climáticas adversas, para segurança das pessoas e da vegetação.
Fonte: SECOM Foto: Ricardo Marajó
Moradoras de Balneário Camboriú, Bruna Spacov e a filha, Isabelly, comprovaram ao vivo a beleza do Jardim Botânico de Curitiba
Cavalgada de Aniversário dos 136 anos de Piraquara reúne cerca de 700 cavaleiros e celebra tradição do município
A tradicional Cavalgada de Aniversário de Piraquara marcou as comemorações dos 136 anos do município neste domingo, 25 de janeiro, reunindo aproximadamente 700 cavaleiros em um percurso de 13 quilômetros até o Parque Trentino. O trajeto refez o caminho histórico que liga a sede do município à Colônia Santa Maria do Novo Tirol, fortalecendo a memória e a identidade cultural da cidade.
A concentração dos participantes teve início às 9h, no Centro Histórico, em clima de confraternização e alegria. Pontualmente às 10h, o pelotão partiu pela Avenida Getúlio Vargas, onde moradores e visitantes aguardavam para acompanhar a passagem dos cavaleiros, interagir e registrar o momento, reforçando o sentimento de pertencimento e celebração coletiva.
Ao longo do percurso, a cavalgada foi marcada pela integração entre participantes, famílias e crianças, que puderam vivenciar de perto o contato com os animais, além de apreciar as paisagens naturais de Piraquara, símbolo da cidade das Nascentes do Iguaçu. Pensando na segurança e no bem-estar, a Prefeitura disponibilizou pontos de apoio e hidratação, garantindo cuidado tanto aos cavaleiros quanto aos animais, incluindo uma pausa estratégica durante o trajeto.
Outro destaque foi o serviço de translado, que facilitou a logística dos participantes. Os cavaleiros puderam deixar seus veículos no Parque Trentino antes do início do evento e foram transportados até o Centro Histórico por um carro de apoio, assegurando mais comodidade no retorno após a cavalgada.
No Parque Trentino, cerca de 2.500 pessoas foram recepcionadas em uma grande celebração. O público pôde aproveitar um almoço organizado pela Paróquia Bom Jesus dos Passos, com cardápio variado, incluindo risoto, salada, galeto e filé de igreja, além de diversas opções gastronômicas e de bebidas na Praça de Alimentação. Os feirantes locais também participaram com a Feirinha de Artesanato, fomentando a economia do município.
A programação contou ainda com a animação do Grupo Turbinados da Vaneira, que embalou a festa com música e dança, mantendo o clima festivo até o encerramento do evento.
A Cavalgada reafirma, ano após ano, a força da tradição e o envolvimento da comunidade nas comemorações do aniversário de Piraquara. A celebração representa o encontro entre história, cultura e população, traduzindo o verdadeiro espírito dos 136 anos da cidade das Nascentes do Iguaçu.
O tradicional bairro de Santa Felicidade, conhecido por seu charme e forte herança italiana, já vive intensamente o clima do Natal. Neste ano, o “Natal Felice” transforma ruas, comércio, restaurantes e espaços culturais em um cenário iluminado e acolhedor, encantando moradores e turistas que passam pela região. A programação especial iniciou em 21 de novembro e segue até 23 de dezembro, e a decoração permanece até 6 de janeiro, mantendo viva a magia das festas de fim de ano.
Promovido pela ACISF – Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade, em parceria com o Sesc, o evento reúne uma série de atrações que celebram a cultura local e fortalecem o comércio do bairro. Um dos pontos mais visitados é a Casa do Papai Noel, instalada na Vila de Natal Befana, espaço que recebeu decoração temática cuidadosamente preparada. Lá, o Papai Noel divide a atenção com a Befana (figura tradicional do folclore italiano) que tem conquistado o coração das crianças e despertado a curiosidade dos visitantes.
A programação também inclui apresentações do Caminhão Sesc Arte Móvel, além de diversos shows promovidos em restaurantes, vinícolas, e apresentações do Coral Folclórico Italiano Santa Felicidade, na Paróquia São José e Santa Felicidade.
Para o presidente da Acisf, Fernando Linhares, o evento reforça o encanto que Santa Felicidade já possui ao longo do ano. “O Natal é uma data muito especial. Queremos trazer ainda mais encantamento e a magia do Natal para Santa Felicidade, nosso bairro tão charmoso e acolhedor. Curitiba está linda neste Natal”, destaca Linhares.
Com tradição, cultura e um toque especial de encanto italiano, o Natal Felice 2025, consolida Santa Felicidade como um dos destinos mais acolhedores para viver a magia natalina em Curitiba.