O Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann foi palco da entrega da premiação do 17º Festival de Teatro de Pinhais, o evento foi realizado na sexta-feira (25) . Já o Festival de Teatro aconteceu entre os dias 11 e 23 de outubro, a realização é da Prefeitura de Pinhais, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel).
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima, enaltece os artistas que participaram do Festival: “Espero que para vocês, artistas, tenham sido duas semanas incríveis como foi para a gente. Muito obrigado pela participação. Sem vocês nós não conseguiríamos fazer esse evento aqui na nossa cidade”.
“Como professora, eu acredito que a cultura é uma das estratégias mais poderosas para tornar a cidade um lugar melhor. Nossa cidade passa a ter uma identidade forte de que é Pinhais a partir de um trabalho forte de Cultura, então este 17º Festival de Teatro, sem dúvida nenhuma, fortaleceu ainda mais o nome de Pinhais, pois só aqui nós temos um festival com essa qualidade, com este envolvimento, com este engajamento”, considera a prefeita Rosa Maria.
O 17º Festival de Teatro de Pinhais reafirmou seu compromisso com a inclusão, cidadania e construção de políticas públicas voltadas à cultura, trazendo uma programação diversificada que envolveu espetáculos gratuitos e debates críticos sobre a sociedade contemporânea. Dos dias 11 a 23 de outubro, o público pôde apreciar os espetáculos nos palcos do Cenforpe, do Centro Cultural e do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU).
Com 78 inscrições vindas de três estados — Paraná, Santa Catarina e Alagoas — o festival consolida sua relevância no cenário nacional, proporcionando um espaço de troca e inovação no teatro brasileiro. Este ano, a curadoria destacou a variedade de propostas que, além de expressaram as vivências locais, trouxeram importantes discussões sobre inclusão, política e a busca por uma cidadania ativa por meio da arte.
Os 29 espetáculos selecionados contemplaram temas que vão desde a inclusão de diferentes gêneros e olhares sociais até o papel do teatro como ferramenta de transformação. Com isso, o festival se posiciona como um ponto de encontro entre artistas, espectadores e a comunidade, gerando diálogos e fortalecendo o vínculo entre a arte e a vida social.
Além de contar com grupos profissionais que já seguem uma trajetória de amadurecimento artístico, o festival também promove a participação de estudantes de escolas e universidades, incentivando novos talentos e mantendo um caráter jovem e dinâmico.
As apresentações, que reuniram aproximadamente 2250 pessoas, foram de monólogos a espetáculos de stand-up comedy e vídeo-peças, estão disponíveis para o público em revista digital, uma novidade que se mostrou eficaz desde a pandemia e continua como uma opção de democratização do acesso à arte.
Conheça os vencedores desta edição:
Categoria Estudantil
Premiação de Caracterização: Alice (Grupo de Teatro Marista Paranaense)
Premiação de Tecnia: Só Sei Que Foi Assim (Companhia de Teatro Podium)
Premiação de Dramaturgia: Balancei a Cabeça Meus Pensamentos Caíram (Fátima Teatro)
Premiação de Direção: O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá (Projeto Arteiros)
Premiação de Intérprete: Gato Malhado – O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá (Projeto Arteiros)
Premiação de Espetáculo: Só Sei Que Foi Assim (Companhia de Teatro Podium)
Categoria Amadora
Premiação de Caracterização: 3d (Companhia de Teatro Eskéte)
Premiação de Tecnia: Prometeu (Modulado de Pesquisa Teatral)
Premiação de Dramaturgia: Cara ou Coroa? (Alldeias)
Premiação de Direção: Prometeu (Modulado de Pesquisa Teatral)
Premiação de Intérprete: Victor – A Calçada (Penumbra)
Premiação de Espetáculo: Frágil (Companhia de Teatro Eskéte)
Categoria Técnico/universitária
Premiação de Caracterização: Raízes de Aiyê (Raízes de Aiyê)
Premiação de Tecnia: A Máquina (Modulado de Pesquisa Teatral)
Premiação de Dramaturgia: Entrega Tudo (Quadrilha de Piaba)
Premiação de Direção: A Máquina (Modulado de Pesquisa Teatral)
Premiação de Intérprete: Entrega Tudo (Quadrilha de Piaba)
Premiação de Espetáculo: A Máquina (Modulado de Pesquisa Teatral)
Categoria Profissional
Premiação de Caracterização: Alumia (Alameda Teatral Ltda)
Premiação de Tecnia: Chiado (Claraboia Companhia de Teatro)
Premiação de Dramaturgia: Se a Memória Não Me Falha (Cia de Teatro Autoral)
Premiação de Direção: Alumia (Alameda Teatral Ltda)
Premiação de Intérprete: Siriema – Improvisões (Cia Risas)
Premiação de Espetáculo: Se a Memória Não Me Falha (Cia de Teatro Autoral) (Fonte: SCPMP)