Turismo e Lazer

Recuperação da orla de Matinhos avança e chega a 67% de conclusão

Publicado

em

Principal intervenção ambiental e urbanística da história do Litoral do Paraná, o Projeto de Recuperação da Orla de Matinhos atingiu nesta segunda-feira (30) índice de conclusão de 67%. Ou seja, 2/3 da obra, iniciada em junho de 2022, estão prontos. O levantamento é do Instituto Água e Terra (IAT), em parceria com o Consórcio Sambaqui, responsável pela modernização do local, após licitação pública. A expectativa do Governo do Estado é finalizar o projeto até o segundo semestre de 2024.

“A obra segue normalmente, dentro do cronograma. O engordamento da faixa de areia ficou pronto e caminhamos em outras frentes para entregar à população e turistas uma Matinhos completamente renovada”, afirmou o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

A nova parcial revelou, também, que outros cinco pontos de trabalho superam os 50%. São eles: Espigão da Praia Brava (73%); o lançamento de tetrápodes na Praia Brava (69%); a produção de tetrápodes (61%), o headland Flórida (60%) e os guias-correntes da Avenida Paraná (55%). São, ao todo, 12 frentes diferentes. Apenas os serviços de microdrenagem ainda não começaram, seguindo o cronograma inicial. Já o plantio de restinga com vegetação nativa segue paralisada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“Não é só embelezar a praia, mas sim dar um suporte no controle de cheias e enchentes, provocados pelas chuvas e maré alta. É um grande projeto que estamos conseguimos tirar do papel”, explicou o diretor de Saneamento Ambiental do IAT, José Luiz Scroccaro. “Os guias-correntes vão minimizar em muito os problemas das cheias em Matinhos. E, somados aos espigões e headlands, vão dar melhor vida útil para a areia”.

O projeto prevê, ainda, a revitalização completa da orla, inclusive com a reposição da restinga com espécies nativas e a melhoria do acesso à praia, por meio de passarelas. Com a chegada do verão, as obras na orla sofreram uma diminuição de ritmo para não atrapalhar o descanso dos veranistas. A urbanização da praia de Caiobá, por exemplo, atingiu 45% de conclusão; a urbanização dos balneários de Matinhos (sentido Pico de Matinhos ao Balneário Flórida), 15%; e o plantio de restinga nativa na praia de Caiobá, 46%.

Até o momento foi finalizado o engordamento da faixa de areia de 70 a 100 metros de largura, por meio de aterro hidráulico e, além das estruturas marítimas, serão executadas intervenções de macro de microdrenagem para beneficiar também os moradores que não vivem na beira-mar e sofrem com constantes enchentes. “Teremos uma cidade completamente nova depois desse grande investimento”, destacou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), Valdemar Bernardo Jorge.

ETAPAS – A obra de Revitalização da Orla de Matinhos será realizada em duas etapas, num valor total de R$ 500 milhões. A primeira etapa, com orçamento de R$ 314,9 milhões, abrange serviços de engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico; estruturas marítimas semirrígidas; canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem, e revitalização urbanística da orla marítima com o plantio de espécies nativas.

O projeto é acompanhado de melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias. O objetivo é minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral. Essa combinação vem destruindo e comprometendo boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer no município de Matinhos.

As intervenções serão realizadas ao longo de 6,3 quilômetros entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida. Em uma segunda etapa, ainda sem previsão de data, será recuperado o trecho de 1,7 quilômetro entre os balneários Flórida e Saint Etienne. Haverá, ainda, a instalação de novos equipamentos urbanos, como ciclovia, pista de caminhada e corrida, pista de acessibilidade e calçada.

Acompanhe a mais recente atualização do andamento do Projeto de Recuperação da Orla de Matinhos:

Porcentual de execução obra: 67%

Espigão da Praia Brava: 73%

Guias-Correntes da Avenida Paraná: 55%

Headland Riviera: 41%

Headland Flórida: 60%

Urbanização Caiobá: 45%

Urbanização Balneários: 15%

Plantio de restinga em Caiobá: 46%

Macrodrenagem: 30%

Assentamento Macrodrenagem: 355 metros (35%)

Microdrenagem: ainda não iniciada, seguindo o cronograma original

Tetrápodes produzidos: 3.106 (61%)

Tetrápodes lançados na Praia Brava: 328 (69%)

(Foto: Alessandro Vieira/CC) AEN

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo e Lazer

Apresentações do 5º Festival de Dança de Pinhais acontecem neste final de semana

Publicado

em

Nos dias 17, 18 e 19 de maio, acontece o 5º Festival de Dança de Pinhais. A abertura será nesta sexta-feira (17), no Centro Cultural, às 19h, com apresentações da Mostra +, destinada às categorias baby, terceira idade e pessoas atípicas com deficiência. No sábado (18) e domingo (19), a partir das 13h, acontece a mostra competitiva das categorias infantil, juvenil e adulto, modalidades de ballet, dança contemporânea, jazz, danças urbanas e danças populares.

Além das apresentações, também terá workshops nos dois dias no período da manhã, com as inscrições já preenchidas. Na premiação, os troféus serão para 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria, gênero e subgênero e 6 premiações em dinheiro, maior nota da categoria adulta, categoria juvenil, categoria infantil, melhor bailarino, melhor bailarina e melhor coreógrafo.

Serviço

5º Festival de Dança de Pinhais

Datas: 17, 18 e 19 de maio

Horário: sexta-feira às 19h, sábado e domingo às 13h

Local: Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann – Rua 22 de Abril, 305, Estância Pinhais.

(Fonte: SCPMP)

Continuar Lendo

Turismo e Lazer

Espaços culturais do Estado divulgam programação da Semana Nacional de Museus

Publicado

em

Os museus do Governo do Estado promovem na próxima semana uma série de atividades, como palestras, debates e exposições, abordando o compromisso com educação e pesquisa. A programação faz parte da 22.ª Semana Nacional de Museus, que acontece entre 13 e 20 de maio e tem como tema Museus, Educação e Pesquisa, refletindo a importância das instituições culturais como impulsionadoras do saber.

A Semana é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e as instituições pertencentes ao Estado participam com a Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem). A maioria das atividades tem entrada livre e gratuita, mas muitas exigem inscrições prévias.

“As instituições museais são espaços que constroem e promovem uma diversidade de saberes”, diz a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. Ela afirma que, além das obras, exposições e atividades, um destaque são os acervos museológicos e o seu poder de capacitar e enriquecer profissionais em formação e pesquisadores. “Cada museu tem potencial para servir como uma escola dinâmica e viva”.

Marcos Coga, coordenador da Cosem, enfatiza o compromisso com ações que fomentem oportunidades de aprendizagem inclusiva e de qualidade, permitindo que o público explore, questione e descubra por meio de experiências museais. “Além de serem extensões de conhecimento para a comunidade escolar, acadêmica e cultural, as interações com museus e espaços culturais enriquecem o processo educacional, o poder criativo, e o pensamento crítico”. (Foto: Kraw Penas/SEEC)

Na foto, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS Pr)

Continuar Lendo

Turismo e Lazer

Smart City Expo Curitiba começa nesta quarta-feira

Publicado

em

Eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo, Curitiba se transforma mais uma vez, a partir desta quarta-feira (20/3), no centro das discussões mundiais sobre soluções inovadoras e inteligentes, com o início da 5ª edição do Smart City Expo Curitiba, no Centro de Eventos do Positivo (Parque Barigui).

Até sexta-feira (22/3), a capital paranaense é a anfitriã de visitantes de diversos estados e países que chegam para participar do fórum internacional, a versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo.

“Uma cidade só é realmente inteligente quando adota inovações que se transformam em processos sociais e melhoram o dia a dia das pessoas. Curitiba é uma cidade inteligente que tem coração e nos orgulha muito receber comitivas de todos lugares, que querem conhecer nossas iniciativas de smart city e nosso Vale do Pinhão”, afirma o prefeito Rafael Greca.

Criado pelo prefeito em 2017, o Vale do Pinhão é o ecossistema da inovação da cidade.

Comemoração dos 331 anos

O evento, que reúne congresso e feira e tem como tema Reinventando Cidades para Todos, faz parte das comemorações dos 331 anos da capital paranaense e está alinhado ao zelo da Prefeitura pela inovação.

O Smart City Expo Curitiba 2024 é organizado pelo hub curitibano iCities, com a chancela da Fira Barcelona, organizadora do principal Congresso Mundial de cidades inteligentes, o Smart City Expo World Congress e, tem apoio da Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), e do Vale do Pinhão.

Os ingressos para a área de exposições – que dão acesso às iniciativas da prefeitura no fórum, a Smart Plaza Vale do Pinhão e a Experiência em Realidade Virtual – são gratuitos e podem ser adquiridos pelo site do evento, na categoria Visitante.

Smart Plaza

Coração do Smart City Expo Curitiba 2024, a Smart Plaza Vale do Pinhão vai compartilhar com os visitantes as inovações da Prefeitura e seus reconhecimentos internacionais. Entre as atrações, o público poderá ver e tirar fotos com o troféu internacional de Cidade Mais Inteligente do Mundo recebido por Curitiba no fim de 2023.

A Smart Plaza abre espaço para empresas, startups e instituições da cidade contarem suas experiências e será palco de lançamentos de projetos e programas que seguem o conceito da inovação curitibana.

Curitiba em realidade virtual

Também na área de exposições, Curitiba vai oferecer a experiência em realidade virtual O Rosto da Cidade Mais Inteligente do Mundo, em que os participantes vão “viajar” pela capital paranaense sem sair do lugar, em um tour para contemplar a paisagem em 360º.

Serviço: Smart City Expo Curitiba 2024

Local: Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui – Curitiba)
Data: de quarta (20/3) a sexta-feira (22/3)
Horário: das 9h às 19h
Foto: Daniel Castellano / SMCS

Continuar Lendo

Tendência