Cotidiano

Após chuvas de verão, Simepar prevê outono típico no Paraná, com variações de temperatura

Publicado

em

O outono tem início às 18h25 desta segunda-feira, 20 de março, e terminará às 11h58 de 21 de junho de 2023. Segundo a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o primeiro dia da estação será ensolarado na maioria das regiões. O tempo fica parcialmente nublado em Paranavaí, Jaguariaíva, Telêmaco Borba e Jacarezinho. A menor temperatura prevista é 15 ºC em Guarapuava. A maior – 22 ºC – deve ocorrer em Foz do Iguaçu, Guaíra e Paranaguá.

O cenário climático global indica dissipação do fenômeno La Niña e ausência de El Niño. Porém, as águas do Oceano Atlântico Sudeste permanecem ligeiramente mais quentes do que o normal. As manhãs e noites tornam-se gradativamente mais frias. A temperatura média do ar tende a ficar dentro da normal climatológica da estação. Estão previstas variações bruscas.

“Alguns dias serão muito frios, intercalados com períodos aprazíveis e geada nas áreas mais altas das regiões Sul, Sudoeste, Centro Sul, Campos Gerais e Metropolitana de Curitiba”, afirma o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib. O regime de chuvas acompanhará a normal climatológica em todas as regiões, com distribuição irregular. “Estão previstos períodos de vários dias consecutivos de tempo seco, os chamados veranicos, e nevoeiros”, observa.

O outono paranaense caracteriza-se pela redução no volume de chuvas em relação ao verão, causada pelo deslocamento de massas de ar frio e seco. Maio é o mês mais chuvoso, pois a direção predominante do vento médio do sul para o norte do continente favorece a entrada de sistemas de alta pressão atmosférica. Os maiores volumes de chuva ocorrem habitualmente nas regiões Sudoeste e Oeste. Os menores são registrados no Norte.

Ao longo da estação, as massas de ar frio e seco provenientes da Antártica e do sul da América do Sul avançam em direção ao Paraná, causando queda das temperaturas. Os valores médios mais baixos costumam ocorrer na Região Metropolitana de Curitiba, região central e no Sul.

AGROMETEOROLOGIA – A semeadura das culturas no outono sofreu o impacto do excesso de chuvas no verão, que retardou a colheita da soja e do milho primeira safra, segundo explica a agrometeorologista do IDR-Paraná, Ângela Beatriz Costa.

O cenário climático é preocupante para a cultura do milho segunda safra, principalmente nas lavouras implantadas fora do período de semeadura, indicado pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC). Por exigir água e temperaturas elevadas, quanto mais tarde for semeado, mais suscetível o milho ficará a geadas ou estiagens durante os estádios fenológicos de floração e início da frutificação, quando os grãos ainda estão leitosos. O nível do dano à produtividade dependerá da intensidade dos eventos.

Já a cultura do trigo pode ser impactada pela redução das chuvas, principalmente nas fases de germinação, emergência das plantas e enchimento de grãos, bem como pela geada na fase de florescimento. Para evitar que seja prejudicada, recomenda-se ao agricultor seguir o ZARC.

Embora tenha ciclo mais curto, a cultura do feijão segunda safra também pode ser afetada negativamente pela seca e pelo frio, pois é sensível à geada e à restrição hídrica. Suscetíveis a baixas temperaturas, as hortaliças devem ser protegidas em caso de previsão de geadas. O mesmo vale para o cafeeiro, principalmente as mudas em viveiros e plantas com até dois anos no campo.

ALERTA GEADA – Na primeira semana de maio, entra em operação o serviço Alerta Geada, desenvolvido pelo IDR-Paraná e Simepar. São divulgadas as previsões de geadas e recomendações para proteção dos viveiros e lavouras cafeeiras recém-plantadas. Os informes abrangem todas as regiões do Paraná por categorias de intensidade de geada: fraca, moderada ou forte. As mensagens são disseminadas por celular e e-mail para usuários cadastrados, com antecedência de 72, 48 e 24 horas.

INFORMAÇÕES EM TEMPO REAL – O site do Simepar (www.simepar.br) traz informações atualizadas sobre as condições do tempo no quadro Palavra do Meteorologista.

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Cotidiano

Nova diretoria da ACISF toma posse para o biênio 2026/2028

Publicado

em

A Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (ACISF) realizou, na terça-feira (14/04), a cerimônia de posse da nova diretoria para o biênio 2026/2028, em um jantar festivo no Restaurante Dom Antônio. O evento reuniu familiares dos dirigentes, associados, autoridades e convidados, em uma noite marcada por celebração e integração.

Após a solenidade, os presentes desfrutaram de um jantar especial, seguido de um show do cantor Rogério Cordoni, que emocionou o público ao interpretar grandes sucessos de Elvis Presley.

A ACISF representa a regional de Santa Felicidade, que abrange 12 bairros: Butiatuvinha, Campina do Siqueira, Cascatinha, Campo Comprido (Norte), Lamenha Pequena, Mossunguê, Orleans, Santa Felicidade, Santo Inácio, São Braz, São João e Vista Alegre.

Durante a cerimônia, foi oficializada a recondução do presidente Fernando Linhares de Almeida, além da posse dos diretores, conselheiros, membros do conselho fiscal e assessores que estarão à frente da entidade pelos próximos dois anos.

Para o presidente, o momento simboliza a continuidade de um trabalho consistente e o início de novos desafios. “Esta posse reafirma o compromisso com o trabalho que desenvolvemos nos últimos dois anos à frente da ACISF, período marcado por importantes conquistas. Nosso objetivo é estreitar ainda mais o relacionamento com os associados, indústria, comércio e prestação de serviços, fortalecendo toda a regional de Santa Felicidade, um dos principais polos de Curitiba. No dia 21 de abril, celebramos 39 anos da Associação. São quase quatro décadas de atuação em prol do desenvolvimento econômico e turístico da região, sempre com foco na qualidade de vida das famílias que aqui vivem, sejam pioneiras ou aquelas que escolheram Santa Felicidade para morar, trabalhar e criar seus filhos”, destacou.

Composição da diretoria biênio 2026/2028

Presidente – Fernando Linhares de Almeida

Vice-Presidente – Sueli Moreira de Alcantara Machado

Diretor Administrativo – Waldir Maestrelli

Relações Públicas – Adriane Bosa

Diretor Financeiro – Antonio Aparecido Arthur Filho

Diretor Financeiro II – Alfredo Arten Junior

Diretor de Assuntos Políticos – Abilio de Oliveira Santana

Diretor de Assuntos Políticos II – Marlus Bertolli

Diretora de Obras e Patrimônio – Regeane Pfeng Doff Sotta

Diretora de Obras e Patrimônio II – Patrícia Zat

Diretora Social e Eventos – Zeila Thoaldo

Diretor Cultural – Paulo Cezar Pereira

Diretora Comercial – Marli Cristina Pereira

Diretor Jurídico – Aryon Jackson Schwinden

Diretor Jurídico II – Kelly Prado

Diretora de Marketing e Turismo – Estely Sikora

Presidente do Cons. Fiscal – Alexandra de Cassia Mercer

Conselheiro – Paulo Roberto da Silveira

Conselheira – Ágatha Bertoli

Conselheira – Elisangela Emília de Paula Vieira

Assessora de Divulgação – Andressa Kelly Stanczyk

Assessor de Comunicação – Valdir Lentcsh

Assessor de Segurança – Marcos Elias Dos Santos

Histórico da ACISF

Fundada em 21 de abril de 1987, a Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (ACISF) se aproxima de quatro décadas de atuação ininterrupta em prol do desenvolvimento empresarial e comunitário. Foi a primeira associação comercial de bairro criada no Paraná, tendo como primeiro presidente o empresário Carlos Roberto Madalosso.

Ao longo de sua trajetória, a ACISF enfrentou desafios e acumulou importantes conquistas, contribuindo diretamente para o fortalecimento do setor empresarial, do turismo e da qualidade de vida na região de Santa Felicidade, um dos bairros mais tradicionais de Curitiba.

Com participação ativa em momentos decisivos para o crescimento da região, a entidade esteve envolvida em importantes obras e iniciativas, como a abertura da Via Vêneto, a duplicação da Avenida Manoel Ribas, a implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros e a construção do Portal de Santa Felicidade — hoje um dos principais símbolos turísticos do bairro, reconhecido em todo o Brasil.

Mais recentemente, em parceria com o Instituto de Turismo de Curitiba, a ACISF contribuiu para a criação do Natal Felice, iniciativa que fortaleceu o calendário natalino da região, impulsionando o turismo e promovendo a integração entre comerciantes e moradores.

Nos últimos anos, a entidade tem intensificado ações voltadas à atração de investimentos e ao fomento dos negócios locais, acumulando conquistas e se preparando para novos desafios. Entre os serviços oferecidos aos associados, destacam-se consultorias jurídicas, além de parcerias estratégicas com instituições como o Sebrae, a Universidade Tuiuti do Paraná e a Associação Comercial do Paraná.

A ACISF também atua de forma ativa na promoção da união entre comerciantes, industriais e prestadores de serviços dos bairros que compõem a regional de Santa Felicidade, incentivando o networking, a geração de oportunidades e o fortalecimento do empreendedorismo local. Iniciativas como o Café com Negócios, oficinas e palestras educativas abordam temas relevantes ao dia a dia empresarial, contribuindo para a capacitação e o crescimento dos associados.

Com o apoio da comunidade, da classe política e dos veículos de comunicação, a ACISF consolidou-se como uma entidade representativa e atuante, comprometida com o fortalecimento do comércio local, o desenvolvimento sustentável da região e a valorização do associativismo.

Da redação/ Por Jane Rita Lentcsh e Valdir Lentcsh

Fotos: Face da Notícia e Julio Saito

Continuar Lendo

Cotidiano

Cerimônia de posse da nova diretoria da ACISF será marcada por jantar festivo

Publicado

em

A Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (ACISF) promove, na terça-feira (14/04), a cerimônia de posse da nova diretoria para o biênio 2026/2028, em um jantar festivo que acontece a partir das 19h30, no Restaurante Dom Antônio.

A solenidade oficializa a recondução do presidente Fernando Linhares de Almeida, além da posse dos diretores, conselheiros, integrantes do conselho fiscal e assessores, que estarão à frente da entidade nos próximos dois anos.

Para o presidente, o momento simboliza continuidade e novos desafios. “A posse representa a consolidação de um ciclo de conquistas e o início de uma nova etapa na história da ACISF. Nosso objetivo é fortalecer ainda mais o associativismo, ampliar o diálogo com o poder público e atuar de forma estratégica no desenvolvimento econômico e social da regional de Santa Felicidade”, afirma.

A programação da noite também contará com um show especial do cantor Rogério Cordoni, interpretando grandes sucessos de Elvis Presley, proporcionando ao público um momento de entretenimento e nostalgia.

Serviço

Jantar por adesão – ACISF

Valor: R$ 100,00 por pessoa

Data: 14 de abril

Horário: 19h30

Local: Restaurante Dom Antônio

Endereço: Av. Manoel Ribas, 6121 – Santa Felicidade

Da redação /Fotos: Face da Notícia

Show especial com o cantor Rogério Cordoni interpretando grandes sucessos de Elvis Presley

Continuar Lendo

Cotidiano

Com expectativa de 23 mil participantes, Smart City Expo Curitiba começa nesta quarta

Publicado

em

Começa nesta quarta-feira (25/3) e vai até sexta (27/3) a 7ª edição do Smart City Expo Curitiba, encontro internacional voltado a debates sobre cidades inteligentes. Pelo segundo ano consecutivo, o evento será realizado no estádio Arena da Baixada, no Água Verde, e a expectativa de público é de cerca de 23 mil participantes, entre gestores públicos, representantes de startups, empresas de tecnologia e especialistas em inovação urbana.

A abertura está marcada para as 9h30, no palco principal, com a participação do prefeito Eduardo Pimentel. Durante os três dias, o gabinete do prefeito será transferido para o local do evento, de onde ele deve cumprir agenda administrativa e receber delegações nacionais e internacionais. O Smart City Expo integra a agenda de comemoração dos 333 anos de Curitiba.

“Queremos que todos se sintam bem-vindos e participem desta edição do Smart City. O evento ajuda a projetar Curitiba e a fortalecer a imagem da cidade no cenário global. Já temos reconhecimento, mas é importante avançar para ampliar resultados e consolidar nosso ecossistema de inovação”, diz o prefeito.

Entre os estandes da área de exposição do evento, destaque para a Smart Plaza, onde a Prefeitura de Curitiba irá mostrar iniciativas de cidades inteligentes.

Cidades inteligentes nas Américas

Considerado um dos principais fóruns sobre cidades inteligentes nas Américas, o encontro reúne especialistas do Brasil e do exterior para discutir temas ligados à relação entre sociedade, tecnologia, espaço urbano e meio ambiente.

Organizado pelo iCities, hub de inovação com sede em Curitiba, o Smart City Expo conta com apoio da Prefeitura de Curitiba, do Governo do Paraná e chancela da Fira Barcelona, organizadora internacional de eventos.

Neste ano, a programação está estruturada em cinco eixos: tecnologia e negócios disruptivos; transformação digital e inovação; cidades sustentáveis e mudanças climáticas; governança e espaços digitais; e cidades para pessoas e espaços públicos.

Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards

Além das palestras e painéis, o evento terá uma área de negócios voltada à conexão entre empresas, startups e governos. Também está prevista a premiação do Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards 2026, que reconhece iniciativas em cinco categorias. Os vencedores serão anunciados no dia 26 de março.

Destaques da abertura

Entre os destaques do primeiro dia está a palestra de Shain Shapiro, doutor pela Universidade de Londres reconhecido mundialmente por defender que a música não é apenas lazer, mas um pilar para o planejamento urbano. Ele abordará o tema “A cidade onde eu quero viver”.

Também é destaque da abertura o painel “Diálogo de Prefeitos”, com a participação de Eduardo Pimentel, às 10h45, no palco principal. Às 14h, o prefeito abre o Fórum de Mobilidade e, na sequência, participa da assinatura de um acordo de coordenação técnica entre o Fórum Nacional de Mobilidade Urbana e a Frente Nacional de Prefeitos.

Frente Nacional dos Prefeitos e Prefeituras

A realização do Smart City Expo Curitiba ocorre um dia após a 89ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), também realizada na Ligga Arena, que reuniu cerca de 100 gestores municipais de diferentes regiões do país para discutir desafios das cidades brasileiras.

Foto: Isabella Mayer/SECOM (arquivo)

Continuar Lendo

Tendência