Três cidades do Paraná figuram entre as melhores do mundo para startups segundo o ranking do Startup Ecosystem Index Report 2023 , divulgado nesta terça-feira (30). Curitiba, Londrina e Maringá são apresentadas entre as mil localidades globais com melhor ambiente para a implantação e desenvolvimento de empresas inovadoras.
O relatório mundial é elaborado anualmente pelo instituto israelense StartupBlink. Ele funciona como um centro de pesquisas de referência internacional, faz o mapeamento de ecossistemas para startups em 100 países com base em critérios como ambiente de inovação, facilidade para abertura e desenvolvimento de negócios, quantidade e qualidade das empresas de tecnologia instaladas.
Segundo o secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Marcelo Rangel, a gestão estadual tem concentrado esforços para que o Paraná consiga atrair cada vez mais investimentos de empresas do ramo de tecnologia e inovação. Ele cita como exemplos a elevação da antiga Superintendência de Inovação à atual pasta que comanda, a regulamentação da Lei Estadual de Inovação e do Fundo de Inovação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná.
“Temos um cenário muito promissor para startups e queremos alavancar ainda mais o Estado, com nossos ecossistemas regionais trabalhando em parceria com os municípios e a iniciativa privada”, afirmou.
Recentemente, a equipe da secretaria também compôs uma comitiva internacional liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em visita à Portugal. A delegação paranaense conheceu detalhes do funcionamento do Taguspark, que é o maior parque de ciência e tecnologia do país europeu, e visitou o Hub Creativo do Beato, que funciona como um centro de convivência para startups, empreendedores, profissionais criativos e freelancers do segmento.
CURITIBA – Entre as cidades paranaenses, quem lidera é Curitiba, em 140º em nível mundial. O ranking internacional é liderado por São Francisco, nos Estados Unidos. Nova York (EUA), Londres (Reino Unido), Los Angeles (EUA) e Boston (EUA) completam o top 5.
A capital do Estado também aparece na 6ª colocação entre as cidades da América Latina, além de estar na vice-liderança nacional, em ambos os casos liderados por São Paulo. Curitiba é mencionada como o berço de unicórnios – startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão – no Sul do Brasil, contendo os três únicos do País fora de São Paulo.
Na cidade, estão a sede do Ebanx, que é referência em serviços de processamento de pagamentos; a MadeiraMadeira, maior plataforma de produtos para casa da América Latina; e o Olist, especializado em serviços de e-commerce para pequenos varejistas.
De acordo com o prefeito da Capital, Rafael Greca, iniciativas como o Vale do Pinhão, que funciona como uma incubadora de startups, e a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, que ajuda empresas de inovação e tecnologia a se consolidarem na cidade, contribuem para o reconhecimento de Curitiba como um bom local para empreendedores.
“O Vale do Pinhão, nosso ecossistema de inovação, cresceu exponencialmente nos últimos cinco anos graças ao espírito criativo e empreendedor das nossas startups. Com o uso da tecnologia e da inovação como ferramentas para a melhoria da vida dos nossos cidadãos, conseguimos oferecer a eles uma cidade realmente inteligente”, afirmou.
O secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, lembra que este é o terceiro ano consecutivo em que Curitiba aparece no segundo lugar no Brasil. “O relatório comprova que o Paraná é uma potência em inovação, tecnologia e nova economia”, disse.
MARINGÁ – Na 735ª colocação em nível mundial, Maringá aparece como a 18ª melhor cidade do Brasil para startups. Considerada uma das melhores cidades do País para se viver, a cidade no Noroeste do Paraná possui três startups classificadas no Startup Ecosystem Index Report 2023.
A Tindin, uma fintech focada em plataformas educacionais para crianças; a Dinvo, que oferece sistemas de caschback e cupons de desconto para o ecommerce; e a Datlo, que funciona como uma plataforma de geointeligência para empresas e profissionais de vendas e marketing.
Por meio da Agência Maringaense de Inovação e Tecnologia (Amtech), a prefeitura lançou no início deste ano um edital de inovação. Baseado em uma lei municipal de 2017, o projeto já selecionou iniciativas para serem testadas nos órgãos municipais visando dar agilidade aos serviços prestados aos cidadãos. Algumas aprovadas após o período de experiência começaram a ser implantadas de forma definitiva pela administração.
No início deste mês, o prefeito Ulisses Maia sancionou a lei municipal que cria o Programa Sandbox Maringá. A iniciativa institui o funcionamento de ambientes experimentais para testes de inovação científica, tecnológica e empreendedora, inclusive de ferramentas em que ainda não há previsão legal. Dessa forma, as empresas poderão realizar testes de novas soluções inovadoras de forma isolada e em ambiente seguro.
LONDRINA – Segunda maior cidade do Estado, Londrina é a 779ª melhor cidade do mundo e a 28ª do Brasil para empresas de inovação segundo o ranking da StartupBlink. Desde 2018, a prefeitura incentiva a formalização de parcerias com startups locais por meio de editais de soluções inovadoras coordenados pelo Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). A administração municipal também foi parceira recentemente do Techstars Startup Weekend,
No ranking mundial, destacam-se entre as startups londrinenses a Appegada, uma rede social focada em serviços para donos de animais de estimação; a Trace Pack, que oferece um sistema de gestão de colheita florestal e de maquinários agrícolas; e a Doiim, uma desenvolvedora de softwares especializados em serviços ligados a criptomoedas e inteligência artificial.
RANKING – O Startup Ecosystem Index Report faz o ranking dos melhores ecossistemas para startups a partir de algoritmos que analisam dezenas de milhares de dados de empresas, aceleradoras e espaços de coworking, bem como dados recebidos de mais de 100 parceiros globais.
“Mais de 100 governos trabalharam conosco na preparação do relatório deste ano por compreenderem o cenário e entenderem que um bom ecossistema de startups é um motor futuro do crescimento econômico e que o poder público deve ter um papel ativo no apoio ao crescimento de suas startups”, afirma o CEO da StartupBlink, Eli David. (Foto: Gilson Abreu/AEN)
Foi com foco nas áreas prioritárias e na reestruturação organizacional que o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, completou os primeiros 100 dias de gestão. Com objetivo de fazer um mandato voltado ao cuidado das pessoas, ele implementou ações imediatas em áreas sensíveis, como a saúde, educação e infraestrutura. Além disso, realizou uma reforma administrativa que não ocorria desde 2013, ano de sua primeira gestão à frente o Executivo.
Em seu inédito terceiro mandato, buscou reorganizar a administração e adequá-la à realidade atual. “Uma cidade nunca está pronta, e temos a certeza de que os problemas que herdamos em 2013 não são os mesmos de agora. Por isso, essa reestruturação é necessária para enfrentarmos os desafios atuais sem esquecer o que já fizemos. Também priorizamos a implementação de ações em áreas essenciais que impactam diretamente a vida da população”, destacou.
CONFIRA AS PRINCIPAIS AÇÕES
SAÚDE
– Restruturação da Secretaria Municipal de Saúde com a nomeação de servidores de carreira em todos os cargos de gestão;
– Reabertura dos dispensários de medicamentos das unidades de saúde Elfride Miguel, Wanda Mallman, João Airdo Fabro e Osmar Pamplona. Nos 100 dias, foram realizados 6940 atendimentos.
– Descentralização dos atendimentos com a implantação dos Ambulatórios nos bairros Jardim dos Estados, Jardim Tropical, Planta Suburbana e Vila Militar;
– Retomada dos Agendamentos dos Exames Laboratoriais nas Unidades de Saúde;
– Implantação Central de Atendimentos por meio do whatsapp na Divisão de Regulação em Saúde;
– Implantação Central de Atendimentos por meio do whatsapp no Serviço de Transporte Sanitário;
– Implantação dos exames de eletrocardiogramas no Centro de Especialidades de Piraquara – CESP;
– Realização dos mutirões de Dermatologia e Oftalmologia para atendimento da fila de pacientes;
– Reposição do quadro de profissionais da Atenção Básica com a contratação de 24 novos profissionais convocados de concurso público;
– Implantação de novo fluxo para dar maior agilidade no Departamento de Marcação de Consultas;
– Execução de manutenção interna e ambientação na UPA 24h;
EDUCAÇÃO
– Recomposição do quadro funcional das Escolas, CMEIs e CMAIEs com a contratação de 45 professores, 09 secretários escolares, 03 assistentes sociais, 01 psicólogo por meio de concurso público;
– Ampliação de vagas com a criação de mais 540 na Educação Infantil, 248 em Tempo Integral e 36 na Educação de Jovens e Adultos.
– Ampliação das equipes Pedagógica da Educação Especial e Técnica do Departamento de Nutrição Escolar, além da implantação de uma Equipe Multiprofissional;
– Valorização dos profissionais da Educação, com a implantação de gratificação para os secretários escolares e o anúncio do cumprimento do Piso Salarial do Magistério: Residual de 2023 de 3,46%, Índice de 2025 de 6,27%
Também foram retomados projetos de melhorias nas instituições de ensino e feita a revisão de obras em andamento, como a construção do novo CMEI Cantinho do Brincar, no Guaritubinha.
INFRAESTRUTURA
– Reorganização operacional com ampliação das equipes de trabalho que atuam nas ruas do município;
– Recuperação da frota, equipamentos e maquinários pesados;
– Criação de nova estrutura para atendimento de demandas específicas como a Conservação de Parques e Jardins; Divisão de Estradas Rurais e Manutenção de Cemitérios;
– Ampliação das equipes de coleta de poda verde;
– Retomada e ampliação das ações preventivas de ronda noturna e recuperação do parque de iluminação pública;
– Retomadas as ações preventivas de combate a enchentes com a limpeza e manutenção das áreas de fundo de vale, Vila Fuck, travessias da linha férrea, do canal do Bela Vista e canal extravasor do Guarituba;
– Revitalização viária das ruas Mararupá e Francisco Leal, com serviços completos de fresagem, recomposição da base e novo revestimento em CBUQ;
– Operação emergencial de tapa-buracos na Pastor Adolfo Weidmann e outras vias de grande circulação no Município;
– Manutenção periódicas das vias rurais, canteiros centrais, rotatórias e passeios;
– Reestruturação e reorganização das equipes de manutenção do Parque das Águas através da ampliação de mão de obra de apenados oriundos do convenio de reinserção Social SESP/DEPEN.
DESENVOLVIMENTO URBANO
– Garantia de manutenção dos atendimentos em departamentos essenciais, como de Urbanismo, Licenciamento e Fiscalização e Regularização Fundiária e Habitação Social, totalizando mais de 700 atendimentos;
– Reestruturação da Superintendência de Projetos e Obras com a contratação de 04 Engenheiros, 03 Arquitetos, 02 estagiários e realocação de 04 fiscais de trecho. Total início da gestão: 9 servidores. Total após 100 dias: 21 servidores. Crescimento de 133,33% da equipe;
– Revisão de projetos e obras herdadas em andamento;
MEIO AMBIENTE
– Estruturação física e administrativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente;
– Criação da Superintendência de Educação Ambiental e Bem Estar Animal;
– Garantia de manutenção ininterrupta dos atendimentos em departamentos essenciais, como Bem-estar e Proteção Animal, Licenciamento Ambiental, Educação Ambiental, Saneamento e Fiscalização, totalizando mais de 1.400 atendimentos;
– Mais de 427 castrações entre felinos e cães, por meio do Castrapet e do serviço contratado pela Secretaria Meio Ambiente;
ASSISTÊNCIA SOCIAL
– Reorganização do Centro do Abrigo com a reestruturação do espaço físico e administrativo, além da otimização dos processos de acolhimento para garantir melhores condições aos usuários e profissionais;
– Execução de melhoria estrutural e funcional do CISA Macedo e início da revitalização do CISA Betonex, incluindo pintura e adequação dos espaços;
– Ampliação da Oferta de Almoço no Centro POP, com a oferta do serviço para atendimento aos finais de semana, garantindo alimentação digna e contínua para a população em situação de rua;
– Valorização dos Profissionais, com a revisão das gratificações para coordenadoras das unidades da Secretaria e aumento da gratificação para servidores do acolhimento de crianças e adolescentes e do Centro POP;
– Criação da Direção de Gestão do Trabalho, responsável para gestão de recursos humanos e a promoção de formação continuada para valorização e aperfeiçoamento dos servidores;
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
– Reestruturação administrativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com implantação de setores específicos para o atendimento das novas demandas da cidade como Empreendedorismo Feminino e Promoção Comercial, por exemplo;
– Diagnóstico das necessidades para criação do programa de fortalecimento e estruturação das feiras municipais;
– A Agência do Trabalhador de Piraquara prestou mais de 2800 atendimentos para cadastros novos, Seguro Desemprego e encaminhamentos para entrevistas de trabalho;
– Mais de 40 empresas foram visitadas, de diferentes ramos, para captação de vagas de emprego e realização de mutirões por meio da Agência do Trabalhador;
– Manutenção de parcerias com o SEBRAE-PR, SENAC e FECOMÉRCIO para manutenção dos cursos e formações ofertadas gratuitamente para população;
– Reestruturação administrativa da área do Turismo com a criação do Superintendência de Turismo e Desenvolvimento Econômico e reorganização no Departamento; CULTURA, ESPORTE E LAZER
– A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer esteve presentes em todos os eventos do município que envolveram a população nos 100 primeiros dias como as festividades dos 135 anos de Piraquara, Dia Internacional da Mulher, Pré-Carnaval e PCPR na Comunidade;
As atividades esportivas e culturais regulares nos equipamentos públicos tiveram continuidade com atendimento de mais de 900 alunos em diferentes modalidades;
As políticas públicas culturais foram fortalecidas com a realização da IV Conferência Municipal de Política Cultural e o III Encontro do Patrimônio Cultural, Histórico e Natural de Piraquara, além da 1ª Edição da Roda Poética para o ano de 2025;
Também foi feito o levantamento de todas as praças e espaços de esporte e lazer do município para o diagnóstico da real situação e planejamento para manutenções;
REFORMA ADMINISTRATIVA E NOVAS CONTRATAÇÕES
– A estrutura organizacional da Prefeitura de Piraquara passou por uma modernização após 12 anos. Para aprimorar os serviços e o atendimento, foram extintos setores desusados e criados novos de acordo com as atuais necessidades da população;
– Neste período, também foram convocados mais de 70 servidores por meio de concurso público para reforçar o quadro funcional, além de 301 estagiários;
– Foram criadas estruturas próprias para o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas da Mulher, Segurança Pública, Cultura e Igualdade Racial, Comunicação e de portes e Lazer. (Da assessoria/foto: divulgação)
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) iniciou nesta quinta-feira (27) a distribuição das 332 mil doses da vacina contra a gripe às 22 Regionais de Saúde. O imunizante, enviado pelo Ministério da Saúde, é para o início da campanha de vacinação em todo o Paraná, marcado para a próxima terça-feira (1º de abril). No Brasil, a campanha começa no dia 7 de abril.
“Aqui no Paraná estamos antecipando o início da campanha para dar celeridade ao processo e imunizar o maior número de pessoas. A sazonalidade da doença é determinante para essa antecipação. Esperamos atingir a maior cobertura vacinal possível”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
A vacinação contra a Influenza deve ser feita em crianças a partir de seis meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Para os demais grupos prioritários, a vacinação contra a Influenza seguirá no modelo de campanha, o que inclui trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.
A vacina foi incorporada ao calendário nacional diferente de anos anteriores e pela primeira vez ficará disponível nas salas de vacinação de forma permanente. Com a mudança, a imunização desses grupos será realizada de forma contínua, ao longo do ano, e não mais apenas durante as campanhas sazonais.
As vacinas influenza trivalentes utilizadas neste ano deverão apresentar três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (B/linhagem Victoria). Cada frasco contém 10 doses de 0,5ml e pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e com outros medicamentos.
VACINAÇÃO – A vacinação tem o objetivo de minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de diminuir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.
O público-alvo para a vacinação da gripe no Paraná é de 4.931.410 pessoas. A meta é atingir, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação de rotina contra influenza: crianças, gestantes e idosos com 60 anos e mais.
No ano passado o Estado atingiu 58,93 % de cobertura vacinal dos grupos prioritários, e 75,01 % de cobertura dos povos indígenas vivendo em suas terras, e ficou em 4º no ranking de estados que mais vacinaram (3.447.319 doses), atrás de São Paulo (13.075.736 doses), Minas Gerais (6.422.449 doses) e Rio de Janeiro (3.926.506 doses).
“Começamos a campanha com este quantitativo, mas para a semana que vem já está prevista mais uma remessa de 844 mil vacinas para essa ação. Assim que as vacinas chegarem, nossas equipes cuidarão da logística para que cheguem o quanto antes aos municípios e avancemos na cobertura vacinal”, acrescentou o secretário.
CENÁRIO – O 2º Informe Epidemiológico de Monitoramento dos Vírus Respiratórios, publicado em março deste ano, registrou 50 casos e cinco óbitos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) por Influenza, sendo quatro óbitos por Influenza A(H1N1) e um óbito por Influenza B, referente aos casos 22 foram positivas para Influenza B. (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)
Nesta terça-feira (24), o Governador Ratinho Júnior (PSD) anunciou o nome de Luizão Goulart, ex-prefeito de Pinhais e ex-deputado federal, para a secretaria de Estado da Administração e da Previdência.
“Sinto-me muito honrado com esse convite do Governador Ratinho Júnior, pois ele tem se tornado um grande líder e um excelente gestor, com uma política de trabalho muito parecida com a que implantamos em Pinhais, visando o desenvolvimento econômico, sustentável e social do nosso Estado”, destacou.
Embora seja novidade, o nome de Luizão Goulart já era amplamente comentado no ambiente político, especialmente por ter disputado recentemente uma difícil eleição para a Prefeitura de Curitiba e, além disso, por colher bons frutos de sua vasta experiência em gestão pública.
Segundo Luizão, esta será uma oportunidade importante para contribuir com a execução do dinâmico e ousado Plano de Governo da atual gestão.
Além de Luizão Goulart, Márcio Nunes, que estava na Secretaria de Turismo, assume a Secretaria de Agricultura, e Guto Silva, que estava à frente da Secretaria de Planejamento, é o novo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Cidades.
Novo secretário
Luizão Goulart, que, assim como o Governador Ratinho Júnior, nasceu em Jandaia do Sul e chegou à Região Metropolitana de Curitiba no final da década de 70. É formado pela Universidade Federal do Paraná em Filosofia e História. Tornou-se professor da Rede Pública Estadual e, por muitos anos, foi diretor de colégio. Ganhou notoriedade nacional após ser prefeito de Pinhais durante 8 anos, onde realizou uma gestão que atingiu aprovação recorde de 94%. Também foi deputado federal por 4 anos, destacando-se com a apresentação de projetos municipalistas e de cunho social. (Da Assessoria/Foto: Divulgação)