Esportes

Família e Real Pinhais conquistam a Copa Pinhais de Futebol Master

Publicado

em

Chegou ao fim a 13ª edição da Copa Pinhais de Futebol Master. A competição organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), por meio do Departamento de Esportes, teve como campeões o time Real Pinhais, na Série Prata, e Família, na Série Ouro. As partidas decisivas foram disputadas no campo do Weissópolis, debaixo de um sol escaldante.

Série Prata 

Em uma partida de quatro gols, melhor para o Real Pinhais, que venceu Perdizes por 3×1 e ergueu a taça. Mas quem disse que foi sem emoção? Depois de abrir o placar, com Russo cobrando pênalti, Perdizes chegou ao empate, com Isaías aproveitando a falha do zagueiro Sandro, e deixou tudo igual. Mas o defensor não se abateu com o erro, fez o gol do desempate, de cabeça, e nos acréscimos, China ainda ampliou o marcador.

Zagueiro campeão, Sandro comenta o misto de sensações que passou ao longo do jogo, ao falhar no lance que originou o gol do Perdizes, e da redenção, ao marcar de cabeça para recolocar o Real Pinhais na frente do placar: “Infelizmente eu tive um lance infeliz ali e acabou dando o gol. Nós ali atrás temos que ser muito prudentes e qualquer erro pode ser fatal, e foi o que aconteceu. Mas tem que acreditar sempre até o fim, e eu nunca desacreditei, tanto é que eu fui lá na frente e me redimi, fiz o gol e o Pinhais está de parabéns pelo campeonato”, comemora o camisa 3.

Vale ressaltar que ambas as equipes (Real Pinhais e Perdizes) conquistaram o acesso e vão disputar a Série Ouro em 2024. O time do Panela ficou em 3º lugar, completando o pódio.

Série Ouro

Na segunda partida do dia, a emoção foi ainda maior. Depois do empate em 1×1 no tempo normal, com gols de Edmilson Ferreira (o Castorzinho), para o Família, e Luis Henrique, de pênalti, para o Triestre, a decisão foi para a disputa de pênaltis. Aí brilhou a estrela do goleiro André, que defendeu duas cobranças e contribuiu decisivamente para a primeira conquista da equipe Família entre os Master.

“A gente fica emocionado, porque todo mundo sabe que é muito difícil a gente chegar numa final, ser campeão, são muitos detalhes. E na decisão, sabia que o time deles era de qualidade nos pênaltis, mas graças a Deus a gente foi feliz, consegui pegar dois pênaltis e conseguimos o título”, explica André, camisa 1 do Família.

Fechando o pódio, a equipe do Passaúna ficou com a 3ª posição da Copa Pinhais de Futebol Master.

Presente na premiação, a prefeita Rosa Maria ressaltou o investimento que a administração municipal tem feito no esporte: “Pinhais tem investido significativamente na área do esporte, sobretudo no futebol de campo. Porque o esporte tem que representar isso gente, diversão, paz, amizade e alegria,pois aqui todo mundo ganha. A cidade é a maior vencedora, quando nós temos atletas que se dispõem a jogar por um esporte, por uma alegria e levando qualidade de vida para todas as pessoas, e é bacana porque é um esporte muito família. E quando a família está no campo nós temos que fazer o nosso melhor, respeitando as diferenças e respeitando o outro, e esse campeonato demonstra isso”, finaliza Rosa.

Prêmios Individuais

Série Prata:
Artilheiro – Anderson Régis do Santos (7 gols pelo Panela)

Goleiro menos vazado – Juninho e Polenta (2 gols sofridos pelo Real Pinhais)

Série Ouro:

Artilheiro – Marcelo (8 gols pelo Triestre)

Goleiro menos vazado – Xuxa (6 gols sofridos pelo Triestre)

Presenças

Além da prefeita Rosa Maria, prestigiaram as finais da 13ª edição da Copa Pinhais de Futebol Master o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima; o diretor de Esportes, Netão; diretor de Lazer, Inclusão e Qualidade de vida, André Salles; o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho; e os vereadores Binga, Filho, Jane Carteira, Tomé e Fabrício Sousa. (Foto: SCPMP)

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Com apoio do Viaje Paraná, corrida de Morretes está com inscrições abertas até dia 31

Publicado

em

Ainda dá tempo de se inscrever para a 1ª Corrida da Serra Verde Express, que tem apoio do Viaje Paraná e já conta com mais de 350 participantes confirmados. Programado para o dia 8 de novembro, em Morretes (Litoral), o percurso vai passar por locais importantes do turismo estadual, entre paisagens e atrativos. As inscrições foram prorrogadas e ficam abertas até dia 31 deste mês.

A etapa principal conta com extensão de seis quilômetros, passando por trechos de Mata Atlântica em torno do Rio Nhundiaquara, permitindo um contato com a natureza e paisagem deslumbrante. Aos iniciantes na prática, também é possível realizar a modalidade caminhada, com três quilômetros.

Dentro do Turismo Gastronômico, a programação também é uma oportunidade aos visitantes conhecerem a culinária do município, como o tradicional Barreado – prato típico do Litoral e um dos 21 produtos paranaenses com selo de Indicação Geográfica.

Segundo Patrícia Gusso, diretora-presidente interina do Viaje Paraná, quando alguém se desloca para participar de uma competição ou acompanhar um evento esportivo, isso também é uma atividade turística. “Esse segmento se desenvolve bem no Paraná, porque temos locais e destinos propícios para essas programações. O competidor precisa se hospedar em algum hotel, vai a restaurantes e movimenta a economia dos nossos municípios”, explicou.

A largada está marcada para as 8h, na Avenida Nossa Senhora do Porto, em frente à Igreja Quadrangular de Morretes. A previsão de duração da prova é de no máximo uma hora, com chegada no mesmo ponto de partida. As inscrições podem ser feitas no site da Serra Verde Express.

A corrida já nasce com a proposta de conquistar espaço no calendário esportivo nacional e atrair não apenas corredores experientes, mas também entusiastas do esporte e viajantes interessados em novas experiências. É o que explica Adonai Arruda Filho, diretor-geral da Serra Verde Express. “A proposta é ir além de uma simples competição esportiva. Queremos promover o turismo sustentável, movimentar a economia local e inserir Morretes no calendário de eventos esportivos de referência no país”, disse. (AEN)

Foto de Morretes: Gilson Abreu/Arquivo AEN

Continuar Lendo

Esportes

Paraná define campeões dos Jogos Escolares e atletas que vão para os Jogos da Juventude

Publicado

em

O Centro de Convenções de Foz do Iguaçu foi palco do encerramento da entrega da última medalha dos Jogos Escolares na tarde de sábado (19). Os campeões desta fase garantiram vaga para representar o Estado do Paraná nos Jogos da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que ocorrerão de 10 a 26 de setembro, em Brasília (DF).

As disputas envolveram as modalidades de atletismo, atletismo paradesportivo, badminton, parabadminton, basquetebol, bocha adaptada, futsal, ginástica rítmica, ginástica rítmica paradesportiva, handebol, judô, natação, taekwondo, parataekwondo, tênis de mesa, wrestling, vôlei de praia, vôlei, xadrez e xadrez paradesportivo.

Os oito dias de competições reuniram mais de 6,3 mil pessoas, entre atletas e comissões técnicas, representando 739 escolas – sendo 531 públicas e 208 particulares – de 206 municípios. Somando às fases regionais e macrorregionais, já são mais de 61 mil atendimentos dos Jeps em 2025.

“É uma sensação de trabalho realizado. Uma competição de alto nível aqui em Foz do Iguaçu e saímos com o gostinho de quero mais. Um evento tão bonito e é fantástico o Governo do Estado poder fomentar o esporte”, comenta Márcia Tomadon, coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná. Neste ano, uma novidade foi a transmissão ao vivo de algumas modalidades durante os dias de competições no canal da Paraná Esportes. 

Os Jeps são promovidos pelo Governo do Estado e realizados pela Secretaria do Esporte, com apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, da Secretaria da Educação (Seed) e dos Núcleos Regionais de Educação.

Toda a documentação oficial do evento – como boletins, programações, resultados e classificações – estará disponível na página da Secretaria do Esporte e também no aplicativo Paraná Esporte, disponível para Android e iOS. A final dos Jeps para a faixa etária de 12 a 14 anos acontecerá entre os dias 1º e 9 de agosto, no município de Toledo, no Oeste.

CLASSIFICAÇÃO FINAL (COLETIVAS):

BASQUETEBOL MASCULINO

1º – Colégio SESI Pato Branco – Pato Branco

2º – Colégio Estadual Eduardo V. Suplicy – Francisco Beltrão

BASQUESTEBOL FEMININO

1º – Colégio Almirante Tamandaré – Foz do Iguaçu 

2º – Colégio SEPAM – Ponta Grossa

BASQUESTEBOL PARADESPORTIVO MASCULINO

1º – EMEE Escola Marilandense – Marilândia do Sul

2º – EMEE La Salette – Nova Londrina

BASQUESTEBOL PARADESPORTIVO FEMININO

1º – EMEE APAE Maria Mendes Valente – Bela Vista do Paraíso

2º – EMEE João Paulo II – Loanda

FUTSAL PARADESPORTIVO MASCULINO

1º – EMEE Rosalina Fernandes de Jesus – Salto do Itararé

2º – EMEE Rafael C da Rocha – Itaguajé

FUTSAL PARADESPORTIVO FEMININO

1º – EMEE APAE Santa Rita – Londrina

2º – EMEE João Professor – Japira

FUTSAL MASCULINO

1º – Colégio Estadual Professor Agostinho Pereira – Pato Branco

2º – Colégio Adventista – Cascavel

FUTSAL FEMININO

1º – Colégio Marilis F. Pirotelli – Cascavel

2º – Colégio Estadual Professora Reni C. Gamper – Manoel Ribas 

HANDEBOL MASCULINO

1º – Colégio Objetivo Unidade Maringá – Maringá

2º – Colégio Estadual Tiradentes – Umuarama

HANDEBOL FEMININO

1º Colégio Estadual Senador Moraes de Barros – Jussara

2º Colégio Estadual Anita Garibaldi – Jardim Alegre

VOLEIBOL DE PRAIA MASCULINO

1º – Colégio Positivo Boa Vista – Curitiba

2º – Colégio Estadual Dois Vizinhos – Dois Vizinhos

VOLEIBOL DE PRAIA FEMININO

1º – Colégio Vila Militar – Curitiba

2º – Colégio Nova Geração – Paranaguá

VOLEIBOL MASCULINO:

1º – Colégio Dr. Gastão Vidigal – Maringá

2º – Colégio Estadual do Paraná – Curitiba

VOLEIBOL FEMININO

1º – Colégio Martin Luther – Marechal Cândido Rondon

2º – Colégio Dr. Gastão Vidigal – Maringá

(AEN/Foto: SEES-PR)

Continuar Lendo

Esportes

Fórmula 1 e outras modalidades: Red Bull Showrun traz muita adrenalina a Curitiba no sábado

Publicado

em

Neste sábado (15), Curitiba vai acelerar com o Red Bull Showrun, evento internacional que acontece pela primeira vez no Brasil. A partir das 14h, a Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, será palco de um show de velocidade e adrenalina, com entrada gratuita até a lotação máxima permitida. O evento chega à capital paranaense por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Paraná e a Prefeitura Municipal de Curitiba.

A principal atração será a exibição do lendário carro de Fórmula 1 RB7, que será pilotado por Patrick Friesacher, ex-piloto da F1 e representante da Oracle Red Bull Racing. O veículo foi utilizado por Sebastian Vettel na conquista de dois títulos mundiais da categoria.

O público poderá conferir outras atrações de peso. O evento contará com a presença de grandes nomes do esporte, como o multicampeão brasileiro de Enduro Bruno Crivilin, o piloto de UTV e destaque do Rally Dakar Lucas Moraes, o especialista em acrobacias com motocicletas Aaron Colton, a hexacampeã mundial de skate e pilota da Porsche Cup Brasil, Letícia Bufoni, e o jovem piloto Enzo Fittipaldi, neto do bicampeão da Fórmula 1 Emerson Fittipaldi.

A cerimônia de abertura ficará a cargo de Rafael Goberna – eternizado no Livro dos Recordes como o mais jovem piloto de parapente da história. Além disso, está confirmada a presença do skatista Gui Khury, uma das grandes promessas da modalidade e natural de Curitiba, que se tornou o primeiro skatista da história a executar a manobra 1080 em uma rampa vertical.

O secretário estadual do esporte, Helio Wirbiski, celebrou a realização do evento e destacou a importância para o turismo e o esporte paranaense. “O Red Bull Showrun é um evento de âmbito mundial e vem pela primeira vez aqui para o Brasil, para Curitiba. Estamos muito animados e temos certeza que vai chamar a atenção de todos que gostam de esporte e aventura. É mais uma prova de que estamos comprometidos com o turismo e o esporte no estado”, disse.

Programação do Red Bull Showrun (a partir de 14h):

– Cerimônia de abertura com Rafael Goberna

– Mini desfile de carros e motos

– Apresentação Ford Performance

– Exibições de Bruno Crivilin e Lucas Moraes

– Performances de Enzo Fittipaldi, Aaron Colton e Letícia Bufoni

– Exibição do RB7 com Patrick Friesacher

– Desfile dos pilotos

(AEN/Foto: Red Bull Media House/Esben Zøllner Olesen)

Instalações das estruturas para Red Bull Showrun. Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Foto: Red Bull Media House/Esben Zøllner Olesen

Continuar Lendo

Tendência