Cotidiano

Papa Leão XIV saúda a Camerata Antiqua de Curitiba, que se apresenta no Vaticano

Publicado

em

Em audiência na quarta-feira (28/1), na Sala Paulo VI, no Vaticano, o papa Leão XIV saudou a Camerata Antiqua de Curitiba. O grupo está em turnê internacional na Itália pelas comemorações dos 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé e fez a apresentação de recepção aos fiéis, peregrinos e delegações de diferentes países que acompanharam a audiência papal.

“Dou boas-vindas aos peregrinos da língua portuguesa, especialmente ao grupo musical Camerata Antiqua de Curitiba, no Brasil”, disse o papa, que recebeu os músicos de Curitiba após a audiência para o registro de uma foto oficial.

O Brasil ecoa na praça

A apresentação da Camerata na audiência foi transmitida nos telões instalados na Praça de São Pedro e permitiu que quem passasse pelo local ouvisse obras de Heitor Villa-Lobos e o Hino Nacional Brasileiro. “A Camerata é um patrimônio da cidade e este foi um dos momentos mais significativos dos 50 anos de trajetória do grupo. Levá-la ao Vaticano, em uma audiência papal, é projetar a música brasileira em um espaço de enorme valor”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.

A audiência foi transmitida ao vivo pelo Vatican News, projetando a música brasileira para milhões de espectadores ao redor do mundo. Esse momento é resultado de dedicação e de um compromisso contínuo com a difusão da nossa produção artística no cenário internacional”, afirmou o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Jr, ao lado da diretora-executiva do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Juliana Midori. A Camerata é mantida pela Fundação Cultural e administrada pelo Icac.

Destaques da apresentação

Entre os momentos da apresentação esteve a execução do Hino Nacional Brasileiro, recebida com aplausos do público. A regente Mara Campos comentou o significado do momento vivido pelo grupo. “Executar o Hino Nacional diante de milhares de pessoas foi um instante de profunda emoção. Muitas pessoas se sentiram representadas e eu me permiti ir às lágrimas.”

O programa contou com solos da soprano Marília Vargas em obras de Heitor Villa-Lobos, como a Bachiana Brasileira nº 5 e Melodia Sentimental. O repertório incluiu ainda peças que evidenciam diferentes aspectos da música brasileira, como Amazônia, de Paulo Tatit e José Tatit, e O Trenzinho do Caipira, também de Villa-Lobos.

Audiência papal

Em sua mensagem, o pontífice abordou temas como o respeito entre as religiões e o diálogo entre os povos. Enquanto acompanhavam a fala do papa, os músicos da Camerata permaneceram posicionados no auditório. Para Francisco Freitas, coordenador da Orquestra, a menção do Pontífice conferiu ainda mais significado à experiência. “Quando ouvimos o papa mencionar a Camerata, foi impossível não se emocionar. É um reconhecimento que ultrapassa o campo artístico e toca profundamente cada um de nós”, disse.

Turnê por Roma

A apresentação no Vaticano integra uma turnê da Camerata Antiqua de Curitiba por Roma. A agenda teve início com um concerto na Basílica Papal de Santa Maria Maior, durante celebração em língua portuguesa que integrou as comemorações dos 200 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé, com transmissão ao vivo pelo Vatican News.

A turnê incluiu ainda apresentação na Aula Magna da Sapienza Università di Roma e concerto na Embaixada do Brasil em Roma, reunindo autoridades, representantes do corpo diplomático e convidados.

A turnê italiana ocorre a convite da Embaixada do Brasil junto à Santa Sé, com viabilização pela Lei Rouanet e apoio da Secretaria de Estado da Cultura, patrocínio da Editora FTD e da Via Araucária, além do apoio cultural do Supermercado Festval.

Representante da Via Araucária, João Satolli, que acompanhou a turnê e assistiu às três apresentações, comentou o desempenho do grupo. “A qualidade musical apresentada em cada apresentação mostra por que o grupo merece estar em espaços como o Vaticano. É um trabalho consistente, que justifica o reconhecimento que a Camerata vem recebendo”, afirmou.  (Foto: Pedro Ribas/SECOM) (Fonte: SCPC)

(Foto: Pedro Ribas/SECOM)

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Pinhais economiza cerca de R$ 1 milhão por ano com energia solar

Publicado

em

Consolidando sua vocação sustentável, o município de Pinhais atinge mais um importante marco com energia solar. O parque fotovoltaico da Prefeitura de Pinhais passa a contar com 1.936 placas integradas à rede elétrica, ocupando uma área total de aproximadamente 5437,7m². A média da geração de energia estimada ao ano é de 1.267.200 kWh, que se traduz na estimativa de economia anual de R$ 950.400,00 aos cofres públicos.

O resultado confirma o rápido retorno dos investimentos com recursos próprios da prefeitura, na ordem de R$ 2,4 milhões. As instalações no modal sustentável também contaram com a parceria firmada com a Itaipu Binacional, a partir de um convênio que destinou R$ 645.464,43 ao município. Além disso, por meio do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA), mais R$ 231.738,83. O investimento total, portanto, chega a R$ 3 milhões.

O convênio com a Itaipu Binacional possibilitou a instalação de sistemas fotovoltaicos em seis unidades municipais, sendo que a mais recente foi o estacionamento coberto com placas solares no Cenforpe 2, chamado de carport, em abril deste ano. Já as usinas implantadas com os recursos municipais da prefeitura, ao longo dos últimos anos, contemplam outras dez unidades, incluindo o Horto Municipal, a sede da Prefeitura, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) e diversas escolas e Cmeis.

As placas solares do carport no Cenforpe 2 foram inauguradas oficialmente por servidores das secretarias municipais de Obras Públicas, e de Educação, também na presença da prefeita Rosa Maria e da secretária de Governo, Ana Paula Cordeiro Mendes. “Celebramos um momento muito importante de uma parceria com a Itaipu sobre o sistema de geração de energia elétrica solar, fotovoltaica, aqui na nossa Secretaria Municipal de Educação, que também já envolve outras escolas e Cmeis, distribuindo energia para a nossa cidade, inclusive o nosso Armazém da Família. Mais uma vez provando que, mais que energia, é uma parceria que contribui com o desenvolvimento das cidades, como a nossa Pinhais”, declarou a prefeita.

Com um funcionamento integrado,“toda a energia gerada é injetada na rede da Copel e unificada em um sistema de compensação”, explica o diretor de Manutenção da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Wellington Linconl Chimanski de Souza. Por meio do mecanismo de autoconsumo remoto, regulamentado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a prefeitura pode utilizar esses créditos para abater a conta de luz de 21 unidades municipais no total: as unidades geradoras (que produzem energia) e mais 15 unidades consumidoras beneficiárias (que não possuem placas, mas recebem os créditos do excedente).

Sustentabilidade, economia e manutenção conjunta

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) acompanham a operação dos sistemas, garantindo que o excedente gerado em períodos de baixo consumo (como férias escolares) seja automaticamente redirecionado para unidades que funcionam ininterruptamente, como secretarias e unidades de saúde. “O sistema também protege a administração pública contra futuros reajustes nas tarifas de energia elétrica, conferindo maior previsibilidade orçamentária”, acrescenta Wellington. (Fotos: SCPMP)

Continuar Lendo

Cotidiano

Após chuvas intensas, nova massa de ar frio chega ao Paraná e baixa temperaturas

Publicado

em

Após um fim de semana extremamente chuvoso em todas as regiões paranaenses, uma massa de ar frio chega ao Estado deixando o tempo mais seco e as temperaturas mais baixas. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as temperaturas já ficam abaixo de 10°C em várias cidades na noite desta segunda-feira (18).

Entre terça-feira (19) e quinta-feira (21), há trégua das chuvas mais expressivas. Apenas na faixa Leste a presença de nebulosidade ainda persiste ao longo dos dias, o que pode gerar garoa. O avanço da massa de ar frio favorece o declínio das temperaturas e mantém a sensação de frio em todas as regiões paranaenses.

Na Capital, as mínimas ficam na faixa dos 10°C a semana inteira, e no Norte as mínimas também não ficam abaixo de 10°C. Na região de União da Vitória, que teve mínima de 14,6°C nesta segunda, as temperaturas no amanhecer caem para 9°C na terça, 6°C na quarta-feira (20) e até 3°C na quinta-feira (21).

No Sudoeste, na quinta, as mínimas podem chegar a 5°C. Em Foz do Iguaçu, as mínimas vão de 10°C na terça para 8°C na quinta, e sexta sobem um pouco, indo para 12°C. Em Umuarama, as temperaturas mínimas de terça a sexta variam, respectivamente, de 10°C, para 9°C, 7°C e 14°C.

De acordo com o Simepar, o amanhecer será de temperaturas baixas, com possibilidade para formação de geadas pontuais entre o Sudoeste e o Sul do Estado.

Na sexta-feira (22), a previsão é de retorno das chuvas no Estado. A nebulosidade se intensifica ao longo do dia e as temperaturas apresentam novo declínio. Na metade sul paranaense, as máximas não devem ultrapassar os 18°C.

CHUVAS DO FIM DE SEMANA – O fim de semana foi muito chuvoso no Paraná. Os maiores acumulados de chuva entre a sexta-feira (15) e as 8h desta segunda-feira (18) foram em Apucarana (75,4 mm), Cambará (77,6 mm), Cornélio Procópio (79 mm), Loanda (169 mm), Londrina (136,2 mm), Maringá (76,2 mm), Paranavaí e Ponta Grossa (72,8 mm em cada) e Telêmaco Borba (70,4 mm). Houve registro de granizo em Ponta Grossa e em várias cidades da região Noroeste.

“Mesmo com o afastamento gradual das instabilidades mais organizadas, a atmosfera ainda permanece com bastante umidade sobre o Paraná nesta segunda. Com isso, o dia segue com predomínio de muitas nuvens e condições favoráveis para ocorrência de chuvas isoladas, principalmente na metade Leste do estado”, explica Raíssa Pimentel, meteorologista do Simepar. As temperaturas ficam amenas ao longo do dia em todas as regiões, com máximas que não devem ultrapassar os 23°C.

Lista das cidades com bastante chuva acumulada no domingo:

Loanda – 116,6 mm

Londrina – 80,2 mm

Cambará – 56 mm

Santo Antônio da Platina – 55,8 mm

Paranavaí – 51,6 mm

Cornélio Procópio – 42,6 mm

Apucarana – 40,2 mm

Cidade Gaúcha – 37,8 mm

Maringá – 36,6 mm

(AEN/Foto: Ari Dias)

Continuar Lendo

Cotidiano

Deputada Marli Paulino prestigia 40a Festa Feira de Morretes

Publicado

em

A deputada estadual Marli Paulino participou na sexta-feira (1º) da abertura solene da 40ª Festa Feira Agrícola e Artesanal de Morretes. O evento marca o início de uma das maiores e mais tradicionais celebrações do município. A presença da deputada confirma mais uma vez o seu apoio pelo litoral e pela cidade, seu carinho por seus moradores e visitantes.

“Estou muito feliz em ser a autora da lei que coloca esta festa tão maravilhosa no calendário oficial de eventos do estado do Paraná e ser a madrinha deste evento que já é tradição e figura entre as festas mais importantes do nosso litoral. Aproveito para deixar meu reconhecimento aos produtores e artesãos que elevam o nome da Festa Feira”, afirmou a deputada.  

A Festa Feira de Morretes é realizada anualmente para valorizar a agricultura, o artesanato, a gastronomia local, a cultura e o fortalecimento do turismo na cidade. Promovida pela Prefeitura de Morretes, a programação segue ao longo dos próximos dias com atrações culturais, exposições, feira de produtores, gastronomia típica e grandes shows nacionais.

O evento acontece de 01 a 10 de maio de 2026, reunindo cultura, tradição, gastronomia e grandes atrações musicais. Mais do que música, a Festa Feira é um verdadeiro encontro da identidade morretense. Durante os dez dias de evento, o público poderá aproveitar:

Exposição de produtos agrícolas

Feira de artesanato local

Barracas com comidas típicas

Espaços culturais e apresentações tradicionais

A Festa Feira reforça o compromisso do município com a valorização da cultura, do produtor rural e dos artesãos, promovendo desenvolvimento econômico e integração da comunidade.

A edição comemorativa de 40 anos contará com artistas consagrados e nomes que prometem animar o público:

01 de maio (sexta-feira)

21h – Ângelo & Alexandre

22h – Vinícius & Thayna

23h – César Menotti & Fabiano

02 de maio (sábado)

21h – Vinícius & Thayna

23h – Baitaca & Fundo da Grota

03 de maio (domingo)

20h – João Marcos & Thiago

22h – Bia Socek

04 de maio (segunda-feira)

20h – Tribo Urbana

22h – Banda Pólvora

05 de maio (terça-feira)

20h – Soul Casa Music

22h – Israel Salazar

06 de maio (quarta-feira)

20h – Gaia Piá

22h – Namastê

07 de maio (quinta-feira)

20h – Kamila Ferraz

22h – Willian e Renan

08 de maio (sexta-feira)

21h – Énois

23h – RT

09 de maio (sábado)

21h – Kaduka

23h – As Cristinas

10 de maio (domingo)

21h – Ângelo & Alexandre

23h – Cezar & Paulinho

Entre os destaques da programação estão grandes nomes da música sertaneja como César Menotti & Fabiano, Cezar & Paulinho, além do tradicionalista Baitaca, da cantora Bia Socek e atrações do segmento gospel, como Israel Salazar.

 Coreto Jeff Petersen – Cultura e Tradição

Além dos shows principais, o público também poderá prestigiar apresentações culturais no Coreto Jeff Petersen:

02 de maio (sábado)

13h – Fandango Mandicuera

15h – Fornalha Trio

17h – Forró Maravilha

03 de maio (domingo)

13h – Fandango Carijós – Mestre Eugênio

15h – Choro e Seresta

17h – Viola Quebrada

09 de maio (sábado)

13h – Sabiá Sabiôt

15h – Las Pajaras

17h – Rivotril

10 de maio (domingo)

13h – Papo de Xará

15h – Chama Crescente

17h – Boogie Jump

Fotos: Divulgação

Continuar Lendo

Tendência