Cidades

Agências do Trabalhador iniciam a semana com 21,9 mil vagas

Publicado

em

As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 21.968 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 5.624 oportunidades. Na sequência, aparecem as de faxineiro, com 798 vagas, operador de caixa, com 763, e magarefe, com 699.

A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (5.825). São 546 vagas para alimentador de linha de produção, 429 para faxineiro, 356 operador de telemarketing ativo e receptivo, e 301 para operador de caixa.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 37 vagas para profissionais com ensino superior e técnico em diversas áreas, com destaque para as funções de auxiliar de desenvolvimento infantil (curso superior em pedagogia ou magistério) com 4 vagas, analista de controle de qualidade (cursando ou concluído técnico em qualidade, química, alimentos ou áreas afins), com 4 vagas, intérprete de libras (superior em Pedagogia ou Letras), com 3 vagas, e analista de marketing (curso superior em marketing, designer gráfico ou publicidade e propaganda), com 3 vagas.

A Região de Cascavel aparece em seguida (4.810), com 1.285 oportunidades para alimentador de linha de produção, 494 para abatedor, 240 para magarefe e 202 para servente de obras.

Nas demais regionais do Interior são destaques Londrina (2.733), Campo Mourão (2.125), Pato Branco (1.628) e Foz do Iguaçu (1.397). Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são alimentador de linha de produção, com 699 vagas, ajudante de motorista, com 135, operador de caixa, com 122, e motorista de caminhão, com 113 oportunidades.

Na Região de Campo Mourão, há oferta de emprego para as funções de alimentador de linha de produção, com 822 oportunidades, magarefe, com 254, abatedor, com 84, e trabalhador volante da agricultura, com 83.

Em Pato Branco, os destaques são para alimentador de linha de produção (657), magarefe (64), operador de caixa  (61) e faxineiro (​​52). Na Região de Foz do Iguaçu, são ofertadas 561 vagas para alimentador de linha de produção, 102 para repositor de mercadorias, 63 para operador de caixa e 42 para auxiliar de serviços gerais.

Há muitas vagas ainda em Maringá (1.069), com destaque para alimentador de linha de produção (340); Ponta Grossa (241), com ofertas para despachante de transportes coletivos (16); e Paranaguá (211), com vagas para operador de empilhadeira e auxiliar nos serviços de alimentação. (AEN/Foto: Jonathan Campos)

Cidades

Projeto de Lei da Deputada Marli institui a Caminhada Outubro Rosa no Paraná

Publicado

em

A deputada estadual Marli Paulino protocolou o projeto de lei 869/2025 para instituir a Caminhada Outubro Rosa no Paraná, a ser realizada anualmente no último sábado do mês de outubro em todo o Estado. A iniciativa visa a conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de mama e de outras doenças que afetam a saúde da mulher.

“Precisamos sempre chamar a atenção para esse tema e atuar na defesa da saúde da mulher realizando ações quem lembrem os cuidados e incentivem a atividade física, que é um dos fatores que contribuem para a prevenção do câncer de mama”, destacou a deputada que também é atleta praticante de corrida de rua.

A referida proposta tem por objetivos: Incentivar a população feminina e a sociedade em geral à prática de hábitos saudáveis e à realização de exames preventivos; Conscientizar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e de outras doenças que acometem mulheres, e promover a participação da sociedade civil, órgãos públicos e instituições privadas na mobilização social.

Segundo Marli, a promoção de uma data específica para a realização da caminhada visa evidenciar que todas as mulheres, principalmente com idade entre 40 e 74 anos, devem realizar os exames anualmente, e também para dar a devida atenção para si própria, começando pelos benefícios de praticar uma atividade física regularmente.

Caminhada Toque Pela Vida

A deputada que marcou presença em diversas ações ao longo deste mês, apoiou e participou no último sábado, 25, da Caminhada Toque Pela Vida em alusão ao mês Outubro Rosa, em Pinhais. O evento contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas, entre autoridades, lideranças locais e regionais e também a comunidade em geral engajada nesta causa.

“Tenho na minha essência a atuação em prol da qualidade de vida das pessoas e a saúde da mulher é a nossa principal bandeira. Apoiar essa caminhada, que chama a atenção para os cuidados e diagnóstico precoce do câncer de mama é mais um passo importante para a prevenção e salva vidas”, afirmou a deputada agradecendo a presença da cada um na caminhada Toque Pela Vida.

Marli Paulino que há mais de 20 anos atua nessa área de legislar em atenção à saúde da mulher, é a autora, enquanto estava como vereadora, da Lei Municipal 617/2003, de Pinhais, que instituiu no mês de abril, a Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Câncer de Mama, a qual é consolidada no município e realizada até os dias de hoje. (Da assessoria)

Continuar Lendo

Cidades

Primeira Feira Literária de Piraquara acontece de 29 de outubro a 1º de novembro

Publicado

em

De 29 de outubro a 1º de novembro, a Praça Chafic Boazar, ao lado da Casa da Memória, será o palco do primeiro evento literário de Piraquara, a FLIPIRA, que chega com muita cultura, literatura e diversidade!

A feira faz parte do projeto “Piraquara Literária: Escritores e Escritoras da Nossa Terra”, e vai celebrar o talento local com uma programação especial para todas as idades, em homenagem ao Dia Nacional da Leitura e ao Dia Nacional do Livro.

Confira a programação completa e prepare-se para quatro dias de arte e imersão literária:

              29/10 (quarta-feira)

  • 9h – Contação de histórias infantis
  • 10h – Bate-papo: A poesia piraquaense
  • 11h – Visita guiada à feira
  • 14h – Intervenção artística: Palhaçaria
  • 15h – Oficina: Poesia na prática cotidiana
  • 19h – Abertura oficial da feira e da exposição “Piraquara Literária”
  • 19h30 – Bate-papo: Piraquara Literária

 ️                  30/10 (quinta-feira)

  • 9h – Contação de histórias infantis
  • 10h – Literatura infantil e juvenil: Histórias para todo mundo ouvir
  • 14h – Intervenção artística: Palhaçaria com escolas municipais e particulares
  • 15h – Intervenção literária: (E)stórias e (H)istórias
  • 16h – Literatura periférica: lançamento de livros e bate-papo com autores

 ️            31/10 (sexta-feira)

  • 9h – Contação de histórias infantis
  • 10h – Literatura dos povos originários
  • 11h – Bate-papo: Personagens negros nos contos de fadas
  • 15h – A literatura feminina e a saúde da mulher
  • 16h – Grafite e grafismo: poesia de reexistência
  • 19h –  Halloween na Biblioteca

              01/11 (sábado)

  • 9h – Sarau de poesias
  • 10h – Bate-papo: Leitura de autoras mulheres na sociedade contemporânea
  • 13h – Literaturas negras: ancestralidade, resistência e contemporaneidade
  • 14h – Lançamento do livro “Caminho de Seda e Pedra”
  • 15h – Lançamento coletivo: “Abismos e (In)finitudes”
  • 16h – Roda de conversa: bastidores dos livros e mercado editorial independente
  • 17h – RAP e poesia periférica
  • 18h – Musicalidade indígena como expressão do sagrado
  • 19h – Capoeira como expressão poética de luta e resistência ancestral

A FLIPIRA promete encantar com muita arte, música, literatura e celebração da identidade cultural piraquaense!

 Praça Chafi Boazar, ao lado da Casa da Memória
De 29 de outubro a 1º de novembro
(41) 3590-3600 | secretariadeculturapiraquara@gmail.com
 Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Igualdade Racial

Primeira Feira Literária de Piraquara (Fotos: SCPMP)

Continuar Lendo

Cidades

Marli Paulino apoia caminhada do Outubro Rosa Toque pela Vida

Publicado

em

Em comemoração à Campanha Outubro Rosa e seu ativismo em relação ao tema saúde das mulheres, a deputada estadual Marli Paulino apoia e participará da caminhada Toque Pela Vida, que será realizada no próximo sábado, dia 25, a partir das 8 horas, no Bosque Bordignon, em Pinhais. “Tenho na minha essência a atuação em prol da qualidade de vida das pessoas e a saúde da mulher é a nossa principal bandeira. Apoiar essa caminhada, que chama a atenção para os cuidados e diagnóstico precoce do câncer de mama é mais um passo importante para a prevenção, e por isso, convido todas e todos a estar conosco”, afirma a deputada.

A caminhada que terá concentração a partir das 8 horas da manhã, no Bosque Bordignon, vai contar com atividades de descontração e aquecimento, lideradas por profissionais especializados e contará com trajeto previsto para passar pelas principais ruas do bairro Alto Tarumã, Bosque Jerivá e imediações.

Segundo Marli Paulino, o ato, além de ser simbólico, em alusão ao mês de conscientização ao Outubro Rosa, para lembrar que todas as mulheres, entre 40 e 74 anos, devem realizar os exames anualmente, e também para dar a devida atenção para si, começando pelos benefícios de praticar uma atividade física regularmente. “Já está comprovado que a caminhada traz inúmeros benefícios à saúde física e mental, além de manter o corpo ativo, deixando de lado o sedentarismo, a caminhada previne diversas doenças, é gratuita e nos permite estar ao ar livre contemplando a natureza”, explica a deputada que é atleta de corrida de rua.

Lei Municipal

Marli Paulino que há mais de 20 anos atua nessa área em legislar em atenção à saúde da mulher, é a autora, enquanto estava como vereadora, da Lei Municipal 617/2003, de Pinhais, que institui no mês de abril, a Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Câncer de Mama. “O objetivo da campanha é dar mais oportunidades às mulheres realizarem seus exames e se cuidarem. Quando propus esta lei, na época em que era vereadora, percebia que não se falava muito sobre prevenção e precisávamos olhar para este assunto. Hoje fico muito feliz porque sei que esta campanha tem ajudado muitas mulheres ao longo desses anos”, lembra a deputada estadual Marli Paulino.

Serviço: Caminhada Outubro Rosa Toque Pela Vida

Data: Sábado, 25 de outubro

Horário: Concentração a partir das 8 horas

Local: Bosque Bordignon – Rua Enedina Irael da Rosa – Alto Tarumã – Pinhais.

DA ASSESSORIA

Continuar Lendo

Tendência