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Perspectivas são boas para a primeira safra de verão no Paraná, afirma o Deral

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A safra de inverno 2023/24, que está no término da colheita no Paraná, não deve atingir todo o potencial, em razão das condições climáticas durante o período de desenvolvimento. Mas para a primeira safra de verão 2024/25 as perspectivas são boas até o momento, com possibilidade de recuperar as perdas ocorridas no último ciclo. Os dados fazem parte da Previsão Subjetiva de Safra (PSS), divulgada nesta quinta-feira (24) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

A principal cultura de inverno, que está em fase de colheita, é o trigo. A nova estimativa aponta produção de 2,3 milhões de toneladas. Representa redução de 36% comparativamente ao ano passado, quando foram colhidas 3,6 milhões de toneladas, e 38% em relação ao potencial de 3,7 milhões de toneladas previstos inicialmente.

“A cultura foi impactada por geadas, mas principalmente pela seca”, disse o agrônomo Carlos Hugo Godinho, analista das culturas de inverno no Deral. Segundo ele, a geada foi mais decisiva no rebaixamento da qualidade do produto, sobretudo na região Sul do Estado.

A área plantada também encolheu, ficando em 1,146 milhão de hectares, 18% a menos que os 1,392 milhão de hectares da safra 22/23. Até agora foram colhidos aproximadamente 87% dessa área, restando lavouras a campo principalmente nas regiões mais ao Sul do Estado. “Os relatos são de que essas áreas tardias, caso não recebam chuvas por muitos dias, tendam a ter boa produtividade”, salientou Godinho.

A cevada, outra das lavouras de inverno, tem projeção de produtividade melhor que a do ano passado. Se confirmar, podem ser colhidas 286 mil toneladas, 8% a mais que as 265 mil toneladas do ciclo anterior. No entanto, ficará 15% aquém da projeção inicial de 354 mil toneladas. Por enquanto foram colhidos 45% da área de 77,8 mil hectares.

SOJA – O plantio da soja da primeira safra de verão 2024/25 atingiu dois terços dos 5,8 milhões de hectares previstos. A estimativa é que, se houver clima razoável nos próximos 10 dias, a semeadura chegue a 90%, restando apenas áreas em que normalmente a tarefa é feita em períodos mais tardios.

De acordo com o analista da cultura no Deral, Edmar Gervásio, a tendência é que se tenha uma boa safra, com colheita superior a 22,4 milhões de toneladas, superando em pelo menos 21% as 18,5 milhões de toneladas do ciclo anterior. “Obviamente tem muitos fatores que ao longo da safra vão influenciar, mas neste momento as condições são muito boas, com chuvas regulares que dão janelas para o plantio”, afirmou.

MILHO – O milho já está praticamente todo plantado, cobrindo 95% dos 259 mil hectares previstos para a primeira safra. “Também nessa cultura espera-se uma boa produtividade”, disse Gervásio. A expectativa é que sejam colhidos 2,6 milhões de toneladas, volume 4% superior às 2,5 milhões de toneladas da primeira safra em 2023.

Por ser período de entressafra do milho, o produto está bem valorizado no mercado, com os produtores chegando a faturar até R$ 60,00 por saca.

FEIJÃO – A estimativa do Deral é que o feijão de primeira safra renda 277 mil toneladas, o que representaria aumento de 73% em relação às 160 mil toneladas do ano passado. Neste momento o plantio ultrapassou 90% da área de 143,6 mil hectares. “Está em boas condições, com exceção das primeiras lavouras, plantadas em agosto, que sofreram com o tempo mais seco em setembro”, afirmou Carlos Hugo Godinho.

Em relação aos preços pagos ao produtor, eles superaram R$ 300,00 e agora estão em torno de R$ 250,00 a saca do tipo preto, do qual o Paraná é o principal produtor. A perspectiva é que em um mês o feijão novo já comece a ser colhido.

OLERÍCOLAS – A segunda safra de batata paranaense 2023/24 está findando a colheita. Dos 10,5 mil hectares previstos, faltam apenas 78 hectares a serem colhidos na região de Cornélio Procópio, no Norte do Estado. Estima-se que ao final da colheita haverá 289 mil toneladas disponíveis dessa safra, ou 10% a menos que as 320 mil toneladas anteriores.

A batata da primeira safra 2024/25 está com 95% da extensão de 16,6 mil hectares já no solo. A estimativa é colher 508,6 mil toneladas.

Para o tomate de segunda safra 2023/24 houve pequena redução de área e de produção, que deve ficar em 110 mil toneladas, 3% a menos que as 113,6 mil do ciclo anterior. Já foram colhidos 98% dos 1,7 mil hectares.

O tomate de primeira safra 24/25 tem 72% dos 2,5 mil hectares projetados já semeados. “A previsão de colheita é otimista”, salientou o engenheiro agrônomo Paulo Andrade, analista da cultura. Estima-se 170 mil toneladas, 12% acima das 151,7 mil toneladas da safra anterior.

Em relação à cebola, a área estimada é de 3,3 mil hectares, voltando ao patamar da safra 22/23, quando se plantou 3,4 mil hectares e se colheu 112 mil toneladas. No ciclo 23/24 foram 2,7 mil hectares para 88,7 mil toneladas. A projeção é que a atual chegue a 129 mil toneladas. Por enquanto foram colhidos 10% da área.

“As culturas estão se desenvolvendo bem, até porque o La Niña, se acontecer, vai ser a partir de meados de novembro”, ponderou Paulo Andrade. “A tendência é que não seja tão efetivo a ponto de termos estiagens prolongadas por aqui”.

MANDIOCA – A mandioca da safra 2023/24 já está sendo colhida com boas perspectivas. A estimativa é colher 3,6 milhões de toneladas. “É uma cultura com rusticidade importante, pois consegue vencer a seca severa enfrentada no Noroeste, onde a mandioca é mais cultivada”, disse o agrônomo Carlos Hugo Godinho.

A nova safra está sendo plantada em cerca de 148 mil hectares, com estimativa de 4,1 milhões de toneladas. “O clima está bom neste momento, com a chuva ajudando tanto no plantio quanto na colheita”, acrescentou Godinho.

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Prefeito Marquinhos conclui 100 dias de gestão com foco em áreas prioritárias e na reestruturação da gestão

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Foi com foco nas áreas prioritárias e na reestruturação organizacional que o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, completou os primeiros 100 dias de gestão. Com objetivo de fazer um mandato voltado ao cuidado das pessoas, ele implementou ações imediatas em áreas sensíveis, como a saúde, educação e infraestrutura. Além disso, realizou uma reforma administrativa que não ocorria desde 2013, ano de sua primeira gestão à frente o Executivo.

Em seu inédito terceiro mandato, buscou reorganizar a administração e adequá-la à realidade atual. “Uma cidade nunca está pronta, e temos a certeza de que os problemas que herdamos em 2013 não são os mesmos de agora. Por isso, essa reestruturação é necessária para enfrentarmos os desafios atuais sem esquecer o que já fizemos. Também priorizamos a implementação de ações em áreas essenciais que impactam diretamente a vida da população”, destacou.

CONFIRA AS PRINCIPAIS AÇÕES

SAÚDE

– Restruturação da Secretaria Municipal de Saúde com a nomeação de servidores de carreira em todos os cargos de gestão;

– Reabertura dos dispensários de medicamentos das unidades de saúde Elfride Miguel, Wanda Mallman, João Airdo Fabro e Osmar Pamplona. Nos 100 dias, foram realizados 6940 atendimentos.

– Descentralização dos atendimentos com a implantação dos Ambulatórios nos bairros Jardim dos Estados, Jardim Tropical, Planta Suburbana e Vila Militar;

– Retomada dos Agendamentos dos Exames Laboratoriais nas Unidades de Saúde;

– Implantação Central de Atendimentos por meio do whatsapp na Divisão de Regulação em Saúde;

– Implantação Central de Atendimentos por meio do whatsapp no Serviço de Transporte Sanitário;

– Implantação dos exames de eletrocardiogramas no Centro de Especialidades de Piraquara – CESP;

– Realização dos mutirões de Dermatologia e Oftalmologia para atendimento da fila de pacientes;

– Reposição do quadro de profissionais da Atenção Básica com a contratação de 24 novos profissionais convocados de concurso público;

– Implantação de novo fluxo para dar maior agilidade no Departamento de Marcação de Consultas;

– Execução de manutenção interna e ambientação na UPA 24h;

EDUCAÇÃO

– Recomposição do quadro funcional das Escolas, CMEIs e CMAIEs com a contratação de 45 professores, 09 secretários escolares, 03 assistentes sociais, 01 psicólogo por meio de concurso público;

– Ampliação de vagas com a criação de mais 540 na Educação Infantil, 248 em Tempo Integral e 36 na Educação de Jovens e Adultos.

– Ampliação das equipes Pedagógica da Educação Especial e Técnica do Departamento de Nutrição Escolar, além da implantação de uma Equipe Multiprofissional;

– Valorização dos profissionais da Educação, com a implantação de gratificação para os secretários escolares e o anúncio do cumprimento do Piso Salarial do Magistério: Residual de 2023 de 3,46%, Índice de 2025 de 6,27%

Também foram retomados projetos de melhorias nas instituições de ensino e feita a revisão de obras em andamento, como a construção do novo CMEI Cantinho do Brincar, no Guaritubinha.


INFRAESTRUTURA

– Reorganização operacional com ampliação das equipes de trabalho que atuam nas ruas do município;

– Recuperação da frota, equipamentos e maquinários pesados;

– Criação de nova estrutura para atendimento de demandas específicas como a Conservação de Parques e Jardins; Divisão de Estradas Rurais e Manutenção de Cemitérios;

– Ampliação das equipes de coleta de poda verde;

– Retomada e ampliação das ações preventivas de ronda noturna e recuperação do parque de iluminação pública;

– Retomadas as ações preventivas de combate a enchentes com a limpeza e manutenção das áreas de fundo de vale, Vila Fuck, travessias da linha férrea, do canal do Bela Vista e canal extravasor do Guarituba;

– Revitalização viária das ruas Mararupá e Francisco Leal, com serviços completos de fresagem, recomposição da base e novo revestimento em CBUQ;

– Operação emergencial de tapa-buracos na Pastor Adolfo Weidmann e outras vias de grande circulação no Município;

– Manutenção periódicas das vias rurais, canteiros centrais, rotatórias e passeios;

– Reestruturação e reorganização das equipes de manutenção do Parque das Águas através da ampliação de mão de obra de apenados oriundos do convenio de reinserção Social SESP/DEPEN.

DESENVOLVIMENTO URBANO

– Garantia de manutenção dos atendimentos em departamentos essenciais, como de Urbanismo, Licenciamento e Fiscalização e Regularização Fundiária e Habitação Social, totalizando mais de 700 atendimentos;

– Reestruturação da Superintendência de Projetos e Obras com a contratação de 04 Engenheiros, 03 Arquitetos, 02 estagiários e realocação de 04 fiscais de trecho. Total início da gestão: 9 servidores. Total após 100 dias: 21 servidores. Crescimento de 133,33% da equipe;

– Revisão de projetos e obras herdadas em andamento;

MEIO AMBIENTE

– Estruturação física e administrativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente;

– Criação da Superintendência de Educação Ambiental e Bem Estar Animal;

– Garantia de manutenção ininterrupta dos atendimentos em departamentos essenciais, como Bem-estar e Proteção Animal, Licenciamento Ambiental, Educação Ambiental, Saneamento e Fiscalização, totalizando mais de 1.400 atendimentos;

– Mais de 427 castrações entre felinos e cães, por meio do Castrapet e do serviço contratado pela Secretaria Meio Ambiente;

ASSISTÊNCIA SOCIAL

– Reorganização do Centro do Abrigo com a reestruturação do espaço físico e administrativo, além da otimização dos processos de acolhimento para garantir melhores condições aos usuários e profissionais;

– Execução de melhoria estrutural e funcional do CISA Macedo e início da revitalização do CISA Betonex, incluindo pintura e adequação dos espaços;

– Ampliação da Oferta de Almoço no Centro POP, com a oferta do serviço para atendimento aos finais de semana, garantindo alimentação digna e contínua para a população em situação de rua;

– Valorização dos Profissionais, com a revisão das gratificações para coordenadoras das unidades da Secretaria e aumento da gratificação para servidores do acolhimento de crianças e adolescentes e do Centro POP;

– Criação da Direção de Gestão do Trabalho, responsável para gestão de recursos humanos e a promoção de formação continuada para valorização e aperfeiçoamento dos servidores;

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

– Reestruturação administrativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com implantação de setores específicos para o atendimento das novas demandas da cidade como Empreendedorismo Feminino e Promoção Comercial, por exemplo;

– Diagnóstico das necessidades para criação do programa de fortalecimento e estruturação das feiras municipais; 

– A Agência do Trabalhador de Piraquara prestou mais de 2800 atendimentos para cadastros novos, Seguro Desemprego e encaminhamentos para entrevistas de trabalho;

– Mais de 40 empresas foram visitadas, de diferentes ramos, para captação de vagas de emprego e realização de mutirões por meio da Agência do Trabalhador;

– Manutenção de parcerias com o SEBRAE-PR, SENAC e FECOMÉRCIO para manutenção dos cursos e formações ofertadas gratuitamente para população;

– Reestruturação administrativa da área do Turismo com a criação do Superintendência de Turismo e Desenvolvimento Econômico e reorganização no Departamento;

CULTURA, ESPORTE E LAZER


– A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer esteve presentes em todos os eventos do município que envolveram a população nos 100 primeiros dias como as festividades dos 135 anos de Piraquara, Dia Internacional da Mulher, Pré-Carnaval e PCPR na Comunidade;

As atividades esportivas e culturais regulares nos equipamentos públicos tiveram continuidade com atendimento de mais de 900 alunos em diferentes modalidades;

As políticas públicas culturais foram fortalecidas com a realização da IV Conferência Municipal de Política Cultural e o III Encontro do Patrimônio Cultural, Histórico e Natural de Piraquara, além da 1ª Edição da Roda Poética para o ano de 2025;

Também foi feito o levantamento de todas as praças e espaços de esporte e lazer do município para o diagnóstico da real situação e planejamento para manutenções; 

REFORMA ADMINISTRATIVA E NOVAS CONTRATAÇÕES

– A estrutura organizacional da Prefeitura de Piraquara passou por uma modernização após 12 anos. Para aprimorar os serviços e o atendimento, foram extintos setores desusados e criados novos de acordo com as atuais necessidades da população;

– Neste período, também foram convocados mais de 70 servidores por meio de concurso público para reforçar o quadro funcional, além de 301 estagiários;
 
– Foram criadas estruturas próprias para o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas da Mulher, Segurança Pública, Cultura e Igualdade Racial, Comunicação e de portes e Lazer. (Da assessoria/foto: divulgação)

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Paraná antecipa início da vacinação contra a gripe para a próxima terça-feira

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A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) iniciou nesta quinta-feira (27) a distribuição das 332 mil doses da vacina contra a gripe às 22 Regionais de Saúde. O imunizante, enviado pelo Ministério da Saúde, é para o início da campanha de vacinação em todo o Paraná, marcado para a próxima terça-feira (1º de abril). No Brasil, a campanha começa no dia 7 de abril.

“Aqui no Paraná estamos antecipando o início da campanha para dar celeridade ao processo e imunizar o maior número de pessoas. A sazonalidade da doença é determinante para essa antecipação. Esperamos atingir a maior cobertura vacinal possível”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A vacinação contra a Influenza deve ser feita em crianças a partir de seis meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Para os demais grupos prioritários, a vacinação contra a Influenza seguirá no modelo de campanha, o que inclui trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.

A vacina foi incorporada ao calendário nacional diferente de anos anteriores e pela primeira vez ficará disponível nas salas de vacinação de forma permanente. Com a mudança, a imunização desses grupos será realizada de forma contínua, ao longo do ano, e não mais apenas durante as campanhas sazonais.

As vacinas influenza trivalentes utilizadas neste ano deverão apresentar três tipos de cepas de vírus em combinação:  A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (B/linhagem Victoria). Cada frasco contém 10 doses de 0,5ml e pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e com outros medicamentos.

VACINAÇÃO – A vacinação tem o objetivo de minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de diminuir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.

O público-alvo para a vacinação da gripe no Paraná é de 4.931.410 pessoas. A meta é atingir, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação de rotina contra influenza: crianças, gestantes e idosos com 60 anos e mais.

No ano passado o Estado atingiu 58,93 % de cobertura vacinal dos grupos prioritários, e 75,01 % de cobertura dos povos indígenas vivendo em suas terras, e ficou em 4º no ranking de estados que mais vacinaram (3.447.319 doses), atrás de São Paulo (13.075.736 doses), Minas Gerais (6.422.449 doses) e Rio de Janeiro (3.926.506 doses).

“Começamos a campanha com este quantitativo, mas para a semana que vem já está prevista mais uma remessa de 844 mil vacinas para essa ação. Assim que as vacinas chegarem, nossas equipes cuidarão da logística para que cheguem o quanto antes aos municípios e avancemos na cobertura vacinal”, acrescentou o secretário.

CENÁRIO – O 2º Informe Epidemiológico de Monitoramento dos Vírus Respiratórios, publicado em março deste ano, registrou 50 casos e cinco óbitos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) por Influenza, sendo quatro óbitos por Influenza A(H1N1) e um óbito por Influenza B, referente aos casos 22 foram positivas para Influenza B. (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

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Referência em gestão, Luizão Goulart é anunciado como novo secretário de Administração do Governo Ratinho Jr

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Nesta terça-feira (24), o Governador Ratinho Júnior (PSD) anunciou o nome de Luizão Goulart, ex-prefeito de Pinhais e ex-deputado federal, para a secretaria de Estado da Administração e da Previdência.

“Sinto-me muito honrado com esse convite do Governador Ratinho Júnior, pois ele tem se tornado um grande líder e um excelente gestor, com uma política de trabalho muito parecida com a que implantamos em Pinhais, visando o desenvolvimento econômico, sustentável e social do nosso Estado”, destacou.

Embora seja novidade, o nome de Luizão Goulart já era amplamente comentado no ambiente político, especialmente por ter disputado recentemente uma difícil eleição para a Prefeitura de Curitiba e, além disso, por colher bons frutos de sua vasta experiência em gestão pública.

Segundo Luizão, esta será uma oportunidade importante para contribuir com a execução do dinâmico e ousado Plano de Governo da atual gestão.

Além de Luizão Goulart, Márcio Nunes, que estava na Secretaria de Turismo, assume a Secretaria de Agricultura, e Guto Silva, que estava à frente da Secretaria de Planejamento, é o novo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Cidades.

Novo secretário

Luizão Goulart, que, assim como o Governador Ratinho Júnior, nasceu em Jandaia do Sul e chegou à Região Metropolitana de Curitiba no final da década de 70. É formado pela Universidade Federal do Paraná em Filosofia e História. Tornou-se professor da Rede Pública Estadual e, por muitos anos, foi diretor de colégio. Ganhou notoriedade nacional após ser prefeito de Pinhais durante 8 anos, onde realizou uma gestão que atingiu aprovação recorde de 94%. Também foi deputado federal por 4 anos, destacando-se com a apresentação de projetos municipalistas e de cunho social. (Da Assessoria/Foto: Divulgação)

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