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Vinhos Durigan em Santa Felicidade

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Ao visitar os Vinhos Durigan, no bairro de Santa Felicidade, em Curitiba, os turistas são recebidos em um ambiente aconchegante e acolhedor, ao som de música italiana que remete às tradicionais ruas da Itália. Assim, os visitantes têm uma experiência autêntica e imersiva, sendo recebidos com calor e hospitalidade.

Além do ambiente encantador, os visitantes encontram uma vasta seleção de vinhos, espumantes, quentão, suco de uva e chocolates, todos produtos da família Durigan. Um dos grandes atrativos da vinícola é o passeio pela fábrica, onde é possível conhecer todos os processos, desde a produção até o envase dos vinhos e espumantes. Na loja, os clientes participam de uma degustação de vinhos, espumante e suco, tendo a oportunidade de experimentar os produtos exclusivos da casa.

Rosi Cler Durigan, representante da quarta geração da família, fala com orgulho sobre a tradição e o sucesso da vinícola. “Recebemos com carinho tanto os moradores da cidade quanto turistas de todo o Brasil. Aqui, cada pessoa é bem-vinda, e o ambiente é complementado por boa música italiana. Após conhecerem a fábrica, os visitantes podem participar da degustação e experimentar nossos vinhos e espumantes. Saber que nossos produtos estão em todo o país e até no exterior é motivo de muito orgulho. Recebemos mais de vinte ônibus por final de semana, com mais de dois mil turistas”, compartilha Rosi Cler.

Uma história de dedicação e amor à tradição

Aos 78 anos, Rosi Cler Durigan se emociona ao falar sobre a trajetória da família. “A produção de vinhos na nossa família começou na Itália, em 1873, com meu bisavô Romano Durigan. A família era de Treviso na Itália e chegou ao Brasil em 1876, inicialmente no Rio de Janeiro, depois em Paranaguá, e se estabeleceram em Morretes, onde meu bisavô e seus filhos se dedicaram ao plantio de cana-de-açúcar e à fabricação de cachaça, depois o vinho de mesa”, explica.

Em 1908, a família Durigan se mudou para Curitiba, no bairro de Santa Felicidade, onde começaram o cultivo das videiras e a produção de vinhos de mesa, depois começou a produção da grappa branca, seca e a grappa suave. “A primeira fábrica foi instalada no bairro Cascatinha pelo meu nono Izidoro Durigan e os filhos: meu pai Bortolo, meus tios Izidoro Filho e  Ernesto. Posteriormente, meu pai abriu uma pequena loja e a vinícola nesse espaço onde estamos até hoje, a mais de 100 anos depois. Com o passar do tempo, começamos a produzir vinhos finos, como Malbec, Cabernet, Merlot, Tannat, Moscato Giallo e Chardonnay além de espumantes, quentão e suco de uva. Hoje a vinícola  Durigan está na quinta geração da nossa família”, diz Rosi Cler.

A cultura italiana viva em Santa Felicidade

Santa Felicidade preserva com orgulho as tradições trazidas pelas famílias italianas que se estabeleceram na região. O bairro é um ponto turístico de destaque, com mais de trinta restaurantes, muitos com capacidade para mais de mil pessoas, além de vinícolas, cantinas de vinho, pizzarias e um variado comércio. Vinhos Durigan é um exemplo vivo dessa rica herança cultural, combinando tradição, história e hospitalidade em cada detalhe.

Saiba mais

Situada na Avenida Manoel Ribas, 6169, a Vinícola Durigan está no centro de Santa Felicidade, o bairro mais italiano de Curitiba e um importante polo turístico da cidade. Inaugurada em 1930, a vinícola produz mais de 600 mil garrafas por ano, incluindo vinhos finos, de mesa, espumantes, quentão, suco de uva e grappa. O horário de atendimento é de segunda a sábado das 8h às 22h e aos domingos das 8 às 20h. www.vinhosdurigan.com.br

Da redação / Por Jane Rita Lentcsh DRTPr 9996

Fotos: Face da Notícia

Família Durigan
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Com previsão de término para março, revitalização da Orla de Matinhos alcança 97,5%

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A revitalização da Orla de Matinhos alcançou 97,5% de conclusão em janeiro. É o que aponta o boletim divulgado nesta sexta-feira (07) pelo Instituto Água e Terra (IAT), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). O levantamento é feito mensalmente em parceria com o Consórcio Sambaqui, grupo de empresas responsável pelas obras, vencedor da licitação pública.

A recuperação segue dentro do cronograma, com previsão de término para o fim de março. O investimento do Governo do Estado na revitalização é de R$ 354,4 milhões, já considerando atualização dos custos e adequação do projeto.

Com grande parte da revitalização finalizada, incluindo a conclusão da passarela sobre o Rio Matinhos, que vai ligar a região central de Matinhos, próximo ao Mercado do Peixe, aos demais balneários, as obras estão concentradas neste momento na complementação da instalação do novo sistema de microdrenagem, que alcançou 95% em dezembro, e nos acabamentos finais da urbanização em Caiobá (97,5%) e demais balneários (90,5%).

O sistema completo de drenagem terá impacto significativo na contenção de alagamentos e cheias derivados de fortes chuvas ou ressacas intensas em Matinhos, uma antiga reivindicação de moradores locais e turistas.

O conjunto funcionará da seguinte maneira: quando a chuva cair na cidade, a água escorrerá para as canaletas de microdrenagem localizadas ao lado das ruas, próximas às calçadas, e de lá escoará para o sistema de macrodrenagem (100% finalizado), composto por extensos canais sem tampa que conseguem transportar um grande volume por grandes distâncias, como o canal do Rio Matinhos, o da Avenida Paraná e o da Avenida Juscelino Kubitschek.

Depois de passar pela macrodrenagem, a água será lançada para o destino final, que será um dos corpos hídricos da cidade, como o mar, o Rio Matinhos ou os afluentes com o Rio Milome.

URBANIZAÇÃO – Além da implantação desse novo equipamento de drenagem urbana, capaz de diminuir os impactos de alagamentos e cheias resultantes de fortes chuvas ou ressacas em Matinhos, o projeto avança no processo de urbanização do município.

Em Caiobá está na fase final, com 97,5% de conclusão, faltando apenas alguns acabamentos e pavimentação em trechos de ruas. Já nos demais balneários, como Flamingo, Riviera e Praia Grande, passou de 90%.

As demais estruturas, como o espigão da Praia Brava, os guias de correntes da Avenida Paraná e de Matinhos e os headlands dos balneários Riviera e Flórida, estão concluídas.

Também já foram lançados 100% dos tetrápodes em todos os pontos de revitalização da orla: Praia Brava (340 peças), Flórida (681), Riviera (681), Rio Matinhos Norte (469), Paraná Sul (1.241) e Rio Matinhos Sul (1.259).

Os tetrápodes são peças de concreto com cerca de 3 metros de altura e 4,3 metros cúbicos de volume, pesando, cada uma, entre 10 e 12 toneladas. São equipamentos essenciais para evitar possíveis danos às estruturas marítimas. Já o plantio de vegetação (restinga) está em 79%.

ETAPAS – A obra de revitalização da orla de Matinhos é feita em duas etapas, num valor total superior a R$ 500 milhões. A fase inicial, com orçamento de R$ 354,9 milhões, abrange serviços de engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico; estruturas marítimas semirrígidas; canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem, além de revitalização urbanística da orla marítima com o plantio de espécies nativas.

As intervenções são feitas ao longo de 6,3 quilômetros entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida. Na próxima etapa, ainda sem previsão de data, será recuperado o trecho de 1,7 quilômetro entre os balneários Flórida e Saint Etienne. Haverá, também, a instalação de novos equipamentos urbanos, como ciclovia, pista de caminhada e corrida, pista de acessibilidade e calçada.

Confira como está a execução do projeto de Recuperação da Orla de Matinhos:

Espigão Praia Brava: 100%

Guias Correntes Av. Paraná: 100%

Guias Correntes Matinhos: 100%

Headland Riviera: 100%

Headland Flórida: 100%

Urbanização Caiobá: 97,5%

Urbanização Balneários: 90,5%

Plantio de Restinga: 79,4%

Macrodrenagem: 100%

Microdrenagem: 95%

Assentamento Macrodrenagem: 1.366 metros (100%)

Assentamento Microdrenagem: 16.657 metros (94,6%)

Tetrápodes produzidos: 4.671

Tetrápodes lançados na Praia Brava: 340 (100%)

Tetrápodes lançados no Flórida: 681 (100%)

Tetrápodes lançados no Riviera: 681 (100%)

Tetrápodes lançados no Rio Matinhos Norte: 469 (100%)

Tetrápodes lançados no Paraná Sul: 1.241 (100%)

Tetrápodes lançados no Rio Matinhos Sul: 1.259 (100%)

(AEN – Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST)

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Requalificação da Orla de Pontal tem consórcio vencedor e investimento de R$ 34,4 milhões

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O Governo do Estado publicou na sexta-feira (31), no Diário Oficial, a homologação da licitação para a primeira fase da obra de requalificação da Orla de Pontal do Paraná, no Litoral. O vencedor foi o Consórcio Orla de Pontal, que venceu a disputa, na modalidade menor preço, com outras três empresas e vai investir R$ 34,5 milhões no projeto. A primeira fase compreende 3,66 quilômetros de extensão, entre os balneários de Monções e Canoas.

As demais concorrentes têm um prazo de sete dias para entrar com recurso e, caso não haja contestações, será assinado o contrato com a empresa vencedora. A licitação foi realizada pelo Instituo Água e Terra (IAT), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), com o objetivo de contratar a empresa especializada em arquitetura e engenharia, que será responsável tanto pela elaboração dos projetos básico e executivo e também pela execução das obras.

As primeiras licenças ambientais necessárias para o início das obras já foram emitidas pelo IAT, que também está analisando a documentação para a emissão da Licença de Instalação. O pré-projeto da obra foi elaborado pela Paraná Projetos, serviço autônomo ligado à Secretaria do Planejamento.

As melhorias envolvem novo calçamento, pista para corrida, ciclovia, quiosques e áreas de lazer. Além deste viés esportivo e de laze. Estão previstas opções de acessibilidade, como sinalizações, passarelas para pedestres e demais dispositivos. Está em planejamento, ainda, a modernização do Molhe e Guia de Corrente, que ficam na desembocadura do Canal Artificial do DNOS em Pontal do Sul.

TRABALHO CONTÍNUO – O projeto de requalificação da Orla de Pontal do Paraná faz parte de uma série de obras do Governo do Estado para modernizar o Litoral paranaense. Os projetos já contam com aporte de mais de R$ 1 bilhão desde 2019.

Os investimentos incluem a nova Orla de Matinhos, a Ponte de Guaratuba e obras de duplicação das estradas entre Garuva e Guaratuba e de Matinhos a Praia de Leste, sem contar outras concessões rodoviárias com trechos em Paranaguá. (AEN-Fotos: IAT)

Estado publica edital de licitação da requalificação da orla de Pontal do Paraná
Estado publica edital de licitação da requalificação da orla de Pontal do Paraná

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Passeio de trem do Paraná é eleito um dos melhores do mundo por editora britânica

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O passeio de trem pela Serra do Mar, ligando Curitiba a Morretes, no Litoral, foi eleito como um dos melhores do mundo. A indicação foi feita pelo portal britânico Lonely Planet, considerado a maior editora de guias de viagem do mundo. O roteiro foi incluído na publicação de 2025 da “Amazing Train Journeys”, que destaca as 60 melhores e inesquecíveis viagens de trem ao redor do planeta, com base em avaliações de especialistas de diversos países. O passeio paranaense é o único brasileiro da lista.

Operado pela Serra Verde Express, o trajeto de trem ligando a capital ao Litoral foi reconhecido como o 14º melhor passeio ferroviário do planeta. A publicação exalta jornadas sobre trilhos únicas, com destaque ao turismo ferroviário, quando a experiência vai além do deslocamento. A escolha foi feita por mais de 200 especialistas do setor, de diversas partes do planeta.

Para o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, o reconhecimento é mais uma oportunidade para divulgar os atrativos turísticos do Estado ao público estrangeiro. “Essa repercussão é extremamente positiva ao turismo do Estado, porque apresenta os nossos atrativos em outros mercados que buscamos nos inserir, como a Europa. O passeio de trem da Serra Verde Express é um verdadeiro case de sucesso, mostrando o Estado como uma referência turística no Brasil, unindo a setor público com a iniciativa privada”, disse.

“Sentimos orgulho em ver esse produto tão especial, o trem Curitiba-Morretes, sendo posicionado em uma prateleira mais alta do mercado do turismo. Esse ranking passou por cerca de 200 especialistas do setor, de diferentes partes do mundo. Ou seja, é um sinal extremamente positivo, que mostra como nossos atrativos e destinos têm visibilidade no Exterior, tanto por sua beleza ou experiência única, quanto por seu atendimento qualificado de turistas”, completou o secretário.

PASSEIO – Com cerca de 4 horas de duração, o trem percorre 65 quilômetros e passa por 41 pontes, dezenas de pontilhões, 13 túneis, penhascos e cachoeiras, tudo em meio à maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil. Ele se destaca também pelas opções variadas de vagões, alguns com foco na experiência e no conforto, enquanto outros se propõe a contar um pouco mais da história acerca da ferrovia.

A viagem é uma verdadeira volta ao passado. Todo o percurso é feito pela ferrovia Paranaguá-Curitiba, que tem mais de 135 anos. Ela foi inaugurada em 1884 com a presença da princesa Isabel.

O ponto alto do passeio, que mais chama atenção de turistas, é a passagem pela ponte metálica São João, construída na Bélgica e montada no local. Ela tem 112 mestros de extensão, 70 m de vão-livre e 55 m de altura, onde é possível contemplar toda a beleza da Mata Atlântica preservada.

OPERADORA – Eleito um dos melhores passeios de trem do mundo pelos jornais The Guardian e The Wall Street Journal, o trajeto operado Serra Verde Express recebe uma média de 250 mil turistas por ano, sendo quase 10% deles estrangeiros.

“Estamos muito orgulhosos de estar no top 15 melhores do mundo, em uma lista tão prestigiada. Reconhecimentos como esse nos motivam para continuar inovando e promovendo esse passeio, que é realmente indescritível. Todo mundo tem que fazer pelo menos uma vez na vida”, afirma Adonai Arruda, diretor-geral da Serra Verde Express.

Atualmente, a Serra Verde Express conta com categorias de luxo, boutique e econômicas, com vagões que oferecem diferentes experiências aos turistas.

(AEN – Foto: Serra Verde Express)

Foto: Francielli Xavier/Serra Verde Express

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