Notícias

Pinhais Beer Pork acontece neste fim de semana

Publicado

em

Neste fim de semana, dias 9 e 10 de novembro, vai acontecer a 1ª edição do Pinhais Beer Pork. Organizado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semde), via Divisão de Turismo, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais (Acipi), o evento será realizado no Espaço Boulevard, do Parque das Águas, a partir das 10h.

O Pinhais Beer Pork vai receber os amantes de uma boa música, de gastronomia de qualidade (com ênfase em iguarias feitas com carne de porco, como o próprio nome do evento já sugere), de uma boa cerveja artesanal (proporcionada pelas oito cervejarias da Rota da Cerveja Artesanal), exposição de carros e motos, além de um espaço kids (com oficinas e camarim de pintura).

Serviço

Evento: Pinhais Beer Pork – Gratuito

Datas: 9 e 10 de novembro, a partir das 10h

Local: Espaço Boulevard, no Parque das Águas – Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel, esquina com a Estrada Ecológica.

(Foto: SCSPM)

Notícias

Prefeitura realiza construção de novas pontes no Parque das Águas

Publicado

em

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), informa que as obras de revitalização do Parque das Águas estão em pleno andamento, com destaque para a construção de duas novas pontes que irão conectar as diferentes áreas do parque.

A equipe responsável pelas obras iniciou a pré-montagem da estrutura de uma das pontes no solo. Essa etapa é fundamental para garantir a precisão e agilidade na montagem final. Uma vez concluída a pré-montagem, uma ponte idêntica será construída ao lado.

Para a instalação das pontes em seus locais definitivos, será utilizado um guindaste de alta capacidade, com 100 toneladas, que irá içar as estruturas até os blocos da fundação. Após o posicionamento, será realizada a concretagem final, garantindo a estabilidade e durabilidade das pontes.

Melhorias no acesso e mobilidade

Além da construção das pontes, a prefeitura também realizará obras de pavimentação e melhoria da mobilidade para facilitar o acesso entre as duas áreas do Parque das Águas, conectando ao Complexo Esportivo, inaugurado neste ano. Essas ações visam proporcionar maior conforto e segurança aos usuários do parque. (Foto: SCPMP)

Continuar Lendo

Notícias

MON celebrou 22 anos com novas exposições, performances e entrada gratuita

Publicado

em

O maior museu da América Latina completou 22 anos nesta sexta-feira (22). Para celebrar a data, o Museu Oscar Niemeyer presenteou os visitantes com entrada gratuita para todos os públicos, inaugurou três novas exposições inéditas, exibiu performances artísticas e entregou obras de infraestrutura, como novos guarda-volumes, iluminação da área externa do Museu e bilheteria.

Os visitantes que entraram de graça no museu puderam conferir a nova exposição “O Olho da Noite”, de Jean-Michel Othoniel, que ocupa o Olho, Espaços Araucária e área externa. Também com curadoria de Marc Pottier, a mostra “Afinidades III – Cochicho”, de Luiz Zerbini ocupa a sala 7. Já a “Convivendo em Harmonia com a Impermanência”, com curadoria de Géraldine Lenain, está em cartaz na sala 5.

Boa parte dos visitantes não era de Curitiba. É o caso de Oscar Paulino, que é de São Paulo e conheceu o MON pela primeira vez. “É sensacional, muito maravilhoso. Tudo bem explicadinho. Pessoal aqui trabalhando muito, foram muito atenciosos com a gente”, disse.

Mais distante ainda, Renata Pimentel, de Rondônia, decidiu de última hora visitar o museu. “Bem por acaso ligamos a televisão e vimos que hoje é aniversário do museu e a entrada é gratuita. Aí decidimos vir”, disse. Ela comparou o museu com a primeira vez que tinha ido há dez anos. “Está mais diversificado e interativo. Tanto é que eu estou mais tempo aqui dentro do que da última vez que vim.”

NOVAS EXPOSIÇÕES – “O Olho da Noite” conta com obras do artista francês Jean-Michel Othoniel no Olho, nos Espaços Araucária 1 e 2 e na área externa (espelho d’água). A sala expositiva do Olho foi transformada numa espécie de grande planetário, com os signos do zodíaco flutuando em forma de 12 esculturas em vidro soprado.

No chão, há um mar de tijolos de vidros azuis que refletem, ao mesmo tempo, a constelação e o arco imaginado pelo arquiteto, numa combinação surpreendente. No total, a mostra apresenta 25 obras em grandes dimensões. As esculturas são compostas por materiais diversos, como: vidro espelhado, aço inoxidável, madeira e folhas douradas.

A exposição “Afinidades III – Cochicho”, na Sala 7, é a terceira edição de uma realização do MON que teve início em 2021. Desta vez, o artista contemporâneo Luiz Zerbini selecionou obras de cinco importantes nomes da arte paranaense que estão presentes no acervo do MON: Guido Viaro, Miguel Bakun, Bruno Lechowski, Guilherme William Michaud e Theodoro de Bona. Em comum, ou por afinidade, assim como as suas obras apresentadas, todos os trabalhos escolhidos têm como tema a natureza.

Para lembrar, a primeira edição do projeto “Afinidades” convidou artistas paranaenses, ou com forte ligação com o Estado, a fazerem uma imersão no acervo do MON. A segunda edição, em 2022, reuniu apenas artistas mulheres, de diversas regiões do Brasil, que mergulharam na coleção permanente do Museu.

Já “Convivendo em Harmonia com a Impermanência” é a nova edição da exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses” está em cartaz na Sala 5. A chegada da coleção asiática ao MON, anos atrás, elevou a instituição ao patamar dos grandes museus internacionais. A exposição, que apresenta um recorte desse acervo, doado pelo diplomata Fausto Godoy, já teve algumas reformulações e rendeu itinerâncias ao interior do Estado do Paraná, alcançando milhares de pessoas.

Agora, de uma maneira arrojada e singular, a exposição se renova mais uma vez. Entre outras novidades, o público encontrará experiências imersivas em tempo real, biblioteca de vídeos interativos, videoinstalação e um “Museu Virtual”, com 16 obras de 12 artistas asiáticos. O projeto foi desenvolvido por Géraldine Lenain, curadora especialista em arte asiática.

PERFORMANCES – No dia 22, às 11h, e nos dias 23 e 24, às 11h e às 16h, há apresentações da performance “Minha Casa no Ar”. É uma criação da artista sul-coreana Jisoo Yoo, atualmente baseada na França, onde se formou pela Escola Nacional Superior de Artes de Paris-Cergy. Após apresentar-se em diversos lugares da Europa, a premiada artista traz agora seu trabalho ao MON.

A performance consiste em uma exploração espacial a partir de uma grande casa inflável, que extrapola as questões arquitetônicas e questiona a habitação como limite vivido no cotidiano. A casa se transforma em um lugar instável, que flutua constantemente no ar, como uma bolha de sabão.

Também nesta sexta (22), às 16h, houve uma apresentação musical na área interna do MON (entre as salas 1 e 4). A Orquestra Garoto Cidadão Araucária apresentou o VII Concerto Itinerante “Trilhas – Uma Vivência Sonora”.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:

“O Olho da Noite”, de Jean-Michel Othoniel com curadoria de Marc Pottier. Local: Olho, Espaços Araucária e área externa.

“Afinidades III – Cochicho”, de Luiz Zerbini, com curadoria de Marc Pottier. Local: Sala 7.

“Convivendo em Harmonia com a Impermanência”, com curadoria de Géraldine Lenain. Local: sala 5.

Performance “Minha Casa no Ar”, da artista sul-coreana Jisoo Yoo. Dias 23 e 24 de novembro, às 11h e às 16h. (AEN/Foto: Antonio More)

Continuar Lendo

Notícias

Natal de Curitiba 2024 começa nesta sexta-feira com espetáculo no Largo da Ordem e luzes por toda a cidade

Publicado

em

O prefeito Rafael Greca abre nesta sexta-feira (22/11), às 19h30, a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024, consolidando a cidade como referência em celebrações natalinas e com a maior programação gratuita de fim de ano do Brasil. A abertura acontece no Largo da Ordem, com o emocionante espetáculo Auto da Anunciação do Nascimento de Jesus Cristo. Antes, às 17h, o prefeito participa da missa na Igreja Carmelo Nossa Senhora da Assunção e São José, no Guabirotuba.

Simultaneamente, Curitiba será iluminada com uma deslumbrante decoração natalina que transforma cartões-postais, como o Jardim Botânico, Parque Barigui e Bosque Zaninelli, em cenários encantadores.

“O curitibano pode esperar a festa natalina mais grandiosa de todas, com muita emoção e beleza, recheada com espetáculos musicais, balés, feiras especiais e shows de luzes deslumbrantes”, convida o prefeito Rafael Greca.

Este ano, o tema é Natal de Luz – Nosso Coração Está em Festa, com atrações que prometem envolver moradores e turistas em uma experiência inesquecível.

Espetáculo no Largo da Ordem

Com 33 atores contratados pela Fundação Cultural de Curitiba, o Auto da Anunciação narra poeticamente o nascimento de Jesus Cristo, trazendo mensagens de fé e esperança.

Destaque para o boneco gigante do Anjo Gabriel, que conduz o público pelas estações narrativas até o Presépio Natalino, montado em frente à Casa Romário Martins, ao lado da Árvore da Vida. O espetáculo de estreia será reapresentado nos dias 26, 27, 28 e 29 de novembro, sempre às 19h30.

Edição histórica

Em 2024, o Natal de Curitiba se consolida como o maior do Brasil, com 180 apresentações até 23 de dezembro e uma decoração que permanecerá até 6 de janeiro de 2025. Mais de 400 profissionais, entre atores, bailarinos e técnicos, foram contratados para transformar Curitiba em um verdadeiro palco de magia natalina.

Além disso, a edição deste ano também promove a campanha Natal Solidário 2024, com doações de brinquedos para crianças acolhidas pela Fundação de Ação Social (FAS), e o Mesa Solidária, que oferecerá refeições gratuitas de Natal a idosos, desempregados e pessoas em situação de rua.

Novidades

Este ano, o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais virá com algumas novidades que prometem mexer com o público. A Roda Gigante e a decoração da Rua XV estarão ainda mais encantadoras.

O espetáculo da Catedral de Luz promete unir inovação, música e fé. Será a primeira vez que esse tipo de projeção mapeada acontecerá em Curitiba. A trilha João e Maria, no Bosque Alemão, será decorada integralmente com motivos natalinos, uma opção a mais de passeio para os curitibinhas.

No Parque Tanguá, uma escultura do Pégasus, o cavalo alado, será instalada na parte central da cabeceira do espelho d’água. A peça foi produzida pelo atelier do Memorial Paranista e passará a enfeitar o local de forma permanente.

Outra grande novidade é que a tradicional e gigante árvore de Natal do Parque Barigui vai ficar ainda maior. A enorme estrutura que nos anos anteriores era de 22 metros este ano terá 25 metros dando maior grandiosidade ao espetáculo.

Curitiba também contará com outros eventos tradicionais que contribuem para a grandiosidade da cidade e reafirmam seu status de Capital Brasileira do Natal. Estão nessa categoria as tradicionais feirinhas de Natal das praças Osório e Santos Andrade, o famoso Natal do Bradesco no Palácio Avenida, que é sempre sucesso de público, e a decoração da Família Moletta, no Umbará, um espetáculo à parte de luzes natalinas, que sempre atrai multidões.

Natal Solidário

Além do espetáculo de luz e cores, o Natal de Curitiba também será de alegria para as crianças em situação de vulnerabilidade social e que moram nos abrigos da FAS. Os curitibanos podem escolher pelo site a criança que desejam presentear, e dar a ela um presente de Natal especial.

O site traz o nome fictício do acolhido, a idade e sugestões de presentes, facilitando a escolha dos itens. Os presentes devem ser entregues em um dos Núcleos da FAS, distribuídos nas dez regionais de Curitiba, ou diretamente no Disque Solidariedade, na sede da FAS, no Campo Comprido.

Confira a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais nesta sexta-feira (22/11)

17h – Missa no Santuário Igreja Carmelo Nossa Senhora da Assunção e São José (Rua Dr. Joaquim Ignácio Silveira da Motta, 540 – Guabirotuba)

19h30 – Espetáculo Auto da Anunciação do Nascimento de Jesus Cristo (Largo da Ordem) (SCPMC/Foto Cido Marques)

Continuar Lendo

Tendência