Notícias

Sebrae/Pr inaugura novas unidades em Curitiba – nos bairros Santa Felicidade, Boa Vista e Cidade Industrial (CIC)

Publicado

em

O Sebrae/PR inaugurou, nesta quinta e sexta-feira, 26 e 27 de fevereiro, três novos escritórios na capital paranaense, reforçando a expansão e a presença territorial na capital. As unidades foram abertas nos bairros Boa Vista, Santa Felicidade e Cidade Industrial de Curitiba (CIC), com foco em aproximar o atendimento de quem empreende e fortalecer o desenvolvimento econômico local.

Com os três novos escritórios em Curitiba, o Sebrae/PR passa a contar com 34 unidades em todo o Paraná. “A proximidade facilita o acesso aos serviços e permite que o Sebrae compreenda melhor as necessidades dos empresários, ampliando o alcance e a qualidade do atendimento”, afirmou o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta. Em 2025, a instituição atendeu 720.430 micro e pequenos negócios no Paraná.

A atuação da instituição nos bairros e territórios é fundamental para ampliar o acesso dos empreendedores às soluções de gestão e inovação, promovendo um ambiente mais favorável ao crescimento dos pequenos negócios. O Conselho Deliberativo acompanha essa expansão e reforça o direcionamento no sentido de aproximar cada vez mais os serviços da instituição de micro e pequenos empreendedores”, analisou José Roberto Ricken, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e presidente da Ocepar.

 O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, destacou que a parceria com o Sebrae/PR fortalece as políticas públicas voltadas ao empreendedorismo na cidade. “O Sebrae é um grande aliado da nossa gestão. Temos iniciativas conjuntas voltadas à desburocratização e ao desenvolvimento do empreendedorismo na cidade. Esses novos escritórios reforçam essa sinergia”, atestou Pimentel.

Para Tico Kuzma, presidente da Câmara Municipal de Curitiba, o desenvolvimento que começa no bairro fortalece toda a cidade.

“Curitiba vive um momento muito positivo para quem quer empreender. As inaugurações das unidades mostram uma decisão estratégica de descentralizar o atendimento e aproximar o apoio de quem realmente precisa. Muita gente que está mais afastada do Centro, que às vezes tem dificuldade de deslocamento ou pouco tempo no dia a dia, agora vai poder contar com orientação, capacitação e suporte mais perto de casa. Isso significa mais negócios estruturados, mais geração de renda nos bairros e mais desenvolvimento local”, ponderou Kuzma.

As três unidades foram estruturadas para oferecer atendimento presencial, orientação técnica, consultorias especializadas e capacitações.

 Santa Felicidade

O escritório de Santa Felicidade, situado na Rua Via Veneto, 1860, envolve atendimento em onze bairros: São Braz, Orleans, Butiatuvinha, Campina do Siqueira, Cascatinha, Lamenha Pequena, Mossunguê, Santo Inácio, São João, Vista Alegre e Santa Felicidade. Nesta área, são 30.439 empresas ativas, sendo que 91% são micro e pequenas.

“A inauguração representa um avanço para os empreendedores da região, pois vai oportunizar que tenham mais orientações e permitir que fiquem mais alinhados às novas tendências e demandas de mercado”, avaliou a empresária Daniele Roman, que possui um pequeno negócio em Santa Felicidade.

 Cidade Industrial

Na CIC, a empresária Andreia Cristina Gavleta, afirmou que a presença do Sebrae/PR na região mudou sua percepção sobre a instituição. O novo escritório fica no Centro Comercial Neoville – Rua Pedro Gusso, 2001, e atende os bairros Augusta, Cidade Industrial, São Miguel e Riviera, que reúnem mais de 34 mil empresas ativas.

“Eu via o Sebrae como uma coisa distante, que eu não tinha acesso. Quando marcaram uma visita e foram até o meu local de trabalho para entender a minha história e saber mais sobre o meu empreendimento, eu senti acolhimento. Hoje vejo como posso usar essas ferramentas em todas as áreas dentro da minha atividade”, relatou Andreia.

 Boa Vista

A presença física nos bairros também fortalece o relacionamento com lideranças e empresários da região. Para a empreendedora do bairro Abranches, Cristina Elisabete Knoerr Nerone, a proximidade vai além do simples acesso aos serviços: ela cria vínculos.

“Mais do que acesso, é proximidade. Poder sentar com o consultor, conversar diretamente, cria uma conexão maior. Isso beneficia tanto pequenos empreendedores quanto pessoas que buscam orientação para abrir o próprio negócio”, falou Cristina. O escritório do Boa Vista, instalado no Anita Shopping – na avenida Anita Garibaldi, 2480, atende doze bairros: Abranches, Atuba, Bacacheri, Bairro Alto, Barreirinha, Boa Vista, Cachoeira, Pilarzinho, Santa Cândida, São Lourenço, Taboão e Tingui. A área reúne mais de 55 mil empresas ativas. Destas, 91% são micro e pequenos negócios.

O gerente da Regional Curitiba do Sebrae/PR, Joailson Agostinho, reforça a fala da empreendedora com relação a proximidade e atendimento, lembrando que essa atuação regionalizada também permite direcionar capacitações de acordo com as demandas específicas de cada território, contribuindo para o fortalecimento econômico local.

“A presença nos bairros permite ampliar o acesso o que impacta na preparação dos empresários para os desafios do dia a dia, por meio de capacitações e orientações”, projetou Joailson.

Diversas lideranças participaram das inaugurações

Entre elas: César Reinaldo Rissete, diretor-técnico do Sebrae/PR; José Gava Neto, diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR; Celso Gusso, presidente da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba; Paulo Salesbram – vice-presidente da Fecomércio PR e presidente do Sindaruc; Nelson Costa, superintendente da Fecoopar e conselheiro do Sebrae/PR; Evaldo Kosters, presidente do Conselho Fiscal do Sebrae/PR e diretor financeiro da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP); Fernando Linhares de Almeida, presidente Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade; Ciro Alberto de Oliveira Ribeiro, professor da UFPR e conselheiro do Sebrae/PR; Paulo Daniel, diretor da UTFPR – campus Curitiba; Sandro Cruppeizaki, presidente do Sindirepa-PR; a tenente-coronel Paula Gomes Pereira Bicudo, comandante do GSAU-CT; João Barreto Lopes, diretor Administrativo da Aecic; Alaídes Francisco de Oliveira, ex-presidente e diretor de Planejamento Estratégico da Aecic; vereador Leônidas Nery Dias; e Manoel Jorge dos Santos Neto, diretor da Fetranspar e conselheiro do Sebrae/PR. (Fonte: Sebrae/Foto unidade Santa Felicidade/Thiago Ramos)

Inauguração Sebrae Santa Felicidade (Foto: Valdir Lentcsh/Face da Notícia)
Inauguração unidade Sebrae Santa Felicidade Foto: Thiago Ramos
Inauguração unidade sebrae Santa Felicidade (Foto: Thiago Ramos)
Inauguração unidade Sebrae Santa Felicidade (Foto: Thiago Ramos
Inauguração da unidade Sebrae Santa Felicidade (Foto: Thiago Ramos)
Inauguração da unidade Sebrae Santa Felicidade (Foto: Thiago Ramos)

Notícias

Curitiba é a capital com a melhor qualidade de vida do Brasil

Publicado

em

Curitiba está novamente no topo da qualidade de vida entre as capitais brasileiras. É o que mostra o Índice de Progresso Social 2026, divulgado na quarta-feira (20/5) pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia. No comparativo com todas as cidades do país, Curitiba está na quinta posição. A cidade lidera o ranking das capitais pelo segundo ano seguido.

Obtendo nota 71,29, Curitiba está à frente de Brasília (DF), que obteve índice 70,73, São Paulo (SP), avaliada com 70,64, e Campo Grande (MS), com nota 69,77. O índice médio do Brasil é de 63,4.    

A capital paranaense melhorou seus indicadores. Em 2025, a cidade ocupava a 11ª colocação entre os municípios brasileiros, com uma nota de 69,89. Neste ano, Curitiba saltou para a quinta colocação geral, com nota de 71,29 e é a única capital e única cidade com mais de um milhão de habitantes entre os 15 municípios melhor avaliados.

Crescimento em vários quesitos

Quando analisados os componentes que compõem esta nota, Curitiba avançou em diversos quesitos na comparação com o IPS 2025.

Em Acesso à Informação e Comunicação, a nota na cidade no ano passado foi 78,48, e cresceu em 2026 para 94,80. Este parâmetro avalia a cobertura de internet móvel (4G/5G), existente na cidade, assim como a densidade de internet banda larga fixa, a densidade de telefonia móvel e a qualidade de internet móvel disponíveis.

Se analisado como a cidade oferece Moradia, a nota que era 89,94, foi para 90,22. Para esta nota foram avaliadas a disponibilidade de domicílios com coleta de resíduos adequada, de domicílios com iluminação elétrica adequada e de domicílios com paredes e pisos adequados.

Também foi registrado avanço em Acesso ao Conhecimento Básico, em teve índice de 78,37 em 2025 e agora foi avaliado com 81,12. Este quesito avalia o abandono no ensino fundamental e médio, a distorção idade-série no ensino médio, evasão escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o percentual de reprovação escolar no ensino médio.

A cidade também mostra progresso em Qualidade do Meio Ambiente. Neste parâmetro são avaliados a quantidade de áreas verdes urbanas, as emissões de CO₂ por habitante, a existência de focos de calor, o Índice de Vulnerabilidade Climática dos Municípios (IVCM) e a supressão da vegetação primária e secundária. A nota de Curitiba, que foi de 73,41 no ano passado, agora é de 74,58.

Investimentos em toda a Curitiba

O prefeito Eduardo Pimentel atribui os bons resultados aos esforços realizados por toda a cidade para oferecer as melhores estruturas e serviços para o cidadão.

“Para Curitiba, esse resultado é motivo de orgulho e mostra que estamos no caminho certo. O IPS promove um pente-fino em dados e indicadores que medem a qualidade de vida nas cidades brasileiras e, entre eles, vários estão relacionados à oferta de serviços públicos municipais. Temos atuado fortemente na educação, na saúde, na geração de empregos, no investimento em meio ambiente e sustentabilidade e no maior pacote de obras da história do município. Isso é possível porque temos um forte compromisso com a responsabilidade fiscal, como demonstra a nota A+, concedida pelo Tesouro Nacional. A partir dessa saúde financeira, conseguimos realizar investimentos em toda a cidade, melhorando a vida dos curitibanos”, diz o prefeito.

Metodologia

O Índice de Progresso Social (IPS) é uma ferramenta que mede o desempenho social e ambiental de territórios em todas as geografias (países, estados, municípios e até comunidades). O IPS é um índice desenvolvido pela organização internacional Social Progress Imperative, a qual coordena a publicação anual do IPS para 170 países desde 2014. É composto por 57 indicadores sociais e ambientais oriundos de fontes públicas. Esses indicadores são agregados em um índice com pontuação de 0 a 100. Por sua vez, esse índice geral é composto por índices para três dimensões do progresso social (Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades) e 12 componentes dentro das dimensões (Nutrição e Cuidados Médicos Básicos, Água e Saneamento, Moradia, Segurança Pessoal, Acesso ao Conhecimento Básico, Acesso à Informação e Comunicação, Saúde e Bem estar, Qualidade do Meio Ambiente, Direitos Individuais, Liberdades Individuais e de Escolha, Inclusão Social e Acesso à Educação Superior.  (Fonte: SECOM/Foto: Pedro Ribas)

Foto: José Fernando Ogura/SECOM (arquivo)

Continuar Lendo

Notícias

Paraná tem 20,3 mil vagas de trabalho

Publicado

em

O início da semana traz boas notícias para quem busca uma oportunidade de emprego no Paraná. As Agências do Trabalhador de todas as regiões do Estado começam a semana com 20.316 vagas com carteira assinada abertas em diversas áreas e para diferentes níveis de escolaridade e experiência.

A função com maior número de oportunidades disponíveis é para alimentador de linha de produção, com 5.701 vagas abertas em todo o Paraná. Na sequência aparecem as funções de abatedor, com 1.386 oportunidades, magarefe (profissional responsável pelo corte de carnes), com 824, e operador de caixa, com 711 vagas.

A regional com maior volume de oportunidades é a de Cascavel, com 4.404 vagas abertas. O destaque é para as áreas de alimentador de linha de produção (1.592 vagas) e abatedor (999 vagas), além de oportunidades para operador de caixa e repositor de mercadorias.

Na sequência aparece a Região Metropolitana de Curitiba, com 3.967 vagas disponíveis. Os principais postos são para alimentador de linha de produção (340), operador de telemarketing ativo e receptivo (281), atendente de lanchonete (252) e faxineiro (183). Somente a Agência do Trabalhador de Curitiba concentra 388 oportunidades.

A regional de Campo Mourão soma 3.294 vagas, com destaque para alimentador de linha de produção (940), magarefe (533) e abatedor (199). Já Foz do Iguaçu reúne 2.214 oportunidades, sendo mais de mil para alimentador de linha de produção.

Também há vagas nas regionais de Pato Branco, com 1.992 oportunidades, Maringá, com 1.326, Londrina, com 1.107, e Umuarama, com 897 postos abertos.

Em Maringá, um dos destaques é a oferta de 260 vagas para trabalhador no cultivo de árvores frutíferas, além de oportunidades para operador de caixa e magarefe. Em Londrina, há vagas para vendedor do comércio varejista e faxineiro. Já em Paranaguá, as empresas buscam profissionais para as funções de embalador à mão, carregador e operador de caixa.

As Agências do Trabalhador também concentram vagas para profissionais com formação técnica ou ensino superior. Em Curitiba, existem oportunidades para enfermeiro, técnico de enfermagem, eletricista de manutenção eletroeletrônica, analista contábil, engenheiro civil, professores de diversas disciplinas e técnico de suporte de TI.

Há ainda vagas voltadas para estudantes e estagiários, como oportunidades para preparador físico, enfermagem, marketing, engenharia mecânica e segurança do trabalho. (AEN/Foto: SECOM)

Continuar Lendo

Notícias

Movimentação cresce 11% e garante melhor abril da história nos portos paranaenses

Publicado

em

Com mais de 6 milhões de toneladas movimentadas, a Portos do Paraná registrou o melhor mês de abril da história, com crescimento de 11% em relação a abril de 2025 – que movimentou 5,405 milhões de toneladas. O crescimento foi puxado pelas exportações de soja, carnes e derivados de petróleo. Os dados constam em relatório elaborado pela equipe de estatísticas da Diretoria de Operações Portuárias da empresa pública.

Somente em abril, o volume das exportações cresceu 16,06% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O embarque de soja em grão aumentou 43%, os óleos vegetais 35% e os derivados de petróleo 33%. As exportações de carne de frango congelada cresceram 10,5% em relação a abril de 2025. Considerando todas as proteínas animais, o crescimento foi de 8,7%, com mais de 1,1 milhão de toneladas embarcadas, principalmente para China, África do Sul, Japão e Emirados Árabes Unidos.

No acumulado entre janeiro e abril, a soja segue em alta, com crescimento de 19%. Os óleos vegetais avançaram 33%, seguidos pelas exportações de cargas conteinerizadas, com aumento de 9%, e pelos derivados de petróleo, com alta de 2% na comparação com os quatro primeiros meses de 2025. Os embarques de carne de frango realizados em Paranaguá representam 47,5% de todas as exportações brasileiras do produto. Isso corresponde a mais de 834 mil toneladas enviadas para outros países.

IMPORTAÇÕES – Em abril, as importações cresceram 2,7% em relação ao mesmo mês de 2025. As cargas gerais — movimentadas fora de contêineres — registraram alta de 254%. O desembarque de trigo apresentou crescimento de 50%, seguido pelos fertilizantes (18%) e pelos contêineres (14%).

Já no acumulado dos quatro primeiros meses do ano, as importações apresentam retração de 5,8%. O resultado, porém, indica recuperação em relação aos meses de fevereiro e março, quando as movimentações de cargas vindas de outros países registraram índices ainda menores. A queda nas importações tem relação direta com o conflito no Oriente Médio.

Apesar disso, a diversidade de cargas movimentadas pelos portos de Paranaguá e Antonina garantiu estabilidade ao saldo acumulado do quadrimestre, que atingiu 22,7 milhões de toneladas, volume em linha ao registrado no mesmo período de 2025.

A movimentação de cargas rolantes — como veículos, maquinários e equipamentos agrícolas — também contribuiu para manter o equilíbrio operacional. Somente em abril, mais de 15,5 mil unidades foram embarcadas ou desembarcadas. Entre janeiro e abril, a movimentação totalizou 42.657 unidades. (Foto: Claudio Neves – Portos Paraná/AEN)

Continuar Lendo

Tendência