Notícias

Quatro Barras aos 58 anos

Publicado

em

Aos 58 anos, e com mais de 24 mil habitantes (dados estimados para 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE), Quatro Barras é uma das cidades da Região Metropolitana de Curitiba que se destaca pela natureza exuberante presente no município. O comércio, a indústria e a prestação de serviços presentes na cidade geram emprego e renda às famílias quatrobarrenses.

A gastronomia também é destaque no município que conta com vários restaurantes, hotéis e pousadas no centro da cidade. Para quem gosta de tranquilidade, a área rural é uma grande escolha, lá podemos encontrar várias opções como: comida caipira, costela fogo de chão, lanches, comida natural, café colonial… além de realizar passeios a cavalo, conhecer vinícola, pesque e pague, espaços para festas e confraternização, isso tudo em volta de belas e acolhedoras paisagens.  Produtos naturais e orgânicos como mel, verduras, legumes, pimentas, queijos, pães, doces, pinhão (na época de inverno) entre outros também são comercializados na região.

Quem passe por Quatro Barras se encanta com as belas paisagens e com sua gente, um povo ordeiro e acolher. O empresário, Antônio Carlos Ferreira proprietário do restaurante Dona Julia, destaca os inúmeros atrativos turísticos

Empresário, Antônio Carlos Ferreira destaca os inúmeros atrativos turísticos e gastronômicos em Quatro Barras.

e gastronômicos que Quatro Barras oferece aos visitantes. “O centro da cidade tem inúmeras opções de gastronomia com bons restaurantes, assim como na área rural. Quem vem a Quatro Barras, seja a negócio ou a passeio para conhecer os pontos turísticos da nossa região encontram boas opções. Vale a pena visitar nossa cidade, tem segurança, é bem sinalizada, é um lugar a se conhecer”.

A mais de 20 anos empreendendo em Quatro Barras, o empresário Felipe Collere, fala sobre a cidade. “Nossa cidade vem crescendo muito,

A mais de 20 anos empreendendo em Quatro Barras, o empresário Felipe Collere, fala sobre a cidade.

trabalho desde os 15 anos com minha mãe na farmácia que ela montou. Quatro Barras é um ótimo lugar para investir, trabalhar e morar. No turismo é destaque com os atrativos naturais, restaurantes rurais, bosques e a beleza da serra do mar. A proximidade com Morretes e Antonina acaba agregando ainda mais”.

A empresária Maria Goreti Jacomel, conta que escolheu Quatro Barras para empreender pela beleza da cidade e da serra do mar.

A empresária Maria Goreti Jacomel, proprietária do Café Colonial da Bisa, conta que escolheu Quatro Barras para empreender pela beleza da cidade e da serra do mar. “Escolhemos Quatro Barras para abrir nosso Café pela hospitalidade, beleza da cidade e da serra. Já se passaram 10 anos e só temos a comemorar e agradecer a cidade que nos acolheu. Com muita dedicação estamos colhendo os frutos do nosso trabalho e temos  orgulho em dizer que fizemos a escolha certa, quem por aqui passa se encanta com nosso café e também com a cidade”, declara.

 

 

 

 

 

Atrativos turísticos

Localizado em uma região serrana, Quatro Barras é rica em diversidade de espécies da fauna e da flora que compõem a mata atlântica presente no município, e inúmeras cachoeiras, córregos, montanhas, lagos e a estrada da Graciosa, são um convite para passeios, turismo rural, caminhada, montanhismo, passeio ciclístico pela Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu, passeio a cavalo e muito mais. Para preservar a biodiversidade o estado mantém em Quatro Barras unidades de conservação: Área de proteção Ambiental do Iraí, Área de Especial Interesse Turístico do Marumbi, Parques estaduais do Marumbi e a Serra da Baitaca sendo este último um dos Parques mais visitados do Paraná, onde ficam o Morro do Anhangava, Pão de Loth e o Caminho do Itupava.

Por Jane Rita DRT Pr/ 9996/Fotos: Valdir Lentcsh

Turismo Quatro Barras 

Morro do Anhangava

Considerado um dos melhores campo-escola de escalada em rocha do Brasil, possui 1.420 metros de altitude e várias vias com diversos graus de dificuldade. Excelente ponto para prática de vôo livre, escalada, rappel, caminhadas e passeios a cavalo. Está localizado no Parque Estadual Serra da Baitaca, a apenas nove quilômetros do Centro da cidade. Sua subida leva em torno de 1 hora e revela paisagens cercadas de natureza. Na face oeste da Serra da Baitaca, no Distrito da Borda do Campo em Quatro Barras, é possível encontrarmos com facilidade um conjunto de pequenas cachoeiras. Uma na estrada da Baitaca, outra no Campo do Asa delta e duas no entorno do Morro Anhangava. Uma delas fornece água Captada e Tratada pela Estação de Tratamento de Água da Borda do Campo, localizada no Pinheirinho.

CAMINHO DO ITUPAVA

Um dos caminhos mais antigos do Paraná, o Caminho do Itupava liga Quatro Barras a Morretes em um percurso preservado de 20 quilômetros que pode ser percorrido em cerca de 07 horas, exigindo bom preparo físico. É um caminho de belezas naturais e históricas, cruzando rios, riachos de águas límpidas, cachoeiras, bromélias e orquídeas, pássaros, borboletas, pequenos animais, montanhas e belas paisagens em plena floresta atlântica. Entre os atrativos estão ainda a Casa de Pedras, Casa do Ipiranga, Roda D’agua e o Santuário do Cadeado. O Caminho do Itupava foi aberto entre 1625 e 1654 por indígenas e mineradores, foi posteriormente calçada com pedras por escravos. Foi a primeira passagem entre Curitiba e o litoral do Paraná.

 

Estrada da Graciosa

Quatro Barras tem em seu território o traçado original da Estrada da Graciosa, construída entre os anos de 1854 e 1873. Atravessando o trecho mais preservado de Mata Atlântica do Brasil, a Estrada da Graciosa foi a primeira via carroçável do Paraná. Sua importância histórica está atrelada ao início do desenvolvimento do Estado, por onde circulava o fluxo econômico da época, já que era o principal acesso entre Curitiba e o litoral. Segundo registros históricos, a Estrada da Graciosa também guarda em sua tradição a passagem do imperador Dom Pedro II e sua comitiva, que em visita oficial ao Estado, em 1880, descansaram à sombra de um pinheiro.

Ao longo de suas curvas sinuosas, o visitante encontra antigos oratórios e pontes centenárias construídas entre o final do século XIX e meados do século XX, como a Ponte do Arco e a Ponte sobre o Rio Taquari, onde começa a Área de Preservação Ambiental da Serra do Mar. O trecho é visitado diariamente por ciclistas, motociclistas e visitantes adeptos das corridas e caminhadas.

 

 

História de Quatro Barras

Quatro Barras guarda em sua história e em seu território os primeiros caminhos do Paraná. Por mais de cem anos, a região esteve dividida entre Curitiba, Campina Grande do Sul e Piraquara, até que em 09 de novembro de 1961, com a Lei n° 4.338/61, o município foi oficialmente criado. O nome da cidade se refere às barras dos rios Canguiri, Timbu, Bracajuvava e Capitanduva. Com área de 169,47 km² e 37 bairros, o município conta com uma população de aproximadamente 22 mil habitantes, formada predominantemente por italianos, portugueses, poloneses e alemães.

Perfil de Quatro Barras

Quatro Barras é um dos 29 municípios que integram a Região Metropolitana de Curitiba. Sua economia é voltada ao setor produtivo e à indústria limpa, já que a cidade está localizada em Área de Preservação Ambiental. A atividade industrial de maior escala diz respeito às fábricas fornecedoras para o ramo automotivo, e as expectativas de desenvolvimento hoje concentram em um novo Parque Logístico. Outras atividades também devem ser destacadas como o setor de serviços e o turismo.

No que diz respeito à qualidade de vida, em 2013 Quatro Barras foi considerada a cidade com o melhor Índice de Bem-Estar Urbano da RMC, segundo levantamento realizado pelo Observatório das Metrópoles, que avaliou quesitos como mobilidade urbana, infraestrutura, atendimento de serviços coletivos, condições habitacionais e ambientais. (Com informações: PMQB)

Prefeitos e vice-prefeitos de Quatro Barras

Aos 58 anos, a cidade ainda jovem foi marcada pela história democrática de seus regentes. Os prefeitos, ao todo oito até agora, contribuíram com seu trabalho e dedicação para transformar a Quatro Barras do presente.

Vamos relembrar cada prefeito

REFEITOS

Aníbal Borba Cordeiro – 09 de novembro de 1961 a 1965 / 1973 a 1976

Domingos Mocelin Neto – 1966 a 1969

Carlos Milani – 1970 a 1972

João Carlos Creplive – 1977 a 1982 / 1989 a 1992 / 1997 a 2000

Edison Wilmar Repinoski – 1983 a 1988 / 1993 a 1996

Roberto Adamoski – 2001 a 2004 / 2005 a 2008

Loreno Bernardo Tolardo – 2009 a 2012 / 2013 a 2016

Angelo Andreatta (Lara) – 2017 a 2020

Da redação

 

 

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Paraná bate novo recorde em abril e tempo de abertura de empresa cai para apenas 8 horas

Publicado

em

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) alcançou novo recorde em abril ao levar 8 horas e quatro minutos, em média, para abertura de empresas. É o menor tempo da história, batendo a marca de 8h55 de março. Com isso, o Estado chegou na 2ª posição no ranking nacional, atrás apenas do Sergipe, que levou 6 horas para registar uma empresa, mas com uma diferença significativa de processos: o Paraná registrou 7.096 e o Sergipe, 602.

A Junta Comercial do Paraná bateu o recorde com o 3º maior volume de solicitações do País em abril, ficando atrás somente de São Paulo, com 28.642 registros, e Minas Gerais, com 8.322. No Brasil, o tempo médio de abertura de empresas em abril foi de 1 dia e três horas, com o movimento de 81.133 processos. Ou seja, o Paraná foi 19 horas mais rápido no mês passado.

Em março, o Paraná era o 3ª colocado no País na agilidade para o empresário obter o registro da sua empresa, em um ano com dados bem marcantes. Em janeiro de 2024, o tempo médio para obtenção do registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) no Estado era de 9h50, em fevereiro de 9h32 e em março de 8h55. O Paraná saltou 24 posições desde janeiro de 2019, quando ocupava a 26º colocação nacional. Há 13 meses consecutivos o Estado está entre os 10 mais ágeis do País.

“É uma evolução constante na Junta Comercial. Desburocratizar os processos era uma das grandes demandas quando assumimos o Governo do Estado e agora estamos acumulando recordes, o que facilita a vida de quem quer empreender e gerar empregos no Paraná”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o tempo na etapa de viabilidade, na validação cadastral que os órgãos efetuam e na efetivação do registro, com a obtenção do CNPJ. Nesse cálculo não são considerados os tempos de inscrições municipais ou estaduais e nem a obtenção de licenças para o funcionamento do negócio.

Em tempo de viabilidade, o Paraná alcançou marca de 6 horas em abril, em tempo médio de viabilidade de endereço, a marca foi de 5h58, e em tempo médio de consulta de viabilidade de nome, o tempo ficou em apenas 22 minutos. (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

Continuar Lendo

Notícias

Astro do heavy metal é recebido pelo prefeito de Curitiba em um dos principais projetos de esgrima do país

Publicado

em

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recebeu nesta terça-feira (23/4) no Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho um dos maiores vocalistas do heavy metal de todos os tempos: Bruce Dickinson. Ele retorna a Curitiba em sua turnê “The Mandrake Project Tour” que percorrerá sete cidades brasileiras.

Dickinson, que também é esgrimista de ponta, foi conhecer um dos principais projetos de esgrima realizados no país, em uma parceria da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude com o Instituto Mais Esporte.

“É uma alegria para Curitiba poder receber um artista da envergadura de Bruce Dickinson aqui em nosso Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho. Assim como Bruce, que já foi até convocado para representar a Grã-Bretanha no esporte, esperamos que nossos curitibinhas que estão começando na esgrima cheguem lá”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

Durante a visita o vocalista do Iron Maiden também jogou um combate de esgrima com o atleta curitibano e da seleção brasileira, Alexandre Camargo.

“Para nós da esgrima é muito importante ter o Bruce aqui. Essa visibilidade atrai muitas pessoas, muita gente pra saber esgrima, tem a criançada que gosta, o pessoal mais velho também que acompanha o Bruce, isso acaba promovendo muito o esporte. A esgrima ainda não é um esporte muito conhecido no Brasil e são nesses momentos que a gente aproveita para ganhar mais fãs”, disse Camargo.

Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho

Na capital nacional do esporte, o Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho, no Água Verde, é casa de um dos principais projetos de esgrima realizados no país, em uma parceria da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude com o Instituto Mais Esporte.

Este foi o primeiro Centro de Esporte e Lazer curitibano a incorporar o esporte, em 2018. O espaço conta com uma sala criada para a prática da esgrima com arma branca, máscara e roupa adequadas disponibilizadas gratuitamente, e atletas que se destacam em habilidade e força de vontade.

Segundo Giocondo Cabral, técnico e vice-presidente da Federação Paranaense de Esgrima, Curitiba em breve vai se tornar um celeiro de atletas do esporte.

“Eu acredito que seja um caminho para nós termos futuros campeões, ou pelo menos desenvolver bastante a prática. Nós saímos na frente! Porque os outros têm vários tipos de projetos, né? Em escolas, clubes e Curitiba também tem. Nas praças, só a capital do esporte proporciona, e isso faz a diferença”, afirmou o treinador.

Podem se inscrever alunos a partir de 7 anos, sem limite de idade. Além do Afonso Botelho, Curitiba oferece aulas de esgrima em mais quatro regionais de forma totalmente gratuita: Cajuru, Cidade Industrial, Santa Felicidade e Portão, todas com técnica da espada. Mas no Portão, das nove turmas, sete utilizam o sabre e duas a espada. Para se inscrever basta entrar no Portal Curitiba em Movimento. 


Prefeito Rafael Greca, recebe o vocalista Bruce Dickinson, da banda Iron Maiden, Foto: Pedro Ribas/SMCS

Continuar Lendo

Notícias

Agências do Trabalhador têm 17,4 mil vagas em todas as regiões do Paraná

Publicado

em

As Agências do Trabalhador e postos avançados do Paraná começam a semana pós-Tiradentes com a oferta de 17.425 vagas de emprego com carteira assinada. A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 4.207 oportunidades. Na sequência, aparecem as de abatedor de porco, com 655 vagas, vendedor de comércio varejista, com 609, e repositor de mercadorias, com 593.

A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (4.551). São 370 vagas para alimentador de linha de produção, 302 para operador de telemarketing ativo, 300 para operador de telemarketing receptivo e 293 para vendedor de comércio varejista.

Agência do Trabalhador Central, na Capital, oferta 100 vagas para profissionais com ensino superior e técnico em diversas áreas, com destaque para as funções de operador bilíngue, com 30 vagas, soldador (com curso técnico na área), com 20, agente administrativo (com curso técnico em administração), com 10. Há ainda ofertas para personal training, desenhista técnico, supervisor de almoxarifado, nutricionista, professor de jardim de infância e confeiteiro.

A Região de Cascavel concentra 4.461 nesta semana. São 1.147 oportunidades para alimentador de linha de produção, 446 para abatedor, 165 para magarefe e 153 para servente de obras.

Londrina (1.695), Campo Mourão (1.613), Foz do Iguaçu (1.365) e Pato Branco (1.181) têm mais de mil ofertas cada. Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são alimentador de linha de produção, com 445 vagas, trabalhador da cultura de cana de açúcar, com 100, motorista de caminhão, com 60, e operador de caixa, com 63 oportunidades.

Em Campo Mourão, os destaques são para alimentador de linha de produção (613), trabalhador da manutenção de edificações (123), abatedor (108) e magarefe (82). Na região de Foz do Iguaçu, há oferta de emprego para as funções de alimentador de linha de produção, com 497 oportunidades, repositor de mercadorias, com 91, operador de caixa, com 74, e servente de obras, com 58.

Em Pato Branco, são ofertadas 361 vagas para alimentador de linha de produção, 60 para trabalhador da avicultura de corte, 57 para operador de caixa e 47 para servente de obras.

Em Ponta Grossa, com 92 vagas, os destaques são as buscas por montador de equipamentos elétricos (30) e armador de estrutura de concreto (5). Em Maringá, há oferta para soldador e vendedor do comércio. Em Jacarezinho são 101 oportunidades para trabalhador volante da agricultura. (AEN/Foto: Geraldo Bubniak)

Continuar Lendo

Tendência