Cotidiano

Balé Teatro Guaíra vence Prêmio APCA, um dos maiores reconhecimentos artísticos do País

Publicado

em

O Balé Teatro Guaíra (BTG) venceu, pela primeira vez em sua história, o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) na categoria Melhor Elenco, com o espetáculo Contraponto. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (26), marcando um momento histórico para a companhia e para a dança produzida no Paraná.

Considerado um dos mais importantes reconhecimentos artísticos do país, o Prêmio APCA consagra anualmente os principais destaques das artes brasileiras. Em Elenco, que fica entre as seis sub-categorias de dança, o BTG concorria com cinco grupos nacionais selecionados em duas etapas, uma no primeiro e outra no segundo semestre de 2025.

Para a direção da companhia, a vitória confirma a força coletiva e o amadurecimento artístico do elenco no cenário nacional, após uma indicação já inédita para o grupo. “

Hoje a gente fez história para o Balé Guaíra, que vem de um trabalho coletivo. O elenco está bem e se mostra bem quando uma série de situações ao redor estão funcionando, desde a direção, os coreógrafos, a curadoria, tudo. Fico muito feliz que a gente possa mostrar o talento desses artistas, já que é um prêmio que traz muito prestígio para o Paraná e para o Centro Cultural Teatro Guaíra”, afirma o diretor do Balé Teatro Guaíra, Luiz Fernando Bongiovanni.

O diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro, destaca a importância da premiação. “Estamos muito honrados. É um prêmio pelo trabalho construído por uma equipe de produtores, ensaiadores, professores, técnicos e, principalmente, pelo talento enorme dos nossos bailarinos. Nos últimos anos, o Balé vem se fortalecendo, produzindo cada vez mais com ousadia e dedicação, com novos espetáculos e circulação para outros espaços, possibilitando um maior reconhecimento de toda a companhia.”

“Receber um prêmio da APCA, uma das instituições mais respeitadas da crítica de arte no Brasil, é um marco histórico para o Balé Teatro Guaíra e para a cultura paranaense. Essa conquista evidencia a qualidade de um trabalho construído a muitas mãos — bailarinos, equipe técnica e direção — e reforça a importância das políticas públicas que garantem estrutura, continuidade e excelência aos nossos corpos artísticos. O Paraná celebra hoje não apenas um prêmio, mas a consolidação de um projeto cultural sólido e reconhecido nacional e internacionalmente”, afirma Luciana Casagrande Pereira, secretária de Estado da Cultura do Paraná.

RECONHECIMENTO – O Prêmio APCA é um dos mais respeitados do setor artístico no Brasil, reconhecendo os destaques do ano em cada categoria. Fundada em 1956, ou seja, há 70 anos, a Associação Paulista de Críticos de Arte reúne profissionais especializados em diversas áreas culturais, como teatro, dança, literatura, música e artes visuais.

Os vencedores da categoria dança foram escolhidos por uma comissão formada por Amanda Queirós, Henrique Rochelle, Iara Biderman, Simone Alcântara, e Yaskara Manzini, todos reconhecidos críticos da área.

É a primeira vez que um corpo artístico do Guaíra é indicado ao prêmio em uma categoria concorrendo com outros grupos. Em 2000, o G2 Cia. de Dança, única companhia pública de bailarinos masters do país, que também faz parte do Guaíra, ganhou o Prêmio Estímulo da APCA, mas não houve disputa. A consagração foi um incentivo à ampliação da geralmente curta carreira de um bailarino – trabalho que poucas companhias do mundo costumam fazer.

A cerimônia de premiação e entrega dos troféus está prevista para maio, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

PROJEÇÃO – A vitória e indicação inédita no Prêmio APCA reforça a presença do Balé Teatro Guaíra no circuito das grandes produções de dança e como uma das principais companhias públicas de dança do Brasil. Em julho do ano passado, Contraponto esteve em cartaz em São Paulo e, em 2024, integrou a abertura da Niterói Semana de Dança, ampliando o alcance da companhia diante do público e da crítica especializada.

“O povo do Paraná pode se orgulhar muito desse grupo que tem pensado incessantemente nessa questão da arte como parte de um processo de investimento na sua população, para que as pessoas tenham essa possibilidade de oferta de espetáculos, de poder ver a vida de outros modos, é uma das missões dessa gestão e do governo”, destaca Bongiovanni.

O espetáculo premiado reúne duas coreografias autorais: “Anima – Imensidão Adentro”, de Alan Keller, e “Castelo”, de Alessandro Sousa Pereira. Lançado em 2023, Contraponto estreou em Curitiba com sessões esgotadas no Guairinha e, logo após, ocupou o auditório principal do Teatro Guaíra, conquistando público e crítica.

Em “Anima”, os espectadores são conduzidos a uma experiência sensorial que investiga forças invisíveis que nos movem. A obra incorpora elementos do teatro de formas animadas, com destaque para um boneco de três metros de altura que se tornou um dos símbolos da montagem. Já “Castelo” propõe uma reflexão potente sobre os mecanismos de defesa criados diante das pressões do mundo contemporâneo.

A coreografia Castelo também teve projeção internacional e foi apresentada por dois anos consecutivos no Sommerballet, festival de verão do Teatro Bellevue, em Copenhague, na Dinamarca, com sessões aclamadas. A crítica dinamarquesa destacou o impacto da obra. “Uma noção moderna de um mundo em constante mudança, onde corpo e alma devem lutar para não serem destruídos”, publicou o portal Magasinet KBH. A turnê internacional ainda passou por cinco cidades de Portugal. (Foto: Fábio Alcover) AEN

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Pinhais economiza cerca de R$ 1 milhão por ano com energia solar

Publicado

em

Consolidando sua vocação sustentável, o município de Pinhais atinge mais um importante marco com energia solar. O parque fotovoltaico da Prefeitura de Pinhais passa a contar com 1.936 placas integradas à rede elétrica, ocupando uma área total de aproximadamente 5437,7m². A média da geração de energia estimada ao ano é de 1.267.200 kWh, que se traduz na estimativa de economia anual de R$ 950.400,00 aos cofres públicos.

O resultado confirma o rápido retorno dos investimentos com recursos próprios da prefeitura, na ordem de R$ 2,4 milhões. As instalações no modal sustentável também contaram com a parceria firmada com a Itaipu Binacional, a partir de um convênio que destinou R$ 645.464,43 ao município. Além disso, por meio do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA), mais R$ 231.738,83. O investimento total, portanto, chega a R$ 3 milhões.

O convênio com a Itaipu Binacional possibilitou a instalação de sistemas fotovoltaicos em seis unidades municipais, sendo que a mais recente foi o estacionamento coberto com placas solares no Cenforpe 2, chamado de carport, em abril deste ano. Já as usinas implantadas com os recursos municipais da prefeitura, ao longo dos últimos anos, contemplam outras dez unidades, incluindo o Horto Municipal, a sede da Prefeitura, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) e diversas escolas e Cmeis.

As placas solares do carport no Cenforpe 2 foram inauguradas oficialmente por servidores das secretarias municipais de Obras Públicas, e de Educação, também na presença da prefeita Rosa Maria e da secretária de Governo, Ana Paula Cordeiro Mendes. “Celebramos um momento muito importante de uma parceria com a Itaipu sobre o sistema de geração de energia elétrica solar, fotovoltaica, aqui na nossa Secretaria Municipal de Educação, que também já envolve outras escolas e Cmeis, distribuindo energia para a nossa cidade, inclusive o nosso Armazém da Família. Mais uma vez provando que, mais que energia, é uma parceria que contribui com o desenvolvimento das cidades, como a nossa Pinhais”, declarou a prefeita.

Com um funcionamento integrado,“toda a energia gerada é injetada na rede da Copel e unificada em um sistema de compensação”, explica o diretor de Manutenção da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Wellington Linconl Chimanski de Souza. Por meio do mecanismo de autoconsumo remoto, regulamentado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a prefeitura pode utilizar esses créditos para abater a conta de luz de 21 unidades municipais no total: as unidades geradoras (que produzem energia) e mais 15 unidades consumidoras beneficiárias (que não possuem placas, mas recebem os créditos do excedente).

Sustentabilidade, economia e manutenção conjunta

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) acompanham a operação dos sistemas, garantindo que o excedente gerado em períodos de baixo consumo (como férias escolares) seja automaticamente redirecionado para unidades que funcionam ininterruptamente, como secretarias e unidades de saúde. “O sistema também protege a administração pública contra futuros reajustes nas tarifas de energia elétrica, conferindo maior previsibilidade orçamentária”, acrescenta Wellington. (Fotos: SCPMP)

Continuar Lendo

Cotidiano

Após chuvas intensas, nova massa de ar frio chega ao Paraná e baixa temperaturas

Publicado

em

Após um fim de semana extremamente chuvoso em todas as regiões paranaenses, uma massa de ar frio chega ao Estado deixando o tempo mais seco e as temperaturas mais baixas. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as temperaturas já ficam abaixo de 10°C em várias cidades na noite desta segunda-feira (18).

Entre terça-feira (19) e quinta-feira (21), há trégua das chuvas mais expressivas. Apenas na faixa Leste a presença de nebulosidade ainda persiste ao longo dos dias, o que pode gerar garoa. O avanço da massa de ar frio favorece o declínio das temperaturas e mantém a sensação de frio em todas as regiões paranaenses.

Na Capital, as mínimas ficam na faixa dos 10°C a semana inteira, e no Norte as mínimas também não ficam abaixo de 10°C. Na região de União da Vitória, que teve mínima de 14,6°C nesta segunda, as temperaturas no amanhecer caem para 9°C na terça, 6°C na quarta-feira (20) e até 3°C na quinta-feira (21).

No Sudoeste, na quinta, as mínimas podem chegar a 5°C. Em Foz do Iguaçu, as mínimas vão de 10°C na terça para 8°C na quinta, e sexta sobem um pouco, indo para 12°C. Em Umuarama, as temperaturas mínimas de terça a sexta variam, respectivamente, de 10°C, para 9°C, 7°C e 14°C.

De acordo com o Simepar, o amanhecer será de temperaturas baixas, com possibilidade para formação de geadas pontuais entre o Sudoeste e o Sul do Estado.

Na sexta-feira (22), a previsão é de retorno das chuvas no Estado. A nebulosidade se intensifica ao longo do dia e as temperaturas apresentam novo declínio. Na metade sul paranaense, as máximas não devem ultrapassar os 18°C.

CHUVAS DO FIM DE SEMANA – O fim de semana foi muito chuvoso no Paraná. Os maiores acumulados de chuva entre a sexta-feira (15) e as 8h desta segunda-feira (18) foram em Apucarana (75,4 mm), Cambará (77,6 mm), Cornélio Procópio (79 mm), Loanda (169 mm), Londrina (136,2 mm), Maringá (76,2 mm), Paranavaí e Ponta Grossa (72,8 mm em cada) e Telêmaco Borba (70,4 mm). Houve registro de granizo em Ponta Grossa e em várias cidades da região Noroeste.

“Mesmo com o afastamento gradual das instabilidades mais organizadas, a atmosfera ainda permanece com bastante umidade sobre o Paraná nesta segunda. Com isso, o dia segue com predomínio de muitas nuvens e condições favoráveis para ocorrência de chuvas isoladas, principalmente na metade Leste do estado”, explica Raíssa Pimentel, meteorologista do Simepar. As temperaturas ficam amenas ao longo do dia em todas as regiões, com máximas que não devem ultrapassar os 23°C.

Lista das cidades com bastante chuva acumulada no domingo:

Loanda – 116,6 mm

Londrina – 80,2 mm

Cambará – 56 mm

Santo Antônio da Platina – 55,8 mm

Paranavaí – 51,6 mm

Cornélio Procópio – 42,6 mm

Apucarana – 40,2 mm

Cidade Gaúcha – 37,8 mm

Maringá – 36,6 mm

(AEN/Foto: Ari Dias)

Continuar Lendo

Cotidiano

Deputada Marli Paulino prestigia 40a Festa Feira de Morretes

Publicado

em

A deputada estadual Marli Paulino participou na sexta-feira (1º) da abertura solene da 40ª Festa Feira Agrícola e Artesanal de Morretes. O evento marca o início de uma das maiores e mais tradicionais celebrações do município. A presença da deputada confirma mais uma vez o seu apoio pelo litoral e pela cidade, seu carinho por seus moradores e visitantes.

“Estou muito feliz em ser a autora da lei que coloca esta festa tão maravilhosa no calendário oficial de eventos do estado do Paraná e ser a madrinha deste evento que já é tradição e figura entre as festas mais importantes do nosso litoral. Aproveito para deixar meu reconhecimento aos produtores e artesãos que elevam o nome da Festa Feira”, afirmou a deputada.  

A Festa Feira de Morretes é realizada anualmente para valorizar a agricultura, o artesanato, a gastronomia local, a cultura e o fortalecimento do turismo na cidade. Promovida pela Prefeitura de Morretes, a programação segue ao longo dos próximos dias com atrações culturais, exposições, feira de produtores, gastronomia típica e grandes shows nacionais.

O evento acontece de 01 a 10 de maio de 2026, reunindo cultura, tradição, gastronomia e grandes atrações musicais. Mais do que música, a Festa Feira é um verdadeiro encontro da identidade morretense. Durante os dez dias de evento, o público poderá aproveitar:

Exposição de produtos agrícolas

Feira de artesanato local

Barracas com comidas típicas

Espaços culturais e apresentações tradicionais

A Festa Feira reforça o compromisso do município com a valorização da cultura, do produtor rural e dos artesãos, promovendo desenvolvimento econômico e integração da comunidade.

A edição comemorativa de 40 anos contará com artistas consagrados e nomes que prometem animar o público:

01 de maio (sexta-feira)

21h – Ângelo & Alexandre

22h – Vinícius & Thayna

23h – César Menotti & Fabiano

02 de maio (sábado)

21h – Vinícius & Thayna

23h – Baitaca & Fundo da Grota

03 de maio (domingo)

20h – João Marcos & Thiago

22h – Bia Socek

04 de maio (segunda-feira)

20h – Tribo Urbana

22h – Banda Pólvora

05 de maio (terça-feira)

20h – Soul Casa Music

22h – Israel Salazar

06 de maio (quarta-feira)

20h – Gaia Piá

22h – Namastê

07 de maio (quinta-feira)

20h – Kamila Ferraz

22h – Willian e Renan

08 de maio (sexta-feira)

21h – Énois

23h – RT

09 de maio (sábado)

21h – Kaduka

23h – As Cristinas

10 de maio (domingo)

21h – Ângelo & Alexandre

23h – Cezar & Paulinho

Entre os destaques da programação estão grandes nomes da música sertaneja como César Menotti & Fabiano, Cezar & Paulinho, além do tradicionalista Baitaca, da cantora Bia Socek e atrações do segmento gospel, como Israel Salazar.

 Coreto Jeff Petersen – Cultura e Tradição

Além dos shows principais, o público também poderá prestigiar apresentações culturais no Coreto Jeff Petersen:

02 de maio (sábado)

13h – Fandango Mandicuera

15h – Fornalha Trio

17h – Forró Maravilha

03 de maio (domingo)

13h – Fandango Carijós – Mestre Eugênio

15h – Choro e Seresta

17h – Viola Quebrada

09 de maio (sábado)

13h – Sabiá Sabiôt

15h – Las Pajaras

17h – Rivotril

10 de maio (domingo)

13h – Papo de Xará

15h – Chama Crescente

17h – Boogie Jump

Fotos: Divulgação

Continuar Lendo

Tendência