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Orca Contabilidade inaugura sede própria em Toledo

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TOLEDO – Clientes, amigos, familiares, autoridades, imprensa e colaboradores prestigiaram no dia 21 de novembro de 2015, a inauguração da sede própria do Orca Contabilidade. A nova casa, com mais de 480 metros quadrados possui salas amplas e modernas e está localizada em área nobre de Toledo, na Rua Ledoino José Biavatti, 1606, Vila Industrial (próximo ao Teatro Municipal), de fácil acesso e com espaço para estacionamento. Com a Gestão da Qualidade pautada na ISO 9001:2008, o escritório foi especialmente projetado para proporcionar mais conforto aos colaboradores e clientes.

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Fizeram parte da frente de honra na cerimônia de inauguração os diretores do Orca Contabilidade Celso Lopes da Silva, Neiva Maria Theobald e Adhemar Lascoski, representando os colaboradores da empresa de Toledo, a contadora Domenice Ceretta, representando a filial de Cascavel, a contadora Juceli Stefanski, representando os clientes do Orca, o presidente do Grupo Pereira, o empresário Osmar Pereira, representado a prefeitura de Toledo, o secretário municipal José Augusto de Souza, representando a Câmara Municipal, o vereador Walmor Lodi, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), Danilo Gass, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Toledo e Região (SINCOESTE), Rodirlei da Silva Oliveira, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Toledo (SINVAR), João Batista Campos, também sócio administrador da Decoradora Decampos e Guaporé Gesso, o padre Ademir Alves Teixeira e o pastor Carlos Magno.

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Após a cerimônia de inauguração os convidados conheceram as novas instalações da empresa e participaram de um coquetel.

 

Realização de um sonho

O Orca Contabilidade iniciou suas atividades há 22 anos em um pequeno espaço de apenas 12 metros quadrados com três sócios, um colaborador e sete clientes. Com muita garra, persistência, determinação e trabalho, o crescimento veio rapidamente e a empresa mudou para um novo espaço, amplo, bem localizado, no qual permaneceu até a inauguração da sede própria. Atualmente, com mais de 300 clientes ativos em Toledo e 100 em Cascavel, a empresa se consolida no mercado sendo reconhecida em toda a região.  “Estamos felizes e honrados em receber nossos clientes e amigos para conhecer a nova sede do Orca. É a realização de um sonho que começou pequeno, há 22 anos, e hoje estamos com 38 colaboradores, uma filial consolidada na cidade de Cascavel e neste dia inauguramos nosso novo espaço. Tudo aqui foi projetado e estruturado pensando nos colaboradores e clientes”, afirma Celso Lopes da Silva.

Para Adhemar Lascoski, a inauguração da sede própria é uma grande conquista. “Hoje é um dia muito especial para nós, é um sonho que se realiza. Estamos iniciando nossos trabalhos na sede própria, valeu o esforço, o trabalho e a dedicação de mais de duas décadas” afirma.

Emocionada, Neiva Maria Theobald agradece aos colaboradores e clientes: “É com muita alegria que inauguramos nossa sede própria. Queremos, nesse momento, agradecer especialmente aos colaboradores, profissionais dedicados e competentes e aos clientes que confiam as empresas ao nosso trabalho”, declara.

Danilo Gass, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit)

“Ficamos muito felizes, é um privilégio hoje ser presidente da Acit e participar da inauguração da sede própria da empresa que está completando 22 anos. Isso demonstra a seriedade e a credibilidade do Orca Contabilidade. O primeiro sonho é abrir a empresa, o segundo é manter-se, o terceiro é ter a casa própria e o Orca conseguiu isso, com certeza, com muita luta, criatividade e inovação.  Outro fator importante é a ISO 9001:2008, que tão difícil quanto conquistar é manter a certificação. Quanto à filial, a direção ousou em instalar o escritório do Orca em Cascavel, o qual está completando quase uma década. Isso mostra que a direção está no rumo certo, avançando fronteiras e investindo em assessorias para seus clientes”.

Empresário Walmor Lodi, vereador de Toledo

“Sou de Toledo, estou aqui há mais de 60 anos, sou vereador e fiquei muito feliz em participar da inauguração da sede do Orca que investe no município. Vejo a seriedade, a competência e o comprometimento dos diretores e de toda a equipe. Eles cresceram porque têm a palavra-chave credibilidade, e isso eles passam para os clientes. O que me chamou a atenção é que muitas empresas vêm de fora se instalar aqui levando os recursos e o Orca Contabilidade fez o papel inverso, abriu uma filial do escritório em Cascavel, isso é motivo de alegria e satisfação para nós”.

Empresário Elton Jurack, diretor da Betocon e Recanto Verde Eventos e cliente do Orca Contabilidade

“Nossa parceria comercial começou antes mesmo do início do Orca Contabilidade, há 28 anos. Reconhecemos o esforço, o trabalho e a dedicação de todos do escritório, principalmente do Celso, do Adhemar e da Neiva. Ficamos contentes em nos deparar com uma obra excelente e de bom gosto. É gratificante ver nossos parceiros bem-sucedidos, são empreendedores de coragem e sucesso”.

 

Rodirlei da Silva Oliveira, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Toledo e Região (Sincoeste),

“Esse momento demonstra a seriedade, o empreendedorismo, o crescimento e a evolução da nossa classe contábil e nós ficamos muito felizes, o Orca está de parabéns. São 22 anos de muito trabalho, ficamos contentes de acompanhar o crescimento que eles tiveram. A casa nova ficou muito bonita e irá trazer um ambiente melhor para o trabalho, os clientes também vão se sentir em um espaço muito bom de visitar, conhecer e de vir trabalhar junto”.

Osmar Pereira, presidente do Grupo Pereira e cliente do Orca Contabilidade

“Estou emocionado porque sei que a inauguração da sede própria é a realização de um grande sonho. Há 22 anos começamos juntos, eu com uma bicicleta velha, com vontade para trabalhar e o Celso com muita experiência e vontade de crescer. Lembro que o Orca tinha uma salinha simples de talvez apenas 10 metros quadrados. O escritório foi crescendo gradativamente e assim como ele, veio o nosso crescimento no mercado.

Fico muito honrado de estar presente nesse momento em que há uma situação de envergadura muito grande, em um momento em que o país está passando por diversas dificuldades, mesmo assim, o Orca está investindo. Parabenizo-o por isso, Toledo precisa, gosto de estar ao lado de pessoas fortes, firmes, assim conseguimos crescer. O Orca investe nos colaboradores, na ISO e isso tem ajudado sempre, porque as leis mudam constantemente  e a empresa tem que estar em dia para poder pagar seus impostos. Crescemos juntos porque temos as mesmas perspectivas e o mesmo entendimento. Muitas vezes, no início, tive dificuldades e eles me ajudaram, tenho muito orgulho do Celso, do Adhemar, da Neiva e de toda a equipe.

Empresário Paulo Cesar Guerra, diretor da Safeeds Nutrição Animal e cliente do Orca Contabilidade

“Trabalho com o Orca há 20 anos, desde que cheguei em Toledo eles são meus consultores e contadores. Com a inauguração da sede própria vejo que o trabalho realizado em todos esses anos tem sido um estímulo muito grande não só para os diretores, mas para os colaboradores. A meu ver isso só vem a motivar cada vez mais toda a equipe, e para a cidade é maravilhoso. A consultoria, tanto na parte contábil como principalmente na fiscal, que para nós empresários é muito importante em nossa empresa, tem sido 100 por cento, o Orca sempre nos atendeu totalmente no que é preciso”.

Empresário João Batista Campos, diretor da Decoradora Decampos e Guaporé Gesso e cliente do Orca Contabilidade,

“Há mais de 20 anos a Decampos é cliente do Orca, eles foram escolhidos pela seriedade, honestidade e o que representa em capacidade dentro da contabilidade. Todo  empresário precisa de um contador de confiança com conhecimentos para orientá-lo, só assim ele pode crescer. Quanto a essa obra,  acompanhamos desde o início a ansiedade de terminá-la e hoje chegou o grande dia. A equipe do Orca está de parabéns, graças ao grande trabalho estão inaugurando a sede própria”.

Domenice Ceretta contadora e colaboradora do Orca Contabilidade

“Estamos em fase de transição, passamos para uma sede própria. Nesses quatro anos em que estou no Orca tivemos  grandes avanços, nossos gestores são muito comprometidos com os clientes e com o quadro de colaboradores, estamos sempre atualizados com a legislação. O diferencial do Orca é a ISO 9001: 2008 que traz confiança para  os clientes, temos todo um processo que irá ajudar com que ele tenha uma contabilidade correta, todo um operante que segue os padrões da ISO. A inauguração da sede é um motivo de alegria para nós, é uma grande conquista, um ambiente de trabalho maravilhoso, arejado e isso dá novos ânimos para o trabalho”.

Fernando Rogerio Aresi, gestor de Recursos Humanos e colaborador do Orca Contabilidade

“Para nós colaboradores é um marco, acredito que o objetivo de todo empresário é ter a própria sede e, claro, para nós colaboradores, que juntamente com eles batalhamos para isso acontecer. Aqui contamos com um espaço ainda mais amplo para atender aos clientes. Um local novo dá ainda mais ânimo para todos. O diferencial do escritório é o atendimento exclusivo externo, pois procuramos ir até o cliente, saber das suas necessidades, dificuldades e em que podemos ajudá-lo, isso é o que a direção propôs e nós abraçamos. Temos a ISO que é outro feito, nenhum outro escritório em Toledo tem e nós conseguimos mantê-la”.

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Por Jane Rita Lentcsh – Assessoria Orca Contabilidade

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Mais dois bairros de Pinhais atingem 100% de iluminação em led

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A Prefeitura de Pinhais, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), dando continuidade ao plano de modernizar toda a estrutura de iluminação pública do município, vem substituindo todas as lâmpadas halógenas por LED. Atualmente, 75,1% da cidade já é iluminada com o sistema mais moderno.

Estância Pinhais e Vargem Grande são os mais recentes bairros a terem todas as lâmpadas halógenas substituídas por LED. Com esses dois, são seis bairros do município 100% iluminados com a tecnologia mais moderna. Anteriormente, Maria Antonieta, Pineville, Atuba e Alto Tarumã já haviam recebido a melhoria.

Além de iluminarem melhor, trazendo mais segurança à população, as lâmpadas com essa tecnologia também propiciam economia de recursos aos cofres públicos, por consumirem significativamente menos energia elétrica.

Em média, a economia com energia elétrica vem sendo de 30%. Atualmente já são 9.974 pontos de iluminação pública com essa tecnologia, com todas as regiões contempladas. O planejamento da prefeitura, por meio da Semop, que é quem realiza o serviço, é que toda a cidade já esteja 100% iluminada em LED até o fim de 2024.

Além desse serviço de substituição das lâmpadas halógenas pelas de LED, as novas luminárias já estão sendo instaladas com plaquetas de identificação, para tornar mais fácil o reconhecimento pelas equipes da Semop, em caso de manutenção.

As plaquinhas são formadas por uma letra e três números e assim permite aos munícipes informar exatamente qual é a luminária com defeito, ao abrirem um chamado. Das 13.276 luminárias na cidade, 8.845 já têm as placas de identificação, o que representa 66% do total. (Fonte e foto: SCSP)

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Setor de serviços cresce 5% no 1º trimestre do ano no Paraná; turismo avança 2,7%

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O volume do setor de serviços do Paraná cresceu 5% no primeiro trimestre de 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado está quase quatro pontos percentuais acima da média nacional, que fechou os três primeiros meses com crescimento de 1,2%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os principais responsáveis pelo crescimento foram os subgrupos outros serviços (11,1%), serviços de informação e comunicação (9,5%), serviços profissionais, administrativos e complementares (4,8%), serviços de transporte (3,1%) e serviços prestados às famílias (2,9%). O segmento outros serviços envolve, por exemplo, compra, venda e aluguel de imóveis próprios; manutenção e reparação de veículos automotores; atividades de apoio à agricultura; e coleta de resíduos.

Os resultados da PMS também são positivos no Paraná na comparação mensal (de fevereiro para março), com crescimento de 0,4% no Estado, e no comparativo dos últimos 12 meses, em relação aos 12 meses anteriores, com evolução de 9,8%, enquanto a média nacional no período foi de 1,4%. No cenário nacional, a expansão do volume de serviços de fevereiro para março foi acompanhada por quatro das cinco principais atividades, com destaque para informação e comunicação (4%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (3,8%).

RECEITA – O primeiro trimestre também encerrou com aumento na receita do setor, de 9,3%, enquanto a média nacional fechou em 5,4%. De fevereiro para março o crescimento da receita no Paraná foi de 1,7%, similar à nacional, de 1,8%. Nos últimos 12 meses, que permite uma avaliação mais ampla do cenário, as receitas cresceram 11,5%, o quinto melhor resultado do País, atrás de Tocantins (15,7%), Acre (12,7%), Mato Grosso (12,4%) e Distrito Federal (12,1%).

TURISMO – O índice de atividades turísticas, que compõem esse segmento, cresceu 2,7% no primeiro trimestre (enquanto a média nacional fechou em 0,4%), 2,6% no comparativo mensal (fevereiro a março) e 7,6% no acumulado dos últimos 12 meses. Nesse último recorte o turismo do Paraná apresenta o melhor resultado da região Sul e também está acima da média nacional (4,4%).

De acordo com o IBGE, cinco dos 12 locais pesquisados registraram movimento de expansão em março. A contribuição positiva mais relevante ficou com a Bahia (9,8%), seguida por Santa Catarina (4,5%) e Paraná (2,6%). Em sentido oposto, São Paulo (-1,6%), Distrito Federal (-6,2%) e Rio de Janeiro (-0,8%) assinalaram os principais recuos em termos regionais. (AEN/Foto: Ari Dias)

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Paraná amplia força-tarefa dos bombeiros no RS e prazo da campanha de arrecadação

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A força-tarefa do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) que atua na pior tragédia natural da história do Rio Grande do Sul está sendo renovada e ampliada nesta quarta-feira (8). Um grupo de 37 bombeiros militares foi deslocado de várias partes do estado para substituir a equipe que já vinha trabalhando nas regiões afetadas por enchentes desde a madrugada de 2 de maio. Assim como o primeiro grupo de profissionais, este também é formado por pessoal com treinamento em grandes desastres. A previsão é que permaneça no território gaúcho até o próximo dia 16, sob a liderança do capitão Maurício Batista Dubas.

Outra medida de apoio ao Rio Grande do Sul atualizada pelo Governo do Paraná foi a prorrogação até o dia 22 de maio da campanha SOS RS, organizada pela primeira-dama Luciana Saito Massa e a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. Alimentos não perecíveis (inclusive ração animal), além de água potável, materiais de higiene e limpeza, colchões, colchonetes, cobertores, roupas, roupas de cama e banho, calçados e utensílios domésticos podem ser entregues em qualquer unidade do CBMPR, das 8h às 20h. Unidades do Instituto Água e Terra (IAT) também estão recebendo doações.

Comandante-geral do CBMPR, o coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, que esteve presente na saída da equipe de Curitiba na quarta-feira (8), da sede do GOST (Grupo de Operações de Socorro Tático), destacou o trabalho da Corporação no Rio Grande do Sul e ressaltou a solidariedade da população paranaense.

“Já passamos de 500 toneladas de arrecadação, é uma das maiores que aconteceu dentro do Estado. O Corpo de Bombeiros está com mais de 2 mil voluntários cadastrados em todo o Paraná para ajudar com as doações nos quartéis. Tenho de agradecer a todos esses voluntários que trabalharam ontem (7) até as 23 horas de forma exaustiva, mas também vibrante e muito carinhosa”, declarou.

Ele também destacou a importância desse rodízio entre os integrantes da força-tarefa. “Os nossos bombeiros trabalharam durante esses oito dias de forma incansável, dormiram muito pouco trabalhando cerca de 20 horas por dia. Isso faz com que esse rodízio seja importante para que tenhamos uma tropa com energia renovada, pronta para o melhor atendimento”, disse.

O raciocínio foi reforçado pelo capitão Maurício Batista Dubas, que destacou ainda que a troca dos componentes da força-tarefa é reflexo natural do principal desafio nesse tipo de ocorrência. “A principal dificuldade é a situação como um todo. E, mesmo a gente estando preparado, ver as pessoas sofrerem afeta o psicológico do militar”, comentou.

Assim como o comandante-geral, ele também ressaltou o aspecto físico, em que o desgaste causado pelo esforço braçal nos trabalhos de campo é acentuado pela falta de descanso qualificado. “A mente e o corpo trabalham e são levados ao extremo. E você está operando equipamentos, dirigindo viaturas, então isso exige bastante”, disse. “Mesmo com todo preparo, a estafa mental e física chega em dado momento. A troca é para não comprometer a operação, não colocar em risco as pessoas que estão sendo ajudadas e os próprios bombeiros”.

RESGATES – Durante os seis primeiros dias de atividade nas cidades gaúchas, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná foi responsável pelo resgate de 930 pessoas, além de centenas de animais.

O novo contingente paranaense deve seguir trabalhando no resgate de vítimas da enchente e no transporte de remédios, profissionais e materiais. “O primeiro momento, nesse tipo de desastre, é de salvamento. Das pessoas que precisam de ajuda imediata, em que o risco à vida é iminente. Ainda temos essa situação por lá. Nesse sentido, vamos atuar com o salvamento ainda, seja com embarcações ou com a aeronave”, afirmou Dubas.

Aos poucos, outras atividades podem ser desempenhadas pelas equipes de segurança, como a busca pelos desaparecidos. “Independentemente do tipo de atividade, vamos dar continuidade, ajudando as pessoas que estão necessitadas, minimizando o seu sofrimento da forma mais eficiente e mais profissional possível”, disse o líder da nova força-tarefa.

A equipe se desloca em caminhonetes com tração nas quatro rodas, capazes de encarar terrenos adversos e acidentados. Na bagagem, as dez viaturas levam mais quatro embarcações – outras nove já estão sendo utilizadas por lá –, motores para essas embarcações, além de material para manutenção e equipamentos de proteção individual, inclusive aqueles voltados a situações de água rápida, como inundações.

A projeção do comandante da missão é de encontrar um cenário delicado, com o nível dos rios ainda exigindo atenção e com muita gente em situação de risco. A previsão do tempo, inclusive, aponta mais chuva, ventos fortes e até granizo. Mas o capitão Dubas entende que em quase uma semana de operação de socorro, os diversos atores envolvidos nesse mutirão de ajuda já desenvolveram um modo de atuação mais propício a cada localidade. Essa experiência adquirida facilita o processo de apoio às vítimas.

“Cria-se uma expertise. Você chega no local, entende o que está acontecendo e o que precisa ser feito. O apoio, a resposta que se necessita, acaba acontecendo num tempo menor e com uma qualidade maior para todos os envolvidos”, acrescentou o bombeiro paranaense. Fonte: AEN – Foto: Ricardo Ribeiro)

Paraná amplia força tarefa e campanha de arrecadação Foto: Gilson Abreu/SGAS

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