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4° Cacharitiba – Outra dose de conhecimento acontece em outubro no Mercado Municipal

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CURITIBA – De 1º a 4 de outubro acontece a 4ª edição do Cacharitiba – Outra dose de conhecimento no Mercado Municipal. Com apoio da Prefeitura de Curitiba e realização da cachaçaria Vô Milano, o evento traz personalidades do mundo da cachaça e da gastronomia, degustação às cegas durante toda programação, manutenção e harmonização da culinária com cachaça, petiscos e o lançamento de uma linha de produtos exclusivos do evento.

 

Sendo um evento único e peculiar do Estado, será realizado o lançamento da edição limitada da cachaça Cacharitiba em duas versões: Gralha Azul e Pinhão. Produzidas por dois alambiques paranaenses e com blends (misturas) criados pelos próprios organizadores do evento.

 

Com o objetivo de divulgar a bebida, desmistificando e aumentando seu público consumidor, Cacharitiba difunde a cultura da cachaça, quebra preconceitos e enaltece uma bebida brasileira.

 

Segundo um dos idealizadores e organizadores do evento, Heric Girardello, “o Cacharitiba surgiu de uma oportunidade de realizar um curso de Cachacier em Curitiba, em parceria com o Manoel Agostinho [pesquisador do ramo e cachacier]. Com isso, pensamos, então, em fazer uma minifeira dos produtores e a ideia cresceu. Hoje em dia, o curso deixou de existir e a feira virou o evento em si”, conta.

 

Serão 16 estandes com 23 marcas, entre elas está em destaque a Middas Cachaça – que possui ouro comestível dentro. Com isso, haverá aproximadamente 100 diferentes produtos do Cacharitiba. O evento também conta com a presença do pesquisador de cachaça, Manoel Agostinho; com o proprietário da cachaça Do Ministro, Carlos Átila e diversos produtores proeminentes no ramo da cachaça.

 

Programação

 

Dias 01 a 03 de outubro

9h às 18h – Vitrine da Cachaça

 

Dia 03 de outubro

– Aula Show – Hambúrgueres com Z Gastronomia

– Aula Show – Doces com cachaça – Manacá GAstronomia

– Aula Show – Drinks com cachaça – Gisele Frassão

– Bate-papo com o Cacheciere Manoel Agostinho Lima Novo

– Degustação de petiscos – bar Cana Benta, Z Gastronomia e Manacá Restaurante

– 2º Concurso de Cachaça Cacharitiba – Degustação às cegas com votação pelo público

 

Dia 04 de outubro

9h às 13h – Vitrine da Cachaça

 

Todos os dias

Exposição sobre a cachaça no Paraná com curadoria de Manoel Agostinho

Degustação com os produtores na Vitrine da Cachaça

 

Parceiros

Restaurante Mukeka, Cana Benta, Z Gastronomia, Manacá Restaurante e Gisele Frassão

 

Apoio

Prefeitura de Curitiba

Secretaria de Abastecimento

Mercado Municipal

Ascesme

 

Serviço

Local | Mercado Municipal de Curitiba

Praça de Convivência, setor de Hortifruti

Avenida Sete de Setembro, 1865 – Centro

Dias | 01 a 04 de outubro de 2015

Entrada Livre

 

Dados Econômicos sobre a cachaça

 

A bebida ganhou destaque nacional e internacional e está mais presente na vida social do brasileiro, fruto de um esforço do setor para aumentar sua qualidade.

 

De acordo com o Instituto Brasileiro da Cachaça, o Paraná é o nono Estado em número de produtores. São 19 alambiques formais, segundo os dados do Ministério da Agricultura, mas estima-se que outros 300 atuem na informalidade. A fabricação é artesanal e quando aliada a condições climáticas e de solo favoráveis, o resultado é uma bebida com grife.

 

Em relação as exportações, no ano de 2014 a Cachaça foi exportada para 66 países, com mais de 60 empresas exportadoras, gerando receita de US$ 18,33 milhões, um aumento de mais de 10% em relação à 2013. Também houve um aumento de mais de 10% no volume, sendo exportado um total de 10,18 milhões de litros em 2014.

 

O Brasil possui menos de 2.000 produtores devidamente registrados, com 4.000 marcas. Estima-se que esses produtores possuam uma capacidade instalada de produção de aproximadamente 1,2 bilhão de litros anuais da bebida, porém, anualmente são produzidos aproximadamente 800 milhões de litros.

 

A Cachaça vem vivendo momentos especiais. O reconhecimento pelos Estados Unidos de que a Cachaça é um produto distinto do Brasil quebrou anos e anos de generalização do produto no mercado americano que até então era rotulado como “Brazilian Rum”.

 

A Cachaça também tem se destacado nos principais concursos internacionais de bebidas. O mais recente destes foi o Concours Mondial Spirits Selection 2014 – um dos mais importantes concursos internacionais de destilados que se realizou pela primeira vez em um país da América Latina, no Costão do Santinho em Florianópolis.

 

Em degustações às cegas, foram avaliadas mais de 650 amostras de destilados de todo o mundo e foram premiados de 215: 11 medalhas “dupla de ouro”, 100 de ouro e 104 de prata. O Brasil teve o maior número de medalhas. Ao todo foram 59: 2 dupla de ouro (Grand Gold Medal); 31 de ouro (Gold Medal); e 26 amostras premiadas com prata (Silver Medal). Estes tipos de premiações criam oportunidades de expansão para o produto.

 

 

Cachaça na culinária

 

Outro ramo no qual a bebida está se destacando é na culinária. Diversos restaurantes começaram a apostar nela como destilado gourmet, e com direito a harmonizações com pratos especiais da casa.

 

É o caso do restaurante Mukeka, apoiador do Cacharitiba, inaugurado em 2013 e comandado pelo chef Ivan Lopes. Para quebrar o hábito do curitibano de beber só uísque ou vodca, ele convidou o cachaciere Gustavo Tavares para montar uma carta que hoje possui mais de 20 rótulos.

 

Personagens

Manoel Agostinho Novo – Cacheciere (sommelier de cachaça) e pesquisador de cachaça

Estará presente no evento e disponível antes da data para entrevistas.

 

Mariane Proença – Ilustradora da garrafa Pinhão

Artista plástica formada na Escola de Música e Belas Artes do Paraná,  34 anos de estudo de arte, inúmeras exposições e publicações.

 

Luciano Maccio – Ilustrador da garrafa Gralha Azul.

O desenho da garrafa Gralha Azul é mais escuro e traz os traços da ave e do petit pavê da calçada curitibana. “De linhas pesadas e contornos bem definidos e sólidos, abuso do preto para criar volume em minhas peças”, afirma o artista.

(Foto: Vô Milano)

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