Política

Elza Ciffoni Arns candidata a vice-prefeita de Quatro Barras

Publicado

em

 

DA REDAÇÃO –

A candidata a vice-prefeita de Quatro Barras pelo Partidos PV/PPS da Coligação: Cuidando das Pessoas – a médica veterinária, Elza Ciffoni Arns nasceu no dia 22 de abril de 1961 em Ivaiporã (PR), mudou para Curitiba com sua família em 1968, onde se formou em médica veterinária na Universidade Federal do Paraná. É especialista em saúde pública, especialista em clinica e cirurgia de animais selvagens . Em 1986 Elza casou com o engenheiro civil Fabio Arnes (in memoriam), passando a morar no Jardim das Acácias em Quatro Barras. Elza tem uma filha, é professora universitária e trabalha com produção orgânica. Trabalhou na Emater, na Associação de produtores de Caprinos, teve consultório veterinário em Quatro Barras. Em entrevista exclusiva ao jornal Face da Notícia a candidata a vice-prefeita, Dra Elza Ciffoni Arns, conta porque decidiu colocar seu nome a disposição da política quatrobarrense, entre outros assuntos que você acompanha a seguir.

 

Por que a senhora decidiu colocar seu nome a disposição da política Quatrobarrense?

ELZA – Ao participar das reuniões do PV com o objetivo de discutirmos os rumos da política local e nacional, percebendo que é chegada a hora de sairmos da zona de comodidade e que as mudanças que desejamos para o local que escolhemos para viver e criar os filhos precisam acontecer. Foi um momento de muita reflexão, com base nos 12 valores do Partido Verde, aliado ao fato de uma coligação com um partido que apresentou um mesmo objetivo: cuidar das pessoas. Para tanto, considero que minha formação e experiência profissional pode colaborar para que Quatro Barras tenha gestores que se preocupem com a saúde, a educação e desenvolvimento em um ambiente sustentável e preservado. Vejo que eu e o Tércio Albuquerque, candidato a prefeito, teremos um grande trabalho pela frente para melhorar a qualidade de vida de Quatro Barras.

 

Como a senhora avalia o papel da mulher na política atualmente?

ELZA – Podemos inferir que diante dos últimos acontecimentos políticos, a mulher teve um certo desgaste, levando a perda da credibilidade em sua capacidade administrativa. Mas, ao mesmo tempo, sabemos que assume postos de gestão e coordenação com competência, ciente da sua coragem e determinação, tanto na vida privada como pública.

 

Por que ceder lugar a novos líderes na política?

ELZA – Os novos líderes surgem por uma necessidade de mudança e revisão de valores morais e éticos. Com o desgaste dos políticos tradicionais, muitas vezes envolvidos em processos ilícitos, a tendência será a substituição por indivíduos com conhecimento, habilidade, competência e de conduta ilibada. A população não deseja mais ser enganada.

 

Para a senhora, qual é o papel do vice-prefeito?

ELZA – O vice-prefeito deve substituir o prefeito sempre que haja necessidade, além de auxiliar nas questões administrativas. Para tanto, deve haver sintonia entre eles e transparência nas atividades executadas pelo prefeito na função de chefe do Executivo Municipal. Deve participar ativamente na elaboração e execução do plano de governo, buscando em conjunto as soluções para o município.

Como seria sua participação num atual Governo?

ELZA – Baseada na minha experiência profissional. Tenho formação em Medicina Veterinária, com especialização em Saúde Pública, o que me permite conhecer as principais preocupações na área de saneamento básico, da precarização dos serviços de saúde, da busca por qualidade de vida e preservação do meio ambiente. Adicionalmente, os problemas na área de educação e preparação do jovem para o mercado de trabalho de maneira adequada, preservando a vocação do município.

 

Como a senhora avalia Quatro Barras?

ELZA – Creio que o município está perdendo a identidade e vocação. Estamos em uma área de preservação ambiental, com uma natureza bela e exuberante e um potencial de exploração sustentável. Se os gestores e a população não se mobilizarem para preservar, em breve não teremos fontes de água potável, alimentos livres de agrotóxicos, crianças crescendo saudáveis e em segurança.

 

 

 

 

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Encontro do Solidariedade vai apresentar pré-candidaturas às prefeituras nas principais cidades do Paraná

Publicado

em

No próximo sábado, dia 25 de novembro, o Solidariedade promoverá em Curitiba, um grande Encontro Estadual, que reunirá membros de diretórios municipais do partido. O evento pretende ser um espaço de troca de experiências e discussão estratégica para fortalecer o partido no Estado do Paraná.

“Temos um partido que vem se fortalecendo em todo o Estado com a efetivação de um projeto de apresentação de políticas públicas que traz resultado prático e a orientação da Executiva Nacional é de que tenhamos candidatos a prefeito e prefeita no maior número de cidades possíveis exatamente para representar essa vertente”, destacou o presidente Estadual do Solidariedade, Luizão Goulart.

O encontro terá como foco central a organização partidária, estratégias de comunicação e atualizações jurídicas, temas essenciais para orientar a atuação do Solidariedade no cenário político paranaense, bem como a filiação de novas lideranças à legenda.

Além de ser um espaço para a troca de experiências e discussões estratégicas, o Encontro Estadual terá ênfase especial nas pré-candidaturas para as próximas eleições municipais, como a de Luizão Goulart a prefeito de Curitiba, representando o compromisso com o Paraná.

O encontro é uma oportunidade para discussões ativas sobre a construção de estratégias políticas que impactarão diretamente no futuro do Paraná. A participação é aberta a todos que compartilham dos valores do partido e desejam contribuir para um estado mais justo e próspero.

Programação:

Detalhes do Evento:

Data: 25 de novembro (sábado)

Horário: Das 8h30 às 11h30

Local: Mabu Curitiba Business, Rua XV de Novembro, 830 – Centro, Curitiba.

Continuar Lendo

Política

Marli Paulino oficializa pré-candidatura à deputada estadual

Publicado

em

Em convenção realizada em Curitiba na noite de sexta-feira (29), o diretório regional do Solidariedade homologou as candidaturas aos cargos de deputado estadual e federal pelo Paraná. Oportunidade em que Marli Paulino oficializou a sua pré-candidatura.

O evento foi presidido pelo deputado federal e pré-candidato à reeleição, Luizão Goulart. Contou ainda com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, o qual também terá o apoio para sua reeleição, além de outras lideranças partidárias e representantes de diferentes municípios.

Em sua fala, Marli destacou a sua trajetória política até aqui e o desejo de levar sua experiência para representar, além de Pinhais, outros municípios. “Fui a primeira vereadora, a primeira vice-prefeita e a primeira prefeita. São anos na vida pública. Entendi que o cuidado com as pessoas muda o mundo e o peso da participação da mulher na política. O grupo me procurou para ser candidata e levar a experiência de sucesso que tivemos em Pinhais para todo o Paraná. Assim, poderei ser a primeira mulher deputada desta cidade. Por isso, aceitar este desafio é entender a minha missão de abrir portas”, afirmou Marli.

Quem é Marli Paulino

Mãe de dois filhos e avó de um casal de netos, Marli Paulino nasceu em Goioerê, interior do Paraná, e se tornou empresária na cidade de Pinhais. Com formação em Gestão Pública e Gerência de Cidades, Marli foi a primeira vereadora mulher eleita em Pinhais, em 1996. Ela exerceu, ao todo, três mandatos como vereadora e depois assumiu como vice-prefeita de Luizão Goulart. Juntos, comandaram a cidade por dois mandatos, garantindo a reeleição, em 2012, com a maior votação do país, 93,7% dos votos.

Com a transformação que fizeram em Pinhais, a administração de Marli e Luizão foi considerada a mais bem avaliada do país, com 94% de aprovação. Em 2014, como candidata a deputada estadual, Marli Paulino foi suplente com mais de 34 mil votos. Em 2016, Marli foi eleita prefeita ao lado da vice Rosa Maria – com 82% dos votos e, novamente, entrou para história como a primeira prefeita mulher em Pinhais. (Assessoria)

Continuar Lendo

Política

Projeto de Luizão prevê convocação temporária de aposentados do SUS durante pandemia

Publicado

em

 Pelo texto, seriam recrutados apenas profissionais de saúde já vacinados contra a Covid-19

Um Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados prevê, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a convocação em caráter temporário de profissionais de saúde aposentados para o combate à pandemia causada pelo novo coronavírus. Apenas os profissionais vacinados poderão ser convocados. O texto abre a possibilidade de que voluntários se apresentem para essas atividades.

“É hora de o legislador se mobilizar para que a convocação de aposentados se dê no âmbito do SUS”, disse o autor da proposta, deputado Luizão Goulart (Republicanos-PR). O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei 13.979/20, que trata de medidas emergenciais na pandemia de Covid-19.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Foto: Agência Câmara de Notícias)

Continuar Lendo

Tendência