Cidades

 Resolução AMO Acácias 01/2019

Publicado

em

O Presidente da AMO Acácias no uso de suas atribuições resolve nomear a Comissão Eleitoral e especificar suas atribuições.

Artigo 1º – Fica instituída a Comissão Eleitoral conforme artigo 37, Capítulo III do Regimento Interno da AMO Acácias.

Artigo 2º – As atribuições da Comissão Eleitoral e sua composição são válidas para o pleito eleitoral que terá a finalidade de assegurar a coordenação do processo eleitoral com vistas a eleger a Diretoria AMO Acácias e o Conselho Fiscal para o exercício outubro/2019 até setembro/2021.

Artigo 3º – A Comissão Eleitoral foi composta por 4 membros indicados na última reunião ordinária conforme ata específica.

Artigo 4º – As atribuições da Comissão Eleitoral deverão seguir rigorosamente o artigo 37 do Regimento AMO Acácias.

Artigo 5º – Em reunião de Assembléia de Moradores, realizada no dia 06/ 07 /2019, foi deliberado que a Comissão Eleitoral será composta por 4 (quatro) membros.

Artigo 6º – São os membros que compõem a Comissão: – Naziel de Oliveira

(CPF – 716.580.769-15)

– Sidney Galvão Ciffoni (CPF- 170.993.589-87)

– Rodrigo Santos Soares (CPF- 036.011.469-59)

– Leila Sumire Maruo (CPF- 388.506.724-20)

Artigo 7º – As questões específicas à organização das eleições serão tratadas em regulamento específico que deverá seguir o disposto nos artigos 38, 39, 40 e 41 do Regimento Interno AMO Acácias.

Artigo 8º – Esta Resolução deverá ser amplamente divulgada em boletim específico impresso e nas redes sociais.

Quatro Barras, 11 de julho de 2019.

Olandir da Cruzz Presidente da AMO Acácias

——–

Regulamento do Processo Eleitoral – Eleições Gerais AMO Acácias

Artigo 1º – As eleições serão realizadas seguindo diretrizes estabelecidas no Regimento Interno, Título III, no Edital AMO Acácias 01/ 2019 e na Resolução AMO Acácias 01/ 2019.

Artigo 2º – As votações serão diretas e presenciais

Artigo 3º – As eleições irão ocorrer no dia 14 de setembro (sábado), das 15h00 às 19h00, no Instituto Chico Mendes ( Rua do Contorno Albano Boutim esquina com a PR 506).

Artigo 4º – As chapas para Conselho Fiscal e Diretoria, deverão ser registradas e homologadas pela Comissão Eleitoral até a data de 03 de agosto de 2019 conforme item 05 do edital de convocação para as eleições.

Artigo 5º – Todos os moradores e proprietários de imóveis internos ao bairro, devidamente cadastrados no AMO ACÁCIAS, terão direito a voto desde que com idade igual ou superior a 18 anos.

Artigo 6º – Os eleitores deverão comparecer ao local de votação munidos dos seguintes documentos: – Carteira de identidade ou documento com foto; – Comprovante de residência ou matrícula de imóvel ou contrato de compra e venda de imóvel.

Artigo 7º – O voto será secreto e intransferível.

Artigo 8º – Em caso de inscrição de chapa única para Diretoria ou Conselho Fiscal, a cédula apresentará as opções sim ou não.

Parágrafo 1º – Neste caso a chapa única deverá alcançar 50% + 1 do total de votos com a opção sim.

Parágrafo 2º – Caso vença a opção não, deverá ser organizado novo processo eleitoral.

Artigo 9º – A Comissão Eleitoral fará valer as condicionantes para a composição das Chapas dispostas nos artigos 40 e 41 do Regimento AMO Acácias.

Artigo 10º – A divulgação das eleições deverá seguir os prazos regimentais e será executada pelos seguintes meios: – Jornal de grande circulação local; – Três faixas fixadas em diferentes regiões do Bairro; – Cartazes e Editais afixados no comércio local; – Perfil do Facebook AMO Acácias; e – Grupo AMO Acácias e Emergências do WhatsApp.

Artigo 11 – Os integrantes da Comissão Eleitoral não poderão se inscrever para qualquer cargo da Diretoria ou Conselho Fiscal.

Artigo 12 – A urna em que serão depositados os votos será devidamente lacrada com o acompanhamento de representantes das chapas inscritas as 14h40 ( catorze horas e quarenta minutos) no local de votação.

Artigo 13 – Não será permitida a permanência de integrantes das Chapas no local de votação.

Artigo 14 – Os membros das Chapas terão direito a exercerem seu voto.

Artigo 15 – A comissão eleitoral eventualmente poderá nomear colaboradores para auxiliarem no processo eleitoral.

Artigo 16 – Não será permitida a entrega de qualquer tipo de material de campanha no local de votação.

Artigo 17 – Será permitido os usos de materiais de campanha como adesivo e camiseta por parte dos eleitores no local de votação.

Artigo 18 – A apuração dos votos será iniciada no próprio local de votação a partir das 19h05 (dezenove horas e cinco minutos).

Artigo 19 – Cada Chapa terá o direito de indicar um responsável para acompanhar a abertura da urna e a apuração dos votos.

Artigo 20 – Todo o processo terá a supervisão dos membros da Comissão Eleitoral que é também a responsável por avaliar eventuais denúncias, apurá-las e aplicar as devidas sanções que poderão culminar com o cancelamento do processo eleitoral ou a cassação de chapas, mediante deliberação em Assembleia Geral.

Artigo 21 – O processo eleitoral findará com o anúncio imediato da chapa vencedora após a apuração dos votos.

Artigo 22 – O resultado das votações será divulgado imediatamente após o término da contagem dos votos, por meio das redes sociais.

Artigo 23 – A posse da nova Diretoria e Conselho Fiscal será realizada pela Comissão Eleitoral no prazo viável mais curto possível, em comum acordo com as chapa vencedora, ocasião na qual será lavrada ata contendo os nomes e funções dos integrantes da chapa vencedora.

Quatro Barras, 09 de julho de 2019

A Comissão Eleitoral

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

História da Marli Paulino vira livro

Publicado

em

A obra “Das raízes do campo ao coração do Paraná” é lançada em evento que reuniu grande público na Região Metropolitana de Curitiba

Em uma noite marcada por muita emoção e grande público, a obra “Das raízes do campo ao coração do Paraná – A história de Marli Paulino” foi lançada na última terça-feira (15), no auditório do Pinhais Flat Tower, em Pinhais. A obra, escrita pelo jornalista Dimas Rodrigues, resgata memórias afetivas e com sensibilidade relata a trajetória de vida de uma menina que trabalhava de babá e colhia algodão na infância para ajudar no sustento da família de 10 irmãos e anos depois se tornou importante liderança política do Paraná.

“Este livro carrega muito de quem eu sou, de onde eu vim e de tudo aquilo em que acredito”, disse Marli Paulino que não conseguiu segurar as lágrimas ao longo do evento. “O lançamento me fez reviver minha história, minhas raízes, minha família e tantos caminhos que Deus me permitiu percorrer até aqui e foi impossível não me emocionar”, afirmou.

A biografia contextualiza a história de vida de Marli, a partir das origens do interior do Paraná, com o cenário da época, além do início da formação de Pinhais e a transformação que a cidade passou nos últimos anos, em que a personagem central tem um papel de protagonista.

O evento reuniu centenas de pessoas e entre os presentes, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, o vice-prefeito Marcinho, o ex-prefeito e secretário licenciado da Administração e Previdência do Paraná, Luizão Goulart, vereadores, amigos, familiares e demais convidados. “Sou profundamente grata a Deus por tudo e a cada pessoa que esteve presente, que me abraçou, compartilhou desse momento e tornou essa noite ainda mais especial”, disse, emocionada.” Obrigada por fazerem parte deste capítulo tão bonito da minha vida! Este dia ficará marcado pra sempre em minha memória e em meu coração”, complementou

Edição esgotada: Baseado em pesquisas bibliográficas e depoimentos de familiares, amigos, personalidades da política paranaense, além da própria biografada, o livro resume a trajetória da primeira mulher eleita vereadora, vice-prefeita e prefeita de Pinhais que alcançou a Assembleia Legislativa do Paraná sem jamais esquecer as raízes. O livro que teve a edição esgotada pelo grande número de presentes no lançamento, ajuda a traçar o perfil de uma mulher que com o coração e coragem tem trabalhado com o propósito de quebrar barreiras e demonstrar que com perseverança é possível alcançar sonhos e contribuir para mudar a realidade das pessoas.

Serviço:

Livro “Das raízes do campo ao coração do Paraná”

Editora Thoi

Autor: Dimas Rodrigues

Continuar Lendo

Cidades

Piraquara celebra maior nota da história no IDEB e avanço recorde na alfabetização

Publicado

em

A educação municipal de Piraquara tem motivos para comemorar. Na sexta-feira (4), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reuniu equipes gestoras, autoridades e representantes da comunidade educacional para celebrar os resultados alcançados pelo município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e no Indicador Criança Alfabetizada (ICA), referentes ao ciclo 2023-2025.

Realizada no Auditório da Vila da Cidadania, a Cerimônia de Reconhecimento às Equipes Gestoras dos CMEIs e Escolas Municipais destacou o trabalho desenvolvido diariamente por profissionais da educação e homenageou as 21 escolas municipais que tiveram participação nos resultados históricos alcançados pela rede.

O encontro começou com um café da manhã para os convidados, seguido pela cerimônia de reconhecimento, que teve início às 9h. Durante a programação, as equipes receberam menção honrosa pelo desempenho e pelo trabalho desenvolvido ao longo do período.

Maior nota do IDEB desde a criação do índice

Piraquara alcançou 5,9 no IDEB, a maior nota registrada pelo município desde a criação do indicador, em 2005. O resultado representa um crescimento de 0,6 ponto em relação ao ciclo anterior, avanço equivalente ao registrado por Curitiba no mesmo período.

O município também apresentou evolução expressiva no Indicador Criança Alfabetizada (ICA), utilizado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para acompanhar a alfabetização dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

Em relação a 2024, Piraquara avançou 17 pontos no ICA e ultrapassou a meta projetada pelo Ministério da Educação, reforçando a evolução da rede nos processos de alfabetização.

Os resultados refletem um trabalho que começa ainda na primeira infância, desenvolvido nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), e segue ao longo da trajetória escolar nas unidades de Ensino Fundamental.

Reconhecimento às escolas

Durante a cerimônia, receberam menção honrosa as equipes gestoras das 21 escolas municipais que se destacaram nos resultados do IDEB e do ICA.

Para o prefeito Marcus Maurício de Souza Tesserolli, os números representam o resultado de um trabalho construído diariamente dentro das unidades de ensino: “Esse resultado é fruto do trabalho diário de quem está na sala de aula e na gestão de cada unidade. Piraquara está escrevendo uma nova página na sua história educacional, e essa conquista pertence a cada profissional que faz a diferença na vida das nossas crianças.

A secretária municipal de Educação, Rubian Mara de Paula, também destacou a importância de reconhecer os profissionais responsáveis pela condução do trabalho nas unidades: “Reconhecer essas equipes é um gesto de justiça. Foram elas que, com dedicação e compromisso, transformaram metas em resultados concretos para a educação do nosso município.”

Valorização de quem faz a educação

A cerimônia contou ainda com a participação da vice-prefeita Loireci Dalmolim de Oliveira; dos vereadores Professora Sonia e Lairton do Posto; do representante do Núcleo Regional de Educação – Área Metropolitana Norte, Giovani de Paula Batista; da representante dos Conselhos da Educação, Flávia Regina de Abreu; e da representante da Associação dos Profissionais da Educação Municipal de Piraquara (APMP), Ana Lúcia Zambão.

O reconhecimento às equipes gestoras reforça a importância do trabalho integrado entre profissionais da educação, famílias, estudantes e poder público para a construção de uma rede de ensino capaz de avançar não apenas nos indicadores, mas principalmente na aprendizagem das crianças.

Com os melhores resultados de sua história no IDEB e uma evolução expressiva na alfabetização, Piraquara segue fortalecendo as políticas de educação e valorizando os profissionais que estão na linha de frente desse processo. Afinal, por trás de cada número alcançado, existe uma rede de pessoas trabalhando diariamente para garantir que mais crianças aprendam e tenham melhores oportunidades.

(Foto: SCPP)

Continuar Lendo

Cidades

Marli Paulino conquista aprovação do Dia da Cultura Coreana no Paraná

Publicado

em

Projeto de autoria da deputada reconhece a importância da cultura coreana e fortalece a valorização da diversidade cultural no Estado

A diversidade cultural do Paraná ganhou mais um importante reconhecimento. Por iniciativa da deputada estadual Marli Paulino, foi aprovado nesta segunda-feira, 10, o projeto que institui o Dia da Cultura Coreana, a ser celebrado anualmente em 15 de agosto, passando a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Mais do que criar uma data comemorativa, a iniciativa representa o reconhecimento da contribuição da comunidade coreana para a construção de um Paraná cada vez mais plural, diverso e conectado com diferentes culturas.

O Projeto de Lei 102/2026 estabelece que a data terá como finalidade valorizar e promover as manifestações culturais, artísticas e tradicionais da cultura coreana. Entre as atividades que poderão marcar a celebração estão eventos culturais e gastronômicos, apresentações artísticas e musicais, exposições, palestras, seminários e ações de intercâmbio cultural e educativo.

Uma cultura que também faz parte do Paraná

Na justificativa do projeto, Marli Paulino destaca a presença da comunidade coreana no Brasil e no Paraná e sua contribuição para o desenvolvimento cultural, social e econômico, especialmente por meio da gastronomia, música, artes, cinema, literatura e tradições históricas.

Para a deputada, reconhecer essas contribuições é também fortalecer o respeito, a convivência e o intercâmbio entre os povos.

“O Paraná é feito de muitas histórias, muitas culturas e muitas tradições. Valorizar a cultura coreana é reconhecer a contribuição de uma comunidade que também ajuda a construir o nosso Estado. É celebrar a diversidade e mostrar que, quando diferentes culturas se encontram, todos nós ganhamos”, afirma Marli Paulino.

Valorização da diversidade

A nova legislação prevê que as atividades alusivas à data possam ser realizadas em parceria com entidades culturais, associações representativas, instituições de ensino e outros órgãos interessados, sem gerar despesas para o Estado.

A proposta também está alinhada ao princípio de valorização da diversidade cultural, conforme destacado na justificativa apresentada pela deputada, que ressalta a importância da proteção e do incentivo às manifestações culturais dos diferentes grupos que formam a sociedade brasileira.

Com a aprovação do projeto, o Dia da Cultura Coreana passa a fazer parte oficialmente do calendário paranaense. É mais uma iniciativa que demonstra o compromisso de Marli Paulino com uma política que olha para as pessoas, valoriza suas histórias e reconhece a riqueza que existe na diversidade do Paraná. (Foto: Assessoria)

Continuar Lendo

Tendência