Cidades

Complexo hospitalar em Toledo vai unir saúde e inovação

Publicado

em

O Biopark – Parque Científico e Tecnológico de Biociências de Toledo, no Oeste do Estado, vai ganhar um Complexo Hospitalar e de Saúde. O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta sexta-feira (9) do anúncio do empreendimento, que pertence ao grupo Sempre Vida e vai unir o atendimento na saúde ao desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Na solenidade, também foi firmado um acordo técnico-científico da Fundação Araucária com o Biopark, que prevê a abertura de editais para a instalação de projetos científicos no espaço.

O novo complexo, que começa a ser construído em 2020 e a atender em 2023, consolida o município como um grande polo da saúde e da inovação, ressaltou o governador. “Toda obra, em especial da área da saúde, é bem-vinda. O Governo tem que ser colaborador e parceiro. Ter mais um investimento hospitalar que vai atender toda a região é sempre muito importante”, disse.

Ele acrescentou que a Secretaria da Saúde busca descentralizar o atendimento, seja com hospitais públicos, filantrópicos ou privados como este. Com isso, as pessoas deixam de viajar muitos quilômetros para se tratar.

“O Biopark é um dos projetos mais inovadores e ambiciosos do País. Conforme os empreendimentos fiquem prontos, mais investimentos de outros setores de tecnologia e inovação serão agregados, também qualificando muito a mão de obra”, ressaltou Ratinho Junior.

COMPLEXO — O Complexo Hospitalar e de Saúde Sempre Vida será de alta complexidade e contará com diversas especialidades médicas, além de servir de centro de formação para profissionais de saúde e campo de fomento de pesquisa avançada.

De acordo com Luiz Donaduzzi, idealizador do Biopark, o complexo hospitalar vai se integrar com as instituições instaladas no local para desenvolver uma série de pesquisas na área da saúde. “Queremos manter nossos cérebros aqui na região, qualificando profissionais que trabalhem com a saúde 4.0 e para atender demandas crescentes da área, com pesquisas sobre doenças sociais, como obesidade e diabetes, por exemplo”, disse.

Serão 164 leitos, incluindo UTI adulto e neopediatria, cuidados paliativos, atendimento a queimados e ainda oito salas de cirurgias, um centro de diagnóstico por imagem completo e de tecnologia avançada, além de laboratório e consultórios médicos. Contará também com amplo centro de promoção de qualidade de vida e prevenção de doenças. Cerca de 400 colaboradores atuarão no local já no primeiro ano de funcionamento.

“A nossa expectativa é poder contar com apoio do Governo do Estado para as necessidades de implantação do hospital, que traz muitas exigências regulatórias”, afirmou a diretora do grupo Sempre Vida, Ana Carolina Seyboth. “Teremos um relacionamento estreito com o poder público, contribuindo inclusive com a formação e residência de novos profissionais da saúde”, disse.

O BIOPARK – O Biopark de Toledo é o primeiro Parque Tecnológico privado do Brasil para o desenvolvimento científico e tecnológico das biociências no modelo on demand side – desenvolvendo projetos de acordo com a demanda da sociedade.

Construído com apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o Biopark fica em uma área de 5 milhões de metros quadrados e conta, em um mesmo espaço, com cinco instituições de ensino superior.

Estão instaladas no complexo a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Instituto Federal de Educação, a Universidade de Laval, de Quebec (Canadá), e a Uniprati, universidade corporativa da empresa Prati Donaduzzi que tem parceria com a Unioeste.

O Biopark tem o objetivo de promover um ecossistema de inovação que integra o potencial científico das instituições de ensino e pesquisa com as demandas empresariais, principalmente de empresas ligadas a tecnologia, saúde e sustentabilidade.

PRESENÇAS — Participaram da solenidade o chefe da Casa Civil, Guto Silva; os secretários de Estado do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega; e do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge; o presidente da Paraná Desenvolvimento, Eduardo Bekin; os deputados estaduais Paulo Litro, Nelson Luersen e Marcel Micheletto; e os prefeitos de Toledo, Lúcio de Marchi; e de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber. (Foto: Arnaldo Alves / ANPr)

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participa nesta sexta-feira (09), em Toledo, do anúncio de instalação de um complexo hospitalar e de saúde no Biopark – Parque Científico e Tecnológico de Biociências. Em seguida ele vai à Câmara Municipal para liberação de recursos para municípios da região Oeste. Participaram: prefeito de Toledo, Lucio De Marchi; Presidente do Biopark, Luiz Donaduzzi; secretário Chefe da Casa Civil, Guto Silva; de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega; do Planejamento, Valdemar Jorge e da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; deputados e demais autoridades.
Toledo, 09-08-19.
Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Municípios da RMC fazem pacto para conter a pandemia

Publicado

em

Os municípios da Região Metropolitana de Curitiba formalizaram nesta segunda-feira (06), durante reunião do Fórum Metropolitano de Combate à Covid-19, um pacto para alinhamento de condutas de prevenção e controle do coronavírus. 

Sugerido pelo prefeito de Campo Largo, Marcelo Puppi, o Pacto Metropolitano foi encampado pelos demais prefeitos como estratégia para garantir unidade nas decisões relacionadas ao controle da pandemia e reafirma o compromisso de todos os municípios no cumprimento do decreto estadual que estabeleceu quarentena mínima de 14 dias para conter a propagação do vírus.

“Esse não é um problema isolado, por isso é importante o alinhamento para podermos gradativamente, e com segurança, voltar à normalidade”, disse o chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, na videoconferência promovida pela Assomec – Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

Segundo ele, o Governo já começa a perceber os resultados dos primeiros seis dias de quarentena que determina medidas mais restritivas. “Nosso objetivo é alcançar 55% de isolamento social, ainda não chegamos lá, mas a boa notícia é que a Região Metropolitana de Curitiba já está acima das outras regiões abrangidas pelo decreto”, disse.

LITORAL – Guto Silva também anunciou a inclusão dos municípios do Litoral na quarentana. Decreto nº 5041, assinado nesta segunda, acrescentou a 1ª Regional de Saúde de Paranaguá entre aquelas abrangidas pelo decreto publicado em 30 de junho. As medidas para os municípios do Litoral passam a valer a partir de quarta-feira (08).

UNIÃO – A videoconferência também avaliou resultados e discutiu estratégias para a retomada da atividade econômica. Para o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, a primeira semana da quarentena teve boa adesão na Capital. “Tivemos apenas 47 ocorrências de fechamento de estabelecimentos apenas no fim de semana, ou seja, a grande maioria está cumprindo as medidas”, afirmou. (ANPr)

Continuar Lendo

Cidades

Começou no sábado (30) lockdown na área rural de Quatro Barras

Publicado

em

O Prefeito Angelo Andreatta – Lara decretou na sexta-feira (29), lockdown na área rural de Quatro Barras. A medida foi anunciada pelo prefeito em live publicada em rede social oficial do município. Durante a live, Lara que estava acompanhado do Comitê de Enfrentamento a covid-19, coordenadora, equipe de vigilância, biomédico, enfermeiras e a guarda municipal, afirmou que a medida é necessária para diminuir a curva de contágio do covid-19 no município.

“Após reuniões com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, anúncio o decreto de lockdown na área rural de Quatro Barras, tendo em vista o aumento dos casos de covid-19, e uma morte no município. Estou decretando bloqueio de toda a região rural, principalmente as que envolvem o Palmitalzinho, a Campininha, o Rio do Meio, Ribeirão do Tigre, Fazenda Lagoinha e a Estrada do Pocinho. A partir de hoje, toda essa região estará bloqueada com a supervisão da Guarda Municipal, com o acompanhamento da Vigilância e o apoio da Coordenação da Saúde. Pedimos que a comunidade ajude com relação a esse bloqueio, compreenda e apoie esse decreto que é necessário para que não haja contaminação comunitária para os outros bairros, essa medida é importante para termos mais tempo, para aliviar a curva, para reduzir a contaminação do coronavírus no município. Que Deus nos abençoe”, finalizou o prefeito.

Ruas bloqueadas

Haverá bloqueio total das ruas Nossa Senhora da Luz com acesso a BR-116, bloqueio total da Rua Ribeirão do Tigre com acesso a BR-116, fechamento total da Estrada Antiga da Casa de Pedra, assim como o bloqueio da Estrada do Pocinho. Serão liberados com controle de acesso a entrada da Campininha pelo Florestal – entrada pela rua Vicente Vidolin (próximo ao posto Costa Brava) assim como o acesso da Estrada da Graciosa com a BR 410.

Da redação

Continuar Lendo

Cidades

Tempex – indústria especializada em vidros temperados

Publicado

em

Com 26 anos no mercado, a Tempex tem orgulho em dizer que cresceu junto com a Cidade de Pinhais

Há 26 anos, surgia em Pinhais a Tempex Vidros, uma empresa familiar que acreditou na economia local e com muito trabalho e dedicação, transformou aquele pequeno negócio em uma indústria próspera, dedicada a fabricação de vidros temperados. Atualmente conta com 40 colaboradores. “Quando comecei a empresa, em 1989, era especializada em instalações de vidros em obras residenciais e prédios comerciais. Mas a escassez da mão de obra, e a vontade de transformar aquele negócio em uma empresa ainda mais próspera e com mais geração de empregos, decidimos parar e mudar nosso ramo de atividade. Com uma atitude ousada, transformamos nossa empresa em uma indústria especializada em vidros temperados. Graças a Deus tudo deu certo e hoje posso dizer que valeu muito a pena, com trabalho e dedicação estamos colhendo os frutos, contamos com mais de 40 colaboradores, nossa empresa faz a diferença na nossa comunidade”, conta o empresário Gilson da Silva Fernandes.

Sucesso da empresa

O trabalho e a dedicação rendeu bons frutos, e hoje a Têmpera Tempex é uma empresa sólida e reconhecida pela marca e a qualidade nos produtos. “Temos orgulho em dizer que crescemos junto com Pinhais. O sucesso da Tempex vem do compromisso em oferecer produtos de alta qualidade, na nossa equipe formada por profissionais especializados. Somos uma empresa familiar que trabalha com dedicação e respeito aos clientes”, afirma Matheus Lana Fernandes diretor da empresa.

Produtos

Especializada em vidros temperados, buscando acompanhar as novidades do mercado, a Tempex está sempre inovando e investindo em tecnologias. Com um vasto portfólio tem a sua disposição a linha completa de vidros temperados. Entre eles: vidro incolor, vidros coloridos e vidros impressos. Conta ainda com uma variedade em perfis e ferragens, box pronta entrega, Janelas prontas e todo o ferramental necessário para a instalação de vidros temperados. Oferece produtos para vidraçarias, construtores e arquitetos.

Departamento comercial

Localização – A indústria conta com aproximadamente 1.800m2  de área construída e está localizada na Rua Salgado Filho, 1513, Pineville – Pinhais. Telefone: (41) 3669-6560 – www.tempex.com.br – Facebook: /tempexoficial instagram: @tempexvidros

Da redação/ Por Jane Rita Lentcsh-DRTPr 9996/Fotos: Valdir Lentcsh Face da Notícia

Linha Evolution – Nossas janelas prontas aliam alto padrão de acabamento com facilidade na instalação, manutenção e a segurança que só o vidro temperado proporciona. E isso tudo com uma relação custo benefício única no mercado. Perfis e fechos especiais anti-arrombamento, vidros 6mm e perfis sem frestas com vedação contra chuva e poeira.

 

A TEMPEX oferece ao amigo vidraceiro o Box para banheiro e kits de acessórios a pronta entrega nas cores: (incolor, verde, fume e bronze) (Kits: branco, bronze, natural, fosco e preto) gerando assim mais comodidade, agilidade para atender o seu cliente e também mais opções de produto.

 

 

Continuar Lendo

Tendência