Cidades

Pinhais participa do programa Paraná Mais Verde

Publicado

em

Na tarde desta segunda-feira (23) a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, ao lado da vice-prefeita, Rosa Maria, e da secretária Municipal de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilheu, estiveram no Colégio Estadual Amyntas de Barros (Pineville) para o lançamento na cidade do programa Paraná Mais Verde, do Governo do Estado, onde foram plantadas no jardim da unidade quatro árvores (dois ipês-roxos e dois ipês-amarelos).

Além das autoridades locais, também participaram do plantio o presidente da Celepar, Leandro Moura; a chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte, Débora Zanchettin; Anderfabio Oliveira dos Santos, assistente técnico da chefia do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte; a diretora do Colégio, Gilmara Inocência de Souza Santos; Meyre Martins de Assis, da coordenação de integração socioambiental; entre outros.

Para a prefeita Marli Paulino, são ações simples como essa que gera mais consciência ambiental em todos, destacando a importância de educar as crianças e jovens sobre a necessidade da preservação do meio ambiente. A prefeita lembrou ainda que Pinhais faz o dever de casa com uma série de trabalhos de cuidado e preservação ao meio ambiente, entre eles está o programa Mutirão de Limpeza, que nesta semana chega a sua 52ª edição e que realiza uma série de ações nos bairros da cidade. Além disso, na última semana Pinhais realizou a 5ª edição do Seminário Metropolitano de Educação Ambiental.

Pinhais também é destaque nacional no modelo de gestão ambiental municipal e no desenvolvimento de políticas públicas ambientais ao receber o Prêmio Destaque em Gestão Ambiental Municipal, em junho recente, no II Fórum Brasil de Gestão Ambiental, em Campinas-SP. Entre outras ações ambientais de destaque realizada em Pinhais está a criação de Parques Lineares que realocaram pessoas que viviam em situação de risco, recuperando as margens dos rios e criando espaços de convivência social, de lazer, esportiva e ambiental.

Paraná Mais Verde
Durante toda segunda-feira (23) mais de 413 mil mudas de espécies nativas do Estado foram levadas para 2.146 escolas da rede pública estadual, nos 399 municípios paranaenses. A iniciativa é alusiva ao Dia da Árvore, celebrado no sábado (21), e marca também o início da Primavera. Além das unidades escolares, foram distribuídas mudas para que os alunos possam levar para casa, além da implantação de viveiros municipais e de hortas comunitárias.

(Fonte: PMP)

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Ação conjunta entre Piraquara e Pinhais avança no Rio Iraí

Publicado

em

A Prefeitura de Piraquara, em parceria com a Prefeitura de Pinhais, executa uma importante ação preventiva no Rio Iraí. Os serviços de limpeza e desassoreamento concentram-se, neste momento, no trecho localizado no bairro Jardim Tropical, uma região com histórico de alagamentos.

O Acordo de Cooperação Técnica entre os municípios tem como objetivo promover a melhoria das condições ambientais e do escoamento das águas dos rios contemplados, minimizar os riscos de alagamentos e assoreamento, além de fortalecer a cooperação entre as administrações municipais e o desenvolvimento de infraestrutura pública de interesse social.

OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO

Paralelamente às intervenções no Rio Iraí, a Prefeitura também iniciou as obras de pavimentação de todas as ruas do Jardim Tropical, com um amplo investimento em drenagem urbana. As melhorias contemplam as ruas Governador Valadares, Carlos Chagas, Aracati, Parati, São Leopoldo, São Borja, Petrópolis, Uruguaiana, Alto Paraíba, Iguatu, Maranhão, Teresina, Balsas, União da Vitória e Caxias.

As intervenções integram um conjunto de investimentos que reforçam o compromisso da Prefeitura de Piraquara com a prevenção de alagamentos, a melhoria da infraestrutura urbana e a qualidade de vida da população. Com planejamento e ações integradas, o município segue investindo em soluções que ampliam a segurança das famílias, preservam o meio ambiente e promovem o desenvolvimento sustentável da cidade.

Continuar Lendo

Cidades

Prefeitura de Piraquara anuncia área para futuro Hospital Municipal e inicia novas etapas do projeto

Publicado

em

Na sexta-feira (26), durante a abertura da XV Conferência Municipal de Saúde, o prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, anunciou a desapropriação de uma área localizada na Rodovia João Leopoldo Jacomel destinada à implantação do futuro Hospital Municipal.

Após a publicação do decreto 14802/2026 de utilidade pública da área com aproximadamente 50 mil metros quadrados, o município inicia uma nova fase do projeto. Entre as medidas previstas está a contratação da Formação em Modelos de Gestão de Alta Complexidade para os grupos de trabalho envolvidos na estruturação do empreendimento, cujo processo de licitação foi iniciado em 16 de junho.

Na sequência, a administração municipal prevê a contratação de estudos de viabilidade técnica, jurídica e financeira que irão subsidiar a definição do modelo de implantação e operação da futura unidade hospitalar.

Desde 2025, a Secretaria Municipal de Saúde realiza o levantamento e a análise de indicadores estratégicos para o planejamento da rede municipal de saúde. O trabalho considera fatores como projeções de crescimento populacional, demanda por atendimentos, distribuição territorial dos serviços, número de gestantes e a distância entre maternidades e hospitais localizados em Curitiba e na Região Metropolitana.

Segundo a administração municipal, os estudos têm como objetivo embasar tecnicamente a implantação do Hospital Municipal, alinhando a expansão da estrutura de saúde às necessidades atuais e futuras da população.

De acordo com o Prefeito Marquinhos, é um novo capítulo da saúde de Piraquara. “É o sonho daquele cidadão piraquarense que olhava para a gente e dizia Piraquara que não tem hospital. É aquele sonho que a gente sonha junto e vira realidade, com muito planejamento e responsabilidade”, destacou. (SCPMP)

Continuar Lendo

Cidades

Paraná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar consumo consciente

Publicado

em

O Paraná agora conta oficialmente com a Semana dos Brechós e da Moda Sustentável, instituída por meio da aprovação do Projeto de Lei 38/2026. A iniciativa de autoria da deputada estadual Marli Paulino será realizada anualmente na última semana do mês de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado em 25 de agosto.

A nova legislação representa um importante avanço no fortalecimento da economia circular, do consumo consciente e da sustentabilidade no Estado. A proposta reconhece o papel dos brechós como agentes de transformação social, geração de renda e incentivo ao empreendedorismo.

Entre os objetivos da semana estão a promoção do consumo responsável, o incentivo ao reaproveitamento de peças de vestuário, a valorização da moda circular e a redução dos impactos ambientais provocados pela indústria têxtil, considerada uma das que mais geram resíduos no mundo.

Além do aspecto ambiental, a medida também reforça a importância econômica e social dos brechós, especialmente para milhares de famílias paranaenses que encontram nesse setor uma alternativa de sustento, inclusão produtiva e autonomia financeira.

A legislação prevê ainda que, durante a semana comemorativa, o Poder Executivo possa apoiar ações educativas, culturais e informativas. “Pretendemos incentivar feiras, exposições e eventos voltados à moda sustentável, em parceria com entidades públicas, privadas e empreendedores do setor”, destacou a deputada Marli Paulino, autora da proposta.

Com a aprovação, o Paraná reconhece oficialmente a relevância de uma atividade que une desenvolvimento econômico, responsabilidade ambiental e impacto social positivo, fortalecendo uma cultura de sustentabilidade para as próximas gerações. (Assessoria)

Continuar Lendo

Tendência