Esportes

Semana do Meio Ambiente Programação tem visita virtual ao Zoo de Curitiba e live de adoção de pets

Publicado

em

A Semana do Meio Ambiente de 2020 começou a ser comemorada nesta segunda-feira (1/6) e terá programação virtual. As ações substituem as presenciais tradicionais de todos os anos em razão do distanciamento social para prevenir a disseminação da covid-19.

Na agenda prevista estão um passeio virtual pelo Zoológico de Curitiba com curiosidades e uma edição live do evento Amigo Bicho para adoção de pets.

“Estamos nos adaptando como todos os setores do município, empresas e cidadãos. O que não podemos é deixar de marcar a data, principalmente em Curitiba, uma cidade que tem tradição no cuidado com o Meio Ambiente”, disse a secretária do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias.

A Semana do Meio Ambiente é alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência de Estocolmo.

Passeio pelo Zoo – As crianças vão poder matar as saudades de aprender mais sobre os animais em uma visita guiada virtual ao Zoológico de Curitiba, que acontece na sexta-feira (5/6), comandada pela responsável pela Educação para a Conservação da Fauna, Cláudia Bosa. A transmissão acontece na página da Prefeitura no Facebook.

Adoção de pets – E no sábado (6/6), tem Amigo Bicho virtual. A Rede de Proteção Animal promove uma live de adoção página da Prefeitura no Facebook para encontrar novas famílias para os cães resgatados. Os interessados vão poder conhecer os animais, informar que querem adotar pelo WhatsApp e ter informações pelo app de mensagens.

Agenda da semana   Terça-feira (2/6)

– Estiagem e uso racional da água
Horário: 14h
Transmissão: Youtube da Prefeitura de Curitiba

– Encontro com Órgãos Públicos ligados à Área Ambiental, em tempos de pandemia, com participação da secretária Marilza Oliveira Dias
Horário: das 18h às 21h
Transmissão: Youtube ABDEM

Sexta-feira (5/6)
– Visita guiada virtual pelo Zoo de Curitiba – curiosidades e bastidores
Horário: 14h
Transmissão: Facebook Prefeitura de Curitiba

Sábado (6/6)
Evento de adoção Amigo Bicho
Horário: 10h
Transmissão: Facebook da Prefeitura de Curitiba

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Amigos do Mountain Bike de Curitiba em QB

Publicado

em

Quatro Barras recebeu no domingo o grupo Amigos do Mountain Bike de Curitiba.  As belezas naturais da mata atlântica, ar puro e clima agradável, fizeram parte da paisagem do percurso percorrido pelo grupo que às 11h já tinha pedalado 45 quilômetros.

Após o registro seguiram pedalando rumo ao Morro do Anhangava!   

Foto: Face da Notícia

Continuar Lendo

Esportes

Pinhais sedia Pedala Paraná Solidário neste sábado (28)

Publicado

em

No próximo sábado (28) Pinhais sedia o Pedala Paraná Solidário, evento que faz parte do Programa Pedala Paraná da Superintendência de Esporte e Superintendência da Ação Solidária do Governo do Estado, em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA). No município conta com a organização da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. A concentração será no Parque das Águas de Pinhais, das 8h às 10h, com um percurso livre.

Como o principal objetivo do evento é arrecadar alimentos que serão entregues às famílias em dificuldades neste período de pandemia, a organização pede a doação de 1kg de alimento não perecível e também é necessário preencher um formulário de inscrição. Ambos podem ser entregues no dia do evento, ou até sexta-feira – das 8h às 12h e das 13h às 17h – no Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves.

A distribuição dos alimentos será feita em conjunto pelas Superintendências de Esporte e da Ação Solidária do Estado, Secretaria Municipal de Assistência Social e CUFA.

Serviço

O Parque das Águas de Pinhais fica na Rodovia João Leopoldo Jacomel com Estrada Ecológica. Mais informações sobre o Pedala Solidário pelo telefone 3912-5245.

Continuar Lendo

Esportes

19 de Agosto dia Nacional do Ciclista, é marcado por ações de educação no trânsito

Publicado

em

Em comemoração ao Dia Nacional do Ciclista, as Secretarias de Ordem Pública e Segurança, Esporte e Turismo, com apoio da Vereadora Carolina Mascarenhas, promovem durante o dia abordagens educativas na Rodovia do Caqui. 

O Secretário de Ordem Pública Jefferson Rosa Cordeiro lembra que o dia 19 de Agosto foi oficializado como Dia Nacional do Ciclista no ano de 2017, através da Lei Federal nº 13.508, em homenagem ao biólogo Pedro Davison que faleceu nesta mesma data no ano de 2006, vítima de um atropelamento enquanto pedalava no Eixo Sul em Brasília. Esse caso ficou marcado, visto que foi o primeiro julgamento em Brasília que condenou o indiciado (responsável pelo atropelamento) por crime doloso de trânsito. 

O objetivo da ação foi de alertar a população para a importância dos cuidados no trânsito com foco especial no ciclista, condutor considerado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tão vulnerável nas vias, quanto os pedestres.

Durante a ação, além da distribuição de panfletos, os educadores da Secretaria de Esporte e os agentes da Secretaria de Ordem Pública e Segurança orientaram os ciclistas para a necessidade do uso obrigatório de equipamentos de segurança, medidas também previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como campainha, sinalização noturna e espelho retrovisor. 

De acordo com o Secretário de Esporte Helton Collere, as ações educativas das Secretarias são planejadas para conscientizar todos os condutores, sobre a responsabilidade que cada um tem no trânsito.

“Nessa campanha específica, conversamos com pedestres e condutores sobre a vulnerabilidade dos ciclistas no trânsito, alertando para a prioridade que esse tipo de condutor tem, em relação aos veículos de maior porte”, explicou o Secretário. (SCPMCGS)

 

(Fotos: Diego Tiller/SCPMCGS)

Continuar Lendo

Tendência