Turismo e Lazer

Paraná estuda criação de geoparque na região Centro-Sul

Publicado

em

Localizado no Centro-Sul do Estado, o município de Prudentópolis possui um rico patrimônio natural e imaterial e é cotado para ser o primeiro geoparque do Paraná. Apesar do nome, o termo não se refere a um parque, mas a uma área com limites bem definidos, onde locais e paisagens de grande relevância geológica, aliadas aos outros bens naturais e culturais da região, são integrados em estratégias de desenvolvimento territorial.

 

A iniciativa é do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, em parceria com o Instituto PR-Turismo, Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Prefeitura de Prudentópolis.

Um geoparque constitui uma atração turística internacional com cunho científico, por ser uma área de interesse arqueológico e que conta a história da formação da Terra e das transformações ao longo dos bilhões de anos. As estratégias envolvem a conservação da natureza, a educação e a promoção do desenvolvimento econômico sustentável das comunidades locais.

 

De acordo com o diretor de Gestão Territorial do IAT, Mozarte de Quadros Júnior, o projeto do geoparque coloca mais uma vez o Paraná na rota internacional dos parques da Unesco. “Temos a Floresta de Mata Atlântica e as Cataratas do Iguaçu que já fazem parte dessa rota. O geoparque vem para somar o potencial turístico e ecológico do Estado”, disse.

 

NA PRÁTICA – A criação de um geoparque leva em conta o patrimônio geológico. A ele, unem-se os demais bens patrimoniais como arqueologia, antropologia, história, esportes, cultura e artes.

 

Gil Piekarz, geólogo da Divisão de Geologia da Diretoria de Gestão Territorial do IAT, destaca que um geoparque é para a sociedade. “É para a comunidade se unir em um trabalho conjunto para celebrar o território. A Terra tem 4,6 bilhões de anos com montanhas e rochas de origem marinha que precisam ser preservadas para as futuras gerações, o avanço da geociência e uso turístico”, explica.

 

Hoje, existem 145 Geoparques Mundiais da Unesco e muitos outros em redes nacionais e continentais. O Brasil possui um geoparque na rede da Unesco – o  Geoparque Chapada do Araripe, no Ceará.

 

Neste ano, dois projetos de geoparques brasileiros tiveram seus dossiês aceitos para, em breve, fazerem parte da rede Unesco: o geoparque Seridó, no Rio Grande do Norte (RN), e o geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, divisa entre Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS).

Muitas outras áreas no território brasileiro estão em estudo, entre elas o futuro geoparque de Prudentópolis.

PRUDENTÓPOLIS – O município de Prudentópolis se enquadra nas características de um geoparque por possuir um patrimônio geológico relevante.

 

A região conta com cachoeiras e cânions, árvores petrificadas de milhões de anos, a Escarpa da Serra da Esperança, fósseis de idade permiana, belíssimos afloramentos do Aquífero Guarani, cavernas e paleotocas. Além disso, concentra expressiva cultura ucraniana, religiosidade, museus, prováveis casas indígenas da tribo Kaingangue, um significativo patrimônio arqueológico e os faxinais, entre outros bens naturais e imateriais.

 

COMO SURGIRAM – A ideia da criação de geoparques nasceu em 1997, em um congresso de geologia em Beijing, na China. Em 2000 foi criada a rede europeia com quatro geoparques (França, Espanha, Alemanha e Grécia, um em cada país). Em 2004 foi instituída, na sede da Unesco, em Paris, a rede global, envolvendo 17 geoparques europeus e oito chineses.

Em novembro de 2015, durante a 38ª conferência geral da organização, os 195 estados-membros da Unesco ratificaram a criação de uma nova categoria para a conservação e proteção: Geoparques Mundiais da Unesco. (ANPR)

Salto e Canion São João. Foto: Divulgação/IAT
Salto São Francisco Foto: Divulgação/IAT

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo e Lazer

Smart City Expo Curitiba começa nesta quarta-feira

Publicado

em

Eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo, Curitiba se transforma mais uma vez, a partir desta quarta-feira (20/3), no centro das discussões mundiais sobre soluções inovadoras e inteligentes, com o início da 5ª edição do Smart City Expo Curitiba, no Centro de Eventos do Positivo (Parque Barigui).

Até sexta-feira (22/3), a capital paranaense é a anfitriã de visitantes de diversos estados e países que chegam para participar do fórum internacional, a versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo.

“Uma cidade só é realmente inteligente quando adota inovações que se transformam em processos sociais e melhoram o dia a dia das pessoas. Curitiba é uma cidade inteligente que tem coração e nos orgulha muito receber comitivas de todos lugares, que querem conhecer nossas iniciativas de smart city e nosso Vale do Pinhão”, afirma o prefeito Rafael Greca.

Criado pelo prefeito em 2017, o Vale do Pinhão é o ecossistema da inovação da cidade.

Comemoração dos 331 anos

O evento, que reúne congresso e feira e tem como tema Reinventando Cidades para Todos, faz parte das comemorações dos 331 anos da capital paranaense e está alinhado ao zelo da Prefeitura pela inovação.

O Smart City Expo Curitiba 2024 é organizado pelo hub curitibano iCities, com a chancela da Fira Barcelona, organizadora do principal Congresso Mundial de cidades inteligentes, o Smart City Expo World Congress e, tem apoio da Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), e do Vale do Pinhão.

Os ingressos para a área de exposições – que dão acesso às iniciativas da prefeitura no fórum, a Smart Plaza Vale do Pinhão e a Experiência em Realidade Virtual – são gratuitos e podem ser adquiridos pelo site do evento, na categoria Visitante.

Smart Plaza

Coração do Smart City Expo Curitiba 2024, a Smart Plaza Vale do Pinhão vai compartilhar com os visitantes as inovações da Prefeitura e seus reconhecimentos internacionais. Entre as atrações, o público poderá ver e tirar fotos com o troféu internacional de Cidade Mais Inteligente do Mundo recebido por Curitiba no fim de 2023.

A Smart Plaza abre espaço para empresas, startups e instituições da cidade contarem suas experiências e será palco de lançamentos de projetos e programas que seguem o conceito da inovação curitibana.

Curitiba em realidade virtual

Também na área de exposições, Curitiba vai oferecer a experiência em realidade virtual O Rosto da Cidade Mais Inteligente do Mundo, em que os participantes vão “viajar” pela capital paranaense sem sair do lugar, em um tour para contemplar a paisagem em 360º.

Serviço: Smart City Expo Curitiba 2024

Local: Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui – Curitiba)
Data: de quarta (20/3) a sexta-feira (22/3)
Horário: das 9h às 19h
Foto: Daniel Castellano / SMCS

Continuar Lendo

Turismo e Lazer

Pinhais 32 anos: Orquestra Sinfônica do Paraná faz apresentação dia 27

Publicado

em

Como parte da comemoração de aniversário dos 32 anos de Pinhais, a Orquestra Sinfônica do Paraná se apresentará no dia 27 de março no Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Pinhais) às 19h30. As inscrições abrem no dia 18 (segunda-feira) a partir da 00h e fecham no dia 25, sendo 450 ingressos disponibilizados.

Com a regência do maestro Alexandre Brasolim, o concerto conta com obras de Mozart, Beethoven, Zequinha de Abreu, John Williams (compositor da trilha sonora de Harry Potter) e muito mais.

Orquestra Sinfônica do Paraná


Fundada em 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná vem apresentando uma história de talento e dedicação, com Alceo Bocchino e Osvaldo Colarusso como primeiros maestros titular e assistente, respectivamente. Composto atualmente por 75 músicos, hoje a orquestra contabiliza com mais de 500 apresentações dentro e fora do Estado. (Foto: Rafael)

Continuar Lendo

Turismo e Lazer

Cidade que inspira: Pinhais comemora 32 anos com extensa programação ao público

Publicado

em

 

A cidade que não para de crescer completa 32 anos. Com planejamento e inovação, Pinhais acumula histórias de sucesso, que tanto orgulham seu povo, formado por 127.019 pessoas que aqui vivem (Censo IBGE 2022). Para comemorar mais um aniversário, a Prefeitura de Pinhais preparou uma grande programação de inaugurações, serviços e eventos especiais ao longo de todo o mês de março. Confira!

2/3 – JUSTIÇA NO BAIRRO 

2/3 – CASAMENTO COLETIVO 

3/3 – CAMINHADA DA MULHER 

4/3 – LANÇAMENTO FAMÍLIA ACOLHEDORA – 8h30

6/3  – LANÇAMENTO QUALIFICA PARANÁ


8/3 – AULÃO ESPECIAL DIA DA MULHER 

8/3 – INAUGURAÇÃO PARQUE DOS DINOSSAUROS 


FECAPI / FESTIVAL DA CERVEJA 9 e 10/3

Dias 11 a 15/3 – MUTIRÃO DE LIMPEZA I – EDIÇÃO ANIVERSÁRIO – durante o dia

12/3 – INAUGURAÇÃO BIBLIOTECA SYLVIA ORTHOF 

16/3 – FESTIVAL PET / RUA DA CULTURA

16/3 – CELEBRAÇÃO EVANGÉLICA 

17/3 – PASSEIO CICLÍSTICO 

18/3 – INAUGURAÇÃO BIBLIOTECA CAROLINA MARIA DE JESUS 

20/3 – MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS – ANIVERSÁRIO DE PINHAIS 

22/3 – INAUGURAÇÃO CIRCUITO INFLÁVEL 

23 e 24/3 – FEIRA DE PÁSCOA 

23/3 – INAUGURAÇÃO 2ª FASE PARQUE DAS ÁGUAS / ESPORTE NA PRAÇA / AÇÃO SOCIOAMBIENTAL

23/3 às 20h e 24/3 às 19h – TEATRO DE PÁSCOA

23/3 LANÇAMENTO PROGRAMA CONSULTÓRIO VIRTUAL – ESPECIALIDADES

25 a 29/3 – MUTIRÃO DE LIMPEZA II – EDIÇÃO ANIVERSÁRIO – Durante o dia

26/3 – INÍCIO DAS OBRAS DA NOVA USF PERNETA

27/3 – INAUGURAÇÃO BIBLIOTECA MARIA CLARA MACHADO 

27/3 – APRESENTAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DO PARANÁ 

3 a 5/4 – 2ª EXPOEDU 

MUTIRÃO DE SAÚDE – durante todo o mês

(Fonte: SCPMP)

Fotos Exposição Dinossauros – fotos: Face da Notícia










 

 

Continuar Lendo

Tendência