Cotidiano

MON faz nova edição virtual do programa Artistas do Acervo

Publicado

em

Um dos mais tradicionais programas do Museu Oscar Niemeyer (MON), o Artistas do Acervo terá nova edição virtual no próximo domingo (18). O diálogo será entre o professor e curador Paulo Reis e os designers Carol Armellini e Paulo Biacchi, com o tema Conforto em Confronto. Haverá transmissão ao vivo no canal do MON no Youtube, a partir das 16 horas.

A essência do programa é oferecer um espaço de diálogo entre o público e os artistas, o que permite abordar e discutir o conteúdo do acervo com curadores e professores.

Neste mês, a obra em destaque é o Banco R540, uma das selecionadas para a exposição do Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira (2009) e que integra o acervo do MON.

A peça remete às cadeiras da década de 1960, pois utiliza o mesmo material em sua estrutura: cordão de PVC, também chamado de espaguete plástico, e metal. O Banco R540 tem a assinatura do Estúdio Fetiche Design, criado em 2008 pelos designers Carol Armellini e Paulo Biacchi, homenageados nesta edição do Artistas do Acervo.

Outra criação da dupla de designers é a Poltrona MON, que integra o mobiliário do MON Café. Seu desenho remete à silhueta do prédio do Olho, projetado por Oscar Niemeyer. A peça foi desenvolvida em madeira Tauari e palhinha natural para o encosto.

O mediador do diálogo com os designers será o professor Paulo Reis, pesquisador nas áreas de curadoria, performance, ações artísticas no espaço urbano e crítica de arte.

As edições virtuais do programa Artistas do Acervo são mensais. A próxima, em novembro, terá a participação da artista e professora Fernanda Magalhães.

O MON – O Museu Oscar Niemeyer abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina.

O acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, 17 mil deles de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço
Artistas do Acervo – Conforto em Confronto

Com Paulo Reis e os designers Carol Armellini e Paulo Biacchi
Data: 18/10 (domingo)
Horário: 16h

Os designers Carol Armellini e Paulo Biacchi. Foto: Daniel Katz.

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Show do Metallica neste sábado em Curitiba – bloqueio de trânsito na região do Alto da Glória

Publicado

em

Motoristas que irão trafegar no Alto da Glória neste sábado (7/5) deverão ficar atentos aos bloqueios de trânsito que ocorrerão em torno do Estádio Major Antônio Couto Pereira, em razão do show da banda norte-americana Metallica. O evento deve atrair cerca de 43,5 mil pessoas.

O início do show da banda de abertura está previsto para às 18h30, e o começo dos bloqueios de trânsito vão acontecer às 10h. Monitores de trânsito vão garantir a segurança na chegada do público.

De acordo com a Superintendência de Trânsito (Setran), a interrupção na passagem de veículos vai depender da concentração de pessoas, o que pode acontecer antes do previsto das 10h de sábado (7/5).

Quando forem aplicados, os bloqueios acontecerão nos cruzamentos das ruas Amâncio Moro com Ubaldino do Amaral, Tertuliano Mueller com Amâncio Moro, Doutor Zamenhof com Mauá e Barão de Guaraúna com Augusto Severo.

Moradores da região podem acessar as ruas bloqueadas mediante apresentação de credencial ou documento que comprove a moradia no perímetro. (SCSPMC)

Continuar Lendo

Cotidiano

Salão de Artes Visuais de Pinhais divulga os selecionados para a 5° edição

Publicado

em

Promovido pelo Departamento de Cultura, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Pinhais (Semel), o Salão de Artes Visuais reúne obras de arte com participações individuais ou agrupamentos. Este ano, a 5ª edição teve um total de 85 inscrições. Dentre estas, 41 obras dos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro foram selecionadas para exposição. A lista dos trabalhos selecionados pode ser conferida no site da Prefeitura.

A cerimônia de abertura e premiação acontecem no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, dia 8 de junho, às 19h. A exposição ficará aberta para visitação até o dia 30 de junho.

Continuar Lendo

Cotidiano

Ao som da Camerata Antiqua, missa celebra os 329 anos da cidade

Publicado

em

Uma missa solene na Catedral Basílica de Curitiba, celebrada pelo arcebispo Dom José Antônio Peruzzo, marcou nesta terça-feira, 29 de março, o aniversário de 329 anos de Curitiba. Com sorriso no rosto e emocionado com a possibilidade de dispensar o uso de máscaras na cidade, o prefeito Rafael Greca acompanhou a celebração ao lado da primeira-dama Margarita Sansone e do vice-prefeito Eduardo Pimentel.

Ao meio-dia, os sinos da igreja soaram em homenagem à cidade. Em seguida, a missa começou embalada pela Camerata Antiqua de Curitiba, grupo de música erudita da Fundação Cultural de Curitiba, regida pela maestrina Mara Campos.

“Viemos aqui para agradecer, porque o Senhor nos fortaleceu. Também choramos os nossos mortos e, de sobremaneira, dizemos que agora vale um sorriso para a vida, agora vale o sorriso”, comemorou o prefeito ao lado de Margarita.

Com a melhoria significativa dos indicadores da pandemia, Curitiba retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras também em ambientes fechados, com exceções para os serviços de saúde. A nova regra do decreto municipal 420/2022, passou a valer nesta terça-feira (29/3).

“Que cada um respeite o seu próximo e tenhamos compaixão para construir uma cidade cheia de paz e alegria”, finalizou Greca.

A missa 

A celebração foi aberta ao som da imponente obra de Georg Friedrich Händel (1685-1759), o Oratório Messias. Ao longo da missa, a Camerata executou músicas de compositores como Antonio Vivaldi (1678-1741), Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Johann Sebastian Bach (1685-1750).

Em tom de encerramento e de comemoração, o Hino de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, de Luiz Eulógio Zilli e versos do padre Leonardo Starzynski, e o Hino de Curitiba, de Bento Mossurunga (1879-1970) elevaram o espírito do aniversário da cidade.

Dom Peruzzo lembrou a felicidade em viver em Curitiba. “É uma grandiosa oportunidade celebrar a missa num momento final de tanta dor e olhar para o futuro com esperança”, disse o arcebispo. Dirigindo-se ao prefeito, desejou-lhe continuação no trabalho impecável feito na capital paranaense.

“Quem visita outras cidades do porte de Curitiba se encanta ainda mais com a sua própria casa, há tantas maravilhas que os encantos se multiplicam a cada vista”, disse dom Peruzzo.

(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

Prefeito Rafael Greca ao lado da primeira-dama Margarita Sansone e do vice-prefeito Eduardo Pimentel acompanham a missa solene em homenagem ao aniversário de 329 anos de Curitiba. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Continuar Lendo

Tendência