Cotidiano

Polo de porcelanas,Campo Largo se destaca no cenário nacional

Publicado

em

Campo Largo, município da Região Metropolitana de Curitiba, é o maior polo brasileiro de produção de porcelanas. O segmento é mais um a integrar o projeto Feito no Paraná, criado pelo Governo do Estado para dar visibilidade e valorizar empresas e produtos paranaenses.

A região se especializou neste tipo de produto e abriga 20 indústrias de porcelana, porcelana decorativa e de cerâmica. De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica, Louça e Porcelana no Paraná (Sindilouças), Fábio José Germano da Silva, o segmento gera cerca de 3 mil empregos diretos.

Silva afirma que a produção de cerâmica de Campo Largo é mais conhecida nos demais estados brasileiros que pelos próprios paranaenses. “A porcelana fabricada aqui vai para todo o Brasil e uma pequena parcela é exportada”, explica o empresário.

“A porcelana fabricada aqui é tradicional, de alta qualidade, e saber que é feita em Campo Largo agrega valor aos produtos”, acrescenta Silva. Segundo ele, o Sindilouças está estudando a criação de um selo para ser colocado nas peças produzidas no município: Made in Campo Largo, uma forma de identificar e reforçar a procedência.

TRADIÇÃO – Uma das mais tradicionais indústrias da cidade é a Schimidt. A empresa, fundada em 1945, tem uma fábrica operando desde 1953 e hoje é uma das marcas de louças de mesa mais tradicionais do Brasil.

O gestor da empresa, Nelson Luiz Vieira de Morais Lara, destaca que antes da pandemia 50% da produção era destinada a bares, hotéis e restaurantes. O restante era subdividido entre mercado, lojas e vendas online. Com a pandemia, as vendas online cresceram vertiginosamente e a empresa já tem negócios fechados até o ano que vem. “O e-commerce está explodindo e agora estamos conhecendo um novo tipo de consumidor, que passou mais tempo em casa e começou a verificar o que faltava no lar”, conta Lara.

A guinada das vendas permitiu que a empresa mantivesse todo o quadro de funcionários mesmo com a pandemia. Hoje, são 570 pessoas produzindo cerca de 1,1 milhão de peças por mês.

DIFERENCIAL – Outra empresa referência na produção de porcelana no município é Germer. Criada em 1978, a fábrica emprega cerca de 500 pessoas e produz em média um milhão de peças por mês.

De acordo com o diretor comercial Juliano Rodrigues Alves, as vendas da empresa também se inverteram após a pandemia. “Até o início da pandemia as vendas concentravam-se no mercado profissional. Hoje, a proporção se inverteu e 60% da nossa produção é destinada ao varejo”, explica.

A Germer se destaca no mercado por ser a única empresa a produzir porcelana colorida e também que adota três processos produtivos na fábrica: porcelana líquida, plástica e em pó.

Para o diretor-presidente, Antônio Jurandir Girardi, o fato de concentrar a produção de porcelanas numa mesma região traz muitas vantagens. “Temos acesso mais fácil à mão de obra especializada e também fica mais fácil de formar nossos funcionários”, afirma.

Girardi ressalta que tornar as empresas e a produção paranaenses conhecidas da população é muito importante. “É necessário que a população tenha consciência do que é feito aqui porque estas indústrias geram renda, fazem a economia girar e ajudam a qualificar a região onde estão inseridas”.

O PROGRAMA – Criado pelo Governo do Estado para dar mais visibilidade para a produção estadual, o programa feito no Paraná vai estimular a valorização e a compra de mercadorias paranaenses. O projeto elaborado pela Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes busca, assim, estimular a economia e a geração de renda, mostrando à população as vocações produtivas regionais, destacando a qualidade do que é feito perto de casa e, como consequência, impulsionar o desenvolvimento de empresas que oferecem emprego a quem vive no Estado.

Governo fará campanhas para apresentar produtos e valorizar histórias de “quem faz o Paraná crescer”. Para enriquecer o modelo do “Feito no Paraná” está sendo formado um grupo técnico de trabalho. O Governo do Estado tem promovido reuniões com entidades representativas e de classe para auxiliar no programa, tais como Fecomércio, Fiep, Associação Brasileira Paranaense de Supermercados, ACP, Ocepar, Sesc e Sebrae, Conselho de Desenvolvimento Empresarial e de Infraestrutura do Paraná, Fetranspar, Faep e Faciap, entre outras instituições.

A iniciativa inclui um site com informações do que é Feito no Paraná voltado para consumidores e para quem deseja ampliar seus negócios. Neste ambiente, as empresas com CNPJ e produção no Paraná poderão cadastrar seus sites e contatos. A intenção do Governo é também estimular as vendas online. O endereço eletrônico é http://www.feitonoparana.pr.gov.br. (Fotos: Ari Dias/AEN)

Foto: Ari Dias/AEN.
Feito no Paraná. Foto: Ari Dias/AEN.

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Paraná é medalha de Ouro na Olimpíada Brasileira de Geografia

Publicado

em

A curitibana Yasmin Lazaretti Lentcsh, 16 anos, conquistou medalha de Ouro na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), que foi realizada nos dias 28, 29 e 30 de novembro, na Unicamp, em Campinas, São Paulo. Já a premiação foi na sexta-feira, 01 de dezembro. Além dela, o aluno Nathanael Rayner Guckert ganhou medalha de Bronze, também representando o estado.

Ouro no Paraná:

Os alunos Yasmin Lazaretti Lentcsh, Nathanael Rayner Guckert e Maria Isabel Rachid, do Colégio Santo Anjo, em Curitiba, conquistaram medalha de Ouro no mês de outubro, na fase estadual da OBG, por equipe. Nessa fase, participaram alunos do ensino médio das escolas particulares e públicas de todo o Paraná. O ouro garantiu a participação na fase nacional individual, como representante do estado.  “Estou muito feliz por representar o Paraná nas Olímpiadas e conquistar o Ouro, é muito importante para mim, que dedico todo meu tempo aos estudos e aos livros. A Unicamp é incrível, tive a oportunidade de conhecer pessoas de todo o país. Agora meu objetivo é intensificar ainda mais meus estudos, focada no vestibular em 2024”, declara a aluna.

Além de ficar no currículo escolar do aluno, a medalha de Ouro possibilita o ingresso a determinados cursos de algumas universidades, como Unicamp e USP.

Yasmin viajou para São Paulo acompanhada pelos seus pais Tauana e Luiz Felipe Lentcsh, que contam o quanto a filha é dedicada aos estudos. “Para nós foi uma alegria muito grande quando ela e dois colegas foram ouro no Paraná, fizemos questão de trazê-la para disputar a fase nacional, é um aprendizado pra vida toda. Agora, mais uma vez ela ganhou ouro, dessa vez na fase nacional, estamos cheios de orgulho. Ela merece muito essa conquista pela dedicação aos estudos”, declaram.

A OBG é realizada em duas etapas:

A Olimpíada se desdobra em duas partes: as Etapas Online a nível Estadual (três fases) e a Etapa Presencial, com a melhor equipe de escola particular e de escola pública de cada um dos 26 estados do Brasil. O Paraná brilha como medalhista de Ouro na Olimpíada Brasileira de Geografia. (Da redação)

Continuar Lendo

Cotidiano

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina em Pinhais

Publicado

em

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), abriu as inscrições para o Concurso Artístico de Decoração Natalina. As inscrições seguem até o dia 15 de dezembro.  Os vencedores das três melhores decorações natalinas das fachadas residenciais de Pinhais serão premiados em dinheiro, diretamente dos patrocinadores da ação, sendo R$ 3 mil para o 1º lugar; R$ 2 mil para o 2º; e R$ 1 mil para o 3º colocado. Os vencedores vão ser escolhidos por votação popular e o resultado será divulgado no dia 17 de janeiro de 2024. (Foto: SCPMP)

Continuar Lendo

Cotidiano

Árvore de Natal do ParkShoppingBarigüi encanta ao cair da noite em Curitiba

Publicado

em

O Parque Barigui, conhecido por sua beleza natural, ganha um destaque especial nesta época natalina com a presença da maior árvore de Natal da cidade, uma imponente estrutura de 22 metros que tem patrocínio do ParkShoppingBarigüi e se destaca tanto durante o dia quanto à noite.

Com suas 54 mil luzes de LED verdes, a árvore se transforma em um espetáculo luminoso à noite. A gigantesca árvore não passa despercebida e se torna um ponto obrigatório para quem busca cenários encantadores para selfies e registros fotográficos em redes sociais.

Patrocinada pelo ParqueShoppingBarigüi, a árvore de Natal fica em uma ilha artificial no lago e é uma das atrações mais procuradas pelos amantes de lugares “instagramáveis” no roteiro do Natal de Curitiba.

Reflexos Mágicos no Lago

Ao cair da noite, a imagem da gigante verde se reflete de maneira deslumbrante na água do lago, criando um ambiente mágico e proporcionando oportunidades únicas para capturar lindas imagens. A atmosfera festiva e as luzes vibrantes fazem da árvore de Natal do Parque Barigui um cenário perfeito para celebrar a temporada natalina.

Show de Drones Luminosos

Para deixar a experiência ainda mais sensacional, um espetáculo de drones luminosos ao redor da bela estrutura está programado para acontecer no dia 7 de dezembro, às 19h30. Essa apresentação promete ser um complemento fascinante à atmosfera natalina, proporcionando um espetáculo visual único para moradores e visitantes. Em caso de chuva o show de drones será adiado.

Mais duas atrações

Além da árvore de Natal do ParkShoppingBarigui, o Parque Barigui reúne duas outras atrações gratuitas para moradores e turistas.  O Caminho de Luz da Ligga é um circuito a pé e para ciclistas com 12 pórticos de sete metros de altura com elementos vazados e iluminação especial, criando um clima perfeito nas noites da programação do Natal até o dia 7 de janeiro.

O público ainda pode assistir o espetáculo Encontro de Emoções, da Fundação Cultural de Curitiba. As apresentações estão programadas para as terças, quartas e quintas, sempre às 19h30. Nas sextas, sábados e domingos, as sessões acontecem às 19h30 e 21h. O espetáculo encerra 23 de dezembro.

(Pedro Ribas/SMCS)

Continuar Lendo

Tendência