Notícias

Bandeira Laranja – Prefeitura de Curitiba reforça medidas para contenção da covid-19

Publicado

em

Em decorrência do novo cenário da pandemia em Curitiba, a Prefeitura está reforçando medidas de controle da covid-19 por meio de um novo decreto, ampliação da fiscalização e reorganização da rede de saúde (com ampliação de novos leitos).

As medidas estabelecidas pelo Decreto 1600/202 valem a partir de sua publicação, nesta sexta-feira (27/11), e têm duração de sete dias, podendo ser modificadas antes deste período em caso de necessidade.

A bandeira indicativa do nível de alerta contra covid-19 passa de amarela para laranja (risco médio).

O que muda

O novo decreto suspende algumas atividades, impõe restrições de horários ou limita a capacidade para outras (veja abaixo). Além disso, o documento recomenda que os estabelecimentos devem adequar o expediente dos seus trabalhadores aos horários de funcionamento definidos pela administração municipal e priorizar a substituição do regime de trabalho presencial para o teletrabalho, trabalho remoto ou outro tipo de trabalho à distância, quando possível.

Também está recomendada a suspensão da circulação de pessoas e de reuniões no período das 23 horas às 5 horas para reduzir a contaminação e a propagação do novo coronavírus, resultante das aglomerações que vem ocorrendo neste período, principalmente por jovens.

A recomendação é um reforço para que as pessoas se conscientizem da importância da colaboração nas medidas de combate à covid e não se aplica a deslocamentos em razão do trabalho ou casos de urgência.

O funcionamento dos parques e praças fica condicionado ao cumprimento de protocolo específico, determinado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Nos parques, fica permitida exclusivamente a prática de atividades físicas individuais com uso de máscaras.

O descumprimento das medidas restritivas será punido nos termos do Código de Saúde de Curitiba. O infrator também estará sujeito às penalidades previstas no Código de Posturas, incluindo a cassação do alvará de funcionamento pelo período que durar a pandemia.

Ações

Desde que a pandemia do novo coronavírus voltou a ganhar força estão sendo tomadas medidas para conter o avanço e oferecer atendimento à população. De sexta-feira (20/11) até essa quinta (26/11) foram abertos na cidade 126 leitos SUS exclusivos para covid, sendo 51 de UTI e 75 de enfermaria.

Na sexta (20/11), também, a Prefeitura reuniu representantes de 20 setores econômicos e da sociedade civil e pediu a participação de todos para que os locais de circulação de pessoas respeitem as medidas dos protocolos sanitários contra a covid-19. “Não adianta o poder público fazer a sua parte se não houver mais colaboração de todos”, destacou no encontro o secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur.

Pressão

As medidas tomadas nesta sexta têm o objetivo de barrar a evolução da covid-19 na cidade, haja vista o crescimento exponencial de casos da doença nas últimas semanas – com a consequente pressão sobre o sistema de saúde, que precisa ter assegurada sua capacidade de atendimento.

A taxa de ocupação das UTIs SUS para covid-19 está em 94% nesta quinta-feira. Já a taxa de transmissão está em 1,28 – o que significa que cada grupo de 100 pessoas infectadas transmite a doença para outras 128. Para evitar a evolução da doença esse índice precisa ficar abaixo de 1.

Atividades suspensas (independentemente do local de realização, inclusive os residenciais)

  • Estabelecimentos destinados ao entretenimento, a eventos sociais e atividades correlatas em espaços fechados, tais como casas de festas, de eventos ou recepções, incluídas aquelas com serviços de buffet, bem como parques infantis e temáticos.
  • Estabelecimentos destinados a eventos técnicos, mostras comerciais, congressos, convenções, entre outros eventos de interesse profissional, técnico e/ou científico.
  • Bares, casas noturnas e atividades correlatas.
  • Estão vedadas as concessões de licenças ou alvarás para a realização de eventos de massa, assim definidos na Resolução n.º 595, de 10 de novembro de 2017, da Secretaria da Saúde do Paraná.
  • Está vedada a realização de encontros e confraternizações de grupos corporativos. As confraternizações devem se restringir a pessoas do mesmo grupo familiar, que residam no mesmo domicílio.

Atividades com restrição de horário e/ou modalidade de atendimento

  • Atividades comerciais de rua não essenciais, galerias e centros comerciais: das 9 às 20 horas, em todos os dias da semana.
  • Shopping centers: das 8 às 22 horas, em todos os dias da semana.
  • Restaurantes e lanchonetes: das 6 às 22 horas, em todos os dias da semana, inclusive na modalidade de atendimento de buffets no sistema de autosserviço (selfservice).
  • Circos, teatros, cinemas e museus: das 6 às 22 horas, em todos os dias da semana, ficando proibido o consumo de produtos alimentícios e de bebidas pela plateia. A capacidade máxima de ocupação não deve ultrapassar 50% da capacidade de público.
  • Feiras de varejo e feiras livres: das 6 às 22 horas, em todos os dias da semana.
  • Nos estabelecimentos acima citados é permitida música ao vivo, mas fica proibido o funcionamento de pista de dança. Também deve ser observada a capacidade máxima de ocupação que garanta o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas.

Atividades que devem funcionar com 50% da capacidade

  • Hotéis, resorts, pousadas e hostels.

Atividades que devem funcionar com 50% da capacidade e restrição de horário

  • Serviços de call center e telemarketing: a partir das 9 horas, exceto aqueles vinculados aos serviços de saúde ou executados em home office. (Fonte: ACPMC)

Notícias

Vem aí o Pinhais Beer Pork

Publicado

em

Tem evento novo na área! O segundo fim de semana do mês de novembro vai ser movimentado em Pinhais. Nos dias 9 e 10 vai acontecer a 1ª edição do Pinhais Beer Pork. Organizado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semde), via Divisão de Turismo, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais (Acipi), o evento será realizado no Espaço Boulevard, do Parque das Águas, a partir das 10h.

O Pinhais Beer Pork vai receber os amantes de uma boa música, de gastronomia de qualidade (com ênfase em iguarias feitas com carne de porco, como o próprio nome do evento já sugere), de uma boa cerveja artesanal (proporcionada pelas cervejarias da Rota da Cerveja Artesanal), exposição de carros e motos, além de um espaço kids (com oficinas e camarim de pintura).

Confira a programação:

Sábado (9)

10h-12h: Dj Darlanzzinho

12h30-14h30: Railroad Band

15h-17h: Dr. Smith

17h30-19h30: Super Saiyajeans – Mamonas Assasinas Cover

20h-22h: Audiostrada (U2, Bon Jovi, Guns e Rock Nacional)

Domingo (10)

10h-12h: Grupo na Boca do Mato (Samba)

12h30-14h30: Brazuca Trio

15h-16h30: Banda Kayenna (Reggae)

17h-18h30: Pinhalize (Reggae)

19h-21h: Boogie Night Rider (Flash Back)

Cervejarias Participantes (Rota da Cerveja Artesanal):

Coice da Mula

Oner

Sant Pauli

Lobos

Ovelha

Rubira

Way Beer

Yellow Bird

Serviço

Evento: Pinhais Beer Pork – Gratuito

Datas: 9 e 10 de novembro, a partir das 10h

Local: Espaço Boulevard, no Parque das Águas – Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel, esquina com a Estrada Ecológica. (Fonte: SCPMP)

Continuar Lendo

Notícias

Paraná é terceiro estado que mais gerou empregos no País entre janeiro e setembro

Publicado

em

O Paraná foi o terceiro estado do País e o primeiro da Região Sul que mais gerou novos postos de trabalho em 2024 no acumulado entre janeiro e setembro. Foram 152.898 vagas abertas, diferença entre 1.556.854 admissões e 1.403.956 demissões no período. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na quarta-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O Paraná ficou atrás somente de São Paulo (561.042) e Minas Gerais (204.187) no acumulado do ano, estados bem mais populosos. Na sequência, aparecem Rio de Janeiro em quarto lugar (139.378) e Santa Catarina na quinta posição (129.553). O estoque de empregos paranaense, referente a quantidade total de vínculos celetistas ativos, é de 3.244.299, o quarto maior do País.

No ano, os setores que mais contrataram no Paraná foram o de serviços (saldo de 77.750), indústria (37.544), construção (19.066) e comércio (17.805). Na agropecuária foram 739 novos postos de trabalho criados. Entre os subsetores, o de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas foi o com maior número de postos gerados, com saldo de 38.624

O secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, destaca que as capacitações gratuitas ofertadas pelo Estado têm formando mão de obra para atender o mercado de acordo com o desenvolvimento de cada setor da economia.

“O Paraná apresentou saldo positivo de novos empregos em todos os meses deste ano. Esse desempenho, além de refletir o sucesso das políticas adotadas pelo governo para a promoção do emprego e renda no Estado, também direciona para o aprimoramento de ações de empregabilidade, em especial o incentivo que hoje é dado ao trabalhador para que ele busque o aperfeiçoamento profissional”, afirmou.

SETEMBRO – Somente no mês de setembro, o Paraná gerou 14.828 novos postos de trabalho com carteira assinada, 67% a mais que as 8.877 vagas criadas no mesmo mês de 2023. O saldo deste ano é a diferença entre as 165.300 admissões e 150.472 desligamentos no período.

Foi também o melhor resultado da região Sul do País. Santa Catarina registrou saldo de 13.074 vagas no mês, enquanto que o Rio Grande do Sul criou 10.238 empregos. Em nível nacional, o Paraná ficou atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Alagoas e Bahia.

Todos os setores registraram saldo positivo no mês, à exceção da agropecuária (-98 vagas). O setor de serviços foi o que mais gerou empregos, com 7.410, seguido pela indústria (3.096), comércio (2.375) e construção (2.045). (AEN/Foto: Gilberto Abreu)

Continuar Lendo

Notícias

Prefeitura de Pinhais lança a campanha Natal Solidário 2024

Publicado

em

As crianças da Escola Municipal José Brunetti Gugelmin se reuniram na quadra da escola na manhã de quarta-feira (23) para o lançamento da campanha Natal Solidário de 2024. A iniciativa da Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) e instituições voluntárias, visa a arrecadação de brinquedos para as crianças em vulnerabilidade social do município.

Com pontos de coleta em todos os prédios públicos e estabelecimentos parceiros, os brinquedos doados pela comunidade serão entregues no dia 13 de dezembro, no evento do Dia da Família, no Centro da Juventude. Esta é a 16ª edição da campanha que, no ano passado, arrecadou mais de 1.800 brinquedos para fazer mais feliz o Natal das crianças atendidas nos serviços da Semas.

O lançamento do Natal Solidário deste ano conta com a participação especial da nova mascote, Natalina, cujo nome foi escolhido pela população por meio de enquete nas redes sociais da prefeitura. A chegada da mascote, uma sorridente árvore de Natal, agitou as crianças no evento, reforçando a importância da solidariedade durante as festividades tradicionais de final de ano.

A prefeita Rosa Maria anunciou o início da campanha às crianças, ressaltando a importância de doar. “Nenhuma criança merece passar o Natal sem um brinquedo. O Natal significa ajudar, contribuir com os outros. E quando nós ajudamos as pessoas, somos mais felizes. Quero agradecer a todos os professores, equipes da Assistência Social e todos os parceiros, que são fundamentais. Vamos fazer o maior Natal Solidário de todos”, finalizou.

Duas crianças alunas da E. M. José Brunetti Gugelmin, vestidas de papai e mamãe Noel, fizeram as primeiras doações à campanha, com uma entrega simbólica ao lado da mascote Natalina e autoridades presentes.

Também participaram do evento de lançamento a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, o secretário de Segurança e Trânsito, Alfredo Moreno; o 1º Ten. e Comandante da 3ª Cia do 6º Batalhão Bombeiro Militar de Pinhais, Roberson Costa Spagnol; Jones Marlow, da igreja Luterana de Pinhais; Carla e Patrícia, do Colégio Aventista; e Mariana e Wilson, da Asepi.

Serviço: A campanha Natal Solidário arrecada brinquedos novos ou em bom estado para as crianças em vulnerabilidade social atendidas pela Secretaria de Assistência Social de Pinhais. Os pontos de coleta estão disponíveis nos prédios públicos e estabelecimentos parceiros. ( Foto: SCPMP)

Continuar Lendo

Tendência