Turismo e Lazer

Teatro Guaíra celebra Dia da Dança com vídeo especial sobre isolamento

Publicado

em

O Balé Teatro Guaíra lançou nesta quarta-feira (28) um vídeo para celebrar o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril (quinta-feira). “Variações sobre a Mesa” é a mais nova criação do BTG, realizada a distância. A ideia é mostrar que os profissionais passam o dia todo pensando juntos na dança, ainda que estejam separados fisicamente. No total, foram mais de 200 horas de trabalho entre criação coreográfica, filmagem e edição.

O plano inicial da equipe era retomar as gravações presenciais no palco do Guairão, o que precisou ser adiado em função das restrições no final de março. O grupo então decidiu criar um vídeo que levasse para casa das pessoas um momento de alegria e descontração para este tempo estressante e difícil.

“Tentamos mostrar como a dança pode ser uma aliada nesse momento. Nós já acordamos querendo dançar, estamos fazemos isso de forma virtual, nos adaptando e encontrando maneiras de estarmos juntos ainda que não fisicamente e de continuarmos levando a nossa arte ao público”, diz Paula Sousa, bailarina e coreógrafa do projeto.

Os materiais escolhidos para a criação da coreografia também foram objetos que qualquer pessoa pudesse ter em casa, por isso a mesa e a xícara de café assumem um papel de destaque. A dança ocorre em um espaço restrito, o que também reflete o isolamento. O roteiro e direção são de Eunice Oliveira e a edição de Alan Raffo.

O processo de criação coreográfica e ensaios ganham desafios adicionais quando feitos de forma virtual. Paula explica que os bailarinos precisam se adaptar às instabilidades da internet, mudança da velocidade do som e vídeo, enquadramento da câmara e solidão na hora de dançar, o que faz com que o processo de ensaio seja completamente diferente daquele do ambiente presencial. Depois disso, cada bailarino gravou sua parte em sua própria casa a partir de diferentes ângulos para se chegar ao resultado final. (Foto: Teatro Guaira/Por AEN)

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo e Lazer

IAT autoriza reabertura de quatro Unidades de Conservação que permaneciam com restrições

Publicado

em

O Instituto Água e Terra (IAT) autorizou a reabertura de quatro Unidades de Conservação (Ucs), que ainda tinham restrições de visitação, para atividades individuais como caminhada, corrida e exercícios. Agora são 24 espaços abertos à visitação.

Com a Portaria número 313/2021, emitida pelo órgão, agora recebem visitantes o Parque Estadual de Ibiporã (Norte do Paraná); o Parque Estadual Mata São Francisco (Cornélio Procópio, Norte); o Parque Estadual de Campinhos (Tunas do Paraná, Região Metropolitana de Curitiba); e a Estação Ecológica do Caiuá (Diamante do Norte, Noroeste).

A Portaria também define o retorno de 100% da capacidade de visitação nos parques. De acordo com o documento, elas podem funcionar das 8 horas às 17 horas, porém os bebedouros permanecem interditados e continuam proibidos os acampamentos e fogueiras, e também o comércio nas dependências dos parques.

De acordo com o diretor de Políticas Ambientais da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e diretor do Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, ainda é obrigatório o uso de máscaras por todos os frequentadores e colaboradores, e o limite de capacidade deve ser respeitado.

“A pandemia ainda exige cuidados e precisamos da colaboração de todos. Sabemos que há muita procura desses locais para lazer, especialmente durante um feriado prolongado, mas pedimos a compreensão para que o passeio seja feito com segurança”, disse. Além disso, ele reforça, é fundamental que os visitantes não ingressem nos parques por entradas clandestinas. “O acesso às nossas Unidades de Conservação deve ser feito somente pelas portarias oficiais”.

INTERDITADO  Apenas o Caminho do Itupava, atrativo do Parque Estadual Serra da Baitaca, permanece fechado para visitação devido às obras de reparos na trilha.

FERIADO – Durante o feriado prolongado, as Unidades de Conservação abrem todos os dias, até mesmo nas terças-feiras, em que normalmente ficam fechadas para manutenção. (Foto: Alessandro Vieira/SEDEST) AEN

Foto: Daniel Dalagassa

Continuar Lendo

Esportes

Amigos do Mountain Bike de Curitiba em QB

Publicado

em

Quatro Barras recebeu no domingo o grupo Amigos do Mountain Bike de Curitiba.  As belezas naturais da mata atlântica, ar puro e clima agradável, fizeram parte da paisagem do percurso percorrido pelo grupo que às 11h já tinha pedalado 45 quilômetros.

Após o registro seguiram pedalando rumo ao Morro do Anhangava!   

Foto: Face da Notícia

Continuar Lendo

Turismo e Lazer

Parques estaduais do Paraná ficam abertos durante feriado prolongado

Publicado

em

Durante o feriado prolongado do Dia da Independência, na próxima semana, todos os Parques Estaduais do Paraná permanecerão abertos para visitação. Apenas o Caminho do Itupava, atrativo do Parque Estadual Serra da Baitaca, permanece fechado para visitação devido às obras de reparos na trilha.

As Unidades de Conservação (UC’s) seguem a restrição de 50% da capacidade, em respeito às normas de prevenção da pandemia da Covid-19. Também é necessário manter os cuidados para evitar a proliferação do vírus, conforme a Portaria IAT nº 006/2021.

“É preciso que as pessoas que querem visitar os parques tomem os devidos cuidados, liguem para as unidades e verifiquem se a capacidade de carga não está atingida para garantir a segurança de todos”, explicou o diretor de Políticas Ambientais da Sedest e diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.

O diretor alerta, ainda, sobre a entrada nas unidades, que deve ser feita apenas pela portaria oficial.

Nas terças-feiras, os Parques Estaduais normalmente fecham para manutenção, porém neste feriado eles funcionarão normalmente para atender o anseio dos turistas que procuram lazer na natureza.

CUIDADOS – Conforme a determinação da Portaria, é obrigatório o uso de máscaras por todos os frequentadores e colaboradores. Também são disponibilizados álcool em gel nas portarias e é preciso que a população respeite as regras de distanciamento social, proibição de acampamento e práticas esportivas. Os equipamentos de uso comum, como bebedouros, estão interditados e é proibido o comércio de alimentos dentro dos Parques.

Confira abaixo a lista de Unidades de Conservação com suas capacidades de visitação:

Parque Estadual Pico do Marumbi

50 visitantes/dia

Parque Estadual Rio da Onça

175 visitantes/dia

Parque Estadual Serra da Baitaca

116 visitantes/dia no Anhangava – 166/dia e 166 visitantes/dia no Pao de Loth

Parque Estadual do Monge

500 visitantes/dia

Parque Estadual de Vila Velha

407 visitantes/dia nos Arenitos; 159 visitantes/dia nas Furnas; e 279 visitantes/dia na Lagoa Dourada.

Parque Estadual do Cerrado Cerrado

20 visitantes/dia no Cerradinho; e 25 visitantes/dia no atrativo Cachoeira.

Parque Estadual do Guartelá

85 visitantes/dia no Mirante; 40 visitantes/dia na Cachoeira; e 40 visitantes/dia nas Formações Ruiniformes.

Parque Estadual de Ibicatu

175 visitantes/dia

Parque Estadual Pico do Paraná

100 visitantes/dia

Ilha do Mel (PE Ilha do Mel, ESEC Ilha do Mel e Áreas de Ocupação)

2.500 visitantes em pernoites + 1.500 visitantes/dia

Monumento Natural Salto São João

100 visitantes/dia

Foto: Pico do Paraná, Campina Grande do Sul

Foto: Denis Ferreira Netto

Continuar Lendo

Tendência