Cidades

Com 100 dias de governo, Pinhais registra importantes avanços

Publicado

em

A gestão da prefeita Marli Paulino e da vice-prefeita Rosa Maria, chega a 100 dias de governo. Esse é um marco e, apesar dos primeiros meses de 2021 terem sido repletos de desafios por conta da pandemia do Coronavírus, o município já realizou diversas ações. Mesmo diante do momento difícil, o município já investiu mais de 16 milhões em diversas ações e projetos empreendidos nesses primeiros 100 dias da gestão.

“Temos enfrentado um período muito difícil. A questão da saúde é prioridade neste momento, por conta da pandemia. Nossas equipes buscam incansavelmente trabalhar em todas as frentes para combater esse vírus e suas consequências. Mas, em paralelo, a prefeitura não parou. Temos dado andamento aos projetos propostos em nosso plano de governo para que possamos melhorar ainda mais a qualidade de vida em Pinhais”, destaca a prefeita Marli Paulino.

Confira as principais ações:

Saúde

  • Custeado integralmente pela Prefeitura, a 7ª edição do Mutirão da Saúde irá retirar cerca de 5 mil pessoas da fila de espera por especialidades, desta vez  voltado às áreas de urologia, proctologia e coloproctologia.

  • Um grande passo também foi o início do planejamento da construção do Hospital Municipal de Pinhais, com UTI. Nos primeiros meses de 2021, foi constituído um Comitê Gestor que alinha as decisões.

  • Outra ação importante é a construção da nova Unidade Básica de Saúde Perdizes, que já tem avançado. A construção está em fase de licitação, a região ganhará uma nova unidade com clínica de odontologia para atender moradores.

Segurança

  • A criação da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito era uma demanda crescente em Pinhais e já foi instalada nos primeiros dias da gestão.

  • Foi ampliado o número de viaturas e armamentos, e o grupo especial da Guarda Municipal recebeu novo fardamento.

  • Definição do Sistema para Implantação da Muralha Digital.

  • Futuro convênio com o Detran-PR para que este seja municipalizado.

  • Em fase de implantação, a GM especializada terá como foco a Lei Maria da Penha e proteção das mulheres em situação de medida protetiva

  • Instalação de botão de pânico nas escolas para oferecer mais segurança
    à comunidade escolar.

Educação

  • Mesmo com aulas suspensas, a Secretaria de Educação não parou. Entre as adaptações a alimentação escolar foi transformada em um kit de alimentação, fornecido mensalmente às famílias.

  • Reforma e ampliação da Escola Clementina Cruz; novo CMEI Vinicius de Moraes que já começou a ser construído; reforma e ampliação da Escola Municipal José Brunetti Gugelmin.

Obras

  • Uma obra muito aguardada, que já está em andamento, é a modernização da Rua Manoel Bandeira. Uma importante via de ligação entre os bairros Pineville, Vargem Grande e Weissópolis.

  • Um grande programa de calçadas vem sendo implantado em Pinhais. Nesta gestão a previsão é concluir aproximadamente 100 km de calçamento por toda a cidade.

  • Pinhais tem sido referência na implantação de tecnologia em prol dos seus cidadãos. Na iluminação pública, o trabalho de implantação das lâmpadas com tecnologia LED nas ruas da cidade foi intensificado. Só em 2021 já foram modernizados mais de 200 pontos com lâmpadas LED.

  • Já em andamento também a ampliação do programa de ciclovias e ciclofaixas

  • Outra obra que vai melhorar a mobilidade urbana da cidade é o novo binário Vargem Grande/ Pineville, com ligação das Ruas Manoel Bandeira com a Cairo, o qual já começou a ser executado.

Assistência Social

  • Os CRAS vem prestando atendimento contínuo às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. Um dos principais serviços é a entrega de cestas básicas e a concessão do benefício do Cartão Alimentação.

  • Outra ação desenvolvida pela Assistência Social, é o cuidado com os idosos. Neste período, as atividades presenciais estão suspensas, mas a Secretaria tem realizado atividades e encontros online para continuar acolhendo os idosos.

  • Construção da piscina do Centro de Convivência do Idoso – CCI que também é uma promessa, e tem previsão de entrega ainda em 2021.

Urbanismo e Procuradoria

  • Revisão do novo Plano Diretor que está na etapa de consulta à população, indicando o que pode ser melhorado na cidade nos próximos dez anos.

  • A Implantação do Plano de Mobilidade Urbana também já está sendo executada, com previsão de finalização ainda em 2021.

  • Mudança na aprovação de projetos de engenharia para executar esse serviço de forma digital, agilizando e simplificando todo o processo.

  • Regularização Fundiária, com a modalidade de regularizar a parte ideal em condomínio de lote, dando mais efetividade  à Lei de Regularização de Edificações já existente.

Desenvolvimento Econômico

  • Criação do Programa Superação para recuperação das atividades econômicas, com diversas ações, como atração de investimentos, facilidade na abertura de empresas, Fundo para liberação de empréstimos, entre outros.

  • Mudança do endereço da Criarte – Cooperativa de Criações Artesanais de Pinhais, que já está atendendo no Bosque Municipal de Pinhais.

Finanças

  • Como parte do Orçamento Participativo, já em 2021 o município iniciou a Coleta de Sugestões do Plano Plurianual e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2022, deixando permanente a coleta de sugestões on-line.

Meio Ambiente

  • Implantação de Ecopontos, na Secretaria de Meio Ambiente, com o objetivo da destinação correta aos materiais não mais usáveis e que são comumente jogados em rios, terrenos baldios ou em vias públicas.

  • Outra novidade é a implantação de Unidade Móvel de Proteção Animal, para prestar atendimento médico veterinário a animais em situação de rua.

  • O Centro de Castração está em fase final de construção e será entregue ainda este ano.

Esporte e Lazer

  • Ampliação, construção, reforma e manutenção dos espaços esportivos; modernização de praças, com novos brinquedos para crianças, inclusive brinquedos acessíveis.

  • Reforma geral e ampliação do Ginásio Poliesportivo Perdizes.

  • Reforma e revitalização do Centro de Esportes Unificados, no Bairro Weissópolis.

Administração

Como parte das ações implementadas este ano, o Vale Alimentação se tornou permanente, bem como os salários e reajustes dos servidores municipais sendo mantidos em dia, e a já reconhecida liquidez e pagamentos em dia dos fornecedores.

Governo

O contato com os diferentes setores da cidade, como por exemplo, os empresários, tem sido fundamental para preservar o diálogo em relação à tomada de decisões do que se refere ao enfrentamento da pandemia. Outro fator importante se refere à comunicação oficial das ações da Prefeitura, especialmente sobre a pandemia e a imunização da população. A transparência nos dados e uma comunicação efetiva tem colocado o município em destaque, quando se trata de índices de transparência.

Para além das ações do plano de governo, o município tem trabalhado paralelamente em outras frentes. Como é o caso do plano de vacinação, contra a Covid-19, que foi estruturado no município para aplicar de forma ágil todas as vacinas recebidas.

Podemos citar também a contínua limpeza dos rios, novo asfalto nas ruas do Jardim Karla, obras na Marginal da Avenida Jacob Macanhan, nova praça na Av. Jacarezinho, sanitização e limpeza das ruas, para evitar a proliferação do coronavírus e blitzes sanitárias. Todas estas ações demonstram o compromisso que a administração municipal tem com a população de Pinhais, e que mesmo em meio a um cenário desafiador, todas as áreas estão recebendo atenção. (Foto: Roberto Dziura Jr)

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeito Marquinhos conclui 100 dias de gestão com foco em áreas prioritárias e na reestruturação da gestão

Publicado

em

Foi com foco nas áreas prioritárias e na reestruturação organizacional que o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, completou os primeiros 100 dias de gestão. Com objetivo de fazer um mandato voltado ao cuidado das pessoas, ele implementou ações imediatas em áreas sensíveis, como a saúde, educação e infraestrutura. Além disso, realizou uma reforma administrativa que não ocorria desde 2013, ano de sua primeira gestão à frente o Executivo.

Em seu inédito terceiro mandato, buscou reorganizar a administração e adequá-la à realidade atual. “Uma cidade nunca está pronta, e temos a certeza de que os problemas que herdamos em 2013 não são os mesmos de agora. Por isso, essa reestruturação é necessária para enfrentarmos os desafios atuais sem esquecer o que já fizemos. Também priorizamos a implementação de ações em áreas essenciais que impactam diretamente a vida da população”, destacou.

CONFIRA AS PRINCIPAIS AÇÕES

SAÚDE

– Restruturação da Secretaria Municipal de Saúde com a nomeação de servidores de carreira em todos os cargos de gestão;

– Reabertura dos dispensários de medicamentos das unidades de saúde Elfride Miguel, Wanda Mallman, João Airdo Fabro e Osmar Pamplona. Nos 100 dias, foram realizados 6940 atendimentos.

– Descentralização dos atendimentos com a implantação dos Ambulatórios nos bairros Jardim dos Estados, Jardim Tropical, Planta Suburbana e Vila Militar;

– Retomada dos Agendamentos dos Exames Laboratoriais nas Unidades de Saúde;

– Implantação Central de Atendimentos por meio do whatsapp na Divisão de Regulação em Saúde;

– Implantação Central de Atendimentos por meio do whatsapp no Serviço de Transporte Sanitário;

– Implantação dos exames de eletrocardiogramas no Centro de Especialidades de Piraquara – CESP;

– Realização dos mutirões de Dermatologia e Oftalmologia para atendimento da fila de pacientes;

– Reposição do quadro de profissionais da Atenção Básica com a contratação de 24 novos profissionais convocados de concurso público;

– Implantação de novo fluxo para dar maior agilidade no Departamento de Marcação de Consultas;

– Execução de manutenção interna e ambientação na UPA 24h;

EDUCAÇÃO

– Recomposição do quadro funcional das Escolas, CMEIs e CMAIEs com a contratação de 45 professores, 09 secretários escolares, 03 assistentes sociais, 01 psicólogo por meio de concurso público;

– Ampliação de vagas com a criação de mais 540 na Educação Infantil, 248 em Tempo Integral e 36 na Educação de Jovens e Adultos.

– Ampliação das equipes Pedagógica da Educação Especial e Técnica do Departamento de Nutrição Escolar, além da implantação de uma Equipe Multiprofissional;

– Valorização dos profissionais da Educação, com a implantação de gratificação para os secretários escolares e o anúncio do cumprimento do Piso Salarial do Magistério: Residual de 2023 de 3,46%, Índice de 2025 de 6,27%

Também foram retomados projetos de melhorias nas instituições de ensino e feita a revisão de obras em andamento, como a construção do novo CMEI Cantinho do Brincar, no Guaritubinha.


INFRAESTRUTURA

– Reorganização operacional com ampliação das equipes de trabalho que atuam nas ruas do município;

– Recuperação da frota, equipamentos e maquinários pesados;

– Criação de nova estrutura para atendimento de demandas específicas como a Conservação de Parques e Jardins; Divisão de Estradas Rurais e Manutenção de Cemitérios;

– Ampliação das equipes de coleta de poda verde;

– Retomada e ampliação das ações preventivas de ronda noturna e recuperação do parque de iluminação pública;

– Retomadas as ações preventivas de combate a enchentes com a limpeza e manutenção das áreas de fundo de vale, Vila Fuck, travessias da linha férrea, do canal do Bela Vista e canal extravasor do Guarituba;

– Revitalização viária das ruas Mararupá e Francisco Leal, com serviços completos de fresagem, recomposição da base e novo revestimento em CBUQ;

– Operação emergencial de tapa-buracos na Pastor Adolfo Weidmann e outras vias de grande circulação no Município;

– Manutenção periódicas das vias rurais, canteiros centrais, rotatórias e passeios;

– Reestruturação e reorganização das equipes de manutenção do Parque das Águas através da ampliação de mão de obra de apenados oriundos do convenio de reinserção Social SESP/DEPEN.

DESENVOLVIMENTO URBANO

– Garantia de manutenção dos atendimentos em departamentos essenciais, como de Urbanismo, Licenciamento e Fiscalização e Regularização Fundiária e Habitação Social, totalizando mais de 700 atendimentos;

– Reestruturação da Superintendência de Projetos e Obras com a contratação de 04 Engenheiros, 03 Arquitetos, 02 estagiários e realocação de 04 fiscais de trecho. Total início da gestão: 9 servidores. Total após 100 dias: 21 servidores. Crescimento de 133,33% da equipe;

– Revisão de projetos e obras herdadas em andamento;

MEIO AMBIENTE

– Estruturação física e administrativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente;

– Criação da Superintendência de Educação Ambiental e Bem Estar Animal;

– Garantia de manutenção ininterrupta dos atendimentos em departamentos essenciais, como Bem-estar e Proteção Animal, Licenciamento Ambiental, Educação Ambiental, Saneamento e Fiscalização, totalizando mais de 1.400 atendimentos;

– Mais de 427 castrações entre felinos e cães, por meio do Castrapet e do serviço contratado pela Secretaria Meio Ambiente;

ASSISTÊNCIA SOCIAL

– Reorganização do Centro do Abrigo com a reestruturação do espaço físico e administrativo, além da otimização dos processos de acolhimento para garantir melhores condições aos usuários e profissionais;

– Execução de melhoria estrutural e funcional do CISA Macedo e início da revitalização do CISA Betonex, incluindo pintura e adequação dos espaços;

– Ampliação da Oferta de Almoço no Centro POP, com a oferta do serviço para atendimento aos finais de semana, garantindo alimentação digna e contínua para a população em situação de rua;

– Valorização dos Profissionais, com a revisão das gratificações para coordenadoras das unidades da Secretaria e aumento da gratificação para servidores do acolhimento de crianças e adolescentes e do Centro POP;

– Criação da Direção de Gestão do Trabalho, responsável para gestão de recursos humanos e a promoção de formação continuada para valorização e aperfeiçoamento dos servidores;

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

– Reestruturação administrativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com implantação de setores específicos para o atendimento das novas demandas da cidade como Empreendedorismo Feminino e Promoção Comercial, por exemplo;

– Diagnóstico das necessidades para criação do programa de fortalecimento e estruturação das feiras municipais; 

– A Agência do Trabalhador de Piraquara prestou mais de 2800 atendimentos para cadastros novos, Seguro Desemprego e encaminhamentos para entrevistas de trabalho;

– Mais de 40 empresas foram visitadas, de diferentes ramos, para captação de vagas de emprego e realização de mutirões por meio da Agência do Trabalhador;

– Manutenção de parcerias com o SEBRAE-PR, SENAC e FECOMÉRCIO para manutenção dos cursos e formações ofertadas gratuitamente para população;

– Reestruturação administrativa da área do Turismo com a criação do Superintendência de Turismo e Desenvolvimento Econômico e reorganização no Departamento;

CULTURA, ESPORTE E LAZER


– A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer esteve presentes em todos os eventos do município que envolveram a população nos 100 primeiros dias como as festividades dos 135 anos de Piraquara, Dia Internacional da Mulher, Pré-Carnaval e PCPR na Comunidade;

As atividades esportivas e culturais regulares nos equipamentos públicos tiveram continuidade com atendimento de mais de 900 alunos em diferentes modalidades;

As políticas públicas culturais foram fortalecidas com a realização da IV Conferência Municipal de Política Cultural e o III Encontro do Patrimônio Cultural, Histórico e Natural de Piraquara, além da 1ª Edição da Roda Poética para o ano de 2025;

Também foi feito o levantamento de todas as praças e espaços de esporte e lazer do município para o diagnóstico da real situação e planejamento para manutenções; 

REFORMA ADMINISTRATIVA E NOVAS CONTRATAÇÕES

– A estrutura organizacional da Prefeitura de Piraquara passou por uma modernização após 12 anos. Para aprimorar os serviços e o atendimento, foram extintos setores desusados e criados novos de acordo com as atuais necessidades da população;

– Neste período, também foram convocados mais de 70 servidores por meio de concurso público para reforçar o quadro funcional, além de 301 estagiários;
 
– Foram criadas estruturas próprias para o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas da Mulher, Segurança Pública, Cultura e Igualdade Racial, Comunicação e de portes e Lazer. (Da assessoria/foto: divulgação)

Continuar Lendo

Cidades

Paraná antecipa início da vacinação contra a gripe para a próxima terça-feira

Publicado

em

 

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) iniciou nesta quinta-feira (27) a distribuição das 332 mil doses da vacina contra a gripe às 22 Regionais de Saúde. O imunizante, enviado pelo Ministério da Saúde, é para o início da campanha de vacinação em todo o Paraná, marcado para a próxima terça-feira (1º de abril). No Brasil, a campanha começa no dia 7 de abril.

“Aqui no Paraná estamos antecipando o início da campanha para dar celeridade ao processo e imunizar o maior número de pessoas. A sazonalidade da doença é determinante para essa antecipação. Esperamos atingir a maior cobertura vacinal possível”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A vacinação contra a Influenza deve ser feita em crianças a partir de seis meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Para os demais grupos prioritários, a vacinação contra a Influenza seguirá no modelo de campanha, o que inclui trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.

A vacina foi incorporada ao calendário nacional diferente de anos anteriores e pela primeira vez ficará disponível nas salas de vacinação de forma permanente. Com a mudança, a imunização desses grupos será realizada de forma contínua, ao longo do ano, e não mais apenas durante as campanhas sazonais.

As vacinas influenza trivalentes utilizadas neste ano deverão apresentar três tipos de cepas de vírus em combinação:  A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (B/linhagem Victoria). Cada frasco contém 10 doses de 0,5ml e pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e com outros medicamentos.

VACINAÇÃO – A vacinação tem o objetivo de minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de diminuir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.

O público-alvo para a vacinação da gripe no Paraná é de 4.931.410 pessoas. A meta é atingir, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação de rotina contra influenza: crianças, gestantes e idosos com 60 anos e mais.

No ano passado o Estado atingiu 58,93 % de cobertura vacinal dos grupos prioritários, e 75,01 % de cobertura dos povos indígenas vivendo em suas terras, e ficou em 4º no ranking de estados que mais vacinaram (3.447.319 doses), atrás de São Paulo (13.075.736 doses), Minas Gerais (6.422.449 doses) e Rio de Janeiro (3.926.506 doses).

“Começamos a campanha com este quantitativo, mas para a semana que vem já está prevista mais uma remessa de 844 mil vacinas para essa ação. Assim que as vacinas chegarem, nossas equipes cuidarão da logística para que cheguem o quanto antes aos municípios e avancemos na cobertura vacinal”, acrescentou o secretário.

CENÁRIO – O 2º Informe Epidemiológico de Monitoramento dos Vírus Respiratórios, publicado em março deste ano, registrou 50 casos e cinco óbitos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) por Influenza, sendo quatro óbitos por Influenza A(H1N1) e um óbito por Influenza B, referente aos casos 22 foram positivas para Influenza B. (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Continuar Lendo

Cidades

Referência em gestão, Luizão Goulart é anunciado como novo secretário de Administração do Governo Ratinho Jr

Publicado

em

Nesta terça-feira (24), o Governador Ratinho Júnior (PSD) anunciou o nome de Luizão Goulart, ex-prefeito de Pinhais e ex-deputado federal, para a secretaria de Estado da Administração e da Previdência.

“Sinto-me muito honrado com esse convite do Governador Ratinho Júnior, pois ele tem se tornado um grande líder e um excelente gestor, com uma política de trabalho muito parecida com a que implantamos em Pinhais, visando o desenvolvimento econômico, sustentável e social do nosso Estado”, destacou.

Embora seja novidade, o nome de Luizão Goulart já era amplamente comentado no ambiente político, especialmente por ter disputado recentemente uma difícil eleição para a Prefeitura de Curitiba e, além disso, por colher bons frutos de sua vasta experiência em gestão pública.

Segundo Luizão, esta será uma oportunidade importante para contribuir com a execução do dinâmico e ousado Plano de Governo da atual gestão.

Além de Luizão Goulart, Márcio Nunes, que estava na Secretaria de Turismo, assume a Secretaria de Agricultura, e Guto Silva, que estava à frente da Secretaria de Planejamento, é o novo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Cidades.

Novo secretário

Luizão Goulart, que, assim como o Governador Ratinho Júnior, nasceu em Jandaia do Sul e chegou à Região Metropolitana de Curitiba no final da década de 70. É formado pela Universidade Federal do Paraná em Filosofia e História. Tornou-se professor da Rede Pública Estadual e, por muitos anos, foi diretor de colégio. Ganhou notoriedade nacional após ser prefeito de Pinhais durante 8 anos, onde realizou uma gestão que atingiu aprovação recorde de 94%. Também foi deputado federal por 4 anos, destacando-se com a apresentação de projetos municipalistas e de cunho social. (Da Assessoria/Foto: Divulgação)

Continuar Lendo

Tendência