A gestão da prefeita Marli Paulino e da vice-prefeita Rosa Maria, chega a 100 dias de governo. Esse é um marco e, apesar dos primeiros meses de 2021 terem sido repletos de desafios por conta da pandemia do Coronavírus, o município já realizou diversas ações. Mesmo diante do momento difícil, o município já investiu mais de 16 milhões em diversas ações e projetos empreendidos nesses primeiros 100 dias da gestão.
“Temos enfrentado um período muito difícil. A questão da saúde é prioridade neste momento, por conta da pandemia. Nossas equipes buscam incansavelmente trabalhar em todas as frentes para combater esse vírus e suas consequências. Mas, em paralelo, a prefeitura não parou. Temos dado andamento aos projetos propostos em nosso plano de governo para que possamos melhorar ainda mais a qualidade de vida em Pinhais”, destaca a prefeita Marli Paulino.
Confira as principais ações:
Saúde
Custeado integralmente pela Prefeitura, a 7ª edição do Mutirão da Saúde irá retirar cerca de 5 mil pessoas da fila de espera por especialidades, desta vez voltado às áreas de urologia, proctologia e coloproctologia.
Um grande passo também foi o início do planejamento da construção do Hospital Municipal de Pinhais, com UTI. Nos primeiros meses de 2021, foi constituído um Comitê Gestor que alinha as decisões.
Outra ação importante é a construção da nova Unidade Básica de Saúde Perdizes, que já tem avançado. A construção está em fase de licitação, a região ganhará uma nova unidade com clínica de odontologia para atender moradores.
Segurança
A criação da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito era uma demanda crescente em Pinhais e já foi instalada nos primeiros dias da gestão.
Foi ampliado o número de viaturas e armamentos, e o grupo especial da Guarda Municipal recebeu novo fardamento.
Definição do Sistema para Implantação da Muralha Digital.
Futuro convênio com o Detran-PR para que este seja municipalizado.
Em fase de implantação, a GM especializada terá como foco a Lei Maria da Penha e proteção das mulheres em situação de medida protetiva
Instalação de botão de pânico nas escolas para oferecer mais segurança
à comunidade escolar.
Educação
Mesmo com aulas suspensas, a Secretaria de Educação não parou. Entre as adaptações a alimentação escolar foi transformada em um kit de alimentação, fornecido mensalmente às famílias.
Reforma e ampliação da Escola Clementina Cruz; novo CMEI Vinicius de Moraes que já começou a ser construído; reforma e ampliação da Escola Municipal José Brunetti Gugelmin.
Obras
Uma obra muito aguardada, que já está em andamento, é a modernização da Rua Manoel Bandeira. Uma importante via de ligação entre os bairros Pineville, Vargem Grande e Weissópolis.
Um grande programa de calçadas vem sendo implantado em Pinhais. Nesta gestão a previsão é concluir aproximadamente 100 km de calçamento por toda a cidade.
Pinhais tem sido referência na implantação de tecnologia em prol dos seus cidadãos. Na iluminação pública, o trabalho de implantação das lâmpadas com tecnologia LED nas ruas da cidade foi intensificado. Só em 2021 já foram modernizados mais de 200 pontos com lâmpadas LED.
Já em andamento também a ampliação do programa de ciclovias e ciclofaixas
Outra obra que vai melhorar a mobilidade urbana da cidade é o novo binário Vargem Grande/ Pineville, com ligação das Ruas Manoel Bandeira com a Cairo, o qual já começou a ser executado.
Assistência Social
Os CRAS vem prestando atendimento contínuo às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. Um dos principais serviços é a entrega de cestas básicas e a concessão do benefício do Cartão Alimentação.
Outra ação desenvolvida pela Assistência Social, é o cuidado com os idosos. Neste período, as atividades presenciais estão suspensas, mas a Secretaria tem realizado atividades e encontros online para continuar acolhendo os idosos.
Construção da piscina do Centro de Convivência do Idoso – CCI que também é uma promessa, e tem previsão de entrega ainda em 2021.
Urbanismo e Procuradoria
Revisão do novo Plano Diretor que está na etapa de consulta à população, indicando o que pode ser melhorado na cidade nos próximos dez anos.
A Implantação do Plano de Mobilidade Urbana também já está sendo executada, com previsão de finalização ainda em 2021.
Mudança na aprovação de projetos de engenharia para executar esse serviço de forma digital, agilizando e simplificando todo o processo.
Regularização Fundiária, com a modalidade de regularizar a parte ideal em condomínio de lote, dando mais efetividade à Lei de Regularização de Edificações já existente.
Desenvolvimento Econômico
Criação do Programa Superação para recuperação das atividades econômicas, com diversas ações, como atração de investimentos, facilidade na abertura de empresas, Fundo para liberação de empréstimos, entre outros.
Mudança do endereço da Criarte – Cooperativa de Criações Artesanais de Pinhais, que já está atendendo no Bosque Municipal de Pinhais.
Finanças
Como parte do Orçamento Participativo, já em 2021 o município iniciou a Coleta de Sugestões do Plano Plurianual e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2022, deixando permanente a coleta de sugestões on-line.
Meio Ambiente
Implantação de Ecopontos, na Secretaria de Meio Ambiente, com o objetivo da destinação correta aos materiais não mais usáveis e que são comumente jogados em rios, terrenos baldios ou em vias públicas.
Outra novidade é a implantação de Unidade Móvel de Proteção Animal, para prestar atendimento médico veterinário a animais em situação de rua.
O Centro de Castração está em fase final de construção e será entregue ainda este ano.
Esporte e Lazer
Ampliação, construção, reforma e manutenção dos espaços esportivos; modernização de praças, com novos brinquedos para crianças, inclusive brinquedos acessíveis.
Reforma geral e ampliação do Ginásio Poliesportivo Perdizes.
Reforma e revitalização do Centro de Esportes Unificados, no Bairro Weissópolis.
Administração
Como parte das ações implementadas este ano, o Vale Alimentação se tornou permanente, bem como os salários e reajustes dos servidores municipais sendo mantidos em dia, e a já reconhecida liquidez e pagamentos em dia dos fornecedores.
Governo
O contato com os diferentes setores da cidade, como por exemplo, os empresários, tem sido fundamental para preservar o diálogo em relação à tomada de decisões do que se refere ao enfrentamento da pandemia. Outro fator importante se refere à comunicação oficial das ações da Prefeitura, especialmente sobre a pandemia e a imunização da população. A transparência nos dados e uma comunicação efetiva tem colocado o município em destaque, quando se trata de índices de transparência.
Para além das ações do plano de governo, o município tem trabalhado paralelamente em outras frentes. Como é o caso do plano de vacinação, contra a Covid-19, que foi estruturado no município para aplicar de forma ágil todas as vacinas recebidas.
Podemos citar também a contínua limpeza dos rios, novo asfalto nas ruas do Jardim Karla, obras na Marginal da Avenida Jacob Macanhan, nova praça na Av. Jacarezinho, sanitização e limpeza das ruas, para evitar a proliferação do coronavírus e blitzes sanitárias. Todas estas ações demonstram o compromisso que a administração municipal tem com a população de Pinhais, e que mesmo em meio a um cenário desafiador, todas as áreas estão recebendo atenção. (Foto: Roberto Dziura Jr)
Foi com foco nas áreas prioritárias e na reestruturação organizacional que o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, completou os primeiros 100 dias de gestão. Com objetivo de fazer um mandato voltado ao cuidado das pessoas, ele implementou ações imediatas em áreas sensíveis, como a saúde, educação e infraestrutura. Além disso, realizou uma reforma administrativa que não ocorria desde 2013, ano de sua primeira gestão à frente o Executivo.
Em seu inédito terceiro mandato, buscou reorganizar a administração e adequá-la à realidade atual. “Uma cidade nunca está pronta, e temos a certeza de que os problemas que herdamos em 2013 não são os mesmos de agora. Por isso, essa reestruturação é necessária para enfrentarmos os desafios atuais sem esquecer o que já fizemos. Também priorizamos a implementação de ações em áreas essenciais que impactam diretamente a vida da população”, destacou.
CONFIRA AS PRINCIPAIS AÇÕES
SAÚDE
– Restruturação da Secretaria Municipal de Saúde com a nomeação de servidores de carreira em todos os cargos de gestão;
– Reabertura dos dispensários de medicamentos das unidades de saúde Elfride Miguel, Wanda Mallman, João Airdo Fabro e Osmar Pamplona. Nos 100 dias, foram realizados 6940 atendimentos.
– Descentralização dos atendimentos com a implantação dos Ambulatórios nos bairros Jardim dos Estados, Jardim Tropical, Planta Suburbana e Vila Militar;
– Retomada dos Agendamentos dos Exames Laboratoriais nas Unidades de Saúde;
– Implantação Central de Atendimentos por meio do whatsapp na Divisão de Regulação em Saúde;
– Implantação Central de Atendimentos por meio do whatsapp no Serviço de Transporte Sanitário;
– Implantação dos exames de eletrocardiogramas no Centro de Especialidades de Piraquara – CESP;
– Realização dos mutirões de Dermatologia e Oftalmologia para atendimento da fila de pacientes;
– Reposição do quadro de profissionais da Atenção Básica com a contratação de 24 novos profissionais convocados de concurso público;
– Implantação de novo fluxo para dar maior agilidade no Departamento de Marcação de Consultas;
– Execução de manutenção interna e ambientação na UPA 24h;
EDUCAÇÃO
– Recomposição do quadro funcional das Escolas, CMEIs e CMAIEs com a contratação de 45 professores, 09 secretários escolares, 03 assistentes sociais, 01 psicólogo por meio de concurso público;
– Ampliação de vagas com a criação de mais 540 na Educação Infantil, 248 em Tempo Integral e 36 na Educação de Jovens e Adultos.
– Ampliação das equipes Pedagógica da Educação Especial e Técnica do Departamento de Nutrição Escolar, além da implantação de uma Equipe Multiprofissional;
– Valorização dos profissionais da Educação, com a implantação de gratificação para os secretários escolares e o anúncio do cumprimento do Piso Salarial do Magistério: Residual de 2023 de 3,46%, Índice de 2025 de 6,27%
Também foram retomados projetos de melhorias nas instituições de ensino e feita a revisão de obras em andamento, como a construção do novo CMEI Cantinho do Brincar, no Guaritubinha.
INFRAESTRUTURA
– Reorganização operacional com ampliação das equipes de trabalho que atuam nas ruas do município;
– Recuperação da frota, equipamentos e maquinários pesados;
– Criação de nova estrutura para atendimento de demandas específicas como a Conservação de Parques e Jardins; Divisão de Estradas Rurais e Manutenção de Cemitérios;
– Ampliação das equipes de coleta de poda verde;
– Retomada e ampliação das ações preventivas de ronda noturna e recuperação do parque de iluminação pública;
– Retomadas as ações preventivas de combate a enchentes com a limpeza e manutenção das áreas de fundo de vale, Vila Fuck, travessias da linha férrea, do canal do Bela Vista e canal extravasor do Guarituba;
– Revitalização viária das ruas Mararupá e Francisco Leal, com serviços completos de fresagem, recomposição da base e novo revestimento em CBUQ;
– Operação emergencial de tapa-buracos na Pastor Adolfo Weidmann e outras vias de grande circulação no Município;
– Manutenção periódicas das vias rurais, canteiros centrais, rotatórias e passeios;
– Reestruturação e reorganização das equipes de manutenção do Parque das Águas através da ampliação de mão de obra de apenados oriundos do convenio de reinserção Social SESP/DEPEN.
DESENVOLVIMENTO URBANO
– Garantia de manutenção dos atendimentos em departamentos essenciais, como de Urbanismo, Licenciamento e Fiscalização e Regularização Fundiária e Habitação Social, totalizando mais de 700 atendimentos;
– Reestruturação da Superintendência de Projetos e Obras com a contratação de 04 Engenheiros, 03 Arquitetos, 02 estagiários e realocação de 04 fiscais de trecho. Total início da gestão: 9 servidores. Total após 100 dias: 21 servidores. Crescimento de 133,33% da equipe;
– Revisão de projetos e obras herdadas em andamento;
MEIO AMBIENTE
– Estruturação física e administrativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente;
– Criação da Superintendência de Educação Ambiental e Bem Estar Animal;
– Garantia de manutenção ininterrupta dos atendimentos em departamentos essenciais, como Bem-estar e Proteção Animal, Licenciamento Ambiental, Educação Ambiental, Saneamento e Fiscalização, totalizando mais de 1.400 atendimentos;
– Mais de 427 castrações entre felinos e cães, por meio do Castrapet e do serviço contratado pela Secretaria Meio Ambiente;
ASSISTÊNCIA SOCIAL
– Reorganização do Centro do Abrigo com a reestruturação do espaço físico e administrativo, além da otimização dos processos de acolhimento para garantir melhores condições aos usuários e profissionais;
– Execução de melhoria estrutural e funcional do CISA Macedo e início da revitalização do CISA Betonex, incluindo pintura e adequação dos espaços;
– Ampliação da Oferta de Almoço no Centro POP, com a oferta do serviço para atendimento aos finais de semana, garantindo alimentação digna e contínua para a população em situação de rua;
– Valorização dos Profissionais, com a revisão das gratificações para coordenadoras das unidades da Secretaria e aumento da gratificação para servidores do acolhimento de crianças e adolescentes e do Centro POP;
– Criação da Direção de Gestão do Trabalho, responsável para gestão de recursos humanos e a promoção de formação continuada para valorização e aperfeiçoamento dos servidores;
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
– Reestruturação administrativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com implantação de setores específicos para o atendimento das novas demandas da cidade como Empreendedorismo Feminino e Promoção Comercial, por exemplo;
– Diagnóstico das necessidades para criação do programa de fortalecimento e estruturação das feiras municipais;
– A Agência do Trabalhador de Piraquara prestou mais de 2800 atendimentos para cadastros novos, Seguro Desemprego e encaminhamentos para entrevistas de trabalho;
– Mais de 40 empresas foram visitadas, de diferentes ramos, para captação de vagas de emprego e realização de mutirões por meio da Agência do Trabalhador;
– Manutenção de parcerias com o SEBRAE-PR, SENAC e FECOMÉRCIO para manutenção dos cursos e formações ofertadas gratuitamente para população;
– Reestruturação administrativa da área do Turismo com a criação do Superintendência de Turismo e Desenvolvimento Econômico e reorganização no Departamento; CULTURA, ESPORTE E LAZER
– A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer esteve presentes em todos os eventos do município que envolveram a população nos 100 primeiros dias como as festividades dos 135 anos de Piraquara, Dia Internacional da Mulher, Pré-Carnaval e PCPR na Comunidade;
As atividades esportivas e culturais regulares nos equipamentos públicos tiveram continuidade com atendimento de mais de 900 alunos em diferentes modalidades;
As políticas públicas culturais foram fortalecidas com a realização da IV Conferência Municipal de Política Cultural e o III Encontro do Patrimônio Cultural, Histórico e Natural de Piraquara, além da 1ª Edição da Roda Poética para o ano de 2025;
Também foi feito o levantamento de todas as praças e espaços de esporte e lazer do município para o diagnóstico da real situação e planejamento para manutenções;
REFORMA ADMINISTRATIVA E NOVAS CONTRATAÇÕES
– A estrutura organizacional da Prefeitura de Piraquara passou por uma modernização após 12 anos. Para aprimorar os serviços e o atendimento, foram extintos setores desusados e criados novos de acordo com as atuais necessidades da população;
– Neste período, também foram convocados mais de 70 servidores por meio de concurso público para reforçar o quadro funcional, além de 301 estagiários;
– Foram criadas estruturas próprias para o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas da Mulher, Segurança Pública, Cultura e Igualdade Racial, Comunicação e de portes e Lazer. (Da assessoria/foto: divulgação)
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) iniciou nesta quinta-feira (27) a distribuição das 332 mil doses da vacina contra a gripe às 22 Regionais de Saúde. O imunizante, enviado pelo Ministério da Saúde, é para o início da campanha de vacinação em todo o Paraná, marcado para a próxima terça-feira (1º de abril). No Brasil, a campanha começa no dia 7 de abril.
“Aqui no Paraná estamos antecipando o início da campanha para dar celeridade ao processo e imunizar o maior número de pessoas. A sazonalidade da doença é determinante para essa antecipação. Esperamos atingir a maior cobertura vacinal possível”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
A vacinação contra a Influenza deve ser feita em crianças a partir de seis meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Para os demais grupos prioritários, a vacinação contra a Influenza seguirá no modelo de campanha, o que inclui trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.
A vacina foi incorporada ao calendário nacional diferente de anos anteriores e pela primeira vez ficará disponível nas salas de vacinação de forma permanente. Com a mudança, a imunização desses grupos será realizada de forma contínua, ao longo do ano, e não mais apenas durante as campanhas sazonais.
As vacinas influenza trivalentes utilizadas neste ano deverão apresentar três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (B/linhagem Victoria). Cada frasco contém 10 doses de 0,5ml e pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e com outros medicamentos.
VACINAÇÃO – A vacinação tem o objetivo de minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de diminuir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.
O público-alvo para a vacinação da gripe no Paraná é de 4.931.410 pessoas. A meta é atingir, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação de rotina contra influenza: crianças, gestantes e idosos com 60 anos e mais.
No ano passado o Estado atingiu 58,93 % de cobertura vacinal dos grupos prioritários, e 75,01 % de cobertura dos povos indígenas vivendo em suas terras, e ficou em 4º no ranking de estados que mais vacinaram (3.447.319 doses), atrás de São Paulo (13.075.736 doses), Minas Gerais (6.422.449 doses) e Rio de Janeiro (3.926.506 doses).
“Começamos a campanha com este quantitativo, mas para a semana que vem já está prevista mais uma remessa de 844 mil vacinas para essa ação. Assim que as vacinas chegarem, nossas equipes cuidarão da logística para que cheguem o quanto antes aos municípios e avancemos na cobertura vacinal”, acrescentou o secretário.
CENÁRIO – O 2º Informe Epidemiológico de Monitoramento dos Vírus Respiratórios, publicado em março deste ano, registrou 50 casos e cinco óbitos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) por Influenza, sendo quatro óbitos por Influenza A(H1N1) e um óbito por Influenza B, referente aos casos 22 foram positivas para Influenza B. (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)
Nesta terça-feira (24), o Governador Ratinho Júnior (PSD) anunciou o nome de Luizão Goulart, ex-prefeito de Pinhais e ex-deputado federal, para a secretaria de Estado da Administração e da Previdência.
“Sinto-me muito honrado com esse convite do Governador Ratinho Júnior, pois ele tem se tornado um grande líder e um excelente gestor, com uma política de trabalho muito parecida com a que implantamos em Pinhais, visando o desenvolvimento econômico, sustentável e social do nosso Estado”, destacou.
Embora seja novidade, o nome de Luizão Goulart já era amplamente comentado no ambiente político, especialmente por ter disputado recentemente uma difícil eleição para a Prefeitura de Curitiba e, além disso, por colher bons frutos de sua vasta experiência em gestão pública.
Segundo Luizão, esta será uma oportunidade importante para contribuir com a execução do dinâmico e ousado Plano de Governo da atual gestão.
Além de Luizão Goulart, Márcio Nunes, que estava na Secretaria de Turismo, assume a Secretaria de Agricultura, e Guto Silva, que estava à frente da Secretaria de Planejamento, é o novo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Cidades.
Novo secretário
Luizão Goulart, que, assim como o Governador Ratinho Júnior, nasceu em Jandaia do Sul e chegou à Região Metropolitana de Curitiba no final da década de 70. É formado pela Universidade Federal do Paraná em Filosofia e História. Tornou-se professor da Rede Pública Estadual e, por muitos anos, foi diretor de colégio. Ganhou notoriedade nacional após ser prefeito de Pinhais durante 8 anos, onde realizou uma gestão que atingiu aprovação recorde de 94%. Também foi deputado federal por 4 anos, destacando-se com a apresentação de projetos municipalistas e de cunho social. (Da Assessoria/Foto: Divulgação)