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Prefeitura de Quatro Barras entrega plano de ação do SIAFIC

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A partir de 1º de janeiro de 2023, os órgãos públicos que compõem um mesmo município deverão adotar um único sistema de gestão contábil, o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle – SIAFIC. A determinação está prevista no Decreto nº 10.540/2020, do governo federal, e vem para unificar o sistema de gestão contábil dos órgãos públicos, com uma única base de dados.

Na prática, o SIAFIC é um software que deverá ser mantido e gerenciado pela Prefeitura, embora também estejam integrados os dados contábeis da Câmara Municipal e do Regime Próprio de Previdência, no caso de Quatro Barras, a Previbarras, resguardada a autonomia de cada órgão quanto à sua execução orçamentária.

A implementação do SIAFIC foi tema da live realizada na tarde da última sexta-feira (30) entre o CRC/PR, a Câmara do Contador Público e representantes da Prefeitura, que integram a Secretaria Municipal de Administração, Finanças e Planejamento, dos departamentos de Contabilidade e Licitação; a Coordenadoria de Controle Interno (CCI); a Procuradoria Geral; e o Previbarras.

Apesar da implantação efetiva do sistema ocorrer a partir de janeiro de 2023, um longo trabalho permeia os municípios desde já. Nesta terça-feira (4), a Prefeitura de Quatro Barras entregou aos órgãos de controle interno e externo o Plano de Ação para Adequação do sistema, contendo medidas iniciais a serem adotadas pela gestão municipal, em conformidade com o decreto, dentre as quais a formação da Comissão Especial de Avaliação e Monitoramento do SIAFIC, que será composta por membros do Executivo, Legislativo e Previdência.

O sistema
A secretária de Administração, Viviane Sautner Bernardi, diz que nesta base integrada de dados, que consiste o SIAFIC, serão registrados todos os atos e fatos relacionados à administração orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos públicos, garantindo eficiência e qualidade no trabalho contábil realizado pelo poder público.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo José Lago (Dudu Lago), avaliou o novo sistema de forma positiva. “A implementação do SIAFIC vem ao encontro da nossa proposta de administração da Câmara Municipal, com transparência e responsabilidade na utilização dos recursos públicos, pois a integração das informações em um único ambiente virtual facilitará o controle social por parte dos quatro-barrenses”, afirmou.

O prefeito Loreno Tolardo disse que o SIAFIC vem para padronizar os sistemas, assegurando à sociedade o acesso às informações sobre a execução orçamentária e financeira em meio eletrônico de amplo acesso público. “Além de garantir integridade e transparência às informações, o SIAFIC vai resultar na melhoria da qualidade e em mais eficiência na gestão contábil. Será, sem dúvida, um esforço de muitos setores e servidores no período de implantação, mas para um fim benéfico em prol da qualidade de gestão”, afirmou o prefeito. (Foto: SCPMQB)

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Piraquara abre PSS para contratação de médicos e profissionais da educação

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Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado – PSS 018/2022, para a contratação de médicos generalistas e pediatra, além de agentes educacionais, interpretes, professor e fonoaudiólogo.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo e-mail processoseletivo@piraquara.pr.gov.br, até o dia 26 de janeiro. A seleção se dará por classificação de acordo com a pontuação da análise curricular. E a contratação ocorrerá em regime especial.

SERVIÇO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 018/2022

MÉDICO GENERALISTA (20h), MÉDICO GENERALISTA (40h), MÉDICO PEDIATRA (20), AGENTE EDUCACIONAL I – ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (40h), AGENTE EDUCACIONAL I – MANUTENÇÃO DE INFRAESTRUTURA ESCOLAR E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE (40h), AGENTE EDUCACIONAL II – SECRETARIA ESCOLAR (40h), INTÉRPRETE/TRADUTOR DE LIBRAS (20h), INTÉRPRETE/TRADUTOR DE INGLÊS (20h), INTÉRPRETE/TRADUTOR DE ESPANHOL (20h), INTÉRPRETE/TRADUTOR DE CRIOULO (20h), PROFESSOR (20h) E FONOAUDIÓLOGO (40h)

Inscrições: Até o dia 26/01/2022

Mais informações: (41) 3590-3772 – 35900-3806 e 3590-3523

(Foto: SCPMP)

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Começou hoje (30) o maior evento de empreendedorismo de Pinhais

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Teve início nesta terça-feira (30), a 4ª Semana Empresarial e Industrial de Pinhais que será realizada pela Prefeitura de Pinhais em parceria com Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais – ACIPI, Sebrae e a Faculdade de Pinhais – Fapi.

Este ano o foco é inovação e o evento terá duração de três dias, com palestras, seminários e workshops, e, no último dia (2/12), será realizada uma grande Rodada de Negócios, envolvendo as empresas do município, tanto compradores como fornecedores que irão oferecer aos outros empresários seus produtos. “O evento é uma oportunidade de interação entre os empresários e com o município. Hoje a empresa, gerando emprego e renda, é um fato fundamental no desenvolvimento de uma cidade. Em Pinhais isso é levado muito a sério”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Martins.

O evento terá atividades presenciais e online. Para participar é necessário fazer a inscrição prévia. A abertura será às 19h, no salão de eventos da Vallejo com a palestra “Inove ou morra”, conduzida por Marcelo Caetano.

Serviço: A 4ª Semana Empresarial está sendo realizada no salão de eventos da Vallejo, na Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel, 12955. A programação completa está disponível no site pinhais.pr.gov.br.  (Foto: roberto dziura Jr)

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Atendimentos emergenciais nas rodovias do Paraná serão concentrados nos números 191, 193 e 198

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A partir deste final de semana, o atendimento emergencial a ocorrências nas rodovias do Anel de Integração será realizado em uma parceria das forças de segurança pública e de saúde do Paraná e da Polícia Rodoviária Federal. Para acessar os serviços em casos de acidentes, o usuário vai contar com números de telefone já disponíveis.

O usuário deverá direcionar a chamada segundo sua ocorrência. Em caso de problemas na pista, interrupções de tráfego e situações semelhantes, usuários que estiverem em rodovias federais (BR) podem ligar diretamente para o número 191, atendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Já os usuários que circularem pelas rodovias estaduais (PR e PRC) poderão discar 198, que direciona para a Polícia Rodoviária Estadual.

No caso de acidentes com vítimas, o usuário deve ligar para o número 193, do Corpo de Bombeiros, tanto em rodovia federal quanto em rodovia estadual. Os atendimentos serão realizados em parceria com a rede de Samu. Vale lembrar que o usuário deve buscar um local seguro para fazer a ligação.

O comandante-geral da PMPR, coronel Hudson Leôncio Teixeira, reforça que as forças de segurança serão reforçadas nas estradas, com viaturas disponíveis para patrulhamento nas rodovias. Para isso, darão apoio à Polícia Rodoviária Federal um contingente de policiais militares, rodoviários e bombeiros, além do suporte de equipes da Saúde, Polícia Civil, Polícia Científica e da Defesa Civil.

“Teremos viaturas transitando e patrulhando as rodovias. Tendo o acionamento pelo usuário, as viaturas irão até o local da ocorrência para fazer a sinalização e o desvio do trânsito”, explicou o comandante. “Nós faremos o que o Estado precisa: prestar serviços de segurança pública para a coletividade. Vamos socorrer vítimas, tirar veículos de locais de risco, fazer levantamentos de acidentes”.

EXCEÇÃO – As mudanças são válidas para as rodovias contidas nos lotes 2 e 3 a partir de sábado (27), e para os lotes 4, 5 e 6 a partir de domingo (28). As únicas rodovias que continuarão recebendo o atendimento da concessionária são as do Lote 1, cobertas pela Econorte. A exceção é consequência de um acordo firmado entre a empresa e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

Com isso, a Econorte continuará realizando, nas rodovias que antes administrava, os serviços de guincho mecânico, de ambulâncias para atendimento pré-hospitalar, mantendo o centro de controle de operações e telefone para emergências 0800. A medida terá validade por 365 dias, devendo atender a todo o intervalo entre concessões.

“O que buscamos foram soluções para garantir a realização de obras não concluídas ou sequer iniciadas e, como alternativa, a prestação do serviço ao usuário. São os guinchos que removem o carro com uma pane mecânica, ou que se envolveu em um acidente, e que garantem que o tráfego possa voltar ao normal o quanto antes. E ambulâncias, que ajudam a salvar vidas nas rodovias”, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Os trechos administrados pela concessionária que continuam recebendo atendimento são: PR-323 (da divisa com São Paulo até Warta – 62 km), PR-445 (de Warta a Londrina – 14 km), BR-369 (da divisa com São Paulo até Cambé – 158,15 km), BR-153 (da divisa com São Paulo até o entroncamento com a PR-092 – 51,6 km), PR-090 (de Jataizinho até Assaí – 14,3 km), PR-862: Contorno Norte de Ibiporã – 12,65 km) e PR-090 (de Ibiporã até Sertanópolis).

Mesmo com o acordo, a concessionária deixará de cobrar qualquer tarifa de pedágio aos usuários a partir de 28 de novembro, medida que vale para todas as concessionárias do Anel de Integração.

NÚMEROS DE EMERGÊNCIA

Para assistência nas rodovias sem concessão a partir de 28 de novembro, o usuário deverá ligar para os seguintes números:

191 – Polícia Rodoviária Federal (rodovias federais)

198 – Polícia Rodoviária Estadual (rodovias estaduais)

193 – Corpo de Bombeiros (acidentes)

(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

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