Esportes

Com apoio do Estado, mais de 400 ginastas participam de treinamento com técnica búlgara

Publicado

em

O apoio do Governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte), permite que mais de 400 ginastas rítmicas paranaenses tenham uma experiência valorosa para suas carreiras. Elas têm a oportunidade de aprimorar os movimentos corporais, misturando a arte, a música e a capacidade física, com a supervisão da treinadora búlgara Reny Karachomakova, cuja trajetória é marcada por medalhas olímpicas e mundiais.

A ação é promovida pela Federação Paranaense de Ginástica (FPRG), em parceria com o Proesporte. O objetivo é ajudar no desenvolvimento das ginastas para estarem nos próximos pódios de eventos nacionais e internacionais. O treinamento ocorreu neste mês de maio.

Doze ginastas selecionadas pela entidade, oito treinadores de seis clubes paranaenses e atletas convidadas do Clube Agir de Ginástica Rítmica participam do treinamento presencialmente, no Complexo Esportivo Tarumã, em Curitiba, sede da Superintendência Geral do Esporte. As atividades seguem rígidos protocolos sanitários, com as meninas testadas antecipadamente e mantidas em isolamento social durante o período do curso. As demais participam a distância, por meio de transmissões ao vivo das atividades com a treinadora.

EDITAL – Após estar no primeiro edital do Proesporte, em 2018, a Federação Paranaense de Ginástica se inscreveu na edição de 2019 para nova captação de recursos por meio do programa de incentivo. O projeto da entidade foi contemplado com R$ 169.915,00, tendo a Companhia Paranaense de Energia (Copel) como incentivadora.

O recurso possibilitou que fossem realizados esse Estágio de Treinamentos e Cursos Técnicos para as ginastas selecionadas pela entidade, os oito treinadores e as atletas convidadas, abrangendo, também, as participantes a distância.

A presidente da FPRG, Márcia Aversani, explica que foram selecionadas as melhores atletas paranaenses, que já conquistaram medalhas em campeonatos internacionais e também nos campeonato Brasileiro e Paranaense, além de integrarem a Seleção Brasileira em 2021.

REFERÊNCIA – Márcia lembra que o Leste Europeu é referência mundial na ginástica rítmica e que Reny Karachomakova, além de medalhas olímpicas e mundiais, treina diversas equipes búlgaras e ministra cursos por inúmeros países.

“O Brasil já aprendeu muito com os búlgaros. Toda vez que vem uma treinadora internacional, ou que a gente vai para uma competição, aprendemos com eles. O curso é esse momento do trabalho, de preparação da atleta”, ressalta Márcia.

DOIS MOMENTOS – O evento foi dividido em dois momentos. O primeiro chamado de estágio foi quando as ginastas rítmicas apresentam suas coreografias. A treinadora Reny auxilia nas correções de movimentos e no tempo, além da parte criativa, com novos elementos e ideias que ajudem a melhorar a apresentação.

Já a segunda etapa é o curso, em que Reny mostra técnicas para capacitação física – que pode ocorrer de forma presencial e remota. “A metodologia de Reny é muito boa para ensinar. As meninas que participaram presencialmente apresentaram suas coreografias e as que acompanharam de forma remota puderam conhecer mais do processo da preparação corporal para poder ter um desenvolvimento melhor em suas cooreográfias”, explica Márcia. Os recursos captados pelo Proesporte também possibilitaram a hospedagem e alimentação das atletas.

FERRAMENTA – Com a transmissão ao vivo, a FPRG conseguiu atingir mais regiões paranaense, simultaneamente. Se fosse apenas de forma presencial, seriam necessáios  dois a três eventos. Para a presidente da FPRG, a pandemia do novo coronavírus ajudou a todos usarem a forma online como uma poderosa ferramenta.

PARTICIPANTES – Entre as atletas selecionadas, estão Maria Eduarda Alexandre, Julia Kurunczi e Isadora Carnielli. O trio faz parte da Seleção Brasileira Juvenil Individual e estão se preparando para o Pan-Americano Juvenil, de 22 a 28 de junho, na cidade de Guatemala. A competição na América Central será classificatória para os Jogos Pan-Americanos Júnior, em novembro, em Cali, na Colômbia.
“Uma professora internacional pode ter mais experiência. Ela está ajudando com as nossas coreografias após mostrarmos no estágio. E também para podermos aprender técnicas internacionais”, destaca Maria Eduarda, que treina desde os oito anos e agora está com 14. Julia Kurunczi conta que Reny está ensinando técnicas internacionais, que está auxiliando no desenvolvimento das ginastas para o desafio de junho. (Foto: Paraná Esporte/AEN)

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Pinhais 32 anos: Caminhada da Mulher acontece no Parque das Águas neste domingo

Publicado

em

O aniversário de 32 anos de Pinhais está repleto de atrações por todo o município. Um dos primeiros eventos da programação é a Caminhada da Mulher, que acontece no próximo domingo, dia 3 de março, no Parque das Águas, cartão-postal da cidade.

O evento é uma homenagem às mulheres, mas é aberto para toda comunidade. A caminhada é organizada pelas equipes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), e contará ainda com aulão de ginástica, quick massage e sorteio de brindes.

Também neste dia a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) levará orientação em saúde, pedido de mamografia e disponibilização de preventivo. Já a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) fará orientações sobre violência doméstica, com informações sobre como denunciar e receber atendimento.

Confira as atrações:

Caminhada

Aulão de Dança

Quick Massage

Orientação em saúde

Pedido de mamografia

Disponibilização de preventivo

Orientações sobre violência doméstica

Informações sobre o serviço e sobre a rede de proteção

Além da caminhada, no dia 8 de março, data do Dia Internacional da Mulher, haverá um “Aulão Especial” no Bosque Municipal, em dois horários: 9h e 19h.
O público-alvo são alunas dos polos culturais e esportivos de Pinhais, mas o evento também é aberto à população em geral.
Serviço

Evento: Caminhada da Mulher – Gratuito
Dia 3 de março, 9h – Parque das Águas, Rodovia João Leopoldo Jacomel, esquina com Estrada Ecológica
Aberto para todos os públicos (inclusive aos homens) (Foto: SCPMP)

Continuar Lendo

Esportes

Recorde de inscrições marcou a 12ª edição da Corrida de Natal de Pinhais

Publicado

em

Neste domingo, dia 10, aconteceu a 12ª Corrida de Natal de Pinhais. O evento foi promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), e ocorreu nas distâncias de 5km e 10km, em um percurso totalmente plano, no bairro do Weissópolis. 

A largada e a chegada da prova aconteceram no Centro de Formação dos Profissionais de Educação (Cenforpe). Esta edição ficou marcada pelo recorde de 1200 inscrições. A corrida, que foi disputada no Dia Internacional dos Direitos Humanos, também fez parte da programação dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, marcando o encerramento da campanha.

O evento concedeu premiação por categorias: 

  • 5 Km – Premiação geral do 1º ao 10º colocados masculino e feminino;
  • 5 Km PcD – Premiação geral para os 1º, 2º e 3º colocados masculino e feminino;
  • 5 Km Categoria Atletas com Deficiência Intelectual e demais transtornos – Premiação geral para os 1º, 2º e 3º colocados masculino e feminino;
  • 10 km – Premiação geral do 1º ao 10º lugares masculino e feminino.
  • A corrida também teve cunho social com doações de brinquedos feitas pelos participantes, destinados à Campanha Natal Solidário de Pinhais, organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). 
  • O evento contou com a presença da prefeita Rosa Maria; da ex-prefeita de Pinhais e deputada estadual, Marli Paulino; do ex-prefeito e ex-deputado federal, Luizão Goulart; do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima; e do vereador Fernando Santos. (Foto: SCPMP)

 

Continuar Lendo

Esportes

Curitiba encerra sua participação nos Jogos Paradesportivos mais uma vez no topo

Publicado

em

Os paratletas de Curitiba deram um show, mantiveram a tradição e garantiram mais uma vez o título dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps). Neste ano, mais de 2 mil atletas, de 49 municípios paranaenses, estiveram reunidos em Foz do Iguaçu, no período de 19 a 22 de novembro, para a participação nos 11º Parajaps – edição 2023.

Nesta edição foram disputadas as modalidades paradesportivas do atletismo, badminton, bocha paralímpica, canoagem, ciclismo, golf 7, natação, taekwondo, tênis em cadeira de roda, tênis de mesa, xadrez, basquete em cadeira de roda, futsal para amputados, futsal D.I, futsal para surdos, goalball, dragon boat, handebol D.I, handebol em cadeira de rodas, rugby e vôlei sentado.

Os atletas da capital conquistaram resultados expressivos e foram campeões da natação, masculino e feminino, campeões no vôlei sentado masculino, no golf 7 masculino e feminino, no handebol D.I masculino e campeão na bocha, tanto no feminino quanto no masculino.

Essa conquista só foi possível graças ao investimento que a cidade fez na revitalização de vários centros esportivos e paradesportivos, tornando-os referência e ampliando o atendimento e desenvolvimento das modalidades paralímpicas, o que estimulou e preparou a delegação curitibana para a participação nestes jogos.

“Essa conquista foi mais uma vez fruto do trabalho que tem como foco desenvolver cada dia mais o paradesporto com parcerias, revitalização de estruturas, criação de projetos e aproximação com as entidades. Nossa delegação mais uma vez volta com o título, mas o que mais importa é consolidar o conceito de que o paradesporto é uma prioridade da gestão do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito Eduardo Pimentel”, afirmou Carlos Pijak Jr, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude.

A edição de 2023 bateu o recorde de participantes desde a criação da competição, atingindo a marca de 2 mil atletas, superando os anos de 2019, com 1.358 participações, e 2022, com 1.377 atletas, quando os jogos foram retomados após a pandemia.

Destaques

Neste ano Curitiba participou com 330 paratletas e na delegação curitibana um dos grandes destaques foi Leonardo Fagundes Rosemback Miranda, atleta do atletismo que ajudou a delegação de Curitiba garantindo o primeiro lugar nos 200, 400 e 800 metros running framming (Petra).

Na natação, Marcelo França, classe S7, aluno do Centro da Juventude Eucaliptos da Regional Boqueirão, conquistou o 1° lugar na prova 200 metros livre. Janaina Aguilera, aluna do Centro de Esporte e Lazer Vila Oficinas, também garantiu o título no parabadminton feminino e Bianca Gonçalves foi campeã na bocha paralímpica (ClasseB2).

A delegação curitibana teve a coordenação do Departamento de Esportes da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e foi chefiada por Pijak.

“Gratidão a todos que representaram nossa cidade. Esse grupo de técnicos e professores e paratletas, que se doam pelo melhor e fazem muitas vezes mais do que até podem, nos enche de orgulho”, concluiu Pijak. (Foto: Divulgação) SMCS

Continuar Lendo

Tendência