Esportes

Com apoio do Estado, mais de 400 ginastas participam de treinamento com técnica búlgara

Publicado

em

O apoio do Governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte), permite que mais de 400 ginastas rítmicas paranaenses tenham uma experiência valorosa para suas carreiras. Elas têm a oportunidade de aprimorar os movimentos corporais, misturando a arte, a música e a capacidade física, com a supervisão da treinadora búlgara Reny Karachomakova, cuja trajetória é marcada por medalhas olímpicas e mundiais.

A ação é promovida pela Federação Paranaense de Ginástica (FPRG), em parceria com o Proesporte. O objetivo é ajudar no desenvolvimento das ginastas para estarem nos próximos pódios de eventos nacionais e internacionais. O treinamento ocorreu neste mês de maio.

Doze ginastas selecionadas pela entidade, oito treinadores de seis clubes paranaenses e atletas convidadas do Clube Agir de Ginástica Rítmica participam do treinamento presencialmente, no Complexo Esportivo Tarumã, em Curitiba, sede da Superintendência Geral do Esporte. As atividades seguem rígidos protocolos sanitários, com as meninas testadas antecipadamente e mantidas em isolamento social durante o período do curso. As demais participam a distância, por meio de transmissões ao vivo das atividades com a treinadora.

EDITAL – Após estar no primeiro edital do Proesporte, em 2018, a Federação Paranaense de Ginástica se inscreveu na edição de 2019 para nova captação de recursos por meio do programa de incentivo. O projeto da entidade foi contemplado com R$ 169.915,00, tendo a Companhia Paranaense de Energia (Copel) como incentivadora.

O recurso possibilitou que fossem realizados esse Estágio de Treinamentos e Cursos Técnicos para as ginastas selecionadas pela entidade, os oito treinadores e as atletas convidadas, abrangendo, também, as participantes a distância.

A presidente da FPRG, Márcia Aversani, explica que foram selecionadas as melhores atletas paranaenses, que já conquistaram medalhas em campeonatos internacionais e também nos campeonato Brasileiro e Paranaense, além de integrarem a Seleção Brasileira em 2021.

REFERÊNCIA – Márcia lembra que o Leste Europeu é referência mundial na ginástica rítmica e que Reny Karachomakova, além de medalhas olímpicas e mundiais, treina diversas equipes búlgaras e ministra cursos por inúmeros países.

“O Brasil já aprendeu muito com os búlgaros. Toda vez que vem uma treinadora internacional, ou que a gente vai para uma competição, aprendemos com eles. O curso é esse momento do trabalho, de preparação da atleta”, ressalta Márcia.

DOIS MOMENTOS – O evento foi dividido em dois momentos. O primeiro chamado de estágio foi quando as ginastas rítmicas apresentam suas coreografias. A treinadora Reny auxilia nas correções de movimentos e no tempo, além da parte criativa, com novos elementos e ideias que ajudem a melhorar a apresentação.

Já a segunda etapa é o curso, em que Reny mostra técnicas para capacitação física – que pode ocorrer de forma presencial e remota. “A metodologia de Reny é muito boa para ensinar. As meninas que participaram presencialmente apresentaram suas coreografias e as que acompanharam de forma remota puderam conhecer mais do processo da preparação corporal para poder ter um desenvolvimento melhor em suas cooreográfias”, explica Márcia. Os recursos captados pelo Proesporte também possibilitaram a hospedagem e alimentação das atletas.

FERRAMENTA – Com a transmissão ao vivo, a FPRG conseguiu atingir mais regiões paranaense, simultaneamente. Se fosse apenas de forma presencial, seriam necessáios  dois a três eventos. Para a presidente da FPRG, a pandemia do novo coronavírus ajudou a todos usarem a forma online como uma poderosa ferramenta.

PARTICIPANTES – Entre as atletas selecionadas, estão Maria Eduarda Alexandre, Julia Kurunczi e Isadora Carnielli. O trio faz parte da Seleção Brasileira Juvenil Individual e estão se preparando para o Pan-Americano Juvenil, de 22 a 28 de junho, na cidade de Guatemala. A competição na América Central será classificatória para os Jogos Pan-Americanos Júnior, em novembro, em Cali, na Colômbia.
“Uma professora internacional pode ter mais experiência. Ela está ajudando com as nossas coreografias após mostrarmos no estágio. E também para podermos aprender técnicas internacionais”, destaca Maria Eduarda, que treina desde os oito anos e agora está com 14. Julia Kurunczi conta que Reny está ensinando técnicas internacionais, que está auxiliando no desenvolvimento das ginastas para o desafio de junho. (Foto: Paraná Esporte/AEN)

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Atleta de Pinhais vence três categorias em Campeonato Sulamericano de Atletismo

Publicado

em

O pinhaense Cid Antonio Veronese Filho conquistou mais três medalhas para a sua extensa coleção, desta vez no 1º Campeonato Sulamericano de Atletismo Master de Clubes, realizado no primeiro fim de semana de outubro, em Timbó, Santa Catarina.

Nesta competição, Cid foi vencedor em três modalidades de saltos: Distância, Triplo e em Altura. Com 1,85m, Cid é especialista na prova de salto em altura e, mesmo estando sem treinar por um longo período por conta de lesões e cirurgia, neste ano já foi destaque em diferentes competições.

Sobre as mais recentes conquistas, o atleta declara: “Recebo com muita alegria, graças a Deus estou no caminho certo, 2021 foi um ano de base para os futuros treinos técnicos, pois me dediquei muito, mesmo com a pandemia, e tendo que interromper muitas vezes os treinos”.

Recentemente ele foi recebido pela prefeita Marli Paulino e pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima para falar sobre sua carreira e mostrar as medalhas conquistadas.

“Parabenizo o professor Cid pelos resultados conquistados. Temos orgulho por ter aqui em Pinhais um atleta deste nível. Ele serve de exemplo e incentivo para os mais jovens, mostrando que não existe idade para a prática esportiva”, declara o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima. (Foto- Roberto Dziura Jr)

Continuar Lendo

Esportes

Complexo de piscina aquecida é reinaugurado em Quatro Barras

Publicado

em

As inscrições para as atividades de hidroginástica seguem abertas

Criado em 2013 com a proposta de levar saúde e qualidade de vida à Melhor Idade e adultos de várias faixas etárias, o Complexo de Piscina Aquecida de Quatro Barras recebeu neste ano um amplo programa de revitalização e modernização no sistema funcional da piscina. O espaço foi reinaugurado na tarde desta quinta-feira (7), pelo prefeito Loreno Tolardo e pela secretária de Desenvolvimento Social e Família, Ieda Tolardo.

A reinauguração reuniu um dos públicos-alvo do projeto: idosos que compõem os Grupos da Melhor Idade de diversas regiões da cidade.

“É uma satisfação muito grande rever tantos rostos conhecidos, pessoas que já frequentavam o projeto na sua data de implantação”, disse Tolardo, lembrando a construção da piscina no início de sua segunda gestão como prefeito. “Espero muito que todos vocês usufruam deste espaço novamente, neste momento de desaceleração da pandemia e de retomada gradual das atividades. Faremos isso com responsabilidade, cumprindo todos os cuidados sanitários e, ao mesmo tempo, restabelecendo uma atividade tão benéfica para a comunidade”, destacou o prefeito.

A secretária de Desenvolvimento Social e Família, Ieda Tolardo, também deu as boas vindas aos grupos, agradecendo a participação, e destacou o trabalho de toda a equipe. “Ao longo deste ano demos andamento a várias ações de revitalização e recuperação do complexo para retomar este projeto tão importante para a nossa população. Agradeço muito a todos os envolvidos”, comentou a secretária.

Os investimentos na revitalização compreenderam os setores hidráulico e elétrico da piscina, a modernização do sistema e a incorporação de duas modalidades de aquecimento: o elétrico e à gás, que ampliarão o atendimento à comunidade.

O projeto de hidroginástica conta com a parceria da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, e terá as aulas iniciadas já na semana que vem, inicialmente priorizando as turmas da Melhor Idade, mas atendendo, de forma sequencial, também adultos a partir dos 20 anos.

Uma das participantes do projeto, desde a implantação da piscina há 8 anos, é a moradora da Borda do Campo, Luci Silva, de 63 anos. Animada com o retorno das atividades, ela contou sobre os benefícios que a hidroginástica vem trazendo para sua saúde. “Meus problemas de coluna reduziram muito, foi maravilhoso. Notei uma melhora muito grande no corpo e na saúde, além de fazer grandes amigos aqui. Estou entusiasmada para voltar”, contou Luci.

Turmas e aulas
Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, que coordena o projeto, as turmas serão compostas por faixas etárias e também serão abertas turmas exclusivas para público feminino e masculino. As aulas serão realizadas todas as terças e quintas-feiras, em horário a ser definido pelo próprio aluno já no momento da inscrição. Há opções das 7h às 10h e das 13h às 17h, sendo que cada aula tem duração de uma hora.

Em conformidade às recomendações da Secretaria de Saúde, cada grupo terá no máximo 15 alunos. Outra medida sanitária importante é a incorporação de divisores na piscina, que permitirão ao aluno permanecer em um espaço próprio, reduzindo o contato entre os participantes.

Presenças
Na solenidade de inauguração, o prefeito Loreno Tolardo esteve acompanhado por sua mãe, Dona Inêz Michelon Tolardo, e pelas irmãs Ires, Iria, Ilce e Ieda, que conduz a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Família, e o tio Mário Michelon.

Também estiveram presentes os secretários municipais de Esporte, Lazer e Juventude, Fredinei Rodrigues (Fré); de TI e Comunicação, Luis Henrique Francisco; de Meio Ambiente e Agricultura, Cariovaldo Ferreira; de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Fernando Cunha; de Saúde, Daniela Ribeiro; de Cultura e Turismo, Adriana Heindyk Mocelin; de Captação de Recursos, Levi Camargo; e de Infraestrutura, Logística e Frotas, Paulo César de Lima Júnior (Juninho); o procurador geral do município, Dr. Miguel Martin Fernandez Júnior; e os superintendentes das Subprefeituras do Jardim Menino Deus, Adelir Francisco de Oliveira, e da Borda do Campo, Wagner Pertel dos Santos (Vaguinho).

Inscrições
As inscrições para as atividades de hidroginástica seguem abertas. Mais informações, entrar em contato pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 7870.  (Fonte e foto: SCPMQB)

Continuar Lendo

Esportes

Amigos do Mountain Bike de Curitiba em QB

Publicado

em

Quatro Barras recebeu no domingo o grupo Amigos do Mountain Bike de Curitiba.  As belezas naturais da mata atlântica, ar puro e clima agradável, fizeram parte da paisagem do percurso percorrido pelo grupo que às 11h já tinha pedalado 45 quilômetros.

Após o registro seguiram pedalando rumo ao Morro do Anhangava!   

Foto: Face da Notícia

Continuar Lendo

Tendência