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2ª Audiência Pública para a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano será no dia 23

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No dia 23 de junho, a Prefeitura de Pinhais realizará a 2ª Audiência Pública para a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano. O evento tem o objetivo de apresentar o diagnóstico técnico da realidade municipal e também os resultados das discussões dos Fóruns Comunitários, realizados no mês de abril. A audiência terá início às 19h e acontece no auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), localizado no bairro Weissópolis.

A ação também será transmitida ao vivo, pelos canais do YouTube e Facebook da Prefeitura. Quem acompanhar pela internet poderá participar por meio dos comentários dos chats das plataformas. Para garantir a segurança de todos, as vagas presenciais serão limitadas até a capacidade permitida do auditório, de acordo com as restrições impostas pelas medidas de combate à disseminação do coronavírus em vigência. Desse modo, é importante que aqueles que desejem participar presencialmente realizem inscrição prévia pelo site.

“Lembramos que, tendo em vista as medidas de distanciamento social impostas, é solicitado a todos que participarem presencialmente que evitem a aglomeração e utilizem máscaras. A contribuição de todos é fundamental para a revisão do Plano Diretor. O novo plano ditará o rumo da cidade durante 10 anos, e somente a participação ampla da sociedade pode garantir a construção de uma Pinhais mais justa, acessível e democrática. Portanto, convidamos a todos. Participem”, destaca Leonardo Batistella Favretto, do Departamento de Planejamento Urbano, da Secretaria de Urbanismo.

“Este trabalho é parte da terceira etapa para a revisão do plano e foi elaborado pelos consultores da empresa Tese, contratada para a revisão do Plano Diretor, em conjunto com a equipe técnica municipal. O diagnóstico apresenta o levantamento e a análise dos dados do município, disponibilizados pela Prefeitura e outras fontes de informação oficiais, como por exemplo, IBGE, IPARDES e pesquisas científicas. Esses dados serão separados de acordo com os aspectos regionais, ambientais, socioespaciais, socioeconômicos, institucionais e de infraestrutura e serviços públicos do município”, explica Leonardo.

A apresentação do diagnóstico seguirá o que consta no documento “Caracterização e Diagnóstico Técnico”, que está disponível no site https://www.planodiretorpinhais.com.br/ para consulta.

Serviço

Para se inscrever, o interessado deve acessar o site https://www.planodiretorpinhais.com.br/.  A organização salienta que a inscrição não garante a vaga presencial, sendo dada preferência àqueles que anteciparem a chegada ao evento.

A audiência acontece no dia 23 de junho, a partir das 19h, no auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), localizado na Avenida Iraí, 696, no bairro Weissópolis. Também será possível participar pela internet, nos links abaixo:

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Piraquara abre PSS para contratação de médicos e profissionais da educação

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Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado – PSS 018/2022, para a contratação de médicos generalistas e pediatra, além de agentes educacionais, interpretes, professor e fonoaudiólogo.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo e-mail processoseletivo@piraquara.pr.gov.br, até o dia 26 de janeiro. A seleção se dará por classificação de acordo com a pontuação da análise curricular. E a contratação ocorrerá em regime especial.

SERVIÇO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 018/2022

MÉDICO GENERALISTA (20h), MÉDICO GENERALISTA (40h), MÉDICO PEDIATRA (20), AGENTE EDUCACIONAL I – ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (40h), AGENTE EDUCACIONAL I – MANUTENÇÃO DE INFRAESTRUTURA ESCOLAR E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE (40h), AGENTE EDUCACIONAL II – SECRETARIA ESCOLAR (40h), INTÉRPRETE/TRADUTOR DE LIBRAS (20h), INTÉRPRETE/TRADUTOR DE INGLÊS (20h), INTÉRPRETE/TRADUTOR DE ESPANHOL (20h), INTÉRPRETE/TRADUTOR DE CRIOULO (20h), PROFESSOR (20h) E FONOAUDIÓLOGO (40h)

Inscrições: Até o dia 26/01/2022

Mais informações: (41) 3590-3772 – 35900-3806 e 3590-3523

(Foto: SCPMP)

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Começou hoje (30) o maior evento de empreendedorismo de Pinhais

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Teve início nesta terça-feira (30), a 4ª Semana Empresarial e Industrial de Pinhais que será realizada pela Prefeitura de Pinhais em parceria com Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais – ACIPI, Sebrae e a Faculdade de Pinhais – Fapi.

Este ano o foco é inovação e o evento terá duração de três dias, com palestras, seminários e workshops, e, no último dia (2/12), será realizada uma grande Rodada de Negócios, envolvendo as empresas do município, tanto compradores como fornecedores que irão oferecer aos outros empresários seus produtos. “O evento é uma oportunidade de interação entre os empresários e com o município. Hoje a empresa, gerando emprego e renda, é um fato fundamental no desenvolvimento de uma cidade. Em Pinhais isso é levado muito a sério”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Martins.

O evento terá atividades presenciais e online. Para participar é necessário fazer a inscrição prévia. A abertura será às 19h, no salão de eventos da Vallejo com a palestra “Inove ou morra”, conduzida por Marcelo Caetano.

Serviço: A 4ª Semana Empresarial está sendo realizada no salão de eventos da Vallejo, na Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel, 12955. A programação completa está disponível no site pinhais.pr.gov.br.  (Foto: roberto dziura Jr)

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Atendimentos emergenciais nas rodovias do Paraná serão concentrados nos números 191, 193 e 198

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A partir deste final de semana, o atendimento emergencial a ocorrências nas rodovias do Anel de Integração será realizado em uma parceria das forças de segurança pública e de saúde do Paraná e da Polícia Rodoviária Federal. Para acessar os serviços em casos de acidentes, o usuário vai contar com números de telefone já disponíveis.

O usuário deverá direcionar a chamada segundo sua ocorrência. Em caso de problemas na pista, interrupções de tráfego e situações semelhantes, usuários que estiverem em rodovias federais (BR) podem ligar diretamente para o número 191, atendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Já os usuários que circularem pelas rodovias estaduais (PR e PRC) poderão discar 198, que direciona para a Polícia Rodoviária Estadual.

No caso de acidentes com vítimas, o usuário deve ligar para o número 193, do Corpo de Bombeiros, tanto em rodovia federal quanto em rodovia estadual. Os atendimentos serão realizados em parceria com a rede de Samu. Vale lembrar que o usuário deve buscar um local seguro para fazer a ligação.

O comandante-geral da PMPR, coronel Hudson Leôncio Teixeira, reforça que as forças de segurança serão reforçadas nas estradas, com viaturas disponíveis para patrulhamento nas rodovias. Para isso, darão apoio à Polícia Rodoviária Federal um contingente de policiais militares, rodoviários e bombeiros, além do suporte de equipes da Saúde, Polícia Civil, Polícia Científica e da Defesa Civil.

“Teremos viaturas transitando e patrulhando as rodovias. Tendo o acionamento pelo usuário, as viaturas irão até o local da ocorrência para fazer a sinalização e o desvio do trânsito”, explicou o comandante. “Nós faremos o que o Estado precisa: prestar serviços de segurança pública para a coletividade. Vamos socorrer vítimas, tirar veículos de locais de risco, fazer levantamentos de acidentes”.

EXCEÇÃO – As mudanças são válidas para as rodovias contidas nos lotes 2 e 3 a partir de sábado (27), e para os lotes 4, 5 e 6 a partir de domingo (28). As únicas rodovias que continuarão recebendo o atendimento da concessionária são as do Lote 1, cobertas pela Econorte. A exceção é consequência de um acordo firmado entre a empresa e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

Com isso, a Econorte continuará realizando, nas rodovias que antes administrava, os serviços de guincho mecânico, de ambulâncias para atendimento pré-hospitalar, mantendo o centro de controle de operações e telefone para emergências 0800. A medida terá validade por 365 dias, devendo atender a todo o intervalo entre concessões.

“O que buscamos foram soluções para garantir a realização de obras não concluídas ou sequer iniciadas e, como alternativa, a prestação do serviço ao usuário. São os guinchos que removem o carro com uma pane mecânica, ou que se envolveu em um acidente, e que garantem que o tráfego possa voltar ao normal o quanto antes. E ambulâncias, que ajudam a salvar vidas nas rodovias”, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Os trechos administrados pela concessionária que continuam recebendo atendimento são: PR-323 (da divisa com São Paulo até Warta – 62 km), PR-445 (de Warta a Londrina – 14 km), BR-369 (da divisa com São Paulo até Cambé – 158,15 km), BR-153 (da divisa com São Paulo até o entroncamento com a PR-092 – 51,6 km), PR-090 (de Jataizinho até Assaí – 14,3 km), PR-862: Contorno Norte de Ibiporã – 12,65 km) e PR-090 (de Ibiporã até Sertanópolis).

Mesmo com o acordo, a concessionária deixará de cobrar qualquer tarifa de pedágio aos usuários a partir de 28 de novembro, medida que vale para todas as concessionárias do Anel de Integração.

NÚMEROS DE EMERGÊNCIA

Para assistência nas rodovias sem concessão a partir de 28 de novembro, o usuário deverá ligar para os seguintes números:

191 – Polícia Rodoviária Federal (rodovias federais)

198 – Polícia Rodoviária Estadual (rodovias estaduais)

193 – Corpo de Bombeiros (acidentes)

(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

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