Esportes

Termo de cooperação técnica das Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu, que envolve os municípios de Piraquara, Pinhais e Quatro Barras

Publicado

em

Na última quinta-feira, dia 22 de julho, na sede da Prefeitura Municipal de Piraquara, foi assinado a renovação do termo de cooperação técnica das Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu, que envolve os municípios de Piraquara, Pinhais e Quatro Barras.

As ciclorrotas fazem parte de um projeto que incentiva a ciclomobilidade e fomenta o desenvolvimento turístico da região. Os ciclistas que passarem pelos três municípios verão elementos de sinalização vertical e horizontal, comunicação visual, infraestrutura associada e paisagens incríveis que atraem cada vez mais turistas.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Creusa Nogueira Fróes, ressaltou a renovação do termo e a consolidação do projeto. “As Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu são pioneiras no Paraná por meio dessa concepção de integração e desenvolvimento turístico regionalizado. Nossa intenção não é apenas manter o projeto, mas aperfeiçoar e agregar novas opções tornando cada vez mais atrativo e referência na Região Metropolitana de Curitiba”, ressaltou.    

Estiveram presentes no ato de assinatura do termo de cooperação, do município de Quatro Barras: o vice-prefeito, Jarbas Mocelin, a Secretaria de Cultura e Turismo de Quatro Barras, Adriana Heindyk Mocelin, de Pinhais: a vice-prefeita, Rosa Maria de Jesus Colombo e o Diretor de Turismo, Wilson Neto, de Piraquara: o vice-prefeito, Olivério Saraiva, a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Creusa Fróes, a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Ana Mazon Tesserolli, o Secretário de Comunicação, Eduardo Furiatti e a Diretora do Departamento de Turismo, Mariana Rodrigues Gregório.

HISTÓRICO

As Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu, foram lançadas em agosto de 2019, e contam com 259km de extensão, passando pelos municípios de Pinhais, Piraquara e Quatro Barras, mas que são divididas em 14 rotas temáticas menores, que variam de 5,9km a 42,1km

No trecho percorrido, além da natureza abundante e comunidade local, os visitantes encontrarão 29 pontos turísticos que poderão ser visitados, entre eles: igrejas, centros culturais, parques, túneis, portais, obeliscos, praça e até uma aldeia indígena. Todo o percurso possui sinalização com placas e totens personalizados com mapas, além de pontos de apoio, onde os ciclistas poderão descansar e obter informações. (Foto: SCPMP)

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Pinhais promove 10ª Corrida Rústica no mês de dezembro

Publicado

em

A 10ª edição da Corrida Rústica, ação realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), já tem data para ocorrer, será no dia 12 de dezembro. Neste ano, com a retomada dos eventos, a prova será percorrida nas distâncias de 5Km e 10Km, em um percurso totalmente plano.

O local de saída e chegada será o Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe). A inscrição dos atletas deve ser feita via site da Prefeitura, as quais iniciam no dia 16, às 8h, e encerram às 17h do dia 19 de novembro.

Kit do atleta – O kit será entregue, impreterivelmente, no Ginásio Poliesportivo de Pinhais, no dia 10 de dezembro das 8h às 22h e no dia 11 das 8h às 17h, mediante a apresentação de documento oficial com foto e comprovante de inscrição. Além disso, a organização do evento solicita a doação de um brinquedo que será destinado à Campanha Natal Solidário de Pinhais, organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas); bem como o termo de responsabilidade devidamente preenchido e assinado, este disponibilizado no site www.pinhais.pr.gov.br.

Chamamento Público – Está disponível também o Chamamento Público nº18/2021 para receber propostas de parcerias com a iniciativa privada, com vistas a potencializar a realização da X Corrida Rústica de Pinhais. Os interessados podem consultar o documento na íntegra no Diário Oficial de Pinhais – Edição 1093, disponível no site da Prefeitura.

Serviço: O regulamento do evento pode ser consultado no site da Prefeitura de Pinhais, na página da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Mais informações pelo telefone: (41) 3912-5492. O Ginásio Poliesportivo de Pinhais está situado na Rua 11 de Junho, 673, Centro de Pinhais. (Foto: SCPinhais)

Continuar Lendo

Esportes

Atleta de Pinhais vence três categorias em Campeonato Sulamericano de Atletismo

Publicado

em

O pinhaense Cid Antonio Veronese Filho conquistou mais três medalhas para a sua extensa coleção, desta vez no 1º Campeonato Sulamericano de Atletismo Master de Clubes, realizado no primeiro fim de semana de outubro, em Timbó, Santa Catarina.

Nesta competição, Cid foi vencedor em três modalidades de saltos: Distância, Triplo e em Altura. Com 1,85m, Cid é especialista na prova de salto em altura e, mesmo estando sem treinar por um longo período por conta de lesões e cirurgia, neste ano já foi destaque em diferentes competições.

Sobre as mais recentes conquistas, o atleta declara: “Recebo com muita alegria, graças a Deus estou no caminho certo, 2021 foi um ano de base para os futuros treinos técnicos, pois me dediquei muito, mesmo com a pandemia, e tendo que interromper muitas vezes os treinos”.

Recentemente ele foi recebido pela prefeita Marli Paulino e pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima para falar sobre sua carreira e mostrar as medalhas conquistadas.

“Parabenizo o professor Cid pelos resultados conquistados. Temos orgulho por ter aqui em Pinhais um atleta deste nível. Ele serve de exemplo e incentivo para os mais jovens, mostrando que não existe idade para a prática esportiva”, declara o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima. (Foto- Roberto Dziura Jr)

Continuar Lendo

Esportes

Complexo de piscina aquecida é reinaugurado em Quatro Barras

Publicado

em

As inscrições para as atividades de hidroginástica seguem abertas

Criado em 2013 com a proposta de levar saúde e qualidade de vida à Melhor Idade e adultos de várias faixas etárias, o Complexo de Piscina Aquecida de Quatro Barras recebeu neste ano um amplo programa de revitalização e modernização no sistema funcional da piscina. O espaço foi reinaugurado na tarde desta quinta-feira (7), pelo prefeito Loreno Tolardo e pela secretária de Desenvolvimento Social e Família, Ieda Tolardo.

A reinauguração reuniu um dos públicos-alvo do projeto: idosos que compõem os Grupos da Melhor Idade de diversas regiões da cidade.

“É uma satisfação muito grande rever tantos rostos conhecidos, pessoas que já frequentavam o projeto na sua data de implantação”, disse Tolardo, lembrando a construção da piscina no início de sua segunda gestão como prefeito. “Espero muito que todos vocês usufruam deste espaço novamente, neste momento de desaceleração da pandemia e de retomada gradual das atividades. Faremos isso com responsabilidade, cumprindo todos os cuidados sanitários e, ao mesmo tempo, restabelecendo uma atividade tão benéfica para a comunidade”, destacou o prefeito.

A secretária de Desenvolvimento Social e Família, Ieda Tolardo, também deu as boas vindas aos grupos, agradecendo a participação, e destacou o trabalho de toda a equipe. “Ao longo deste ano demos andamento a várias ações de revitalização e recuperação do complexo para retomar este projeto tão importante para a nossa população. Agradeço muito a todos os envolvidos”, comentou a secretária.

Os investimentos na revitalização compreenderam os setores hidráulico e elétrico da piscina, a modernização do sistema e a incorporação de duas modalidades de aquecimento: o elétrico e à gás, que ampliarão o atendimento à comunidade.

O projeto de hidroginástica conta com a parceria da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, e terá as aulas iniciadas já na semana que vem, inicialmente priorizando as turmas da Melhor Idade, mas atendendo, de forma sequencial, também adultos a partir dos 20 anos.

Uma das participantes do projeto, desde a implantação da piscina há 8 anos, é a moradora da Borda do Campo, Luci Silva, de 63 anos. Animada com o retorno das atividades, ela contou sobre os benefícios que a hidroginástica vem trazendo para sua saúde. “Meus problemas de coluna reduziram muito, foi maravilhoso. Notei uma melhora muito grande no corpo e na saúde, além de fazer grandes amigos aqui. Estou entusiasmada para voltar”, contou Luci.

Turmas e aulas
Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, que coordena o projeto, as turmas serão compostas por faixas etárias e também serão abertas turmas exclusivas para público feminino e masculino. As aulas serão realizadas todas as terças e quintas-feiras, em horário a ser definido pelo próprio aluno já no momento da inscrição. Há opções das 7h às 10h e das 13h às 17h, sendo que cada aula tem duração de uma hora.

Em conformidade às recomendações da Secretaria de Saúde, cada grupo terá no máximo 15 alunos. Outra medida sanitária importante é a incorporação de divisores na piscina, que permitirão ao aluno permanecer em um espaço próprio, reduzindo o contato entre os participantes.

Presenças
Na solenidade de inauguração, o prefeito Loreno Tolardo esteve acompanhado por sua mãe, Dona Inêz Michelon Tolardo, e pelas irmãs Ires, Iria, Ilce e Ieda, que conduz a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Família, e o tio Mário Michelon.

Também estiveram presentes os secretários municipais de Esporte, Lazer e Juventude, Fredinei Rodrigues (Fré); de TI e Comunicação, Luis Henrique Francisco; de Meio Ambiente e Agricultura, Cariovaldo Ferreira; de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Fernando Cunha; de Saúde, Daniela Ribeiro; de Cultura e Turismo, Adriana Heindyk Mocelin; de Captação de Recursos, Levi Camargo; e de Infraestrutura, Logística e Frotas, Paulo César de Lima Júnior (Juninho); o procurador geral do município, Dr. Miguel Martin Fernandez Júnior; e os superintendentes das Subprefeituras do Jardim Menino Deus, Adelir Francisco de Oliveira, e da Borda do Campo, Wagner Pertel dos Santos (Vaguinho).

Inscrições
As inscrições para as atividades de hidroginástica seguem abertas. Mais informações, entrar em contato pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 7870.  (Fonte e foto: SCPMQB)

Continuar Lendo

Tendência