Esportes

Termo de cooperação técnica das Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu, que envolve os municípios de Piraquara, Pinhais e Quatro Barras

Publicado

em

Na última quinta-feira, dia 22 de julho, na sede da Prefeitura Municipal de Piraquara, foi assinado a renovação do termo de cooperação técnica das Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu, que envolve os municípios de Piraquara, Pinhais e Quatro Barras.

As ciclorrotas fazem parte de um projeto que incentiva a ciclomobilidade e fomenta o desenvolvimento turístico da região. Os ciclistas que passarem pelos três municípios verão elementos de sinalização vertical e horizontal, comunicação visual, infraestrutura associada e paisagens incríveis que atraem cada vez mais turistas.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Creusa Nogueira Fróes, ressaltou a renovação do termo e a consolidação do projeto. “As Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu são pioneiras no Paraná por meio dessa concepção de integração e desenvolvimento turístico regionalizado. Nossa intenção não é apenas manter o projeto, mas aperfeiçoar e agregar novas opções tornando cada vez mais atrativo e referência na Região Metropolitana de Curitiba”, ressaltou.    

Estiveram presentes no ato de assinatura do termo de cooperação, do município de Quatro Barras: o vice-prefeito, Jarbas Mocelin, a Secretaria de Cultura e Turismo de Quatro Barras, Adriana Heindyk Mocelin, de Pinhais: a vice-prefeita, Rosa Maria de Jesus Colombo e o Diretor de Turismo, Wilson Neto, de Piraquara: o vice-prefeito, Olivério Saraiva, a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Creusa Fróes, a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Ana Mazon Tesserolli, o Secretário de Comunicação, Eduardo Furiatti e a Diretora do Departamento de Turismo, Mariana Rodrigues Gregório.

HISTÓRICO

As Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu, foram lançadas em agosto de 2019, e contam com 259km de extensão, passando pelos municípios de Pinhais, Piraquara e Quatro Barras, mas que são divididas em 14 rotas temáticas menores, que variam de 5,9km a 42,1km

No trecho percorrido, além da natureza abundante e comunidade local, os visitantes encontrarão 29 pontos turísticos que poderão ser visitados, entre eles: igrejas, centros culturais, parques, túneis, portais, obeliscos, praça e até uma aldeia indígena. Todo o percurso possui sinalização com placas e totens personalizados com mapas, além de pontos de apoio, onde os ciclistas poderão descansar e obter informações. (Foto: SCPMP)

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Amigos do Mountain Bike de Curitiba em QB

Publicado

em

Quatro Barras recebeu no domingo o grupo Amigos do Mountain Bike de Curitiba.  As belezas naturais da mata atlântica, ar puro e clima agradável, fizeram parte da paisagem do percurso percorrido pelo grupo que às 11h já tinha pedalado 45 quilômetros.

Após o registro seguiram pedalando rumo ao Morro do Anhangava!   

Foto: Face da Notícia

Continuar Lendo

Esportes

Pinhais sedia Pedala Paraná Solidário neste sábado (28)

Publicado

em

No próximo sábado (28) Pinhais sedia o Pedala Paraná Solidário, evento que faz parte do Programa Pedala Paraná da Superintendência de Esporte e Superintendência da Ação Solidária do Governo do Estado, em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA). No município conta com a organização da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. A concentração será no Parque das Águas de Pinhais, das 8h às 10h, com um percurso livre.

Como o principal objetivo do evento é arrecadar alimentos que serão entregues às famílias em dificuldades neste período de pandemia, a organização pede a doação de 1kg de alimento não perecível e também é necessário preencher um formulário de inscrição. Ambos podem ser entregues no dia do evento, ou até sexta-feira – das 8h às 12h e das 13h às 17h – no Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves.

A distribuição dos alimentos será feita em conjunto pelas Superintendências de Esporte e da Ação Solidária do Estado, Secretaria Municipal de Assistência Social e CUFA.

Serviço

O Parque das Águas de Pinhais fica na Rodovia João Leopoldo Jacomel com Estrada Ecológica. Mais informações sobre o Pedala Solidário pelo telefone 3912-5245.

Continuar Lendo

Esportes

19 de Agosto dia Nacional do Ciclista, é marcado por ações de educação no trânsito

Publicado

em

Em comemoração ao Dia Nacional do Ciclista, as Secretarias de Ordem Pública e Segurança, Esporte e Turismo, com apoio da Vereadora Carolina Mascarenhas, promovem durante o dia abordagens educativas na Rodovia do Caqui. 

O Secretário de Ordem Pública Jefferson Rosa Cordeiro lembra que o dia 19 de Agosto foi oficializado como Dia Nacional do Ciclista no ano de 2017, através da Lei Federal nº 13.508, em homenagem ao biólogo Pedro Davison que faleceu nesta mesma data no ano de 2006, vítima de um atropelamento enquanto pedalava no Eixo Sul em Brasília. Esse caso ficou marcado, visto que foi o primeiro julgamento em Brasília que condenou o indiciado (responsável pelo atropelamento) por crime doloso de trânsito. 

O objetivo da ação foi de alertar a população para a importância dos cuidados no trânsito com foco especial no ciclista, condutor considerado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tão vulnerável nas vias, quanto os pedestres.

Durante a ação, além da distribuição de panfletos, os educadores da Secretaria de Esporte e os agentes da Secretaria de Ordem Pública e Segurança orientaram os ciclistas para a necessidade do uso obrigatório de equipamentos de segurança, medidas também previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como campainha, sinalização noturna e espelho retrovisor. 

De acordo com o Secretário de Esporte Helton Collere, as ações educativas das Secretarias são planejadas para conscientizar todos os condutores, sobre a responsabilidade que cada um tem no trânsito.

“Nessa campanha específica, conversamos com pedestres e condutores sobre a vulnerabilidade dos ciclistas no trânsito, alertando para a prioridade que esse tipo de condutor tem, em relação aos veículos de maior porte”, explicou o Secretário. (SCPMCGS)

 

(Fotos: Diego Tiller/SCPMCGS)

Continuar Lendo

Tendência