Esportes

Paraná busca desenvolvimento econômico por meio do cicloturismo

Publicado

em

Representantes de diversas frentes que envolvem o cicloturismo, principalmente de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, conheceram as iniciativas do programa estadual de Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), especialmente as relacionadas ao seguimento, nesta segunda-feira (26), na Celepar, na Capital.

Criado pela Invest Paraná, agência de promoção e atração de investimentos do Governo do Estado, o programa tem como objetivo integrar produtos locais a cadeias de valor de forma sustentável, fortalecendo relações sociais, culturais e ambientais. Para isso, possui um ciclo de três etapas: valorização do conhecimento tradicional, inserção de inovações tecnológicas e aberturas de canais de vendas.

O VRS é baseado em metodologias similares desenvolvidas em outros países e importadas pela Invest Paraná por meio de sua rede de relacionamento com instituições internacionais. A metodologia “Value Links”, da agência de cooperação alemã GIZ, e a “One Village, One Product”, criada pelo Japão e difundida por diversas outras nações em desenvolvimento.

Juntamente com a abordagem “One Village, One Product” e por meio da irmandade entre o governo da província japonesa de Hyogo e o Paraná, outra iniciativa em desenvolvimento é a Michi no Eki, política pública que surgiu no Japão em 1993, e consiste em estações à beira de estradas estruturadas para promoção dos produtos e do turismo local.

De acordo com Giancarlo Rocco, diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná e um dos responsáveis pela coordenação, as paradas são locais únicos e preparados para oferecer um receptivo adequado aos visitantes, reunindo instalações para descanso, informações e promoção da região.

“A proposta da cooperação é para que o Paraná seja o primeiro estado do Brasil a contar com uma rede ao estilo japonês”, afirmou Rocco.

Atualmente, o projeto do VRS está iniciando o seu piloto nos municípios de Morretes, Antonina e Guaraqueçaba, trabalhando os conceitos de turismo de natureza e de base comunitária, além de produtos regionais. Uma estação Michi no Eki deve ser instalada na região. Nesse contexto, o cicloturismo se destaca como forma de estímulo ao desenvolvimento econômico.

Ivan Mendes, da Lobi Ciclotur, empresa credenciada pelo Invest Pass (Programa de Aceleração de Soluções Sustentáveis), também da Invest Paraná, falou sobre como o Estado, em especial a região do Litoral, vem se destacando no setor de cicloturismo.

Segundo ele, as belezas naturais e as rotas contemplativas constituem um grande potencial para o Estado atrair os praticantes de cicloturismo. “Trata-se de um público qualificado, com poder aquisitivo e, portanto, com poder de impacto sobre a economia dos locais por onde passam”, destacou Mendes.

Ele apresentou uma rota mapeada que liga São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, ao Litoral por meio de um eixo central, que une as duas regiões, onde serão construídas as estações Michi no Eki.

O objetivo agora é estimular a qualificação e a formatação de empreendimentos profissionalizados ao longo desse eixo, com engajamento da comunidade para que a prática de cicloturismo na região se torne algo sustentável e continuado.

O Programa de Vocações Regionais Sustentáveis, juntamente com a iniciativa Michi no Eki, se encaixam exatamente nesse ponto para estimular o turismo, mobilizar a comunidade e disponibilizar uma estrutura de receptivo com conforto e qualidade.

Um exemplo das inúmeras possibilidades de expansão desse eixo principal foi apresentado pelo prefeito de Morretes, Sebastião Brindarolli Junior. “Para além da Estrada da Graciosa, há mais de 600 quilômetros de estradas rurais no entorno do município com paisagens belíssimas a serem exploradas pelos ciclistas”, afirmou.

Diversas iniciativas relacionadas ao setor foram apresentadas e o objetivo do grupo é ambicioso: tornar o Paraná o estado do cicloturismo no Brasil. Marta Yoshie Takahashi, da Paraná Projetos, falou em nome da Câmara Técnica de Cicloturismo e aproveitou o encontro para convidar a todos para o Seminário Estadual do setor, a ser realizado no início de 2022.

PRESENÇAS – Também participaram da reunião Tatiana Brandão Perim, secretária de Turismo de Morretes; Thiago Afonso de Souza, secretário de Cultura e Turismo de Antonina; Yuri Osaki, secretário de Agricultura e Pesca de Antonina; Marlon Everton Moreira Cruz, secretário de Indústria e Comércio de Antonina; Bruno Cesar Kaefer Pereira, Creusa Fróes e Mariana Gregorio, da prefeitura de Piraquara; Leandro Diéguiz, da prefeitura de Guaraqueçaba; Adriana Heindyk Mocelin, da prefeitura de Quatro Barras; Marcos Daniel Kuzma e Nicolas Nering, da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de São José do Pinhais; Rogério Riva, da Paraná Esporte; Daiane Hass, da Paraná Turismo; Bruno Banzato, Bruno Casagrande e Isabela Garcia, da Invest Paraná; Tiago Piontekievicz, da Lobi Cicloturismo; e Marcos Cruz Alves, do Iamuque – Instituto A Mudança que Queremos. (Foto: Invest Paraná)

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Pinhais promove 10ª Corrida Rústica no mês de dezembro

Publicado

em

A 10ª edição da Corrida Rústica, ação realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), já tem data para ocorrer, será no dia 12 de dezembro. Neste ano, com a retomada dos eventos, a prova será percorrida nas distâncias de 5Km e 10Km, em um percurso totalmente plano.

O local de saída e chegada será o Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe). A inscrição dos atletas deve ser feita via site da Prefeitura, as quais iniciam no dia 16, às 8h, e encerram às 17h do dia 19 de novembro.

Kit do atleta – O kit será entregue, impreterivelmente, no Ginásio Poliesportivo de Pinhais, no dia 10 de dezembro das 8h às 22h e no dia 11 das 8h às 17h, mediante a apresentação de documento oficial com foto e comprovante de inscrição. Além disso, a organização do evento solicita a doação de um brinquedo que será destinado à Campanha Natal Solidário de Pinhais, organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas); bem como o termo de responsabilidade devidamente preenchido e assinado, este disponibilizado no site www.pinhais.pr.gov.br.

Chamamento Público – Está disponível também o Chamamento Público nº18/2021 para receber propostas de parcerias com a iniciativa privada, com vistas a potencializar a realização da X Corrida Rústica de Pinhais. Os interessados podem consultar o documento na íntegra no Diário Oficial de Pinhais – Edição 1093, disponível no site da Prefeitura.

Serviço: O regulamento do evento pode ser consultado no site da Prefeitura de Pinhais, na página da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Mais informações pelo telefone: (41) 3912-5492. O Ginásio Poliesportivo de Pinhais está situado na Rua 11 de Junho, 673, Centro de Pinhais. (Foto: SCPinhais)

Continuar Lendo

Esportes

Atleta de Pinhais vence três categorias em Campeonato Sulamericano de Atletismo

Publicado

em

O pinhaense Cid Antonio Veronese Filho conquistou mais três medalhas para a sua extensa coleção, desta vez no 1º Campeonato Sulamericano de Atletismo Master de Clubes, realizado no primeiro fim de semana de outubro, em Timbó, Santa Catarina.

Nesta competição, Cid foi vencedor em três modalidades de saltos: Distância, Triplo e em Altura. Com 1,85m, Cid é especialista na prova de salto em altura e, mesmo estando sem treinar por um longo período por conta de lesões e cirurgia, neste ano já foi destaque em diferentes competições.

Sobre as mais recentes conquistas, o atleta declara: “Recebo com muita alegria, graças a Deus estou no caminho certo, 2021 foi um ano de base para os futuros treinos técnicos, pois me dediquei muito, mesmo com a pandemia, e tendo que interromper muitas vezes os treinos”.

Recentemente ele foi recebido pela prefeita Marli Paulino e pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima para falar sobre sua carreira e mostrar as medalhas conquistadas.

“Parabenizo o professor Cid pelos resultados conquistados. Temos orgulho por ter aqui em Pinhais um atleta deste nível. Ele serve de exemplo e incentivo para os mais jovens, mostrando que não existe idade para a prática esportiva”, declara o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima. (Foto- Roberto Dziura Jr)

Continuar Lendo

Esportes

Complexo de piscina aquecida é reinaugurado em Quatro Barras

Publicado

em

As inscrições para as atividades de hidroginástica seguem abertas

Criado em 2013 com a proposta de levar saúde e qualidade de vida à Melhor Idade e adultos de várias faixas etárias, o Complexo de Piscina Aquecida de Quatro Barras recebeu neste ano um amplo programa de revitalização e modernização no sistema funcional da piscina. O espaço foi reinaugurado na tarde desta quinta-feira (7), pelo prefeito Loreno Tolardo e pela secretária de Desenvolvimento Social e Família, Ieda Tolardo.

A reinauguração reuniu um dos públicos-alvo do projeto: idosos que compõem os Grupos da Melhor Idade de diversas regiões da cidade.

“É uma satisfação muito grande rever tantos rostos conhecidos, pessoas que já frequentavam o projeto na sua data de implantação”, disse Tolardo, lembrando a construção da piscina no início de sua segunda gestão como prefeito. “Espero muito que todos vocês usufruam deste espaço novamente, neste momento de desaceleração da pandemia e de retomada gradual das atividades. Faremos isso com responsabilidade, cumprindo todos os cuidados sanitários e, ao mesmo tempo, restabelecendo uma atividade tão benéfica para a comunidade”, destacou o prefeito.

A secretária de Desenvolvimento Social e Família, Ieda Tolardo, também deu as boas vindas aos grupos, agradecendo a participação, e destacou o trabalho de toda a equipe. “Ao longo deste ano demos andamento a várias ações de revitalização e recuperação do complexo para retomar este projeto tão importante para a nossa população. Agradeço muito a todos os envolvidos”, comentou a secretária.

Os investimentos na revitalização compreenderam os setores hidráulico e elétrico da piscina, a modernização do sistema e a incorporação de duas modalidades de aquecimento: o elétrico e à gás, que ampliarão o atendimento à comunidade.

O projeto de hidroginástica conta com a parceria da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, e terá as aulas iniciadas já na semana que vem, inicialmente priorizando as turmas da Melhor Idade, mas atendendo, de forma sequencial, também adultos a partir dos 20 anos.

Uma das participantes do projeto, desde a implantação da piscina há 8 anos, é a moradora da Borda do Campo, Luci Silva, de 63 anos. Animada com o retorno das atividades, ela contou sobre os benefícios que a hidroginástica vem trazendo para sua saúde. “Meus problemas de coluna reduziram muito, foi maravilhoso. Notei uma melhora muito grande no corpo e na saúde, além de fazer grandes amigos aqui. Estou entusiasmada para voltar”, contou Luci.

Turmas e aulas
Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, que coordena o projeto, as turmas serão compostas por faixas etárias e também serão abertas turmas exclusivas para público feminino e masculino. As aulas serão realizadas todas as terças e quintas-feiras, em horário a ser definido pelo próprio aluno já no momento da inscrição. Há opções das 7h às 10h e das 13h às 17h, sendo que cada aula tem duração de uma hora.

Em conformidade às recomendações da Secretaria de Saúde, cada grupo terá no máximo 15 alunos. Outra medida sanitária importante é a incorporação de divisores na piscina, que permitirão ao aluno permanecer em um espaço próprio, reduzindo o contato entre os participantes.

Presenças
Na solenidade de inauguração, o prefeito Loreno Tolardo esteve acompanhado por sua mãe, Dona Inêz Michelon Tolardo, e pelas irmãs Ires, Iria, Ilce e Ieda, que conduz a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Família, e o tio Mário Michelon.

Também estiveram presentes os secretários municipais de Esporte, Lazer e Juventude, Fredinei Rodrigues (Fré); de TI e Comunicação, Luis Henrique Francisco; de Meio Ambiente e Agricultura, Cariovaldo Ferreira; de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Fernando Cunha; de Saúde, Daniela Ribeiro; de Cultura e Turismo, Adriana Heindyk Mocelin; de Captação de Recursos, Levi Camargo; e de Infraestrutura, Logística e Frotas, Paulo César de Lima Júnior (Juninho); o procurador geral do município, Dr. Miguel Martin Fernandez Júnior; e os superintendentes das Subprefeituras do Jardim Menino Deus, Adelir Francisco de Oliveira, e da Borda do Campo, Wagner Pertel dos Santos (Vaguinho).

Inscrições
As inscrições para as atividades de hidroginástica seguem abertas. Mais informações, entrar em contato pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 7870.  (Fonte e foto: SCPMQB)

Continuar Lendo

Tendência