Cotidiano

Museu Oscar Niemeyer apresenta a maior exposição já realizada pelos artistas OSGEMEOS

Publicado

em

A exposição “OSGEMEOS: Segredos”, promovida pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), poderá ser vista pelo público a partir do dia 18 (sábado). Produção original da Pinacoteca de São Paulo, a mostra em Curitiba é uma parceria com o MON, apresentada pela Copel e viabilizada pelo governo do Paraná. Ingressos já estão à venda, R$ 20 e R$ 10 (meia) .

São mais de 850 itens, entre pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, intervenções site specific, desenhos e cadernos de anotações. As obras estarão na torre e na sala expositiva do Olho.

“Mais do que nunca, a arte apresenta-se aqui como inspiração”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. Ela comenta que as cores, o movimento e a alegria presentes nas obras iluminam e ajudam a fazer a travessia entre o agora e uma nova fase, pós-pandemia.

“Neste momento, em que todos focamos numa reconstrução, seja individual ou coletiva, a arte desta genial dupla de irmãos contribui com a nossa busca interna”, afirma. Seus traços retratam o dia a dia das grandes cidades e suas obras nos levam a uma imersão que revela pertencimento e identidade a símbolos locais e cotidianos, que nos conectam ao lúdico”.

A superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, afirma que em muitas cidades do mundo as obras nos espaços públicos em grandes proporções foram um respiro durante o isolamento social.

“Estamos felizes em receber a exposição, que sela definitivamente a paixão do grande público por essa arte”, comenta. “É muito interessante perceber como OSGEMEOS conseguem transitar entre a arte urbana e o museu tornando seus desenhos cheios de representação acessíveis a todos”.

“OSGEMEOS: Segredos” é a primeira retrospectiva de grande porte que examina a produção dos artistas desde o começo da década de 1980 até a atualidade. “Esta é a maior exposição já produzida por eles”, diz o curador da mostra, Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca de São Paulo.

“Como indica o título ‘Segredos’, o objetivo da mostra é revelar novas visões do fazer artístico d’OSGEMEOS. Objetos pessoais, como cadernos, fotos, desenhos e pinturas que datam desde a infância dos dois irmãos até hoje são apresentados ao público pela primeira vez, incluindo estudos e obras de arte que precedem em muito seus famosos personagens e lançam luz sobre as raízes de seu surgimento. Influências artísticas e colaborações são expostas ao lado de pinturas e esculturas recentes”, informa o curador.

OS ARTISTAS – A dupla de artistas formada pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo (São Paulo, 1974) construiu uma trajetória no mundo das artes sem nunca ter perdido de vista o desejo de manter-se acessível ao grande público.

Esse percurso inclui a participação em mostras nas principais instituições internacionais, como o Hamburger Bahnhof, em Berlim, em 2019, com um projeto concebido em parceria com o grupo berlinense de breakdance Flying Steps – um dos mais premiados mundialmente; a Vancouver Biennale, Canada (2014); o Moca – Museum of Contemporary Art, em Los Angeles (2011); o MOT – Museum of Contemporary Art Tokyo, em Tóquio, Japão (2008) e a Tate Modern, em Londres, Reino Unido (2008), onde os artistas pintaram a fachada, e a Trienale de Milão (2006), entre outros.

Ao longo da carreira, os irmãos também receberam convites para criar para os principais espaços públicos de mais de 60 países, incluindo Suécia, Alemanha, Portugal, Austrália, Cuba, Estados Unidos – com destaque para os telões eletrônicos da Times Square, em Nova York (2015) –, entre outros.

Gustavo e Otávio sempre tomaram o espaço urbano como lugar de vivência e de pesquisa desde o início de sua produção, em meados da década de 1980. Os artistas partiram de uma forte imersão na cultura hip hop, que havia chegado ao Brasil no momento em que os irmãos começaram a produzir, e da influência da dança, da música, do muralismo e da cultura popular para desenvolver um estilo singular, com atmosfera alegre, que acabou se tornando um emblema dos espaços urbanos pelo Brasil e pelo mundo.

Seus trabalhos contam histórias – às vezes autobiográficas – cujas tramas envolvem fantasia, relações afetivas, questionamentos, sonhos e experiências de vida.

OSGEMEOS mantém seu ateliê, até hoje, no Cambuci, antigo bairro de operários e imigrantes na região central de São Paulo, no qual passaram sua infância e juventude. A partir da década de 1990, suas experimentações – não só em graffiti, mas também pintura em telas e esculturas estáticas e cinéticas – ultrapassaram os limites bidimensionais, culminando na construção de um universo próprio que opera entre o sonho e a realidade.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina.

No total, o acervo conta com mais de 9 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo e Moinho Anaconda.

Serviço

“OSGEMEOS: Segredos”

Data: A partir de 18 de setembro

Local: Museu Oscar Niemeyer (MON) – Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR

Ingressos: Exclusivamente online.

De terça a domingo, das 10h às 18h

Fotos: Filipe Berndt

A exposição “OSGEMEOS: Segredos”, realizada pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), poderá ser vista pelo público a partir de 18 de setembro. – Foto: Filipe Berndt

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Eduardo Pimentel apresenta maior programação de Natal da história de Curitiba

Publicado

em

Com o tema “Juntos, o inesquecível acontece”, o Natal de Curitiba 2025 estreia no dia 24 de novembro e terá mais de 150 experiências e espetáculos inesquecíveis pensados para toda a família. O anúncio da programação foi feito pelo prefeito Eduardo Pimentel e pela primeira-dama Paula Mocellin, na noite desta segunda-feira (27/10), em evento na Capela Santa Maria, no Centro.

Durante 44 dias, crianças e adultos poderão acompanhar a programação, que vai até 23 de dezembro, com a decoração iluminando a cidade até 6 de janeiro de 2026.

“Curitiba é a capital do Natal. Um tempo em que a cidade se veste de emoção, solidariedade e beleza para celebrar tudo o que nos une. Em cada canto, há uma história sendo contada e, em cada rosto, a certeza de que o Natal é mais do que uma data: é a promessa viva de um tempo melhor que está por vir”, afirmou o prefeito.

O lançamento teve apresentação do duo Marina Costa e Nil Oliveira. O vice-governador Darci Piana contou que vai acompanhar vários espetáculos. “Vamos ter um Natal muito feliz neste ano. Eu faço aniversário no dia 24 de dezembro e terei muitas festas no maior Natal do Brasil. O Estado do Paraná, com a Prefeitura, vai dar toda a segurança para as festas do Natal. Todas as famílias podem ir tranquilas celebrar”, disse.

Novidades

Entre as novidades, estão os inéditos Circuito Natalino do Centro, um caminho de experiências emocionantes pela Praça Santos Andrade, Rua XV de Novembro, Catedral Basílica, Centro Histórico e Passeio Público, e o Natal da Disney no Parque Barigui, show que chega pela primeira vez ao Brasil.

O Natal da Disney também será palco de um gesto especial: a Prefeitura de Curitiba levará ao espetáculo 9 mil crianças da rede municipal de educação e pessoas atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS), que viverão de perto o encanto desse universo que inspira sonhos e alegrias.

A temporada ainda ganha novo brilho com mais apresentações do consagrado Natal Bradesco no Palácio Avenida e montagens inéditas no Jardim Botânico e no Parque Tanguá.

Decoração por toda cidade

O público irá se surpreender com corredores de luzes, projeções mapeadas, árvores natalinas, roda-gigante, carrosséis, feiras especiais de Natal e os inesquecíveis espetáculos ao ar livre produzidos pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), patrocinadores e privados.

Decorações se espalharão por toda a cidade e serão uma atração à parte. Mais de 40 árvores de Natal poderão ser apreciadas nos parques, memoriais, rotatórias, grandes avenidas, calçadões e outros espaços públicos. Estrelas de Belém, guirlandas gigantes e mantos de luz irão adornar construções históricas do Largo do Ordem e todas as Ruas da Cidadania, nos bairros. Até as estações-tubo e um nostálgico trem Maria Fumaça, circulando por Curitiba, estarão decorados.

Ação solidária

A edição 2025 também reforça o espírito solidário do Natal de Curitiba, como a campanha de doação de presentes para crianças e adolescentes acolhidos pela FAS e os cardápios natalinos dos Mesas Solidárias, que oferecerão refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade em dezembro.

Recorde de patrocinadores

O Natal de Curitiba 2025, além de estar repleto de novidades e se consolidar como a maior programação de fim de ano do Brasil, terá número recorde de patrocinadores.

Com realização da Prefeitura de Curitiba, a temporada natalina terá, pela primeira vez, a apresentação de um patrocinador, o banco Bradesco.

A programação tem 23 patrocinadores, apoio financeiro que viabilizará as principais atrações: Bradesco (apresentação), Governo do Paraná (Praça Santos Andrade), Ademicon (Catedral de Luz), Condor Super Center (Passeio Público), O Boticário (Rua XV), Rumo (Maria Fumaça), Grupo Potencial (Memorial Paranista), Ligga Telecomunicações (Praça Santos Andrade), Uninter (estações-tubo), Electrolux (Praça Santos Andrade), Volvo do Brasil (Natal do Centro Cívico), PUCPR/Grupo Marista (Parque Tanguá), Família Madalosso (ceias Mesa Solidária), Grupo Servopa (Jardinete da Mário Tourinho), MiniPreço (Natal nas regionais), Tenda Incorporadora (estações-tubo), Cenarium Brasil (Jardim Botânico), Favretto (mídia), Abrasel-PR (projeto gastronômico), Leroy Merlin (Praça Santos Andrade), Valor Real Construtora (estações-tudo), Realiza Eventos (organizador de filas) e Festtone (Jardim Botânico e Praça da Espanha).

A organização do Natal de Curitiba 2025 é um trabalho conjunto do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Fundação de Ação Social (FAS) e secretarias municipais do Governo, da Comunicação Social, do Urbanismo, do Meio Ambiente, de Obras Públicas e de Defesa Social e Trânsito.

Presenças

Participaram do lançamento o vice-prefeito de Curitiba e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins; os secretários do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; da Comunicação Social, Marc Sousa; da Saúde, Tatiane Filipak; de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho; do Urbanismo, Almir Bonatto; da Defesa Social e Trânsito, Rafael Ferreira Vianna; do Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Thiago Bonagura; da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira.

Também compareceram a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; os presidentes do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Swinka; do Ippuc, Ana Zornig Jayme; do Instituto Municipal de Administração (Imap), Beatriz Battistella; da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Jr; da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues; da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Dario Paixão; e da Curitiba S.A., José Lupion Neto; o superintendente da Secretaria da Comunicação Social, Gabriel Assunção; o chefe de Relações Internacionais e do Cerimonial da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó; a diretora-executiva do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Juliana Midori; o controlador-geral do Município, Bruno Herak Pandini; o coordenador municipal da Defesa Civil, Nelson Ribeiro; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso Santo Junior; o chefe de gabinete do prefeito, Ricardo Andreazza; os assessores de gabinete do prefeito, Tatiana Turra e Bruno Villela; os administradores regionais do Portão/Fazendinha, Rodrigo Reis, do Tatuquara, Marcelo Ferraz, e do Boa Vista, Reinaldo Boaron.

Da Câmara Municipal de Curitiba estavam os vereadores Tico Kuzma, presidente da Câmara, Serginho do Posto, Hernani, Beto Moraes, Bruno Rossi, Jasson Goulart, Renan Ceschin, Andressa Bianchessi, Lórens Nogueira, Meri Martins, Rafaela Lupion, Sargento Tânia Guerreiro e João da 5 Irmãos.

(SCPMC/Foto: Pedro Ribas/SECOM)

Continuar Lendo

Cotidiano

Natal Felice Santa Felicidade

Publicado

em

Informativo ACISF  –   A ACISF Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade está realizando um projeto que vai encantar a nossa querida região de Santa Felicidade, baseado numa tradição religiosa de comemoração do nascimento de Jesus Cristo e trazendo elementos do folclore italiano. A programação terá início no dia 21 de novembro e se estenderá até o Dia de Reis, ou seja, 6 de janeiro de 2026.  O projeto contará com várias instalações, e vários personagens…

Estamos trazendo para o nosso Natal a personagem do folclore italiano chamada Befana. Vocês todos vão conhecer a Befana e vão se apaixonar por ela. Na lenda original, a senhora Befana recebeu em sua casa os três Reis Magos, que estavam a caminho da manjedoura onde nasceu o menino Jesus. Os três Reis Magos descansaram um tempo na casa dela e depois seguiram viagem, mas quando estavam saindo, convidaram a senhora Befana para se juntar a eles e encontrar o menino Jesus. Ela não quis ir e os três Reis Magos seguiram viagem sozinhos. Mais tarde, arrependida de não ter ido junto, decidiu ir ao encontro da manjedoura. Mas ela não tinha o conhecimento astronômico necessário para seguir a estrela de Belém, então, ela decidiu presentear todas as crianças, que se, porventura, estivessem no caminho dela, da seguinte forma: as crianças de bom comportamento receberiam um doce e as crianças que não tiveram bom comportamento, receberiam um pedaço de carvão. Claro que vamos aproveitar o lado lúdico dessa história, vamos apresentar a Befana para que ela possa interagir com todos que nos visitarem  e presentear aqueles que tiveram bom comportamento…

Além disso, teremos vários shows com apresentação do Coral Folclórico Italiano Santa Felicidade e também apresentações do Folclore Ítalo-brasileiro Santa Felicidade, bem como apresentações do folclore da Sociedade Dante Alighieri.

Outros shows estão programados através da parceria do Sesc com a Associação, trazendo o caminhão palco do SESC que estará estacionado na avenida Vereador Toaldo Túlio 81, onde faremos a abertura e o encerramento do Natal Felice de Santa Felicidade.

Nesse mesmo endereço teremos a casinha do Papai Noel, uma árvore com 6 m de altura, um trenó, providencialmente substituído por uma carroça, bem de acordo com a tradição de Santa Felicidade para receber brinquedos em doação para crianças carentes.

Teremos ainda neste local, a Casa da Fada Befana e um presépio, bem como toda uma decoração especial, para que possamos fazer o melhor Natal que Santa Felicidade já teve.  Importante lembrar que haverá shows em vários locais, como, restaurantes e vinícolas e também haverá linda apresentação luminosa na frente da igreja de Santa Felicidade, a Paróquia São José.

Com isso, queremos trazer de volta para Santa Felicidade o encantamento pelo Natal. Sugerimos que todos os moradores de Santa Felicidade participem fazendo uma decoração significativa nas suas residências, proporcionando a todos que por aqui passarem, uma satisfação espiritual forte, no sentido da comemoração do nascimento do menino Jesus e também no sentido de preservar o encantamento pelo Natal, tão importante, especialmente para as nossas crianças.

A Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade está motivada a fazer deste Natal uma virada de chave e pensa que dentro em breve teremos em Santa Felicidade o melhor Natal do Brasil, superando cidades tradicionais nessa comemoração.

Fica o convite para que todos venham participar desta série de eventos que marcará, sem dúvida, o ano de 2025 como um ano fenomenal para o início dessa caminhada.

Presidente Fernando Linhares/ACISF

Natal 2024 (Fotos: Face da Notícia)

Continuar Lendo

Cotidiano

Quatro estações do Simepar batem recorde de frio em outubro de 2025

Publicado

em

Uma massa de ar frio que está sobre o Paraná desde a passagem da frente fria no último fim de semana causou declínio nas temperaturas, e quatro estações meteorológicas do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) registraram entre domingo (19) e segunda-feira (20) as temperaturas mais baixas para outubro desde o início da série histórica.

Cornélio Procópio registrou 10,4°C na segunda-feira (20), a temperatura mais baixa para outubro desde a instalação da estação na cidade, em 2018. Também na segunda, Laranjeiras do Sul teve 8,3°C, a menor temperatura já registrada na estação no mês de outubro desde a instalação, em 2017. No domingo (19), o distrito de Horizonte, em Palmas, teve 4,7°C, a temperatura mais baixa para outubro desde a instalação da estação, em 2019. Já Santo Antônio da Platina, na segunda-feira, teve 10,1°C de mínima: a mais baixa para outubro desde o início da série histórica, em 2019.

Além das temperaturas mais baixas, o vento acentua a sensação de frio neste início de semana. “A circulação de um sistema de alta pressão no oceano, com giro no sentido anti-horário, favorece aumento dos ventos em todo o estado e transporta umidade do oceano em direção ao continente, induzindo à formação de nuvens na região Leste e nos Campos Gerais”, explica Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.

Até as 15h30 desta terça-feira (21), as maiores rajada de vento foram em Santa Maria do Oeste (79,6 km/h às 5h45), Cornélio Procópio (73,1 km/h às 2h45), Laranjeiras do Sul (66,2 km/h às 8h30), Distrito de Horizonte, em Palmas (64,8 km/h às 2h15), Cascavel (64,4 km/h às 7h30) e Santo Antônio da Platina (63 km/h às 7h15).

Na segunda-feira, a maior rajada de vento foi em Santo Antônio da Platina (61,9 km/h às 8h45). A cidade também registrou a maior rajada de vento do estado no domingo: 63 km/h, às 8h15. “Os ventos seguem mais intensos até o fim de semana. Já as temperaturas sobem gradativamente a partir desta quarta-feira (22) em todas as regiões do Estado”, ressalta Furlan.

MÁXIMAS – Além das temperaturas mínimas, as mais altas do dia também foram as mais baixas da série histórica em outubro em várias estações do Simepar em 2025 – ou seja, nunca as temperaturas subiram tão pouco ao longo do dia nestas estações, no mês de outubro. O destaque fica para Pato Branco e Cerro Azul, que tiveram as máximas mais baixas desde 1997 (confira a lista completa abaixo).

Apesar de tantas temperaturas historicamente baixas, ainda não é possível afirmar que outubro foi um mês de temperaturas abaixo da média. Os próximos dez dias terão temperaturas mais elevadas, que podem fazer com que a temperatura média do mês fique dentro da média histórica.

Estação / temperatura máxima mais baixa para outubro / data registrada / início da operação da estação

Altônia / 18,1°C / 07/10/2025 / 2017

APPA Antonina / 16,1°C / 07/10/2025 / 2014

Cerro Azul / 15,8°C / 07/10/2025 / 1997

Irati / 11,8°C / 07/10/2025 / 1999

Francisco Beltrão / 15,6°C / 08/10/2025 / 2010

Guarapuava / 12,6°C / 07/10/2025 / 1997

Laranjeiras do Sul / 15°C / 08/10/2025 / 2017

Distrito de Horizonte, em Palmas / 11°C / 08/10/2025 / 2019

Paranaguá / 16,1°C / 07/10/2025 / 2012

Pato Branco / 14,1°C / 08/10/2025 / 1997

Pinhão / 14,8°C / 07/10/2025 / 2003

Guaraqueçaba / 15,4°C / 07/10/2025 / 2011

(Foto: Roberto Dziura/AEN)

Continuar Lendo

Tendência