O consumo de energia na área de concessão da Copel – que cobre 393 dos 399 municípios do Paraná e atende a 4,95 milhões de unidades consumidoras – mostra a consolidação da retomada econômica do Estado. Nos três primeiros meses do ano, o consumo de energia cresceu 5,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior, saltando de 8.041 GWh para 8.510 GWh vendidos.
Além disto, a base de clientes, que era de 4,86 milhões, aumentou em 1,7% na comparação dos dois períodos. O crescimento do consumo de energia no Paraná, na comparação dos dois trimestres, foi maior que as expansões do Brasil (0,5%) e da Região Sul (5,6%).
Este consumo é o chamado “mercado fio” da distribuidora da companhia e inclui a energia fornecida a consumidores cativos, atendidos pela Copel Distribuição, e a consumidores livres – com demanda a partir de 500 kW, que optam por deixar o mercado regulado para negociar a compra de energia no mercado livre.
O maior aumento de consumo de energia foi da classe comercial, com alta de 12% (de 1.500 GWh para 1.705 GWh), sendo 9,6% no mercado cativo e 18,4% no mercado livre. Entre os setores comerciais que mais aumentaram o consumo de energia no primeiro trimestre de 2022 estão o de alimentação, com 15,2%, de comércio varejista, com 11,6%, seguidos pelo setor de comércio por atacado, com alta de 6,6%. O número de clientes aumentou em 2,1% neste setor, sendo 2% no mercado cativo e 22,1% no mercado livre, pulando de 416 mil para 425 mil clientes.
O consumo de energia no segmento residencial, a mais numerosa base de clientes da Copel Distribuição, aumentou 7,5% (de 2.108 GWh para 2.267 GWh). Já o número de consumidores residenciais aumentou 2,3% na comparação dos períodos, passando de 3,97 milhões de clientes para 4,06 milhões.
No segmento rural, o consumo de energia aumentou em 4% no primeiro trimestre (de 716 GWh para 744 GWh), sendo alta de 3,3% no mercado cativo e de 20,7% no mercado livre. Já o número de consumidores da área rural que compram energia no mercado livre subiu 43,3% nestes primeiros três meses do ano na comparação com o mesmo período de 2021.
No setor industrial, o aumento do consumo de energia foi de 2,2% (de 2.880 GWh para 2.944 GWh), em função do crescimento dos setores de fabricação de produtos alimentícios (6,4%) e fabricação de produtos de madeira (5,1%). No segmento industrial, houve aumento de 4,7% no consumo dos clientes que compram energia no mercado livre (de 2.319 GWh para 2.428 GWh) e usam o fio da Copel. O número de clientes industriais que compram energia no mercado livre também cresceu, em 14,4%.
O total de energia vendida pelo grupo em todo o Brasil, incluindo, além do mercado fio, também as vendas da Copel Geração e Transmissão e da comercializadora Mercado Livre de Energia também cresceu. Estas vendas alcançaram 17.151 GWh no primeiro trimestre, um crescimento de 9,4% na comparação com o mesmo período do ano passado (de 15.670 GWh). (Foto: Gilson Abreu/AEN)
Tem evento novo na área! O segundo fim de semana do mês de novembro vai ser movimentado em Pinhais. Nos dias 9 e 10 vai acontecer a 1ª edição do Pinhais Beer Pork. Organizado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semde), via Divisão de Turismo, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais (Acipi), o evento será realizado no Espaço Boulevard, do Parque das Águas, a partir das 10h.
O Pinhais Beer Pork vai receber os amantes de uma boa música, de gastronomia de qualidade (com ênfase em iguarias feitas com carne de porco, como o próprio nome do evento já sugere), de uma boa cerveja artesanal (proporcionada pelas cervejarias da Rota da Cerveja Artesanal), exposição de carros e motos, além de um espaço kids (com oficinas e camarim de pintura).
Confira a programação:
Sábado (9)
10h-12h: Dj Darlanzzinho
12h30-14h30: Railroad Band
15h-17h: Dr. Smith
17h30-19h30: Super Saiyajeans – Mamonas Assasinas Cover
20h-22h: Audiostrada (U2, Bon Jovi, Guns e Rock Nacional)
Domingo (10)
10h-12h: Grupo na Boca do Mato (Samba)
12h30-14h30: Brazuca Trio
15h-16h30: Banda Kayenna (Reggae)
17h-18h30: Pinhalize (Reggae)
19h-21h: Boogie Night Rider (Flash Back)
Cervejarias Participantes (Rota da Cerveja Artesanal):
Coice da Mula
Oner
Sant Pauli
Lobos
Ovelha
Rubira
Way Beer
Yellow Bird
Serviço
Evento: Pinhais Beer Pork – Gratuito
Datas: 9 e 10 de novembro, a partir das 10h
Local: Espaço Boulevard, no Parque das Águas – Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel, esquina com a Estrada Ecológica. (Fonte: SCPMP)
O Paraná foi o terceiro estado do País e o primeiro da Região Sul que mais gerou novos postos de trabalho em 2024 no acumulado entre janeiro e setembro. Foram 152.898 vagas abertas, diferença entre 1.556.854 admissões e 1.403.956 demissões no período. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na quarta-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O Paraná ficou atrás somente de São Paulo (561.042) e Minas Gerais (204.187) no acumulado do ano, estados bem mais populosos. Na sequência, aparecem Rio de Janeiro em quarto lugar (139.378) e Santa Catarina na quinta posição (129.553). O estoque de empregos paranaense, referente a quantidade total de vínculos celetistas ativos, é de 3.244.299, o quarto maior do País.
No ano, os setores que mais contrataram no Paraná foram o de serviços (saldo de 77.750), indústria (37.544), construção (19.066) e comércio (17.805). Na agropecuária foram 739 novos postos de trabalho criados. Entre os subsetores, o de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas foi o com maior número de postos gerados, com saldo de 38.624
O secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, destaca que as capacitações gratuitas ofertadas pelo Estado têm formando mão de obra para atender o mercado de acordo com o desenvolvimento de cada setor da economia.
“O Paraná apresentou saldo positivo de novos empregos em todos os meses deste ano. Esse desempenho, além de refletir o sucesso das políticas adotadas pelo governo para a promoção do emprego e renda no Estado, também direciona para o aprimoramento de ações de empregabilidade, em especial o incentivo que hoje é dado ao trabalhador para que ele busque o aperfeiçoamento profissional”, afirmou.
SETEMBRO – Somente no mês de setembro, o Paraná gerou 14.828 novos postos de trabalho com carteira assinada, 67% a mais que as 8.877 vagas criadas no mesmo mês de 2023. O saldo deste ano é a diferença entre as 165.300 admissões e 150.472 desligamentos no período.
Foi também o melhor resultado da região Sul do País. Santa Catarina registrou saldo de 13.074 vagas no mês, enquanto que o Rio Grande do Sul criou 10.238 empregos. Em nível nacional, o Paraná ficou atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Alagoas e Bahia.
Todos os setores registraram saldo positivo no mês, à exceção da agropecuária (-98 vagas). O setor de serviços foi o que mais gerou empregos, com 7.410, seguido pela indústria (3.096), comércio (2.375) e construção (2.045). (AEN/Foto: Gilberto Abreu)
As crianças da Escola Municipal José Brunetti Gugelmin se reuniram na quadra da escola na manhã de quarta-feira (23) para o lançamento da campanha Natal Solidário de 2024. A iniciativa da Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) e instituições voluntárias, visa a arrecadação de brinquedos para as crianças em vulnerabilidade social do município.
Com pontos de coleta em todos os prédios públicos e estabelecimentos parceiros, os brinquedos doados pela comunidade serão entregues no dia 13 de dezembro, no evento do Dia da Família, no Centro da Juventude. Esta é a 16ª edição da campanha que, no ano passado, arrecadou mais de 1.800 brinquedos para fazer mais feliz o Natal das crianças atendidas nos serviços da Semas.
O lançamento do Natal Solidário deste ano conta com a participação especial da nova mascote, Natalina, cujo nome foi escolhido pela população por meio de enquete nas redes sociais da prefeitura. A chegada da mascote, uma sorridente árvore de Natal, agitou as crianças no evento, reforçando a importância da solidariedade durante as festividades tradicionais de final de ano.
A prefeita Rosa Maria anunciou o início da campanha às crianças, ressaltando a importância de doar. “Nenhuma criança merece passar o Natal sem um brinquedo. O Natal significa ajudar, contribuir com os outros. E quando nós ajudamos as pessoas, somos mais felizes. Quero agradecer a todos os professores, equipes da Assistência Social e todos os parceiros, que são fundamentais. Vamos fazer o maior Natal Solidário de todos”, finalizou.
Duas crianças alunas da E. M. José Brunetti Gugelmin, vestidas de papai e mamãe Noel, fizeram as primeiras doações à campanha, com uma entrega simbólica ao lado da mascote Natalina e autoridades presentes.
Também participaram do evento de lançamento a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, o secretário de Segurança e Trânsito, Alfredo Moreno; o 1º Ten. e Comandante da 3ª Cia do 6º Batalhão Bombeiro Militar de Pinhais, Roberson Costa Spagnol; Jones Marlow, da igreja Luterana de Pinhais; Carla e Patrícia, do Colégio Aventista; e Mariana e Wilson, da Asepi.
Serviço: A campanha Natal Solidário arrecada brinquedos novos ou em bom estado para as crianças em vulnerabilidade social atendidas pela Secretaria de Assistência Social de Pinhais. Os pontos de coleta estão disponíveis nos prédios públicos e estabelecimentos parceiros. ( Foto: SCPMP)