Cidades

Abrir empresa em Curitiba é 3 vezes mais rápido que a média brasileira

Publicado

em

Curitiba é uma das cidades do País que mais investe em desburocratização para agilizar a abertura de empresas. O tempo para abrir uma empresa na capital paranaense é de 13 horas, 70% mais rápido que a média brasileira – de 1 dia e 19 horas (43 horas).

Os dados são do Mapa das Empresas de março de 2022, publicado pelo Ministério da Economia. Em relação a fevereiro de 2022, o tempo da capital teve redução de quatro horas.

O levantamento considera, no cálculo do tempo, o cumprimento da etapa da viabilidade – em que o município e a Junta Comercial confirmam a possibilidade de a empresa se estabelecer no endereço indicado e usar o nome empresarial escolhido – e da etapa do registro – em que a Junta Comercial fornece o contrato social e o número do CNPJ gerado pela Receita Federal.

Para empresas que exploram atividades de baixo risco e médio risco, que representam aproximadamente 90% das registradas, o cumprimento dessas duas etapas é suficiente para o início do funcionamento. A inscrição no município e a emissão do alvará, quando for o caso, ocorrem de forma automática.

A Prefeitura de Curitiba vem fazendo um trabalho muito consistente nos últimos anos para melhorar e facilitar a vida de quem quer empreender na cidade, lembra o prefeito Rafael Greca. Em 2019, uma empresa levava em média 4 dias e 14 horas (110 horas) para obter o registro em Curitiba. O tempo atualmente é 89% inferior.

“Ampliamos o número de atividades enquadradas na lei de liberdade econômica, simplificamos processos, tornamos eletrônicas etapas que antes demandavam a ida do empreendedor até a Prefeitura. Esse conjunto de ações têm papel fundamental na aceleração econômica no pós-pandemia”, diz Greca.

Sem burocracia

Em 2022, a Prefeitura de Curitiba incluiu mais 61 atividades na chamada Lei da Liberdade Econômica, que dispensa licenciamento para atividades consideradas de baixo risco. Com isso, o número de atividades incluídas nesse parâmetro na cidade passou de 545 para 606.

Essas empresas ficam dispensadas de alvará de licença para localização, licença sanitária e licenciamento ambiental. Entre os incluídos na lista estão atividades de organizações associativas e sindicais, serviços de malote, academia de artes marciais e algumas atividades esportivas, organização de excursões, transporte de mudanças.

A lei de liberdade econômica (13.874/2019) é considerada um marco para desburocratizar a abertura de empresas de baixo risco, tornando o ambiente mais favorável à abertura de negócios. Os municípios têm autonomia para incluir atividades na regra ou podem seguir os critérios federais.

Com menor burocracia, 6.044 foram abertas em março na capital, de acordo com levantamento do Ministério da Economia. No mesmo período de 2021, esse número somou 6.191 e no mesmo mês de 2020, 5.727 empresas.

Das empresas que abriram em março de 2022, 5.738 foram microempresas. Curitiba tem, ao todo, 331.815 empresas ativas.

Melhor Ambiente

Com a redução da burocracia e com a agilidade na abertura de empresas, Curitiba foi eleita a segunda capital com o melhor ambiente de negócios do País, segundo o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), divulgado no fim de março pelo Ministério da Economia. Ficou atrás apenas de Belo Horizonte.

(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

Cidades

Referência em gestão, Luizão Goulart é anunciado como novo secretário de Administração do Governo Ratinho Jr

Publicado

em

Nesta terça-feira (24), o Governador Ratinho Júnior (PSD) anunciou o nome de Luizão Goulart, ex-prefeito de Pinhais e ex-deputado federal, para a secretaria de Estado da Administração e da Previdência.

“Sinto-me muito honrado com esse convite do Governador Ratinho Júnior, pois ele tem se tornado um grande líder e um excelente gestor, com uma política de trabalho muito parecida com a que implantamos em Pinhais, visando o desenvolvimento econômico, sustentável e social do nosso Estado”, destacou.

Embora seja novidade, o nome de Luizão Goulart já era amplamente comentado no ambiente político, especialmente por ter disputado recentemente uma difícil eleição para a Prefeitura de Curitiba e, além disso, por colher bons frutos de sua vasta experiência em gestão pública.

Segundo Luizão, esta será uma oportunidade importante para contribuir com a execução do dinâmico e ousado Plano de Governo da atual gestão.

Além de Luizão Goulart, Márcio Nunes, que estava na Secretaria de Turismo, assume a Secretaria de Agricultura, e Guto Silva, que estava à frente da Secretaria de Planejamento, é o novo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Cidades.

Novo secretário

Luizão Goulart, que, assim como o Governador Ratinho Júnior, nasceu em Jandaia do Sul e chegou à Região Metropolitana de Curitiba no final da década de 70. É formado pela Universidade Federal do Paraná em Filosofia e História. Tornou-se professor da Rede Pública Estadual e, por muitos anos, foi diretor de colégio. Ganhou notoriedade nacional após ser prefeito de Pinhais durante 8 anos, onde realizou uma gestão que atingiu aprovação recorde de 94%. Também foi deputado federal por 4 anos, destacando-se com a apresentação de projetos municipalistas e de cunho social. (Da Assessoria/Foto: Divulgação)

Continuar Lendo

Cidades

Deputada Marli Paulino entrega Menção Honrosa a Pedro Joanir Zonta pelos 50 anos do Condor

Publicado

em

Na terça-feira (18), a deputada estadual Marli Paulino, entregou uma menção honrosa, em nome da Assembleia Legislativa do Paraná, ao empresário Pedro Joanir Zonta, fundador do Grupo Zonta, em reconhecimento aos 50 anos da rede de supermercados.

A homenagem destaca o impacto da empresa na economia do Estado, com mais de 50 lojas, 14 mil colaboradores e um atendimento que alcança mais de 60 milhões de clientes anualmente.

A solenidade ocorreu no auditório da primeira unidade do Condor a ser inaugurada, na Avenida Winston Churchill, no bairro Pinheirinho e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o vice-prefeito de Pinhais, Marcinho Pereira, o ex-deputado federal, Luizão Goulart, o secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Thiago Bonagura, e o administrador da Regional Portão, Rodrigo Reis.

A deputada Marli Paulino reforça sua atuação como uma grande incentivadora do empreendedorismo no Paraná, defendendo políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda. “Muito me orgulha poder oferecer este título e honrar o senhor Joanir com as suas relevantes contribuições com a sociedade paranaense”, afirmou a parlamentar.

Com uma trajetória marcada pelo empreendedorismo desde a infância, Zonta começou sua trajetória comercializando ameixas. Em 1974, com 23 anos, ele abriu um pequeno mercado em Curitiba, no bairro Pinheirinho, com 110 metros quadrados e cinco funcionários. Seu talento para os negócios o levou a transformar o pequeno comércio em um império do varejo, que hoje conta com operações em 20 cidades, incluindo supermercados, atacarejos, postos de combustíveis, shoppings e serviços financeiros. Sobre a menção honrosa, Zonta agradeceu a todos os colaboradores e reforçou a importância do esforço coletivo “Receber este título de menção honrosa, é uma grande honra. Todos nós sabemos que o reconhecimento individual, como este que estou recebendo, é resultado de um esforço coletivo.” Completou “Quero expressar minha gratidão à deputada Marli Paulino, cujas palavras e apoio são um verdadeiro incentivo para todos nós.”

(Da assessoria/Foto: Divulgação)

Continuar Lendo

Cidades

ACISF realiza Rodada de Negócios

Publicado

em

A Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (ACISF), realizou no dia 11 de Março uma Rodada de Negócios, o evento foi realizado no Buffet Fina Festas. Estiveram presentes 55 empresários da região de Santa Felicidade – Curitiba, onde puderam falar das oportunidades de seus negócios e distribuir seus contatos e suas promoções entre si.

“Agradecemos o SEBRAE pela direção dos trabalhos e também ao Buffet Fina Festas pelo espaço cedido. Esse encontro foi realmente um sucesso tendo como resultado uma maior divulgação dos comerciantes entre si com o intuito de realização de negócios dentro de nossa querida Santa Felicidade e região. Iniciativas como essas se repetiram tendo principalmente como objetivo trazer o comércio presencial e como forma principal de atender a clientela bem como fazer com que nossos vizinhos, os habitantes da região de Santa Felicidade adquiram o hábito de realizar suas compras por aqui mesmo. Isso com certeza vai gerar maior movimentação financeira para nossa região bem como um momento da empregabilidade do nosso comércio trazendo enfim qualidade de vida ainda maior para Santa Felicidade”, afirma o presidente da ACISF, Fernando Linhares.

Foto: ACISF

Continuar Lendo

Tendência