Cidades

Curitiba comemora mês do Meio Ambiente com nova campanha e atividades para a comunidade

Publicado

em

No próximo domingo (5/6), comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e, como já é tradição em Curitiba, uma programação intensa ocorrerá ao longo de todo o mês de junho. Quem não vai ficar de fora dessa é a Família Folhas, que celebra o período com uma nova campanha para trazer à população ideias de sustentabilidade para o dia a dia.

“Com a volta da Família Folhas, resgatamos o histórico de Curitiba, trazendo o pioneirismo e os resultados que nos transformaram, aos olhos do mundo, em Capital Ecológica. Hoje os desafios são muito maiores e Curitiba está fazendo a sua parte, em benefício da cidade e do planeta”, diz o prefeito Rafael Greca.

É em razão de todos esses desafios, como o aquecimento global, que a nova fase da campanha com a Família Folhas vai trazer dicas práticas que vão além da separação de resíduos e lembrar das ações que a cidade faz pelo meio ambiente. Plantios de árvores, Jardins de Mel, Amigo dos Rios e Reserva Hídrica do Futuro são alguns dos assuntos.

“Nosso compromisso passa pela gestão de resíduos sólidos, com a redução do uso dos aterros sanitários e a separação para reciclagem, pelo cuidado com as áreas verdes e rios, pelo plantio de árvores e pela busca de uma qualidade de vida cada vez melhor para a população”, resume a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias.

A programação do mês vai ter um pouco de cada um dos temas, reforça a secretária. Começa no sábado (4/6), quando a Prefeitura promove recolhimento de lixo eletroeletrônico em parceria com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR), no Parque Barigui. Outros nove pontos seguem com o recolhimento desses materiais (detalhes serão divulgados em breve).

Ainda no sábado, a Rede de Proteção Animal realiza, em parceria com o Instituto Fica Comigo, um evento de adoção de animais, o Amigo Bicho, na Praça Rio Iguaçu, no Centro Cívico (veja abaixo mais informações desta semana).

Educação Ambiental

As comemorações serão marcadas também por um novo espaço de educação ambiental a ser inaugurado na estrutura de madeira que fica no Bosque Zaninelli, antes conhecida como Unilivre. O local vai contar com atividades promovidas pelas secretarias do Meio Ambiente e da Educação, com cursos voltados também para a comunidade.

Durante a semana, também estão previstos o retorno do programa de sensibilização ambiental em condomínios, paralisado durante o período mais grave da pandemia. E a exibição do documentário E agora? O Tráfico de Animais no Brasil, no Coreto Digital do Passeio Público.

A Avenida Sete de Setembro vai ganhar 100 novas mudas de cerejeira e cinco novos espaços da cidade terão caixas do programa Jardins de Mel, com colmeias de abelhas nativas sem ferrão. O Museu de História Natural Capão da Imbuia vai promover uma exposição adaptada para pessoas com deficiência.

O Centro de Referência para Animais em Situação de Risco prepara uma visita especial sobre guarda responsável para os curitibinhas da rede municipal de ensino, atividade do programa Linhas do Conhecimento.

Programação da semana

Sábado (4/6)
Recolhimento de Eletroeletrônico com o Sescap-PR no Parque Barigui
Horário: 9h às 16h
Local: Estacionamento em frente ao Salão de Atos –  Alameda Ecológica Burle Marx, S/N

Tribo Animal e Amigo Bicho – evento de adoção de animais
Horário: 10h às 17h
Local: Praça Rio Iguaçu – esquina das ruas Deputado Mário de Barros com a Marechal Hermes

(Foto: SCPMP)

Cidades

Eduardo Pimentel assume interinamente a Prefeitura de Curitiba durante viagem de Greca a Barcelona e Roma

Publicado

em

O vice-prefeito Eduardo Pimentel assumiu interinamente, nesta sexta-feira (1º/11), a Prefeitura de Curitiba. Ele ficará no cargo até o dia 14 de novembro.

O prefeito Rafael Greca lidera, nos próximos dias, uma missão oficial de Curitiba em Barcelona e Roma para apresentar as experiências da capital como cidade inteligente, igualitária, sustentável e inovadora. Na capital italiana, Greca ainda terá uma audiência privada com o Papa Francisco, em que irá compartilhar com o Santo Padre o compromisso de sua gestão com os mais vulneráveis.

“É com muita honra e responsabilidade, recebo, mais uma vez, o cargo de prefeito em exercício de nossa capital para manter a nossa cidade extremamente bem-cuidada”, afirma Eduardo Pimentel.

Em Barcelona (Espanha), Greca participa da premiação do Intelligent Community Forum (ICF – Fórum de Comunidades Inteligentes) – Curitiba é uma das sete finalistas do prestigiado prêmio internacional -, e ainda do Smart City Expo World Congress 2024, maior evento de cidades inteligentes do mundo. Em Roma (Itália), Greca terá reuniões com autoridades brasileiras e italianas e com representantes da FAO, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, para compartilhar as experiências de Curitiba em segurança alimentar e combate à fome.

A viagem oficial de Greca à Europa contará com comitiva técnica da Prefeitura, entre eles os secretários municipais de Segurança Alimentar, Luis Gusi; de Finanças, Cristiano Hotz; e de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel; o presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão; e o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro. (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

Continuar Lendo

Cidades

1ª EXPOMEPI teve grande adesão das empreendedoras e população de Piraquara

Publicado

em

A 1ª Exposição das Mulheres Empreendedoras de Piraquara – EXPOMEPI, movimentou o Centro de Piraquara no final de semana. Inédito no município, o evento foi idealizado pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Piraquara – ACIAP, e o Grupo de Mulheres Empreendedoras de Piraquara- MEPI, com o apoio da Prefeitura de Piraquara.

Dedicada a mulheres empreendedoras, com o objetivo de promover e impulsionar negócios locais, a EXPOMEPI foi realizada nos dias 25 e 26 de outubro no Salão Paroquial da Igreja Matriz Bom Jesus dos Passos, das 13h às 20h. O evento reuniu grande público durante os dois dias, que aproveitou a variedade de produtos expostos no espaço interno, além da Feirinha gastronômica que movimentou o Calçadão da Avenida Getúlio Vargas.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Creusa Nogueira Fróes, destacou a contribuição de todos para efetivação do evento. “A 1ª EXPOMEPI foi um verdadeiro sucesso. Queremos agradecer a Paróquia Bom Jesus dos Passos por disponibilizar o espaço, a ACIAPI pela organização, os comerciantes, feirantes e agentes de crédito por acreditarem na ideia apostando no ótimo resultado que foi alcançado. Já estamos nos organizando para a próxima”, ressaltou.

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Piraquara, por meio da Presidente Elizabeth Krutzsch, também enalteceu a colaboração de todos. “Com o apoio integral da ACIAP, que assumiu a organização e a realização do evento, a EXPOMEPI ofereceu uma plataforma valiosa para dar visibilidade às empreendedoras de Piraquara e fortalecer a economia local”, declarou.

O Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, também prestigiou o evento e falou sobre a importância da iniciativa que valoriza o trabalho das empreendedoras de Piraquara. “É uma forma de expor toda essa variedade de produtos e serviços das mulheres piraquarenses. É muito bacana ver essa parceria de grandes e pequenas empresas unidas pela mesma causa”, finalizou. (CPMP)

Continuar Lendo

Cidades

Perspectivas são boas para a primeira safra de verão no Paraná, afirma o Deral

Publicado

em

A safra de inverno 2023/24, que está no término da colheita no Paraná, não deve atingir todo o potencial, em razão das condições climáticas durante o período de desenvolvimento. Mas para a primeira safra de verão 2024/25 as perspectivas são boas até o momento, com possibilidade de recuperar as perdas ocorridas no último ciclo. Os dados fazem parte da Previsão Subjetiva de Safra (PSS), divulgada nesta quinta-feira (24) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

A principal cultura de inverno, que está em fase de colheita, é o trigo. A nova estimativa aponta produção de 2,3 milhões de toneladas. Representa redução de 36% comparativamente ao ano passado, quando foram colhidas 3,6 milhões de toneladas, e 38% em relação ao potencial de 3,7 milhões de toneladas previstos inicialmente.

“A cultura foi impactada por geadas, mas principalmente pela seca”, disse o agrônomo Carlos Hugo Godinho, analista das culturas de inverno no Deral. Segundo ele, a geada foi mais decisiva no rebaixamento da qualidade do produto, sobretudo na região Sul do Estado.

A área plantada também encolheu, ficando em 1,146 milhão de hectares, 18% a menos que os 1,392 milhão de hectares da safra 22/23. Até agora foram colhidos aproximadamente 87% dessa área, restando lavouras a campo principalmente nas regiões mais ao Sul do Estado. “Os relatos são de que essas áreas tardias, caso não recebam chuvas por muitos dias, tendam a ter boa produtividade”, salientou Godinho.

A cevada, outra das lavouras de inverno, tem projeção de produtividade melhor que a do ano passado. Se confirmar, podem ser colhidas 286 mil toneladas, 8% a mais que as 265 mil toneladas do ciclo anterior. No entanto, ficará 15% aquém da projeção inicial de 354 mil toneladas. Por enquanto foram colhidos 45% da área de 77,8 mil hectares.

SOJA – O plantio da soja da primeira safra de verão 2024/25 atingiu dois terços dos 5,8 milhões de hectares previstos. A estimativa é que, se houver clima razoável nos próximos 10 dias, a semeadura chegue a 90%, restando apenas áreas em que normalmente a tarefa é feita em períodos mais tardios.

De acordo com o analista da cultura no Deral, Edmar Gervásio, a tendência é que se tenha uma boa safra, com colheita superior a 22,4 milhões de toneladas, superando em pelo menos 21% as 18,5 milhões de toneladas do ciclo anterior. “Obviamente tem muitos fatores que ao longo da safra vão influenciar, mas neste momento as condições são muito boas, com chuvas regulares que dão janelas para o plantio”, afirmou.

MILHO – O milho já está praticamente todo plantado, cobrindo 95% dos 259 mil hectares previstos para a primeira safra. “Também nessa cultura espera-se uma boa produtividade”, disse Gervásio. A expectativa é que sejam colhidos 2,6 milhões de toneladas, volume 4% superior às 2,5 milhões de toneladas da primeira safra em 2023.

Por ser período de entressafra do milho, o produto está bem valorizado no mercado, com os produtores chegando a faturar até R$ 60,00 por saca.

FEIJÃO – A estimativa do Deral é que o feijão de primeira safra renda 277 mil toneladas, o que representaria aumento de 73% em relação às 160 mil toneladas do ano passado. Neste momento o plantio ultrapassou 90% da área de 143,6 mil hectares. “Está em boas condições, com exceção das primeiras lavouras, plantadas em agosto, que sofreram com o tempo mais seco em setembro”, afirmou Carlos Hugo Godinho.

Em relação aos preços pagos ao produtor, eles superaram R$ 300,00 e agora estão em torno de R$ 250,00 a saca do tipo preto, do qual o Paraná é o principal produtor. A perspectiva é que em um mês o feijão novo já comece a ser colhido.

OLERÍCOLAS – A segunda safra de batata paranaense 2023/24 está findando a colheita. Dos 10,5 mil hectares previstos, faltam apenas 78 hectares a serem colhidos na região de Cornélio Procópio, no Norte do Estado. Estima-se que ao final da colheita haverá 289 mil toneladas disponíveis dessa safra, ou 10% a menos que as 320 mil toneladas anteriores.

A batata da primeira safra 2024/25 está com 95% da extensão de 16,6 mil hectares já no solo. A estimativa é colher 508,6 mil toneladas.

Para o tomate de segunda safra 2023/24 houve pequena redução de área e de produção, que deve ficar em 110 mil toneladas, 3% a menos que as 113,6 mil do ciclo anterior. Já foram colhidos 98% dos 1,7 mil hectares.

O tomate de primeira safra 24/25 tem 72% dos 2,5 mil hectares projetados já semeados. “A previsão de colheita é otimista”, salientou o engenheiro agrônomo Paulo Andrade, analista da cultura. Estima-se 170 mil toneladas, 12% acima das 151,7 mil toneladas da safra anterior.

Em relação à cebola, a área estimada é de 3,3 mil hectares, voltando ao patamar da safra 22/23, quando se plantou 3,4 mil hectares e se colheu 112 mil toneladas. No ciclo 23/24 foram 2,7 mil hectares para 88,7 mil toneladas. A projeção é que a atual chegue a 129 mil toneladas. Por enquanto foram colhidos 10% da área.

“As culturas estão se desenvolvendo bem, até porque o La Niña, se acontecer, vai ser a partir de meados de novembro”, ponderou Paulo Andrade. “A tendência é que não seja tão efetivo a ponto de termos estiagens prolongadas por aqui”.

MANDIOCA – A mandioca da safra 2023/24 já está sendo colhida com boas perspectivas. A estimativa é colher 3,6 milhões de toneladas. “É uma cultura com rusticidade importante, pois consegue vencer a seca severa enfrentada no Noroeste, onde a mandioca é mais cultivada”, disse o agrônomo Carlos Hugo Godinho.

A nova safra está sendo plantada em cerca de 148 mil hectares, com estimativa de 4,1 milhões de toneladas. “O clima está bom neste momento, com a chuva ajudando tanto no plantio quanto na colheita”, acrescentou Godinho.

Continuar Lendo

Tendência