Notícias

Quatro Barras Lança Selo de Qualidade do Turismo

Publicado

em

Diante do potencial turístico de Quatro Barras e da capacidade de promover o desenvolvimento sustentável através da atividade, a Prefeitura de Quatro Barras, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, vem agregando novas ferramentas de incentivo ao setor. Nesta terça-feira (27), quando se comemorou o Dia Mundial do Turismo, Quatro Barras lançou, em solenidade na Câmara Municipal, o Selo de Qualidade do Turismo.
    
O selo, na prática, é um diferencial que os empreendimentos turísticos poderão ter para garantir mais qualidade na gestão e também maior competitividade no mercado turístico. Ele assegura que o empreendimento está dentro das normas e padrões dos órgãos fiscalizadores e que está preocupado em cumprir todos os requisitos para oferecer o melhor atendimento ao visitante. 
    
A formalização de quem atua neste segmento e a profissionalização dos serviços prestados são diferenciais determinantes para prosperar. O prefeito Loreno Tolardo, que participou da abertura da solenidade, disse que o município está engajado em fortalecer o setor e dar suporte aos empreendedores. “O turismo é a indústria que mais cresce no mundo. Agradeço aos empreendedores que acreditam na nossa cidade, que investem e empreendem aqui.  Não vamos medir esforços para desenvolver este potencial que é único em nossa região”, disse Tolardo.
    
O vice-prefeito Jarbas Mocelin também destacou a importância do programa. “É motivo de alegria acompanhar o desenvolvimento de estratégias que fortaleçam e promovam o turismo. Capacitação, cooperação e inovação são medidas necessárias para avançarmos sempre”, enfatizou Jarbas.
    
A secretária da pasta, Adriana Heindyk Mocelin, deu as boas vindas aos empreendedores participantes e falou da meta da secretaria em apoiar empreendedores locais e fortalecer o turismo. “O selo é mais uma medida de inovação, de busca pela qualidade. Temos que agregar o vasto potencial que temos – ambiental e histórico – a serviços cada vez mais estruturados e profissionalizados. Com isso, podemos avançar nos moldes de gestão e garantir a boa imagem das empresas que aqui prestam seus serviços. É o compromisso de todos pela qualidade, o que se traduz em sucesso”, afirmou Adriana.   
    
O presidente da Câmara, vereador Eduardo José Lago, também cumprimentou os empreendedores que, segundo ele, fazem a roda da economia girar. “Vocês são responsáveis por fazer a economia girar e, com o apoio do poder público, poderão avançar mais, para novos patamares”, disse ele. Na solenidade, também estiveram presentes os vereadores Anderson Mendonça, Gilson Rodrigues Cordeiro e Edson dos Santos Paula (Negão).

Empreendedores 
Os empreendedores locais Júlio Nogueira, montanhista há 40 anos e proprietário da Levitar Turismo; Renata Almeida, dona do Armazém Dom Pedro; Valéria da Cruz, proprietária do Café da Val e do Salão Sonho Meu; e Juliana Bürkner, gestora administrativa do Hotel Imperial e da Pousada Anhangava, contaram um pouco de suas trajetórias e da visão que têm sobre a atividade turística hoje.
    
“Acredito muito no potencial do turismo na nossa região. Precisamos nos profissionalizar continuamente, para fomentar o setor, gerar emprego e renda. O selo vai ajudar muito e garantir mais visibilidade aos empreendimentos. Vejo que para dar certo é um conjunto, que engloba poder público e empreendedores. Juntos, conseguimos fazer”, disse a empreendedora Renata.
    
Juliana Bürkner, que gere administrativamente hotéis da cidade, destacou a interdependência entre os vários ramos de atendimento no setor turístico. “O serviço de hotelaria é resultado do trabalho de tantos outros empreendimentos, como a vinícola, restaurantes, entre vários outros. Nós sempre buscamos a profissionalização, por entender sua importância. O selo será mais um impulso, uma ferramenta de motivação”, disse Juliana.
    
Ao final da cerimônia, o público presente, composto em sua maior parte por empreendedores e pessoas ligadas ao segmento, pôde acompanhar a palestra da servidora pública da Prefeitura, que hoje realiza tese de Doutorado com base no turismo local, Ellen Correa Wandembruck Lago. Ao longo de sua explanação, Ellen falou sobre os objetivos do selo, critérios de participação e destacou, em primeira linha, a importância da profissionalização.
    
“O selo vai melhorar a competitividade, garantir mais governança e qualidade na gestão. Vai diferenciar empreendimentos, projetando-os no cenário estadual e nacional. O caminho para isso começa pela profissionalização. Com a criação do selo, a meta é incentivar a qualidade e melhorar a visibilidade. Quatro Barras está se mostrando pioneira neste sentido, em toda a Região Metropolitana. Outras cidades turísticas importantes, como Balneário Camboriú, por exemplo, também irão implantar o selo”, disse ela.  

A quem se aplica
Criado pela Lei Municipal nº 1492/22, o Selo de Qualidade do Turismo pode ser concedido a empreendimentos (de pessoa jurídica) dedicados às atividades de gastronomia e hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, parques temáticos, entre outros segmentos ligados ao turismo, com validade de um ano.
    
Os empreendimentos interessados terão todo o suporte para se adequar aos critérios. Após aderir ao programa, eles receberão visitas técnicas, orientações e capacitações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; do Departamento de Cadastro e Tributação; da Vigilância Sanitária; da Sala do Empreendedor e da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano.

Critérios e data para o credenciamento
Para se credenciar, é necessário que o empreendimento possua inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ); Alvará Municipal; cadastro no CADASTUR; atender as normas e padrões dos órgãos fiscalizadores e munir a Secretaria de Cultura e Turismo de dados estatísticos relacionados ao atendimento (como fluxo de turistas, percentuais de ocupação, quantitativo de serviços comercializados, preços praticados, entre outros). 

A partir da próxima segunda-feira (3), empreendedores interessados já poderão fazer o cadastro de adesão na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, localizada na Praça Raulino Alves Cordeiro, no Centro da cidade. 

Arte do Selo
O selo é composto, em seu desenho, por elementos que traduzem a vocação turística local. De criação do professor da Casa da Cultura, Tiago Fernandes, o selo contém imagens que remetem à cantaria (atividade que embasou o desenvolvimento econômico de Quatro Barras), às araucárias, à gastronomia, ao Morro do Anhangava (principal montanha escola de escalada do país), ao cicloturismo, aos caminhos históricos de Quatro Barras (retratando os primeiros caminhos do Estado) e ao diamante, referindo-se à Joia Rara do Paraná (alusão feita a Quatro Barras em seu hino municipal). As figuras são carregadas de significado e expressam grande parte dos atrativos que o visitante encontrará aqui.

Exposições 
Cada visitante que acompanhou o lançamento do selo também pode visualizar, já no hall de entrada da Câmara Municipal, as exposições de trabalhos da Casa da Cultura, dos projetos de Desenho e Pintura do professor Tiago Fernandes; e as maquetes de pontos turísticos realizadas por alunos da Escola Municipal Izair Lago, a partir do projeto das professoras Valderez do Carmo Palma Costa e Patrícia Andreatta de Lara. 

O projeto “Belezas de Quatro Barras” foi desenvolvido com alunos do 4º e 5º ano, em conjunto com os pais, a fim de valorizar os atrativos turísticos do município. As obras serão expostas também na Casa da Cultura e o projeto terá fechamento até o fim do ano com atividades de cantaria e teatro. (Fotos: SCPMQB)

Notícias

Paraná bate novo recorde em abril e tempo de abertura de empresa cai para apenas 8 horas

Publicado

em

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) alcançou novo recorde em abril ao levar 8 horas e quatro minutos, em média, para abertura de empresas. É o menor tempo da história, batendo a marca de 8h55 de março. Com isso, o Estado chegou na 2ª posição no ranking nacional, atrás apenas do Sergipe, que levou 6 horas para registar uma empresa, mas com uma diferença significativa de processos: o Paraná registrou 7.096 e o Sergipe, 602.

A Junta Comercial do Paraná bateu o recorde com o 3º maior volume de solicitações do País em abril, ficando atrás somente de São Paulo, com 28.642 registros, e Minas Gerais, com 8.322. No Brasil, o tempo médio de abertura de empresas em abril foi de 1 dia e três horas, com o movimento de 81.133 processos. Ou seja, o Paraná foi 19 horas mais rápido no mês passado.

Em março, o Paraná era o 3ª colocado no País na agilidade para o empresário obter o registro da sua empresa, em um ano com dados bem marcantes. Em janeiro de 2024, o tempo médio para obtenção do registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) no Estado era de 9h50, em fevereiro de 9h32 e em março de 8h55. O Paraná saltou 24 posições desde janeiro de 2019, quando ocupava a 26º colocação nacional. Há 13 meses consecutivos o Estado está entre os 10 mais ágeis do País.

“É uma evolução constante na Junta Comercial. Desburocratizar os processos era uma das grandes demandas quando assumimos o Governo do Estado e agora estamos acumulando recordes, o que facilita a vida de quem quer empreender e gerar empregos no Paraná”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o tempo na etapa de viabilidade, na validação cadastral que os órgãos efetuam e na efetivação do registro, com a obtenção do CNPJ. Nesse cálculo não são considerados os tempos de inscrições municipais ou estaduais e nem a obtenção de licenças para o funcionamento do negócio.

Em tempo de viabilidade, o Paraná alcançou marca de 6 horas em abril, em tempo médio de viabilidade de endereço, a marca foi de 5h58, e em tempo médio de consulta de viabilidade de nome, o tempo ficou em apenas 22 minutos. (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

Continuar Lendo

Notícias

Astro do heavy metal é recebido pelo prefeito de Curitiba em um dos principais projetos de esgrima do país

Publicado

em

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recebeu nesta terça-feira (23/4) no Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho um dos maiores vocalistas do heavy metal de todos os tempos: Bruce Dickinson. Ele retorna a Curitiba em sua turnê “The Mandrake Project Tour” que percorrerá sete cidades brasileiras.

Dickinson, que também é esgrimista de ponta, foi conhecer um dos principais projetos de esgrima realizados no país, em uma parceria da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude com o Instituto Mais Esporte.

“É uma alegria para Curitiba poder receber um artista da envergadura de Bruce Dickinson aqui em nosso Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho. Assim como Bruce, que já foi até convocado para representar a Grã-Bretanha no esporte, esperamos que nossos curitibinhas que estão começando na esgrima cheguem lá”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

Durante a visita o vocalista do Iron Maiden também jogou um combate de esgrima com o atleta curitibano e da seleção brasileira, Alexandre Camargo.

“Para nós da esgrima é muito importante ter o Bruce aqui. Essa visibilidade atrai muitas pessoas, muita gente pra saber esgrima, tem a criançada que gosta, o pessoal mais velho também que acompanha o Bruce, isso acaba promovendo muito o esporte. A esgrima ainda não é um esporte muito conhecido no Brasil e são nesses momentos que a gente aproveita para ganhar mais fãs”, disse Camargo.

Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho

Na capital nacional do esporte, o Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho, no Água Verde, é casa de um dos principais projetos de esgrima realizados no país, em uma parceria da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude com o Instituto Mais Esporte.

Este foi o primeiro Centro de Esporte e Lazer curitibano a incorporar o esporte, em 2018. O espaço conta com uma sala criada para a prática da esgrima com arma branca, máscara e roupa adequadas disponibilizadas gratuitamente, e atletas que se destacam em habilidade e força de vontade.

Segundo Giocondo Cabral, técnico e vice-presidente da Federação Paranaense de Esgrima, Curitiba em breve vai se tornar um celeiro de atletas do esporte.

“Eu acredito que seja um caminho para nós termos futuros campeões, ou pelo menos desenvolver bastante a prática. Nós saímos na frente! Porque os outros têm vários tipos de projetos, né? Em escolas, clubes e Curitiba também tem. Nas praças, só a capital do esporte proporciona, e isso faz a diferença”, afirmou o treinador.

Podem se inscrever alunos a partir de 7 anos, sem limite de idade. Além do Afonso Botelho, Curitiba oferece aulas de esgrima em mais quatro regionais de forma totalmente gratuita: Cajuru, Cidade Industrial, Santa Felicidade e Portão, todas com técnica da espada. Mas no Portão, das nove turmas, sete utilizam o sabre e duas a espada. Para se inscrever basta entrar no Portal Curitiba em Movimento. 


Prefeito Rafael Greca, recebe o vocalista Bruce Dickinson, da banda Iron Maiden, Foto: Pedro Ribas/SMCS

Continuar Lendo

Notícias

Agências do Trabalhador têm 17,4 mil vagas em todas as regiões do Paraná

Publicado

em

As Agências do Trabalhador e postos avançados do Paraná começam a semana pós-Tiradentes com a oferta de 17.425 vagas de emprego com carteira assinada. A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 4.207 oportunidades. Na sequência, aparecem as de abatedor de porco, com 655 vagas, vendedor de comércio varejista, com 609, e repositor de mercadorias, com 593.

A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (4.551). São 370 vagas para alimentador de linha de produção, 302 para operador de telemarketing ativo, 300 para operador de telemarketing receptivo e 293 para vendedor de comércio varejista.

Agência do Trabalhador Central, na Capital, oferta 100 vagas para profissionais com ensino superior e técnico em diversas áreas, com destaque para as funções de operador bilíngue, com 30 vagas, soldador (com curso técnico na área), com 20, agente administrativo (com curso técnico em administração), com 10. Há ainda ofertas para personal training, desenhista técnico, supervisor de almoxarifado, nutricionista, professor de jardim de infância e confeiteiro.

A Região de Cascavel concentra 4.461 nesta semana. São 1.147 oportunidades para alimentador de linha de produção, 446 para abatedor, 165 para magarefe e 153 para servente de obras.

Londrina (1.695), Campo Mourão (1.613), Foz do Iguaçu (1.365) e Pato Branco (1.181) têm mais de mil ofertas cada. Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são alimentador de linha de produção, com 445 vagas, trabalhador da cultura de cana de açúcar, com 100, motorista de caminhão, com 60, e operador de caixa, com 63 oportunidades.

Em Campo Mourão, os destaques são para alimentador de linha de produção (613), trabalhador da manutenção de edificações (123), abatedor (108) e magarefe (82). Na região de Foz do Iguaçu, há oferta de emprego para as funções de alimentador de linha de produção, com 497 oportunidades, repositor de mercadorias, com 91, operador de caixa, com 74, e servente de obras, com 58.

Em Pato Branco, são ofertadas 361 vagas para alimentador de linha de produção, 60 para trabalhador da avicultura de corte, 57 para operador de caixa e 47 para servente de obras.

Em Ponta Grossa, com 92 vagas, os destaques são as buscas por montador de equipamentos elétricos (30) e armador de estrutura de concreto (5). Em Maringá, há oferta para soldador e vendedor do comércio. Em Jacarezinho são 101 oportunidades para trabalhador volante da agricultura. (AEN/Foto: Geraldo Bubniak)

Continuar Lendo

Tendência