Cidades

1,2 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no Litoral e RMC, aponta relatório da Defesa Civil

Publicado

em

Um novo boletim divulgado nesta quarta-feira (30) pela Defesa Civil sobre as ocorrências por conta das chuvas intensas que causaram inundações, enxurradas e alagamentos em municípios do Litoral e da Região Metropolitana, aponta que, até o começo da manhã, 1.201 pessoas foram atingidas diretamente. Destas, 581 estão desalojadas e 32 desabrigadas. 223 casas foram danificadas. Não há registros de óbitos, feridos ou desaparecidos.

No total, sete municípios foram impactados pelo alto volume de chuvas. Quatro Barras teve registro de inundações. Alagamentos foram identificados em Campina Grande do Sul, Curitiba, Guaraqueçaba, Piraquara, São José dos Pinhais e Morretes, que teve número significativo de ocorrências. Apenas no município, 424 pessoas foram afetadas, 106 casas foram danificadas, 392 pessoas permanecem desalojadas e 32 estão desabrigadas.

Neste momento as equipes estão levantando os danos para atender os atingidos e identificar a extensão dos estragos. As estações meteorológicas do Estado identificaram chuvas acima da média histórica para o mês de novembro em cidades do Litoral e da RMC. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), no total, choveu quase 900 mm a mais do que a média histórica do mês de novembro na soma de todas essas cidades.

O Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CEGERD) continua acompanhando a situação meteorológica do Estado para apoiar os municípios e enviar alertas para a população.

Em Campina Grande do Sul, equipes da Copel, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão na região do reservatório do Capivari para orientar a população ribeirinha a respeito da elevação do nível do rio abaixo da barragem da Usina Governador Parigot de Souza. Há previsão de aumento da vazão hoje e nos próximos dias, o que exige atenção por parte dos moradores da região.  Fonte: AEN

Morretes – Foto: Defesa Civil

Cidades

Projeto de Lei da Deputada Marli institui a Caminhada Outubro Rosa no Paraná

Publicado

em

A deputada estadual Marli Paulino protocolou o projeto de lei 869/2025 para instituir a Caminhada Outubro Rosa no Paraná, a ser realizada anualmente no último sábado do mês de outubro em todo o Estado. A iniciativa visa a conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de mama e de outras doenças que afetam a saúde da mulher.

“Precisamos sempre chamar a atenção para esse tema e atuar na defesa da saúde da mulher realizando ações quem lembrem os cuidados e incentivem a atividade física, que é um dos fatores que contribuem para a prevenção do câncer de mama”, destacou a deputada que também é atleta praticante de corrida de rua.

A referida proposta tem por objetivos: Incentivar a população feminina e a sociedade em geral à prática de hábitos saudáveis e à realização de exames preventivos; Conscientizar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e de outras doenças que acometem mulheres, e promover a participação da sociedade civil, órgãos públicos e instituições privadas na mobilização social.

Segundo Marli, a promoção de uma data específica para a realização da caminhada visa evidenciar que todas as mulheres, principalmente com idade entre 40 e 74 anos, devem realizar os exames anualmente, e também para dar a devida atenção para si própria, começando pelos benefícios de praticar uma atividade física regularmente.

Caminhada Toque Pela Vida

A deputada que marcou presença em diversas ações ao longo deste mês, apoiou e participou no último sábado, 25, da Caminhada Toque Pela Vida em alusão ao mês Outubro Rosa, em Pinhais. O evento contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas, entre autoridades, lideranças locais e regionais e também a comunidade em geral engajada nesta causa.

“Tenho na minha essência a atuação em prol da qualidade de vida das pessoas e a saúde da mulher é a nossa principal bandeira. Apoiar essa caminhada, que chama a atenção para os cuidados e diagnóstico precoce do câncer de mama é mais um passo importante para a prevenção e salva vidas”, afirmou a deputada agradecendo a presença da cada um na caminhada Toque Pela Vida.

Marli Paulino que há mais de 20 anos atua nessa área de legislar em atenção à saúde da mulher, é a autora, enquanto estava como vereadora, da Lei Municipal 617/2003, de Pinhais, que instituiu no mês de abril, a Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Câncer de Mama, a qual é consolidada no município e realizada até os dias de hoje. (Da assessoria)

Continuar Lendo

Cidades

Primeira Feira Literária de Piraquara acontece de 29 de outubro a 1º de novembro

Publicado

em

De 29 de outubro a 1º de novembro, a Praça Chafic Boazar, ao lado da Casa da Memória, será o palco do primeiro evento literário de Piraquara, a FLIPIRA, que chega com muita cultura, literatura e diversidade!

A feira faz parte do projeto “Piraquara Literária: Escritores e Escritoras da Nossa Terra”, e vai celebrar o talento local com uma programação especial para todas as idades, em homenagem ao Dia Nacional da Leitura e ao Dia Nacional do Livro.

Confira a programação completa e prepare-se para quatro dias de arte e imersão literária:

              29/10 (quarta-feira)

  • 9h – Contação de histórias infantis
  • 10h – Bate-papo: A poesia piraquaense
  • 11h – Visita guiada à feira
  • 14h – Intervenção artística: Palhaçaria
  • 15h – Oficina: Poesia na prática cotidiana
  • 19h – Abertura oficial da feira e da exposição “Piraquara Literária”
  • 19h30 – Bate-papo: Piraquara Literária

 ️                  30/10 (quinta-feira)

  • 9h – Contação de histórias infantis
  • 10h – Literatura infantil e juvenil: Histórias para todo mundo ouvir
  • 14h – Intervenção artística: Palhaçaria com escolas municipais e particulares
  • 15h – Intervenção literária: (E)stórias e (H)istórias
  • 16h – Literatura periférica: lançamento de livros e bate-papo com autores

 ️            31/10 (sexta-feira)

  • 9h – Contação de histórias infantis
  • 10h – Literatura dos povos originários
  • 11h – Bate-papo: Personagens negros nos contos de fadas
  • 15h – A literatura feminina e a saúde da mulher
  • 16h – Grafite e grafismo: poesia de reexistência
  • 19h –  Halloween na Biblioteca

              01/11 (sábado)

  • 9h – Sarau de poesias
  • 10h – Bate-papo: Leitura de autoras mulheres na sociedade contemporânea
  • 13h – Literaturas negras: ancestralidade, resistência e contemporaneidade
  • 14h – Lançamento do livro “Caminho de Seda e Pedra”
  • 15h – Lançamento coletivo: “Abismos e (In)finitudes”
  • 16h – Roda de conversa: bastidores dos livros e mercado editorial independente
  • 17h – RAP e poesia periférica
  • 18h – Musicalidade indígena como expressão do sagrado
  • 19h – Capoeira como expressão poética de luta e resistência ancestral

A FLIPIRA promete encantar com muita arte, música, literatura e celebração da identidade cultural piraquaense!

 Praça Chafi Boazar, ao lado da Casa da Memória
De 29 de outubro a 1º de novembro
(41) 3590-3600 | secretariadeculturapiraquara@gmail.com
 Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Igualdade Racial

Primeira Feira Literária de Piraquara (Fotos: SCPMP)

Continuar Lendo

Cidades

Marli Paulino apoia caminhada do Outubro Rosa Toque pela Vida

Publicado

em

Em comemoração à Campanha Outubro Rosa e seu ativismo em relação ao tema saúde das mulheres, a deputada estadual Marli Paulino apoia e participará da caminhada Toque Pela Vida, que será realizada no próximo sábado, dia 25, a partir das 8 horas, no Bosque Bordignon, em Pinhais. “Tenho na minha essência a atuação em prol da qualidade de vida das pessoas e a saúde da mulher é a nossa principal bandeira. Apoiar essa caminhada, que chama a atenção para os cuidados e diagnóstico precoce do câncer de mama é mais um passo importante para a prevenção, e por isso, convido todas e todos a estar conosco”, afirma a deputada.

A caminhada que terá concentração a partir das 8 horas da manhã, no Bosque Bordignon, vai contar com atividades de descontração e aquecimento, lideradas por profissionais especializados e contará com trajeto previsto para passar pelas principais ruas do bairro Alto Tarumã, Bosque Jerivá e imediações.

Segundo Marli Paulino, o ato, além de ser simbólico, em alusão ao mês de conscientização ao Outubro Rosa, para lembrar que todas as mulheres, entre 40 e 74 anos, devem realizar os exames anualmente, e também para dar a devida atenção para si, começando pelos benefícios de praticar uma atividade física regularmente. “Já está comprovado que a caminhada traz inúmeros benefícios à saúde física e mental, além de manter o corpo ativo, deixando de lado o sedentarismo, a caminhada previne diversas doenças, é gratuita e nos permite estar ao ar livre contemplando a natureza”, explica a deputada que é atleta de corrida de rua.

Lei Municipal

Marli Paulino que há mais de 20 anos atua nessa área em legislar em atenção à saúde da mulher, é a autora, enquanto estava como vereadora, da Lei Municipal 617/2003, de Pinhais, que institui no mês de abril, a Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Câncer de Mama. “O objetivo da campanha é dar mais oportunidades às mulheres realizarem seus exames e se cuidarem. Quando propus esta lei, na época em que era vereadora, percebia que não se falava muito sobre prevenção e precisávamos olhar para este assunto. Hoje fico muito feliz porque sei que esta campanha tem ajudado muitas mulheres ao longo desses anos”, lembra a deputada estadual Marli Paulino.

Serviço: Caminhada Outubro Rosa Toque Pela Vida

Data: Sábado, 25 de outubro

Horário: Concentração a partir das 8 horas

Local: Bosque Bordignon – Rua Enedina Irael da Rosa – Alto Tarumã – Pinhais.

DA ASSESSORIA

Continuar Lendo

Tendência