Cidades

Pinhais recebeu o 1º Encontro de Empreendedorismo Feminino e Ação Social

Publicado

em

Promovido pela Cervejaria Coice de Mula, com o apoio da prefeitura Municipal de Pinhais e da Câmara de Mulheres Empreendedoras, juntamente com a Associação Comercial de Pinhais, aconteceu o 1º Encontro de Empreendedorismo Feminino e Ação Social de Pinhais.

A intenção do evento foi valorizar as empreendedoras da região e promover a troca entre elas, sobretudo em virtude do crescimento do mercado informal, durante a pandemia. Também conscientizou a respeito de assédio, importunação sexual e violência contra a mulher.

Em Pinhais existe o Centro de Referência Maria da Penha, inaugurado em 7 de agosto de 2021, criado através do decreto 320/2021, que atende mulheres vítimas de violência doméstica. Ele é uma espécie ramificação do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

Esse amparo vem sendo de suma importância para a população atendida, como é o caso da Viviane: “É muito importante. Primeiro eu participei do Creas lá de Colombo, depois vim pro Creas de Pinhais. Todo mês tinha uma reunião sobre Maria da Penha. Voltei a estudar, fiz curso de artesanato, fiz curso de costura, hoje eu faço diária, faço costura e ainda estou terminando os estudos. É muito importante mesmo, até para conscientizar outras mulheres.”

Presente ao evento, a prefeita Rosa Maria destacou a participação feminina entre os servidores de Pinhais: “Hoje eu estou como prefeita cuidando de uma cidade onde nós temos, cerca de quatro mil servidores, dentre esses 75% são mulheres, logo nós temos uma responsabilidade enorme de cuidar das mulheres e eu sei que os homens têm contribuído muito para isso, porque os homens são grandes parceiros e eles podem e devem nos ajudar muito, para construir uma sociedade que respeite mais a mulher, uma sociedade onde nós tenhamos mulheres trabalhando lado a lado conosco.”

O evento contou ainda com duas palestras sobre as áreas de moda e oratória, além de música ao vivo. A iniciativa teve a participação de instituições e projetos sociais como a Apae, Ong Retalhos, Ong Um lugar aos Sol, representantes do Centro de Referência Maria da Penha, do Banco de Ração e Tampinhas Solidárias, que receberam tampinhas, retalhos de tecido, aviamentos e ração.

A ideia das organizadoras é que um encontro como esse ocorra a cada dois meses, com um revezamento entre as cervejarias que fazem parte da Rota da Cerveja Artesanal, que foi instituída no município por meio da lei 1834 de junho de 2017.

Presenças

Além da prefeita Rosa Maria, estiveram presentes a gerente de turismo de Pinhais, Fabiana Moraes Miguel, a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Michele Strapasson, a diretora do Departamento de Geração de Emprego e Renda, Márcia Ferreira, o presidente da Acipi, Mauro Luiz Growoski, a diretora da Câmara da Mulher da Acipi, Andreia Menezes, a coordenadora do Centro de Referência Maria da Penha, Andressa Cordeiro Cruz de Campos, Haline Sirotti, representando o Conselho Municipal da Mulher, assim como Patrícia Dias e Hélio Dias, proprietários da Cervejaria Coice da Mula.

Serviço

Centro de Referência Maria da Penha

Endereço: Rua 21 de Abril, 321, Centro de Pinhais (próximo ao Fórum)

Telefones: (41) 97401-3913 / (41) 99226-0692

Cidades

Deputada Marli Paulino é convidada para ser “madrinha” da Expocamp de Campina Grande do Sul

Publicado

em

A deputada estadual Marli Paulino (SD) protocolou o projeto de lei, na Assembleia Legislativa do Paraná, para inserir a ExpoCamp (Exposição Agropecuária e Industrial), de Campina Grande do Sul, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.

Na ocasião do anúncio, feito pela deputada durante a abertura oficial do evento, realizada na sexta-feira, dia 19, Marli foi convidada pelo prefeito municipal, Bihl Zanetti, para ser “Madrinha da Festa”. O evento acontece tradicionalmente no mês de abril, nesta edição de 2024, aconteceu nos dias 19, 20 e 21.

“Tenho trabalhado bastante, com muita dedicação pelos municípios do Paraná, em especial pela região metropolitana de Curitiba, e Campina Grande do Sul já recebeu minhas indicações de recursos, e agora entramos com mais este projeto para evidenciar esta magnífica festa e esta importante cidade”, declarou a deputada.

A exposição que está na sua terceira edição, já é um sucesso com grande participação do público local e visitantes de toda região metropolitana. Durante os três dias consecutivos há exposições da indústria, dos produtores, criadores, rodada de negócios, exposição de animais de pequeno, médio e grande porte, artesanato, praça de alimentação e shows com bandas regionais e de renome nacional no palco externo.

Realizada na maior arena coberta da América Latina, o local conta com três pavimentos que engloba 11 mil metros quadrados de área construída. Tem um palco de 860 metros quadrados e capacidade para 15 mil pessoas sentadas ou até 30 mil em pé.

Vale destacar que a ExpoCamp tem como característica valorizar o produto regional. “O município de Campina Grande do Sul cresce e se desenvolve rapidamente e com este evento a cidade fica em evidência oportunizando a interação de diversos segmentos econômicos, como o agronegócio, indústria, comércio, serviços, lazer e gastronomia”, enumerou a deputada Marli.

Neste ano, o evento contou com os shows nacionais na sexta-feira (19) de Guilherme e Benuto, João Bosco e Vinícius, no sábado (20) de Clayton e Romário, Marcos e Belutti e no domingo (21) de Bruno e Marrone. (Assessoria/Foto: Diego Tiller/PMCGS)

Continuar Lendo

Cidades

Cursinho pré-vestibular Mais Pinhais está com vagas abertas para inscrições

Publicado

em

A Prefeitura de Pinhais está com vagas abertas para o cursinho pré-vestibular Mais Pinhais, que prepara para o vestibular da UFPR, Enem e as principais instituições de ensino superior no Brasil. As vagas são limitadas e a inscrição vai até o dia 16 de fevereiro. As aulas acontecerão presencialmente das 19h às 22h40, de segunda a sexta-feira, e nos finais de semana acontecerão revisões, simulados e assistências, conforme o calendário divulgado. O curso é exclusivo para moradores de Pinhais e gratuito.

Confira a programação 

Inscrições – até o dia 16 de fevereiro de 2024

Validação do login e senha pelo candidato – de 20 a 23 de fevereiro

Aplicação do teste seletivo; online – 25 de fevereiro

Entrega de resultado do teste seletivo – 26 de fevereiro

Divulgação da 1ª chamada – 27 de fevereiro a partir das 19h, no site da prefeitura

Serviço 

Cursinho Pré-vestibular Mais Pinhais – Gratuito

Inscrições até o dia 16 de fevereiro através

(Foto: Yuri Martinez/SCP)

Continuar Lendo

Cidades

17 mil vagas: Agências do Trabalhador têm oportunidades em todas as regiões do Paraná

Publicado

em

As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 17.038 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 3.498 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de operador de telemarketing receptivo, com 480 vagas, operador de telemarketing ativo e receptivo, com 383, e operador de processo de produção, com 308.

A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (5.466). São 773 vagas para auxiliar de linha de produção, 480 para operador de telemarketing receptivo, 383 para operador de telemarketing ativo e receptivo e 214 para auxiliar de cozinha.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 276 vagas para preenchimento urgente: atendente de lanchonete (160), ajudante de açougueiro no comércio (45), fiscal de loja (38), eletricista de manutenção industrial (20) e auxiliar de manutenção predial (13).

A Região de Cascavel aparece em seguida, com 3.876 oportunidades, entre elas 755 para auxiliar de linha de produção, 270 para abatedor de aves, 263 para operador de processo de produção e 250 para Abatedor de porco.

As regiões de Londrina (1.279), Campo Mourão (1.181), Umuarama (1.107) e Pato Branco (1.032) também disponibilizam oportunidades em todos os setores.

Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são auxiliar de linha de produção, com 231 vagas, alimentador de linha de produção, com 111, operador de caixa, com 47, e abatedor de aves, com 36 oportunidades.

Em Campo Mourão, no Centro-Oeste, os destaques são para auxiliar de linha de produção (324), alimentador de linha de produção (53), soldador (49) e magarefe (37).

Na Região de Umuarama, no Noroeste, há oferta de emprego para as funções de auxiliar de linha de produção, com 498 oportunidades, ajudante de reflorestamento, com 120, reflorestador, com 50, abatedor de porco, com 30.

Em Pato Branco, no Sudoeste, há vagas para auxiliar de linha de produção (175), trabalhador da avicultura de corte (50), operador de processo de produção (45) e vendedor interno (45). (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Continuar Lendo

Tendência