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Deputada Marli solicita retomada da Corrida de Revezamento das Nascentes do Iguaçu

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A deputada estadual Marli Paulino, que atua em defesa da qualidade de vida, saúde e esporte, entregou nesta terça-feira, 08, ofício ao secretário municipal do Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Thiago Bonagura, solicitando a retomada da Corrida de Revezamento das Nascentes do Iguaçu.

“Retomar esta prova que se tornou tão importante para o calendário esportivo da região metropolitana é refazer as pontes da integração com a nossa capital, oportunizando mais atividades conjuntas que levam esporte, lazer e turismo para todos os municípios envolvidos neste evento”, afirmou a deputada.

A Corrida de Revezamento das Nascentes do Iguaçu era um evento esportivo anual que visava promover a prática esportiva e a integração entre os municípios da Região Metropolitana de Curitiba. O percurso da prova abrangia aproximadamente 108 quilômetros, passando por nove municípios da RMC.

Recebiam a prova as cidades de Piraquara, Quatro Barras, Pinhais, Campina Grande do Sul, Bocaiúva do Sul, Colombo, Almirante Tamandaré, Campo Magro e Curitiba. “Durante o trajeto, os participantes percorriam estradas vicinais com paisagens bucólicas e natureza exuberante”, relembrou Marli Paulino.

Afluentes do Rio Iguaçu

O percurso cruzava os afluentes do Rio Iguaçu, como os rios Piraquara, Iraí, Palmital, Atuba, Barigui e Passaúna. “A Corrida das Nascentes do Iguaçu é uma celebração do esporte, da natureza e da cooperação entre os municípios e tenho certeza que o prefeito Eduardo Pimentel apoia totalmente esta retomada”, disse o secretário da RMC, Thiago Bonagura.

A última edição da Corrida de Revezamento das Nascentes do Iguaçu ocorreu em 2 de setembro de 2018, marcando a 14ª realização do evento esportivo. “Eu apoiava esta prova como prefeita de Pinhais e como atleta de corrida de rua, e agora, como deputada e participando de provas em diferentes municípios, os corredores constantemente vêm nos perguntar e pedir o retorno desta corrida”, contou a deputada Marli.

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Prefeito Marquinhos conclui 100 dias de gestão com foco em áreas prioritárias e na reestruturação da gestão

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Foi com foco nas áreas prioritárias e na reestruturação organizacional que o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, completou os primeiros 100 dias de gestão. Com objetivo de fazer um mandato voltado ao cuidado das pessoas, ele implementou ações imediatas em áreas sensíveis, como a saúde, educação e infraestrutura. Além disso, realizou uma reforma administrativa que não ocorria desde 2013, ano de sua primeira gestão à frente o Executivo.

Em seu inédito terceiro mandato, buscou reorganizar a administração e adequá-la à realidade atual. “Uma cidade nunca está pronta, e temos a certeza de que os problemas que herdamos em 2013 não são os mesmos de agora. Por isso, essa reestruturação é necessária para enfrentarmos os desafios atuais sem esquecer o que já fizemos. Também priorizamos a implementação de ações em áreas essenciais que impactam diretamente a vida da população”, destacou.

CONFIRA AS PRINCIPAIS AÇÕES

SAÚDE

– Restruturação da Secretaria Municipal de Saúde com a nomeação de servidores de carreira em todos os cargos de gestão;

– Reabertura dos dispensários de medicamentos das unidades de saúde Elfride Miguel, Wanda Mallman, João Airdo Fabro e Osmar Pamplona. Nos 100 dias, foram realizados 6940 atendimentos.

– Descentralização dos atendimentos com a implantação dos Ambulatórios nos bairros Jardim dos Estados, Jardim Tropical, Planta Suburbana e Vila Militar;

– Retomada dos Agendamentos dos Exames Laboratoriais nas Unidades de Saúde;

– Implantação Central de Atendimentos por meio do whatsapp na Divisão de Regulação em Saúde;

– Implantação Central de Atendimentos por meio do whatsapp no Serviço de Transporte Sanitário;

– Implantação dos exames de eletrocardiogramas no Centro de Especialidades de Piraquara – CESP;

– Realização dos mutirões de Dermatologia e Oftalmologia para atendimento da fila de pacientes;

– Reposição do quadro de profissionais da Atenção Básica com a contratação de 24 novos profissionais convocados de concurso público;

– Implantação de novo fluxo para dar maior agilidade no Departamento de Marcação de Consultas;

– Execução de manutenção interna e ambientação na UPA 24h;

EDUCAÇÃO

– Recomposição do quadro funcional das Escolas, CMEIs e CMAIEs com a contratação de 45 professores, 09 secretários escolares, 03 assistentes sociais, 01 psicólogo por meio de concurso público;

– Ampliação de vagas com a criação de mais 540 na Educação Infantil, 248 em Tempo Integral e 36 na Educação de Jovens e Adultos.

– Ampliação das equipes Pedagógica da Educação Especial e Técnica do Departamento de Nutrição Escolar, além da implantação de uma Equipe Multiprofissional;

– Valorização dos profissionais da Educação, com a implantação de gratificação para os secretários escolares e o anúncio do cumprimento do Piso Salarial do Magistério: Residual de 2023 de 3,46%, Índice de 2025 de 6,27%

Também foram retomados projetos de melhorias nas instituições de ensino e feita a revisão de obras em andamento, como a construção do novo CMEI Cantinho do Brincar, no Guaritubinha.


INFRAESTRUTURA

– Reorganização operacional com ampliação das equipes de trabalho que atuam nas ruas do município;

– Recuperação da frota, equipamentos e maquinários pesados;

– Criação de nova estrutura para atendimento de demandas específicas como a Conservação de Parques e Jardins; Divisão de Estradas Rurais e Manutenção de Cemitérios;

– Ampliação das equipes de coleta de poda verde;

– Retomada e ampliação das ações preventivas de ronda noturna e recuperação do parque de iluminação pública;

– Retomadas as ações preventivas de combate a enchentes com a limpeza e manutenção das áreas de fundo de vale, Vila Fuck, travessias da linha férrea, do canal do Bela Vista e canal extravasor do Guarituba;

– Revitalização viária das ruas Mararupá e Francisco Leal, com serviços completos de fresagem, recomposição da base e novo revestimento em CBUQ;

– Operação emergencial de tapa-buracos na Pastor Adolfo Weidmann e outras vias de grande circulação no Município;

– Manutenção periódicas das vias rurais, canteiros centrais, rotatórias e passeios;

– Reestruturação e reorganização das equipes de manutenção do Parque das Águas através da ampliação de mão de obra de apenados oriundos do convenio de reinserção Social SESP/DEPEN.

DESENVOLVIMENTO URBANO

– Garantia de manutenção dos atendimentos em departamentos essenciais, como de Urbanismo, Licenciamento e Fiscalização e Regularização Fundiária e Habitação Social, totalizando mais de 700 atendimentos;

– Reestruturação da Superintendência de Projetos e Obras com a contratação de 04 Engenheiros, 03 Arquitetos, 02 estagiários e realocação de 04 fiscais de trecho. Total início da gestão: 9 servidores. Total após 100 dias: 21 servidores. Crescimento de 133,33% da equipe;

– Revisão de projetos e obras herdadas em andamento;

MEIO AMBIENTE

– Estruturação física e administrativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente;

– Criação da Superintendência de Educação Ambiental e Bem Estar Animal;

– Garantia de manutenção ininterrupta dos atendimentos em departamentos essenciais, como Bem-estar e Proteção Animal, Licenciamento Ambiental, Educação Ambiental, Saneamento e Fiscalização, totalizando mais de 1.400 atendimentos;

– Mais de 427 castrações entre felinos e cães, por meio do Castrapet e do serviço contratado pela Secretaria Meio Ambiente;

ASSISTÊNCIA SOCIAL

– Reorganização do Centro do Abrigo com a reestruturação do espaço físico e administrativo, além da otimização dos processos de acolhimento para garantir melhores condições aos usuários e profissionais;

– Execução de melhoria estrutural e funcional do CISA Macedo e início da revitalização do CISA Betonex, incluindo pintura e adequação dos espaços;

– Ampliação da Oferta de Almoço no Centro POP, com a oferta do serviço para atendimento aos finais de semana, garantindo alimentação digna e contínua para a população em situação de rua;

– Valorização dos Profissionais, com a revisão das gratificações para coordenadoras das unidades da Secretaria e aumento da gratificação para servidores do acolhimento de crianças e adolescentes e do Centro POP;

– Criação da Direção de Gestão do Trabalho, responsável para gestão de recursos humanos e a promoção de formação continuada para valorização e aperfeiçoamento dos servidores;

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

– Reestruturação administrativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com implantação de setores específicos para o atendimento das novas demandas da cidade como Empreendedorismo Feminino e Promoção Comercial, por exemplo;

– Diagnóstico das necessidades para criação do programa de fortalecimento e estruturação das feiras municipais; 

– A Agência do Trabalhador de Piraquara prestou mais de 2800 atendimentos para cadastros novos, Seguro Desemprego e encaminhamentos para entrevistas de trabalho;

– Mais de 40 empresas foram visitadas, de diferentes ramos, para captação de vagas de emprego e realização de mutirões por meio da Agência do Trabalhador;

– Manutenção de parcerias com o SEBRAE-PR, SENAC e FECOMÉRCIO para manutenção dos cursos e formações ofertadas gratuitamente para população;

– Reestruturação administrativa da área do Turismo com a criação do Superintendência de Turismo e Desenvolvimento Econômico e reorganização no Departamento;

CULTURA, ESPORTE E LAZER


– A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer esteve presentes em todos os eventos do município que envolveram a população nos 100 primeiros dias como as festividades dos 135 anos de Piraquara, Dia Internacional da Mulher, Pré-Carnaval e PCPR na Comunidade;

As atividades esportivas e culturais regulares nos equipamentos públicos tiveram continuidade com atendimento de mais de 900 alunos em diferentes modalidades;

As políticas públicas culturais foram fortalecidas com a realização da IV Conferência Municipal de Política Cultural e o III Encontro do Patrimônio Cultural, Histórico e Natural de Piraquara, além da 1ª Edição da Roda Poética para o ano de 2025;

Também foi feito o levantamento de todas as praças e espaços de esporte e lazer do município para o diagnóstico da real situação e planejamento para manutenções; 

REFORMA ADMINISTRATIVA E NOVAS CONTRATAÇÕES

– A estrutura organizacional da Prefeitura de Piraquara passou por uma modernização após 12 anos. Para aprimorar os serviços e o atendimento, foram extintos setores desusados e criados novos de acordo com as atuais necessidades da população;

– Neste período, também foram convocados mais de 70 servidores por meio de concurso público para reforçar o quadro funcional, além de 301 estagiários;
 
– Foram criadas estruturas próprias para o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas da Mulher, Segurança Pública, Cultura e Igualdade Racial, Comunicação e de portes e Lazer. (Da assessoria/foto: divulgação)

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Feira do Peixe Vivo em Piraquara

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Piraquara prepara a 28ª Feira do Peixe Vivo. O evento acontecerá simultaneamente no Centro e no Bairro Guarituba, entre os dias 16 e 18 de abril, durante a Semana da Páscoa, período em que o consumo de peixe costuma aumentar significativamente. Com o objetivo de oferecer uma ampla variedade de peixes frescos à comunidade e valorizar os produtores locais, a feira é um dos eventos mais esperados do calendário municipal. Este ano, a programação foi ampliada e contará com shows musicais em duas noites, além de atrações gastronômicas, feira de artesanato e a já aguardada Caminhada Noturna.

Feirinha de Artesanato e Feira Gastronômica

Uma das grandes atrações do evento é a Feirinha de Artesanato, que reunirá expositores de todas as feiras do município. Os visitantes poderão encontrar produtos temáticos de Páscoa, artesanato local, antiguidades e itens de hortifrúti, promovendo a economia criativa e o talento dos artesãos de Piraquara.Já a Feira Gastronômica promete agradar todos os paladares, com uma diversidade de pratos, especialmente os preparados com peixe, além de outras opções de alimentação para todos os gostos.

Caminhada Noturna de Páscoa

Para quem gosta de aventura e contato com a natureza, a Caminhada Noturna de Páscoa é imperdível! O passeio acontece no dia 17 de abril, com concentração na Feira do Peixe e saída às 19h30. Com um percurso de 7 km por trilhas e ruas, os participantes terão a oportunidade de apreciar as belezas naturais de Piraquara sob um novo olhar.

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Paraná antecipa início da vacinação contra a gripe para a próxima terça-feira

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A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) iniciou nesta quinta-feira (27) a distribuição das 332 mil doses da vacina contra a gripe às 22 Regionais de Saúde. O imunizante, enviado pelo Ministério da Saúde, é para o início da campanha de vacinação em todo o Paraná, marcado para a próxima terça-feira (1º de abril). No Brasil, a campanha começa no dia 7 de abril.

“Aqui no Paraná estamos antecipando o início da campanha para dar celeridade ao processo e imunizar o maior número de pessoas. A sazonalidade da doença é determinante para essa antecipação. Esperamos atingir a maior cobertura vacinal possível”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A vacinação contra a Influenza deve ser feita em crianças a partir de seis meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Para os demais grupos prioritários, a vacinação contra a Influenza seguirá no modelo de campanha, o que inclui trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.

A vacina foi incorporada ao calendário nacional diferente de anos anteriores e pela primeira vez ficará disponível nas salas de vacinação de forma permanente. Com a mudança, a imunização desses grupos será realizada de forma contínua, ao longo do ano, e não mais apenas durante as campanhas sazonais.

As vacinas influenza trivalentes utilizadas neste ano deverão apresentar três tipos de cepas de vírus em combinação:  A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (B/linhagem Victoria). Cada frasco contém 10 doses de 0,5ml e pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e com outros medicamentos.

VACINAÇÃO – A vacinação tem o objetivo de minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de diminuir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.

O público-alvo para a vacinação da gripe no Paraná é de 4.931.410 pessoas. A meta é atingir, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação de rotina contra influenza: crianças, gestantes e idosos com 60 anos e mais.

No ano passado o Estado atingiu 58,93 % de cobertura vacinal dos grupos prioritários, e 75,01 % de cobertura dos povos indígenas vivendo em suas terras, e ficou em 4º no ranking de estados que mais vacinaram (3.447.319 doses), atrás de São Paulo (13.075.736 doses), Minas Gerais (6.422.449 doses) e Rio de Janeiro (3.926.506 doses).

“Começamos a campanha com este quantitativo, mas para a semana que vem já está prevista mais uma remessa de 844 mil vacinas para essa ação. Assim que as vacinas chegarem, nossas equipes cuidarão da logística para que cheguem o quanto antes aos municípios e avancemos na cobertura vacinal”, acrescentou o secretário.

CENÁRIO – O 2º Informe Epidemiológico de Monitoramento dos Vírus Respiratórios, publicado em março deste ano, registrou 50 casos e cinco óbitos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) por Influenza, sendo quatro óbitos por Influenza A(H1N1) e um óbito por Influenza B, referente aos casos 22 foram positivas para Influenza B. (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

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