Cidades

Complexo hospitalar em Toledo vai unir saúde e inovação

Publicado

em

O Biopark – Parque Científico e Tecnológico de Biociências de Toledo, no Oeste do Estado, vai ganhar um Complexo Hospitalar e de Saúde. O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta sexta-feira (9) do anúncio do empreendimento, que pertence ao grupo Sempre Vida e vai unir o atendimento na saúde ao desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Na solenidade, também foi firmado um acordo técnico-científico da Fundação Araucária com o Biopark, que prevê a abertura de editais para a instalação de projetos científicos no espaço.

O novo complexo, que começa a ser construído em 2020 e a atender em 2023, consolida o município como um grande polo da saúde e da inovação, ressaltou o governador. “Toda obra, em especial da área da saúde, é bem-vinda. O Governo tem que ser colaborador e parceiro. Ter mais um investimento hospitalar que vai atender toda a região é sempre muito importante”, disse.

Ele acrescentou que a Secretaria da Saúde busca descentralizar o atendimento, seja com hospitais públicos, filantrópicos ou privados como este. Com isso, as pessoas deixam de viajar muitos quilômetros para se tratar.

“O Biopark é um dos projetos mais inovadores e ambiciosos do País. Conforme os empreendimentos fiquem prontos, mais investimentos de outros setores de tecnologia e inovação serão agregados, também qualificando muito a mão de obra”, ressaltou Ratinho Junior.

COMPLEXO — O Complexo Hospitalar e de Saúde Sempre Vida será de alta complexidade e contará com diversas especialidades médicas, além de servir de centro de formação para profissionais de saúde e campo de fomento de pesquisa avançada.

De acordo com Luiz Donaduzzi, idealizador do Biopark, o complexo hospitalar vai se integrar com as instituições instaladas no local para desenvolver uma série de pesquisas na área da saúde. “Queremos manter nossos cérebros aqui na região, qualificando profissionais que trabalhem com a saúde 4.0 e para atender demandas crescentes da área, com pesquisas sobre doenças sociais, como obesidade e diabetes, por exemplo”, disse.

Serão 164 leitos, incluindo UTI adulto e neopediatria, cuidados paliativos, atendimento a queimados e ainda oito salas de cirurgias, um centro de diagnóstico por imagem completo e de tecnologia avançada, além de laboratório e consultórios médicos. Contará também com amplo centro de promoção de qualidade de vida e prevenção de doenças. Cerca de 400 colaboradores atuarão no local já no primeiro ano de funcionamento.

“A nossa expectativa é poder contar com apoio do Governo do Estado para as necessidades de implantação do hospital, que traz muitas exigências regulatórias”, afirmou a diretora do grupo Sempre Vida, Ana Carolina Seyboth. “Teremos um relacionamento estreito com o poder público, contribuindo inclusive com a formação e residência de novos profissionais da saúde”, disse.

O BIOPARK – O Biopark de Toledo é o primeiro Parque Tecnológico privado do Brasil para o desenvolvimento científico e tecnológico das biociências no modelo on demand side – desenvolvendo projetos de acordo com a demanda da sociedade.

Construído com apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o Biopark fica em uma área de 5 milhões de metros quadrados e conta, em um mesmo espaço, com cinco instituições de ensino superior.

Estão instaladas no complexo a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Instituto Federal de Educação, a Universidade de Laval, de Quebec (Canadá), e a Uniprati, universidade corporativa da empresa Prati Donaduzzi que tem parceria com a Unioeste.

O Biopark tem o objetivo de promover um ecossistema de inovação que integra o potencial científico das instituições de ensino e pesquisa com as demandas empresariais, principalmente de empresas ligadas a tecnologia, saúde e sustentabilidade.

PRESENÇAS — Participaram da solenidade o chefe da Casa Civil, Guto Silva; os secretários de Estado do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega; e do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge; o presidente da Paraná Desenvolvimento, Eduardo Bekin; os deputados estaduais Paulo Litro, Nelson Luersen e Marcel Micheletto; e os prefeitos de Toledo, Lúcio de Marchi; e de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber. (Foto: Arnaldo Alves / ANPr)

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participa nesta sexta-feira (09), em Toledo, do anúncio de instalação de um complexo hospitalar e de saúde no Biopark – Parque Científico e Tecnológico de Biociências. Em seguida ele vai à Câmara Municipal para liberação de recursos para municípios da região Oeste. Participaram: prefeito de Toledo, Lucio De Marchi; Presidente do Biopark, Luiz Donaduzzi; secretário Chefe da Casa Civil, Guto Silva; de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega; do Planejamento, Valdemar Jorge e da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; deputados e demais autoridades.
Toledo, 09-08-19.
Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Continuar Lendo
Click para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Deputada Marli Paulino é convidada para ser “madrinha” da Expocamp de Campina Grande do Sul

Publicado

em

A deputada estadual Marli Paulino (SD) protocolou o projeto de lei, na Assembleia Legislativa do Paraná, para inserir a ExpoCamp (Exposição Agropecuária e Industrial), de Campina Grande do Sul, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.

Na ocasião do anúncio, feito pela deputada durante a abertura oficial do evento, realizada na sexta-feira, dia 19, Marli foi convidada pelo prefeito municipal, Bihl Zanetti, para ser “Madrinha da Festa”. O evento acontece tradicionalmente no mês de abril, nesta edição de 2024, aconteceu nos dias 19, 20 e 21.

“Tenho trabalhado bastante, com muita dedicação pelos municípios do Paraná, em especial pela região metropolitana de Curitiba, e Campina Grande do Sul já recebeu minhas indicações de recursos, e agora entramos com mais este projeto para evidenciar esta magnífica festa e esta importante cidade”, declarou a deputada.

A exposição que está na sua terceira edição, já é um sucesso com grande participação do público local e visitantes de toda região metropolitana. Durante os três dias consecutivos há exposições da indústria, dos produtores, criadores, rodada de negócios, exposição de animais de pequeno, médio e grande porte, artesanato, praça de alimentação e shows com bandas regionais e de renome nacional no palco externo.

Realizada na maior arena coberta da América Latina, o local conta com três pavimentos que engloba 11 mil metros quadrados de área construída. Tem um palco de 860 metros quadrados e capacidade para 15 mil pessoas sentadas ou até 30 mil em pé.

Vale destacar que a ExpoCamp tem como característica valorizar o produto regional. “O município de Campina Grande do Sul cresce e se desenvolve rapidamente e com este evento a cidade fica em evidência oportunizando a interação de diversos segmentos econômicos, como o agronegócio, indústria, comércio, serviços, lazer e gastronomia”, enumerou a deputada Marli.

Neste ano, o evento contou com os shows nacionais na sexta-feira (19) de Guilherme e Benuto, João Bosco e Vinícius, no sábado (20) de Clayton e Romário, Marcos e Belutti e no domingo (21) de Bruno e Marrone. (Assessoria/Foto: Diego Tiller/PMCGS)

Continuar Lendo

Cidades

Cursinho pré-vestibular Mais Pinhais está com vagas abertas para inscrições

Publicado

em

A Prefeitura de Pinhais está com vagas abertas para o cursinho pré-vestibular Mais Pinhais, que prepara para o vestibular da UFPR, Enem e as principais instituições de ensino superior no Brasil. As vagas são limitadas e a inscrição vai até o dia 16 de fevereiro. As aulas acontecerão presencialmente das 19h às 22h40, de segunda a sexta-feira, e nos finais de semana acontecerão revisões, simulados e assistências, conforme o calendário divulgado. O curso é exclusivo para moradores de Pinhais e gratuito.

Confira a programação 

Inscrições – até o dia 16 de fevereiro de 2024

Validação do login e senha pelo candidato – de 20 a 23 de fevereiro

Aplicação do teste seletivo; online – 25 de fevereiro

Entrega de resultado do teste seletivo – 26 de fevereiro

Divulgação da 1ª chamada – 27 de fevereiro a partir das 19h, no site da prefeitura

Serviço 

Cursinho Pré-vestibular Mais Pinhais – Gratuito

Inscrições até o dia 16 de fevereiro através

(Foto: Yuri Martinez/SCP)

Continuar Lendo

Cidades

17 mil vagas: Agências do Trabalhador têm oportunidades em todas as regiões do Paraná

Publicado

em

As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 17.038 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 3.498 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de operador de telemarketing receptivo, com 480 vagas, operador de telemarketing ativo e receptivo, com 383, e operador de processo de produção, com 308.

A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (5.466). São 773 vagas para auxiliar de linha de produção, 480 para operador de telemarketing receptivo, 383 para operador de telemarketing ativo e receptivo e 214 para auxiliar de cozinha.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 276 vagas para preenchimento urgente: atendente de lanchonete (160), ajudante de açougueiro no comércio (45), fiscal de loja (38), eletricista de manutenção industrial (20) e auxiliar de manutenção predial (13).

A Região de Cascavel aparece em seguida, com 3.876 oportunidades, entre elas 755 para auxiliar de linha de produção, 270 para abatedor de aves, 263 para operador de processo de produção e 250 para Abatedor de porco.

As regiões de Londrina (1.279), Campo Mourão (1.181), Umuarama (1.107) e Pato Branco (1.032) também disponibilizam oportunidades em todos os setores.

Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são auxiliar de linha de produção, com 231 vagas, alimentador de linha de produção, com 111, operador de caixa, com 47, e abatedor de aves, com 36 oportunidades.

Em Campo Mourão, no Centro-Oeste, os destaques são para auxiliar de linha de produção (324), alimentador de linha de produção (53), soldador (49) e magarefe (37).

Na Região de Umuarama, no Noroeste, há oferta de emprego para as funções de auxiliar de linha de produção, com 498 oportunidades, ajudante de reflorestamento, com 120, reflorestador, com 50, abatedor de porco, com 30.

Em Pato Branco, no Sudoeste, há vagas para auxiliar de linha de produção (175), trabalhador da avicultura de corte (50), operador de processo de produção (45) e vendedor interno (45). (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Continuar Lendo

Tendência